É VÁLIDO LER
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
>O primeiro
degrau para o sucesso em qualquer atividade é interessar-se em executá-la.
>A mais
rigorosa concepção a ser implantada no espírito de um iniciante, é que a educação
específica não é um curso escolar, mas, sim um curso de vida, para o qual o estudo
escolar de poucos anos é apenas uma preparação. Porque uma existência exitosa
exige aplicação do verdadeiro e real conhecimento das coisas e do seu adequado fazer.
>Não
permitamos que as nossas concepções sobre as manifestações originem-se de
palavras ouvidas ou lidas. Observemos e, então, raciocinemos, comparemos e
julguemos. Mas inicialmente observemos. Que a palavra seja nossa escrava e não a
nossa mestra.
>O ato
importante é retirar de cada caso uma lição para a nossa educação. O valor da experiência
não está em ver muito, mas em enxergar com sabedoria.
>perde uma preciosa qualidade aquele que abandona a cultura geral.
>Quando as nossas observações são expressivas,
devemos socializá-las para o benefício comum.
>Ensinemos
o aluno a observar, fornecendo-lhe a plenitude dos fatos a observar e as lições
nascerão dos próprios fatos.
>O mestre
eficiente não se coloca nas alturas, bombeando conhecimento sob alta pressão a
recipientes passivos; ele é um mediador mais iniciado, ansioso para auxiliar os
iniciantes.
>Nada alcança
tanta longevidade na mente de um aprendente, quanto à aprendizagem mediada com
didática e cultura por um professor categorizado.
>O professor apenas pode instilar conhecimento,
colocar o estudante no caminho certo, fornecer-lhe métodos, orientá-lo como
estudar e, em primeiro lugar, capacitá-lo a discernir o essencial. O que o
professor pode ensinar não é tudo, mas deve ser o fundamental.
>Freqüentemente a ignorância pode ser
atormentadora; é, porém mais aceitável do que a presunção de segurança que
permanece sobre uma delgada camada de pseudo conhecimento.
“Quando o “pode
tudo” exigido como uso e costume, pela maioria desqualificada moralmente,
como é o caso desta época; isto é sinal de grande preocupação com o nosso
futuro. (EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário