QUALIDADES
*Inteligência, carisma, flexibilidade, adaptação e despertar nos
colegas de trabalho o desejo de colaboração espontânea. Desenvolvendo e
treinando as suas habilidades colaborativas.
*O sucesso está
intimamente ligado com o equilíbrio
entre as metas de uma organização e as metas dos seus funcionários, como
profissionais e pessoas.
*Para o alcance de resultado é indispensável o domínio das
ferramentas disponíveis, a compreensão das tarefas, das metas, da exigência de
desempenho e dos problemas intervenientes.
*A performance
individual em uma ação de equipe melhora o desempenho da performance da equipe
e vice-versa; onde cada membro tem consciência das atribuições dos demais,
oferecem cobertura aos colegas, constroem metas, comunicam-se com eficiência,
tomam decisões, resolvem conflitos e adaptam à mudança e as novas idéias.
*Precisamos ter uma visão realista dos nossos limites e
qualidades, evitar euforias, reconhecer a competência alheia, mas assumir
sozinho as nossas responsabilidades.
*O poder de persuasão ou a capacidade de convencimento, é
exercido com maior eficácia quando o agente tem e aplica corretamente o conhecimento
de biologia, psicologia e neurociência, reunidas em um modelo de influência que
contenha simplicidade, percepção do interesse alheio, confiança e empatia. Que
derrube os mecanismos de vigilância do cérebro dos outros, para podermos
apresentar nossas idéias enfrentando menor resistência. Argumentando de tal
forma que pareça estar em acordo com a opinião dos que devem ser persuadidos.
A influência tem a sua eficácia mais concretizada quando houver entre as partes
uma conotação de humor.
*A influência social acontece nas seguintes circunstâncias: Reciprocidade: As pessoas se sentem obrigadas
moralmente a retribuir favores; Afetividade: As pessoas costumam dizer sim para aqueles que elas gostam; Escassez:
As pessoas valorizam mais as coisas que existem ou estão em pequenas
quantidades; Evidência Social: As pessoas tomam
os outros como exemplo ou modelo, quando não tem certeza do que fazer: Autoridade: As pessoas valorizam a opinião dos
especialistas e dos que estão em posições de poder e comando; Comprometimento e Consistência: As pessoas gostam de
cumprir as suas promessas e de terminar o que começam.
*A confiança é o
melhor caminho para à verdade em situações de ambigüidade, quando não se tem o
controle de todas as variáveis do problema.
*A empatia é um poderoso
fator de convencimento, quando dois interlocutores tecem argumentos, com o
pressuposto de que cada parte aceite o que a outra propõe. Deixar-se convencer
tem relação direta com a existência de afeição das pessoas, mesmo que isto seja
superficial.
*Precisamos usar as palavras certas, para as diferentes pessoas, em
cada circunstância específica. Os sistemas de valores das pessoas são
diferentes e os estilos de comunicação são diversos. O estilo de pensamento
pode ser o lógico, que visa ganho pessoal; experimental, com interesse em novas
experiências; estruturado, calcado no fator segurança e; sensível, com a
conotação afetiva. O pensamento lógico exige argumentos com dados e fatos.
*O carisma, do grego “dom, favor divino”, é uma atribuição de qualidade atribuída a um líder, pelos seus
liderados, na forma de um processo coletivo de admiração, em função da
demonstração pelo agraciado com a referência, da capacidade de superação de obstáculos. Porque como líder
eficaz: reflete, representa e realiza. Sabermos como os outros nos enxergam tem
muita importância para o nosso ânimo de ação. Se nossa visibilidade é de
sucesso, mais facilmente atingiremos as nossas metas, por uma questão de
interferência psicológica em nossa mente.
*Para construirmos uma
qualidade de liderança impactante, não devemos ser imitadores, minimizadores
dos nossos erros e transformar o “eu” em “nós”.
Só melhoramos algo que está ao nosso controle, no nosso convívio; quando nós
chegarmos ao estagio de nos conhecer e entender a nós mesmos, o nosso interior
subjetivo. Primando por ação com propósito, com valores, com razão, consciência,
bons relacionamentos e autodisciplina. Precisamos fazer uma viagem de reflexão,
sabedoria e aprendizado ao redor dos nós mesmo. Uma introspecção.
*Edificar uma liderança que consiga evitar o declínio
organizacional, consiga imprimir a longevidade da organização, implemente
mudanças, flexibilize os procedimentos e adapte-se oportunamente a cada momento
segundo exigem as circunstâncias, reciclando estrategicamente e mantendo o
empreendimento consentâneo com a demanda.
*Uma pessoa otimista, flexível e adaptável supera as
dificuldades, os obstáculos e os impasses com maestria; consciente de que em
todas as situações, quem decide deve valer-se de critérios embasados em
custo-risco-benefício. Avaliar sempre o resultado final o impacto determinado
pela decisão.
*Existem em cada pessoa habilidades e competências originais;
todavia a maioria dos dons e talentos pessoais, como é o caso da inteligência e
outros aprendizados, devem ser desenvolvidos, para que um profissional do
mercado seja considerado, efetivamente apto, competente, capaz e criativo.
*Em novos tempos, novas
organizações, novos líderes, novas metodologias e tecnologias, como imperativo
de atualidade, em plena sociedade do conhecimento. Destacando-se que a competência
é o conhecimento aplicado, disto surge a visão para fixar metas, mobilizar e
incentivar ações planejadas e esperadas. Trazendo antagônicos para a sinergia,
cooperação e produção dos resultados institucionais.
*Precisamos ajudar às pessoas a identificaram as suas
necessidades e conduzí-las à satisfação; dando-lhes a sensação de que os seus
fardos e preocupações são mais leves e superáveis; sublinhando os seus
talentos, know how, habilidades,
competências, características e conhecimentos.
*Gerenciar é coordenar e integrar recursos, com planejamento,
organização, direção e controle, com a finalidade de atingir objetivos
específicos. O gerente deve ter como qualidades: capacidade de influenciar
comportamentos para que seja feito o que é desejado, conciliar os objetivos
institucionais com as expectativas dos seus subordinados, ter capacidade de
escolher e optar, usar empatia, ter controle das emoções e situações,
capacidade de pensar na frente, reciprocidade social, coerência, validação
social, autoridade natural, capacidade de persuasão e para fazer acontecer,
humor, comunicação apoiadora e merecimento de confiança.
“Só conseguiremos ser persuasivos, se aprendermos que devemos
iniciar pela abertura da porta da receptividade nas pessoas, das nossas
relações afetivas, sociais e profissionais. (EM).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário