segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O DISCURSO DE BRYAN DYSON EX-PRESIDENTE DA COCA COLA

O DISCURSO DE BRYAN DYSON, EX-PRESIDENTE DA COCA-COLA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

     O discurso de despedida de Bryan Dyson, ex-presidente da Coca-Cola:
     “Imagine a vida como um jogo em que você esteja fazendo malabarismos com cinco bolas no ar. Estas são: seu Trabalho – sua Família – sua Saúde – seus Amigos e sua Vida Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar.
Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se soltá-la, ela rebate e volta.
     Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como vidros. Se você soltar qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebradas, vale dizer, nunca mais será a mesma.
Deve entender isto: tem que apreciar e esforçar para conseguir cuidar do mais valioso.
   
 Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e deixe o trabalho no horário. Gaste o tempo requerido à tua família e aos seus amigos.
     Faça exercício, coma e descanse adequadamente. E sobretudo… Cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais transcendental, porque é eterno.
Shakespeare dizia: “Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução.
   
 O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a!
Viva intensamente e recorde:
Antes de falar… Escute!
Antes de escrever… Pense!
Antes de criticar… Examine!
Antes de ferir… Sente!
Antes de orar… Perdoe!
Antes de gastar… Ganhe!
Antes de se render… Tente de novo!
ANTES DE MORRER… VIVA!
O galgar de cada degrau conduz ao patamar e depois poucos passos e eis o recinto. (EM)”


terça-feira, 23 de setembro de 2014

OS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO E RIQUEZA NÃO SÃO ABSOLUTOS

OS INDICADORES DE DESEVOLVIMENTO E RIQUEZA NÃO SÃO ABSOLUTOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O indicador que mede a soma anual dos bens e serviços produzidos, não mede, resultados ou progressos obtidos pelo País. o PIB é uma cifra que, tecnicamente, ajuda a medir a velocidade mas não diz o que é produzido, com que custos ambientais e nem para quem. É bom crescer mais. Mas, com o objetivo fundamental de as pessoas viverem melhor. O PIB não mede os resultados, mede a intensidade de uso dos recursos. Enquanto o PIB atinge recordes. A Amazônia teve vinte e oito mil quilômetros quadrados derrubados de floresta. Isto gera atividade econômica,  aumenta o PIB,  mas é nocivo para o País. Quando são jogados dejetos e lixo nos rios, isto obriga o estado a contratar desassoreamento dos rios, isso aumenta o PIB. Mas degrada o meio ambiente e diminui a qualidade de vida. Quando aumenta a criminalidade, mais medidas de combate ao crime e de segurança são adotadas, isto está aumentando o PIB. Mas, a insegurança das pessoas limita a sua liberdade. Quando se melhora o nível de saúde da população e as pessoas adoecem menos, compram-se menos medicamentos e há menos hospitalização, ocorre redução no PIB. Então é importante entender que o PIB não mede resultado, mede a intensidade de uso dos recursos e as pessoas pensam que o PIB é bom porque o associam ao emprego. O PIB pode estar caindo e mesmo assim ainda pode haver pleno emprego. As pessoas que estão estudando, ainda não contribuem para, somente mais tarde, mas isto é um indicador de desenvolvimento. Por outro lado, só para justificar que os indicadores nunca são absolutos, a mão de obra atual, em que o analfabetismo funcional atinge mais de um terço, embora com uma produtividade relativamente baixa, contribuem para a elevação do PIB. O investimento nas pessoas faz com que fiquem mais operacionais e reflete no PIB, posteriormente; e também é um indicador de desenvolvimento amplo.
O PIB não é indicador de riqueza. Porque para medir riqueza, se mede patrimônio. O PIB não mede bilhões de fortunas brasileiras em paraísos fiscais e não mede a concentração do patrimônio de quem controla a terra, mede apenas a intensidade de uso de recurso durante um ano, mede apenas o fluxo. A riqueza aumenta quando o seu estoque de riquezas cresce. Nem sempre o aumento de riquezas melhora a qualidade de vida das pessoas; pode até, embora não intencionalmente, piorar, pelos problemas que gera colateralmente.
Os indicadores devem incluir a renda, a saúde, o acesso a conhecimento, as condições ambientais, de segurança pública, de expectativa de vida, de acesso à internet, da transformação que está em curso, Indicadores de Progresso Social (IPS), de mobilidade social, de redução das situações críticas como as de insalubridade, da desigualdade, de capacidade real de compra, a  renda domiciliar per capita, o nível de emprego e de inclusão social.
 BANCO CENTRAL: é uma instituição que se ocupa principalmente dos problemas monetários:
1)   Inflação;
2)   Taxa de juros;
3)   Taxa de câmbio entre a moeda nacional e outras;
4)   Emissão de moeda;
5)   Supervisão da reserva monetária;
6)   Operações de mercado aberto como leilões, depósitos compulsórios, políticas de crédito, redesconto.  Empréstimos e similares;
7)como vigilante dos Bancos Comerciais, para garantir que estes Bancos cumpram as Normas que o Banco Central formula.


Independência do Banco Central:
A forma de independência da instituição em relação ao Estado é a autarquia.
Autarquia Administrativa - pessoa jurídica de direito público, criada por lei específica, que dispõem de patrimônio próprio e realiza atividades típicas do Estado, de forma descentralizada. O que significa ter praticamente as mesmas prerrogativas e sujeições da administração direta. O seu regime jurídico pouco se diferencia do estabelecido para esta, aparecendo, perante terceiros, como a própria Administração Pública.
No BC autárquico, os técnicos podem fixar as variáveis como indica seu critério, desde que sejam compatíveis com as metas de Estado e do povo. Ou seja, as metas devem ser consultadas com o Executivo, com o Conselho e, se houver dúvidas, com uma Consulta Popular, no caso de que o problema seja de interesse geral.
Como funciona o BC do Brasil:
Todos os dias, às nove horas, antes que o mercado aberto comece a operar, o BC estima a posição líquida das reservas dos bancos, com vistas à colocação de títulos públicos, a estabelecer a taxa de juros desejada e, dessa forma, controlar a liquidez. Em geral, coloca títulos em excesso, para impedir que a taxa de juros fique abaixo do nível desejado; mas, para que isso seja possível, oferece às instituições financeiras a garantia de recompra, no fim do dia, dos papéis que ficaram sem tomador final. Na prática, esse mecanismo permite que o Bacen coloque uma massa de títulos superior às disponibilidades de recursos a serem aplicados. As instituições aceitam essa política, porque o Bacen lhes garante os recursos não conseguidos no mercado, no fim do dia. Por outro lado, esse mecanismo permite que o Bacen fixe com mais tranqüilidade a taxa de juros. Mas, com essa prática, ele acaba sancionando um verdadeiro círculo vicioso que frustra o objetivo de sua política, pois, através dela, sanciona as aplicações diárias, estimula as instituições a ampliarem sem limites suas aplicações, refinancia o Tesouro, reforça a liquidez e garante aos aplicadores alta liquidez, praticamente sem custo e sem risco.
“O silêncio oportuno evita uma porção de contratempos. (EM).”




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO


RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

1-Causas para a Rescisão Contratual de Trabalho:
*-Por iniciativa do Empregador ou por iniciativa do empregado. Quando vai gerar a extinção Direta do Contrato.
*-Por falecimento do empregador; extinção da empresa ou falecimento do empregado. Quando vai gerar extinção Indireta do Contrato.
*-Por iniciativa do empregador: Contrato com prazo determinado, Com justa casa, Sem justa causa.
*-Por iniciativa do empregado: Aposentadoria Dispensa indireta, Contrato com prazo determinado, Pedido de demissão.
2-Conceitos:
*-Rescisão do Contrato de Trabalho: Configura o término da relação de trabalho devidamente formalizado entre as partes, por ter ocorrência de lesão contratual, por descumprimento recíproco ou não das partes.
*-Resolução do Contrato de Trabalho: Por via judicial, quando o empregado aciona a Justiça do Trabalho.
*-Resilição do Contrato de Trabalho: Quando uma ou ambas as partes declaram a vontade de por fim à relação e o contrato convencionalmente, nos casos de;  despedida sem justa causa,  pedido de demissão e o término do contrato por prazo determinado.
*-Cessação do Contrato de Trabalho: A relação contratual cessa por motivo de morte do empregado ou do empregador.
3-Obrigações:
Na rescisão do contrato de trabalho o empregador deve saldar os direitos assegurados por lei para o empregado e efetuar os devidos descontos.
    O documento de rescisão, qualquer que seja a causa ou forma de dissolução do contrato, deve especificar a natureza de cada parcela paga ao empregado e discriminação do seu valor.    
Os descontos: contribuição previdenciária, imposto de renda, pensão alimentícia, contribuição sindical, vale transporte são atribuídos por força de lei. Outros descontos, como vale refeição, assistência médica, cesta básica, seguro de vida, danos e similares, devem possuir autorização por escrito do empregado.
      A rescisão de contratos com menos de  um ano ou mais de um ano, impõe diferença de direitos também em relação ao tempo, não só na forma.
      A rescisão deve ser sempre pré-avisada, tanto pelo empregador como pelo empregado, constituindo o aviso prévio.
      O pagamento da rescisão deverá ser feito:
*Até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato por prazo determinado ou aviso prévio trabalhado.
*Até o décimo dia consecutivo, contado da data da notificação da demissão, quando o aviso prévio é indenizado ou há dispensa do seu cumprimento.
 Ocorrendo atraso no pagamento da rescisão, a empresa fica sujeita ao pagamento de multa, inclusive para o empregado.
Nos casos de impossibilidade de pagamento direto ao empregado, a empresa pode se valer do Código Civil e utilizar da forma de pagamento por CONSIGNAÇÃO, disponível no sistema bancário. Depositando o crédito em nome do ex-empregado, até a data limite originalmente prevista na CLT, cumprindo  a exigência do prazo e evitando o pagamento de multa. A exigência legal, para essa possibilidade de crédito, é documentar junto à empresa e provar que enviou mensagem ao ex-empregado, informando a localidade e o valor onde o crédito se encontra disponível.
No caso de morte do empregado, o pagamento da rescisão se dá no prazo  de até 10 (dez) dias da data do óbito pela impossibilidade de se aplicar o aviso prévio. Tem direito ao crédito rescisório àquele autorizado perante a Previdência Social ou na forma da legislação específica dos servidores civis e militares, e, na sua falta, aos sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, independente de inventário ou arrolamento.
       
Os contratos com mais de um ano devem ser homologados na Delegacia Regional do Trabalho que compõe a região ou no Sindicato da categoria, inclusive em caso de morte.
4-Formulários:
Nas rescisões de contrato de trabalho deverá ser utilizado o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT),  instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 
Junto com o termo deverão ser utilizados os seguintes formulários: o Termo de Quitação para as rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço e o Termo de Homologação para as rescisões com mais de um ano de serviço. Nos atos de liberação de Seguro-Desemprego e da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), os termos exigidos pela Caixa Econômica Federal.
5-Homologação da Rescisão: 
A assistência é devida na rescisão do contrato de trabalho firmado há mais de um ano. 
Não é devida a assistência na rescisão de contrato de trabalho em que figurem a União, os estados, os municípios, suas autarquias e fundações de direito público, bem como empregador doméstico, ainda que optante do FGTS 
Na ocorrência de morte do empregado, a assistência na rescisão contratual é devida aos beneficiários habilitados perante o órgão previdenciário, reconhecidos judicialmente ou previstos em escritura pública lavrada nos termos do art. 982 do CPC, desde que dela constem os dados necessários à identificação do beneficiário e à comprovação do direito. 
São competentes para assistir o empregado na rescisão do contrato de trabalho: 
1- O sindicato profissional da categoria; e
2 - A autoridade local do Ministério do Trabalho e Emprego. 
A assistência será prestada, preferencialmente, pela entidade sindical, reservando-se aos órgãos locais do Ministério do Trabalho e Emprego o atendimento aos trabalhadores nos seguintes casos: 
I - Categoria que não tenha representação sindical na localidade;
II - Recusa do sindicato na prestação da assistência; e
III - Cobrança indevida pelo sindicato para a prestação da assistência.
Ressalvada a disposição mais favorável prevista em acordo, convenção coletiva de trabalho ou sentença normativa, a formalização da rescisão assistida não poderá exceder: 
I - O primeiro dia útil imediato ao término do contrato, quando o aviso prévio for trabalhado; ou
II - O décimo dia, subseqüente à data da comunicação da demissão, no caso de ausência de aviso prévio, indenização deste ou dispensa do seu cumprimento.
6-Parcelas pagas na Rescisão do Contrato de Trabalho:
*Saldo de salários dos dias trabalhados no mês da demissão;
*Adicional de Insalubridade: 20% do Salário Mínimo;
*Saldo de Horas Extras: 50% além do valor do salário;
*Descanso Semanal Remunerado sobre Horas Extras;
*Férias proporcionais;
*1/3 das Férias;
*Salário Família;
*Descontos do INSS sobre o salário e sobre o Décimo Terceiro Salário. Se for o caso: IRRF e Multa.

