segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O ESTÍMULO TORNA AS EQUIPES ATUANTES

O ESTÍMULO TORNA AS EQUIPES ATUANTES

Uma organização que partilha princípios e valores, com isto descreve o conceito e as verdades que norteiam as suas ações e merece respeito e consideração dos seus colaboradores.
Quando o trabalhador é reconhecido e valorizado, ele é mais feliz e produtivo. Todo o ser humano sente satisfação em saber que está contribuindo para o atingimento de metas, que garantem que o objetivo institucional; porque os seus préstimos expressam a sua capacidade profissional.
Diariamente acontecem transformações que exigem mudanças em tudo, para que nos mantenhamos atualizados, funcionais, operativos e produtivos; todavia existem motivos naturais que nos fazem resistir à mudança. A principal causa da resistência em mudar é a inércia, porque tudo está se movendo numa direção e precisa-se de uma força extraordinária para mudar o seu curso, reestruturando tudo. Outra causa é que ninguém gosta de mexer na sua bem sucedida fórmula de trabalho. Fator importante é a preocupação da perda, com a mudança, do poder e controle institucional, que o profissional detém.
Se ponderarmos sensatamente, não existe nada tão relevante, quanto o fato de trabalhar e através da labuta diária, colher grande aprendizagem com as dificuldades, tropeços,   erros, experiências e o sócio-interacionismo com os colegas. Construindo um ambiente de  pessoas criativas, atenciosas, confiáveis, responsáveis, reputáveis, mas naturalmente falíveis e únicas, que desejam contribuir com o seus talentos e habilidades de forma útil.
Os fatores importantes para um trabalho gratificante, satisfatório e feliz:
*Ter bons amigos;
*Bom ambiente;
*Ser desafiador;
*Fazer o que se sabe fazer bem;
*Clima de sinceridade;
*Muito aprendizado;
*Fazer algo que vale a pena;
*Sentir-se necessário;
*Ser considerado como um ser humano;
*Vencer;
*Sentir-se parte de uma equipe;
*Ter responsabilidade significativa.
No processo de assimilação, como no trabalho, temos uma tendência, segundo foi pesquisado e mensurado de apresentar o seguinte desempenho:  Assimilamos 10% do que lemos; 20% do que ouvimos; 30% do que vemos; 50% do que vemos e ouvimos; 70% do que debatemos ou discutimos com os outros; 80% do que experimentamos e 95% do que ensinamos.
No trabalho o aspecto referente aos sentimentos é de suma importância. Porque o ser humano sempre inicia pelo racional e decide pelo emocional.  Um dirigente é responsável pela interpretação e compartilhamento dos valores institucionais; deve ser o aconselhador superior e ser a consciência coletiva a impulsionar a organização rumo ao alcance dos seus objetivos.
Quando as equipes são estimuladas rendem mais e constroem lucros para as suas empresas. O lucro é como se fosse a respiração de uma pessoa, se ela existe a pessoa esta viva. Se o lucro acontece, ele garante a sobrevivência da organização; caso contrário a sua insolvência gradativa.
Os valores corporativos devem ser compartilhados por todos os que fazem parte da organização; vividos e considerados pelos dirigentes com tanto valor quando os critérios econômicos; repassados aos funcionários e também aos parceiros externos e ao mercado.
“Motivar-se é propriedade psíquica exclusiva de cada indivíduo. Estimulo e incentivo processos que acontecem de fora para dentro do desafiado.”EM)”.




 AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário