EMPRESAS DESPERTAI!
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O futuro das empresas será todo baseado
em análises. Vivenciamos uma nova era cognitiva, voltada para serviços e
descobrimento. A tecnologia das coisas inteligentes fará com que as empresas
mudem seu propósito e a sua natureza.
Características de empresas
inteligentes:
*Permanecerão no mercado porque são
capazes de criar valor e gerar confiança. Só as empresas autênticas geram
confiança.
*Farão uso de informação para criar
produtos e serviços ainda inexistentes.
*As empresas inteligentes serão
reconhecidas por tomarem decisões baseadas em análises preditivas, obtendo mais
vantagem competitiva.
*Infundirão inteligência em tudo que fazem, gerando estatísticas
diferentes e diminuindo o tempo de suas operações.
*Entregarão valor a indivíduos,
realizando o marketing one-to-one.
*Transformarão os negócios, fazendo a
conexão entre beleza, tecnologia e simplicidade.
*Produto antes dos lucros. Se as empresas focarem em produtos espetaculares, o lucro estará
garantido.
*Funcionalidade e simplicidade. Porque simplicidade é que se constitui na
suprema sofisticação.
*Influenciarão os seus funcionários a
acreditarem e fazerem o impossível, como que mudando a realidade. Com
expressões como: se acreditas conseguirás.
*Integração de ponta a ponta
*Deverá estar no DNA da empresa a
capacidade de pensar diferente, com foco, simplicidade e responsabilidade. Criando
uma empresa que estimule e inspire a inovação.
*Ética de resultados resistente a uma análise
criteriosa de conceitos; que leva em consideração princípios e valores, e que
não concebe o fato de o resultado ser o único critério que julga condutas.
Nesse caso, valores como verdade, criatividade ou sustentabilidade definem a
conduta de empresas e indivíduos, independentemente do resultado obtido ou do
alcance de uma meta de lucro. Quando se foca somente uma coisa, não se vê
as demais. Quando se foca somente o resultado, parece que todo o demais não
importa. Um foco assim desmerece a inteligência e compromete os valores. O
que diferencia uma empresa da outra são os valores éticos, não o resultado
econômico.
*Nas escolhas
do consumidor, num mundo com
opções infinitas, para se destacar, um produto não precisa ser
funcionalmente melhor do que os concorrentes. O fundamental é que obtenha bom
desempenho em uma rede de recomendações. A influência das redes sociais é
determinante de comportamento. Isso significa que as escolhas de indivíduos são
influenciadas pelas escolhas daqueles que estão na mesma rede, que nem sempre
são pessoas conhecidas. Mais
influência, menos comparação, numa realidade com incontáveis
possibilidades, deve-se convencer às pessoas a adotarem o seu produto.
Isso tem um peso relativo muito grande.
*Utiliza os dados disponíveis na internet para melhorar o desempenho dos
negócios. No futuro, as organizações de sucesso utilizarão muito mais fontes de
dados e Inspiração.
*Repensam o seu futuro com base na inovação
estratégica. Para criar o futuro, é preciso seletivamente esquecer o passado e
agir no presente. E identificar três tipos essenciais de projetos: Criados para
gerir o presente; Voltados a esquecer o passado; e Estruturados para criar o
futuro. Estratégia é criar o futuro administrando bem o negócio no
presente, mantendo experimentos de inovação significativos para o futuro.
Melhor do que planejar o futuro é se preparar para ele. Isto é arquitetura
estratégica.
*As empresas inteligentes preparam-se para o
futuro levantando hipóteses sobre o futuro baseadas nos sinais frágeis de
mudança observados hoje, descartando as que possuam menos evidências. Formando
um ponto de vista concreto sobre o futuro. Trabalhando as competências
essenciais para essa estratégia. E Colocando o futuro antecipado nas
prioridades anuais e projetos que se está executando hoje. Pensar a
estratégia é reimaginar o que a organização será. O futuro é desconhecido e
imponderável. Manter total flexibilidade para experimentar, aprender e ajustar.
*No contexto empresarial inteligente acabará
surgindo uma empresa única. Para
ter uma empresa realmente diferenciada da concorrência, é preciso fazer
escolhas que a tornem única para o cliente. A estratégia é criar uma visão
fundamental e única para a empresa, olhando o todo. A estratégia começa com a
compreensão da estrutura e do posicionamento da empresa. A concorrência, deve
ser pensada como que mais de uma empresa pode ser bem-sucedida, e o número de
clientes é ampliado, pois a estratégia diferencia cada competidor. Os clientes
não querem sempre a mesma coisa, mas ter escolhas. A estratégia é a noção de
que existem várias formas de atender as necessidades dos clientes. Como
oferecer valor único ao cliente? Definir uma proposta de valor única para os
clientes. A essência está naquilo que se escolhe não fazer. Ter coragem de não
agradar certo tipo de cliente. Se quiser agradar todo mundo, é muito improvável
que sua estratégia funcione. Estratégias formidáveis nascem quando se descobre
as necessidades de quem se está atendendo. Analisar a cadeia de valor. Fazendo
escolhas com clareza. Com a noção de continuidade.
*A empresa
precisa conectar tudo: oportunidades, pessoas, processos, dados e
coisas; ajustando as práticas e processos de gestão para que as
oportunidades que a tecnologia propicia sejam aproveitadas. Com o objetivo
de melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência, produtividade e
rentabilidade da empresa e ampliar a capacidade de oferecer novos serviços.
*Prática de mudança rumo à inovação,
aprendendo com a vanguarda e organizações de hierarquia descentralizada,
descentralizando as decisões. Questionando
crenças destruidoras da criatividade. Desenvolvendo novos princípios para
resolver problemas novos. Investindo na
experimentação.
*As empresas inteligentes buscam as
condições para o sucesso continuado. O seu propósito e os seus valores
deverão ser o motor do sucesso continuado da empresa e serão os pilares que a manterão
no topo. Propositando que o design organizacional, as pessoas e a cultura estejam
ajustados a uma estratégia vencedora. Com uma capacidade de confrontar a
realidade, aprender e reinventar. E funcionários que coloquem a missão, os
valores e o bem maior acima de interesses pessoais; liderados de forma que as
pessoas possam ser criativas. Líderes que pensem globalmente e ajam localmente.
Emocionalmente inteligentes, criando valor compartilhado para os clientes e
mobilizando as pessoas a partir da motivação.
*As empresas que vislumbram futuro,
precisam de líderes autênticos, que mantenham a diversidade da equipe. Alinhem
todos os funcionários quanto às tarefas, a missão, à integridade e aos valores.
Oferecem oportunidades para os novos líderes chegarem ao topo. Que possam atuar
em qualquer lugar do mundo. Pensem localmente, entendendo todas as nuances e
sutilezas de cada região e cultura. Sejam empáticos em relação ao modo de vida
das pessoas. Tenham capacidade de se adaptar às normas culturais. Não imponham
paradigmas de uma cultura à outra. Tenham inteligência global baseada no
autoconhecimento.
*A longevidade e modernidade perpassa,
necessariamente, por uma gestão
eficaz, definição de metas factíveis, liderança, conhecimento técnico e
método. Reforçados por uma consciência estratégica.
“As pessoas só conseguem aprender com
convicção, memorialmente sustentável e garantia de elaboração intelectual, se o conteúdo que lhes mediou,
for-lhes significativo e solucionador. (EM).”
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