“Quando o assunto é conhecimento nunca haverá a última palavra. A cada instante surge uma manifestação surpreendente e inovadora. (EM).”












sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ALTERNÂNCIA POSICIONAL DOS ALGARISMOS

ALTERNÂNCIA POSICIONAL DOS ALGARISMOS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
9 x 1  =  0 9
9 x 2  =  1 8
9 x 3  =  2 7
9 x 4  =  3 6
9 x 5  =  4 5
9 x 6  =  5 4
9 x 7  =  6 3
9 x 8  =  7 2
9 x 9  =  8 1
9 x 10 = 9 0
 Ao procedermos a  análise da seqüência de multiplicações supra, envolvendo os dez algarismos indo arábicos, chegamos às seguintes constatações:
1-Na coluna dos resultados aparecem os algarismos todos, duas vezes. Primeiro de cima para baixo; depois de baixo para cima, em perfeita sucessão e seqüência. (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9).
2-Somando todos os resultados, um a um, acusam a soma 9, que é o mesmo algarismo que foi multiplicado por todos os  outros. (0+9=9; 1+8=9; 2+7=9; 3+6=9; 4+5=9; 5+4=9; 6+3=9; 7+2=9; 8+1=9).
3-Somando todos os resultados e reduzindo-se a algarismos resulta em 9. (9+18+27+36+45+54+63+72+81+90=495; 4+9+5=9).
4-A soma dos 10 algarismos também resulta no algarismo 9. (1+2+3+4+5+6+7+8+9+0=45; 4+5=9).
5-O algarismo 9 multiplicado por qualquer número, menos o zero, terá o seu resultado transformado em algarismo, igual a 9.
“Forte de verdade é aquele que encontra fortaleza na sua própria fraqueza. Porque o nosso ponto mais forte é o nosso ponto mais fraco. (EM).”

      

