EXPRESSÃO CORPORAL
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Aspectos Gerais:
>A primeira impressão é a que fica.
>O
jeito de sentar é observado.
>O
aperto de mão é avaliado.
>Ter uma boa postura
e sentar corretamente.
e sentar corretamente.
>Ao
negociar com alguém servir somente bebidas aquecidas, nunca geladas.
>Sincronizar os movimentos
corporais com a equipe aumenta a
produtividade.
>Apertar uma bolinha de
borracha com a mão esquerda ajuda manter o foco.
>Relaxar os músculos do rosto
enquanto lê e-mails.
enquanto lê e-mails.
>Cumprimentar antes e
depois de fechar negócios.
>Diminuir o tom de voz
para ganhar mais
autoridade e atenção.
>Saber interpretar papéis, adaptando-se às
circunstâncias.
>Dar um tapinha nas
costas,
toques e apertos de mãos incrementam a adesão.
toques e apertos de mãos incrementam a adesão.
Linguagem corporal
feminina: Nas mulheres 93%
da comunicação é corporal. A linguagem corporal tem cinco vezes mais impacto do
que a linguagem verbal. Nas classes do reino animal, os mamíferos, pássaros,
répteis, peixes, insetos, e crustáceos, os machos cortejam as fêmeas. A fêmea
usa sinais para mostrar se está ou não receptiva.
Sinais Corporais
Femininos:
>Quando a mulher não
está interessada, ela simplesmente olha para baixo e não encara. Se ela encara está interessada.
>Quanto mais se
aproximar mais interessada está.
>Cabeça inclinada é um
potencial sinal de afinidade.
>Cabeça baixa indica timidez
, descrença ou absorta nos próprios pensamentos.
>Cabeça empinada
significa ela está confusa.
>Olha para os lados está
nervosa, mentindo ou distraída. Desvia o olhar do interlocutor, submissão. Olha
de soslaio está desconfiada ou não está convencida. Se olha muito para o chão,
é tímida ou reservada.
>Pupilas dilatadas
significa que está interessada.
>Se está espelhando
alguém ou imita a sua aparência, é um sinal muito real de que está interessada.
>Com braços cruzados
está se fechando à influência.
>Se repousa os braços
atrás do pescoço ou na cabeça, está aberta.
>Se as suas mãos estão
em seus quadris, esta esperando.
>Se as suas mãos
estão fechadas ou cerradas, está irritada.
>Se escovar o cabelo
para trás com os dedos, sente uma certa atração.
> Se usa óculos e
está constantemente a empurrá-los para cima do nariz, com um pequeno franzir de
testa, indica discordância.
>Uma batida rápida
dos pés na maioria das vezes significa que está impaciente, animada, nervosa,
assustada ou intimidada.
>Se a pessoa
propositalmente tocar os seus pés com alguém próximo é sinal de interesse. Ou
se ela estiver apontando na sua direção, esta sinceramente interessada.
>Se olha para o céu
ou para os lados, está interessada por quem está próximo.
>Quando pessoa lambe
os lábios, é um sinal de que gosta.
>As Mulheres são
atraídas por homens mais confiantes, dominantes, desinibidos e sorridentes.
>Quando existe
interesse da mulher pelo homem ela libera a orelha, deixa visível,
principalmente as mulheres com cabelos longos.
Considerações gerais sobre
a Linguagem Corporal:
>Observar o contexto
para a compreensão da linguagem corporal.
>Não julgar alguém, apenas por sua linguagem corporal.
>A linguagem corporal
é uma forma de comunicação não verbal. Abrange: gestos, postura, expressões
faciais, movimento dos olhos e a proximidade entre locutor e o interlocutor, a Proxêmica.
Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal a Cinesiologia, a Paralinguagem,
a PNL – Programação Neuro- Lingüística, a Neurociência, a Psicologia, a e a
Oratória. Dentro da linguagem corporal existem posturas abertas ou fechadas.
>Os humanos, podem
escolher palavras, criar imagens, fazer abstrações e mentir utilizando o
neocórtex, e o sistema límbico, responsável pelos sentimentos, envia impulsos
elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos inconscientes. A linguagem
corporal se manifesta estimulada pelo sistema reptiliano.
>Os gestos e as
expressões faciais falam muito mais do que as palavras. A comunicação
interpessoal é transferida na seguinte proporção: 7% Verbal, 38% Vocal, 55%
Não verbal.
>A comunicação não verbal
revela as primeiras intenções e as mentiras que são aparentes nas
incongruências cognitivas. Apenas 7% da comunicação é verbal, 93% é não verbal.
Culturalmente, os gestos têm características e significados diferentes. Utilizada
de maneira adequada, a linguagem corporal reforça e enfatiza a mensagem oral, complementa ou conclui raciocínios.
