segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CAUTELA PARA A SEGURANÇA

CAUTELA PARA A SEGURANÇA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Se houvesse, por parte dos familiares educação, para as crianças, ensinando-lhes conceitos morais, com retidão de caráter e o sistema escolar continuasse a mediar a aprendizagem da moral e da ética, perpassada por valores espirituais, grandemente seria reduzido o índice de criminalidade, que assola à sociedade atual. É na tenra idade que se deve moldar o caráter de uma pessoa. O sábio Rei Salomão já se reportava a respeito.
Mas, isso foi relegado ao descaso; fraudar na atualidade é praxe e corriqueiro.
 As pessoas, no afã de se posicionar segundo à moda, revelam sem muita cautela e prudência, informações individuais que facilitam aos fraudadores exercerem as suas ações nefastas. Eficazmente favorecidos pela tecnologia, que mal empregada pelas pessoas, publicam, escancaradamente, as suas informações mais detalhadas e acessáveis livremente, em cadastros, redes sócias e seus similares. Nestas condições as pessoas devem ser educadas no tocante à disponibilização dos seus dados individuais.
Os infratores têm a característica de evitar as dificuldades nos seus intentos perversos; quando encontram resistência desistem daquela circunstancia.
Algumas medidas preventivas eficazes:
*Nunca colocar na lixeira ou deixar circulando papéis que contenham informações, fazer a sua eliminação física;
*Monitorar permanentemente a conta bancária, cartão e congêneres para garantir a sua devida e exclusiva finalidade em seu favor, evitando invasões prejudiciais;
*Evitar até onde for possível operar com cheques e cartões de débito, especialmente para relações financeiras com pessoas estranhas e originados de terceiros não co-relacionadas com o evento negocial;
*Evitar a publicação de fotos frontais nas redes sociais, revelar detalhes pessoais, preferências por ambientes e locais e outros detalhes familiares e profissionais, que facilitam o estabelecimento de perfis, hábitos, nível econômico e pontos frágeis individuais. Especialmente, informações sobre data de nascimento, qualificação e ouros, que facilitam falsificações.
“A visibilidade pessoal e profissional deve ser construída; mas, sempre será passível de risco. (EM).”















   

Nenhum comentário:

Postar um comentário