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CLÁUSULAS CONTRATUAIS

CLÁUSULAS CONTRATUAIS
Relacionamos algumas expressões que dão uma melhor configuração jurídica aos contratos de compra e venda:
1-Na condição de legítimo proprietário, vende e transfere o imóvel e os seus respectivos direitos e obrigações.
2-A referida edificação não se encontra averbada na matrícula do imóvel.
3-Fica o vendedor responsável pela regularização da incorporação, averbação e demais procedimentos legais.
4-O comprador compromete-se de investir-se dos correspondentes direitos e obrigações.
5-O imóvel está livre e desembaraçado de quaisquer ônus ou gravames judiciais ou extra-judiciais, servidões, foros, hipotecas legais ou convencionais, débitos relativos a tributos, cujos encontram-se todos recolhidos até esta data.
6-O comprador será imitido da posse definitiva do imóvel, tão logo satisfaça o pagamento total da presente transação.
7-Em caso impontualidade na satisfação de qualquer obrigação de pagamento, ao valor em atraso serão acrescidos juros, correção monetária pelo INPC e multa moratória.
8-Todas as despesas com escritura e tributos incidentes são de responsabilidade do comprador.
9-Em caso de desistência, o comprador perde em favor do vendedor as Arras.
10-Em caso de rescisão automática ou judicial do contrato, por inadimplemento, o vendedor efetuará a restituição dos valores pagos pelo comprador, no prazo de até tantos dias.
11-Em caso de impossibilidade de efetivação do financiamento projetado o vendedor concorda em efetuar o distrato, sem ônus para as partes.
12-Em caso de rescisão o comprador obriga-se a devolver o imóvel, de acordo com o projeto original, responsabilizando-se pelos custos decorrentes desta situação fática.
13-É expressamente proibida a visita e entrada do comprador no canteiro de obras, fazendo qualquer interferência no processo, sem a devida autorização e acompanhamento credenciado, especialmente para preservar a segurança do trabalho.
14-A parte somente poderá ceder e transferir direitos e obrigações oriundos do presente contrato e aliená-los a qualquer título, desde que tenha prévia e expressa anuência por escrito da outra parte.
15-Declaram que tem plena capacidade e poderes, estão no livre exercício de sua vontade e não tem qualquer impedimento legal ou contratual que as impeça de assumir obrigações.
16-A assinatura do presente pelas partes acarreta na aceitação e cumprimento das suas obrigações, vínculos e execuções.
17-Cada parte se compromete em exercer os melhores esforços e praticar razoavelmente todos os atos recomendáveis para a consumação deste propósito.
18-Respondem as partes pelos prejuízos diretos ou indiretos, por si causados pelo descumprimento deste.
19-A tolerância das partes em não exigir o cumprimento de qualquer obrigação, não implica em renúncia, perdão ou alteração do pactuado e nem afeta o direito de exigir.
20-Só terão efeito jurídico as alterações firmadas por meio de aditamento contratual.
21-Caso uma das cláusulas deste instrumento for considerada nula ou anulável por decisão judicial, não se comunicará com as demais, permanecendo este válido em sua forma e conteúdo.
22-As partes declaram expressamente ter pleno conhecimento das cláusulas e condições do presente instrumento, de acordo com o seu conteúdo, comprometendo-se em cumpri-lo fielmente.

“Para uma aprendizagem eficaz é indispensável que sempre se faça, mentalmente, a pergunta: o que vem a seguir?, ou qual é o próximo passo?. (EM).” 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

USOS DA COCA COLA


USOS DA COCA COLA
A Coca Cola pode ser utilizada para:
1-        Afrouxar parafusos enferrujados. Pano molhado com coca-cola, e envolvendo em torno do parafuso por algumas horas.
2-        Amaciar o cabelo. Massagear com coca ao lavá-lo.
3-        Acabar com o zinabre dos terminais das baterias. Derramar coca e após um tempo secar.
4-        Aliviar a dor de picadas de insetos.
5-        Clarear interior de chaleiras escurecidas. Deixar coca por um dia inteiro.
6-        Condicionador para os cabelos. Derramar sobre o cabelo e enxaguar.
7-        Combater lesmas e insetos. Colocar coca em pratos grandes.
8-        Conservar flores já colhidas. Depositar coca  vaso com água.
9-        Curar enjôos. Coca em temperatura ambiente.
10-   Descongelar pára-brisas de veículos. Despejar coca sobre.
11-   Dar brilho a Moedas velhas e objetos de decoração. Deixar um pouco de molho na Coca.
12-   Desentupir canos e vasos sanitários. Derramar coca e deixar trabalhando por tempo mais longo.
13-   Descascar ovos cozidos. Mergulhar na coca e a casca será dissolvida.
14-   Eliminar azia, indisposição estomacal e diarréia. Beber coca na temperatura normal.
15-   Envelhecer fotografias. Borrifar um pouco de Coca sobre a fotografia e deixar secar.
16-   Eliminar manchas do vaso e louças sanitárias.
17-   Limpar panela queimada. Derramar coca e fazer ferver.
18-   Limpar jóias e bijuterias, menos para jóias de valor, com brilhantes.
19-   Limpar vidros.
20-   Manter o gramado mais verde no inverno: Borrifar com coca.  
21-   Preparar molho para churrasco. Misturando Coca e Catchup.
22-   Recuperar cromados oxidados. Esfregar com uma esponja de aço embebida em coca.
23-   Suavizar a cor de cabelo que ficou muito escuro ao ser tingido.
24-   Tirar chiclete do cabelo. Colocar a mecha do cabelo de molho na coca.
25-   Tirar manchas de sangue, leite, graxa de roupas. Misturar coca com detergente.
“Os íntegros assumem as suas culpas. (EM).”