>As sete expressões inatas: raiva, alegria, tristeza,
surpresa, medo, aversão e desprezo. As combinações dos movimentos musculares da
face humana chegam a mais de 10.000 expressões faciais. Estamos sempre
movimentando os olhos para compor no cérebro a imagens que vemos. Ao movimentar
os olhos, ativamos regiões cerebrais específicas. 10% das crianças que nascem
em todo o mundo são canhotas. Destas, 60% desenvolvem movimentos ambidestros,
utilizam as duas mãos com a mesma habilidade. Os outros 40% restantes mantêm-se
totalmente canhotos e neles o movimento dos olhos funciona de maneira
invertida.
Indicadores da Expressão
Corporal:
>Quando uma pessoa
fecha os olhos mais do que o tempo que leva para piscar significa que está
estressada, alarmada ou desesperada.
>Olhar Para cima à
direita está ativando o cérebro a criar imagens.
>Para cima à esquerda
faz o cérebro resgatar arquivos visuais na memória.
>Ao fazer uma
abstração o ser humano, olha para cima.
>Para o lado esquerdo
o olhar ativa os arquivos de memória ligados à audição.
>Para o lado direito
estimula o cérebro a criar novos sons.
>Para baixo à direta
estimula uma conversa mental com nós mesmos.
>Para baixo à
esquerda remoe-se sentimentos. Lembra-se de coisas que fazem sofrer e alimenta-se
a melancolia. Para baixo para a ponta do nariz ativa os nossos sentidos
olfativos.
>Se, quando em pé,
uma pessoa mantém os pés muito juntos, significa que está tentando ser adequada
ou submissa ou passiva.
>Uma pessoa confiante
faz contato visual constante e tem uma postura forte. Se senta ou fica muito
empinada.
>Se uma pessoa fala
em um ritmo rápido e murmura muito ou não é clara sobre o que está dizendo, está
nervosa, mentindo, tentando ganhar tempo ou deixando de dizer a verdade plena.
>O rosto emite uma
contração muscular involuntária rápida e, às vezes, subconsciente quando
acontece alguma coisa que irrita, excita ou diverte.
>Quanto alguém está
próximo de outra pessoa, acaba havendo uma comunicação telepática entre ambos,
de apreciação ou rejeição. Se um se mover um pouco em aproximação do outro e
este permanecer é sinal de aprovação, se afasta é sinal de rejeição.
>Cabeça
excessivamente inclinada é um sinal de afinidade; se a pessoa sorri à medida
que a sua cabeça se inclina é sinal de que
está sendo brincalhona.
>Cabeça baixa indica uma razão para
esconder algo. Fique atento se alguém abaixar a cabeça. Se for ao receber um
elogio a pessoa é tímida, envergonhada, retraída, mantendo distância da outra
pessoa, estar em descrença ou absorta nos próprios pensamentos.
>Cabeças empinadas
significa confusão ou desafio. Um
sorriso e cabeça inclinada significa que a pessoa realmente gostou de quem está próximo.
>Pessoa que olha para
os lados é muito nervosa, mentirosa ou distraída. Se a pessoa desvia o olhar do
interlocutor, e uma exposição de conforto ou submissão. Olha de soslaio
significa que a pessoa está desconfiada ou não está convencida.
>Se alguém olha muito
para o chão, é tímido, reservado, chateado, tentando esconder algo emocional,
pensando e sentindo emoções desagradáveis.
>Se o olhar parecer
distante indica que a pessoa está em profunda reflexão ou não está ouvindo.
>Pessoa com braços
cruzados está se fechando à influência social, é reservada, desconfortável com
sua aparência. Se seus braços estão cruzados, seus pés estão alinhados com os
ombros ou mais afastados é resistência ou de autoridade.
>Se alguém repousa os
braços atrás do pescoço ou na cabeça está aberto ao que está sendo discutido ou
descontraído.
>Mãos nos quadris
esperando, impaciente ou cansado.
>Mãos fechadas ou
cerradas irritado, zangado ou nervoso.
>Escovar o cabelo
para trás com os dedos vaidade, sobrancelhas levantadas discordância.
>Pessoa que usa
óculos e está constantemente a empurrá-los para cima do nariz, com um pequeno
franzir de testa, discordância.
>Sobrancelhas baixas
e olhos vesgos tentativa de compreender o que está sendo dito ou acontecendo, ceticismo.
>Uma batida rápida,
risadas ou a movimentação dos pés significa que a pessoa está impaciente,
animada, nervosa, assustada ou intimidada.
>Pessoa sentada e com
os pés cruzados nos tornozelos, está à vontade.
>Pessoa fala em um
ritmo rápido e murmura muito ou não é clara sobre o que está dizendo, nervosa,
mentindo, tentando ganhar tempo.
>Pessoa fecha os
olhos mais do que o tempo que leva para piscar, significa que está estressada,
alarmada ou desesperada.
>Movimento
incontrolável das mãos e das pernas sinal de impaciência, dificuldade de
audição.
>Mãos na cintura
sinal muito irritado.
>Coçar a cabeça,
sinal de dúvidas e confusão, desafio.
>Segurar as mãos
atrás das costas, sinal de respeito ou
de poder.
>Mãos fechadas como
punhos, nervosismo e frustração.
>Tocar alguém, significa que a pessoa está
confortável com o que está próximo.
>Braços cruzados, irritação, posição
defensiva, desconforto.
>Olhar para cima de felicidade, demonstra
felicidade por conquistar algo que
alivia.
>Ao levantar os
olhos ou as sobrancelhas, a pessoa está surpresa ou chocada com alguma
situação.
>Olhar em volta,
tédio, indiferença.
>Pisotear, sinal
de raiva, intimidação.
>Limpar a garganta é um sinal de ansiedade
ou nervosismo.
>Projetar o peito
para frente, maneira de intimidar o outro ou para parecer mais forte.
>Pessoa que anda com uma postura torta,
curvada para baixo, mostra depressão.
>Fechar os olhos mostra frustração,
irritação e impaciência.
>Esfregar os
olhos demonstra cansaço, desgosto.
>Encarar: atração, para passar dominância.
>Demonstração de desatenção
durante uma conversa, palestra ou similar: ignorar olhando para a porta, para a
janela, para a tela do celular.
>O movimento do corpo
passa a idéia de distração.
>Quando uma pessoa
está interessada no que está sendo dito, ela se inclina na direção do seu
interlocutor, sinal de apreço.
>Inclinação da
cabeça para frente: atenção. Inclina para o lado: curiosidade.
>A Testa e rugas que
se formam ao contrair o músculo Frontal e mão no queixo: concentração,
interpretação, interesse.
>Manter uma posição
relaxada com braços e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiança e
segurança.
>Polegares na cintura
ou bolsos: virilidade.
>Indicar com o dedo:
desafio.
As posições ideais para
falar de acordo em cada caso:
*Em situações competitivas:
frente a frente
*Para ajudar ou cooperar: Ao
lado
*Para conversar: Em ângulo
reto
Postura da cabeça:
*Movimentos de lado a
lado: negação.
*Movimentos para cima e
para baixo: consentimento.
*Para cima: neutral ou
examinador.
*Inclinada lateralmente:
interesse
*Inclinada para baixo:
desaprovação, atitude negativa.
Postura dos braços:
*Cruzado standard: postura defensiva, insegurança.
*Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e
hostilidade.
*Cruzar os braços segurando os braços: sinal de restrição.
Postura das pernas:
*Cruzado standard:
atitude defensiva.
*Cruzado em 4:
concorrência, discussão.
*Cruzado estando em pé:
desconforto, tensão.
*Cruzar os calcanhares:
dissimular uma atitude negativa.
Recomendações de posturas
e indumentária: Como não temos uma segunda chance de causar uma boa
primeira impressão:
>Usar sempre roupas adequadas ao ambiente onde está se
apresentando;
>Ser discreto e sóbrio;
>Usar roupas limpas, bem passadas, botões bem pregados,
bainhas bem feitas e sem vestígios de puídos, manchas, pêlos e similares.
>Preferir tecidos que não amassem.
>Evitar roupas de cores das cores, xadrez, listradas e
afins. Usar no máximo duas cores.
>Os gestos e movimentos devem complementar uma mensagem,
uma conversação, de forma leve e sincrônica. Estão relacionados com os
pensamentos e emoções, devem ser equilibrados, contidos e expressando tranqüilidade,
competência, classe e cultura; nos movimentos de membros braços e mãos, pernas
e pés. Gestos mais extensos e expansivos em certas situações, são inadequados e
comprometem os resultados da apresentação.
>Evitar em qualquer apresentação: Mexer na gravata; Brincar
com chaveiros e canetas; Ficar ajeitando os cabelos e os óculos; Coçar as
orelhas, cabeça, nariz; Esconder a boca; Roer unha; Deixar os braços cruzados; Colocar
as mãos para trás; Colocar as mãos nos bolsos; Adotar a posição das duas mãos
agarradas à cintura; Tamborilar os dedos ou estalar os dedos; O microfone,
nunca o segurar com as duas mãos; Movimentar as mãos em excesso; Se apoiar
sobre a mesa, a cadeira, ou a tribuna.
>As mãos devem estar livres para gesticular, de forma
natural e sincronizada com o assunto em questão. Manter as mãos no nível da
cintura, pois assim gesticulará normalmente.
“Se diante de um
problema, visualizarmos a solução com alegria o subconsciente potencializa-se
para encontrar a solução. (EM).”
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