         







  

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

MEDIDAS

MEDIDAS

*Grandezas: Cumprimento (metro); Massa (quilograma); Tempo (segundo); Corrente elétrica (ampère); Temperatura termodinâmica (kelvin); Quantidade de matéria (mol); Intensidade luminosa (candela).
*Metro (m): Comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458  de segundo.
*Velocidade da Luz: 299.792.458 metros por segundo.
*Quilograma (kg): unidade de massa.
*Segundo (s): 1/86.400 do dia solar médio; duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.
*Ampère (A): A intensidade de uma corrente elétrica constante.
*Kelvin (K): Unidade de temperatura termodinâmica 1/273,16 da temperatura termodinâmica no ponto tríplice da água.
*Celsius (oC): toC=T/K-273,15.
*Mol: Quantidade de matéria de um sistema.
*Candela (cd): Intensidade luminosa, numa dada direção de uma fonte que emite uma radiação monocromática de freqüência 540x10¹² hertz, 1/683 watt por esterradiano.
*Joule: Unidade de energia ou de trabalho produzido quando o ponto de aplicação de 1 unidade MKS de força newton se desloca de uma distância igualo a um metro da força.
*Watt: Potência que desenvolve uma produção de energia igual a 1 joule  por segundo.
*Volt: Diferença de potencial e de força eletromotriz.
*Coulomb: Unidade de quantidade de eletricidade transportada em 1 segundo por uma corrente de 1 ampère.
*Farad: Capacidade de um condensador elétrico.
*Henry: Unidade de indutância elétrica.
*Weber: Unidade de fluxo magnético.
*Gray: Unidade SI de dose absorvida, no domínio das radiações ionizantes.
*Múltiplos do Metro: Quilometro(Km 1000 m); Hectômetro(hm 100 m); Decâmetro(dam 10 m).
*Submúltiplos do Metro: Decímetro(DM 1/10m); Centímetro(cm 1/100m); Milímetro(mm 1/1000m).
*Polegada: 25mm
*Milha: 1.609 m
*Légua: 5.555m
*Hertz (Hz): unidade derivada do SI para freqüência, expressada em termos de oscilações por segundo (s-1 ou 1/s).
*Colônia: 242.000 m²
*Alqueire: 24.200 m²
*Hectare: 10.000 m²
*Acre: 4.042 m²
*Jarda: 0,9144m
*Are: 100m²
*Medidas de Capacidade: litro(l), Kl(1000 l), hl(100 l), dal(10 l), dl(1/10 l), cl(1/100 l), ml(1/1000 l).
*Medidas de Superfície: m², dam²(100m), hm²(10.000m), km²(1.000.000m), dm²(1/100m), cm²(1/10.000m), mm²(1/1.000.000m).
*Medidas de Volume: m³, dam³, hm³, km³, dm³, cm³, mm³
*Unidades SI derivadas: De superfície m²; De volume m³; De velocidade m/s; De aceleração m/s²; Número de ondas m-1; Massa específica kg/m³; Volume específico m³/kg; Densidade de corrente A/m²; Campo magnético A/m; Luminância cd/m²;  Concentração mol/m³; Índice de refração 1*.
“O caminho entre o desconhecido e o conhecimento pleno é infinito e impõe uma condição: trilá-lo o tempo todo e cada vez mais. (EM).”