DELEGAÇÃO DE
COMPETÊNCIA
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A delegação de competência ocorre quando alguém que é
titular de determinado cargo ou função de chefia ou não, atribui a outro a
prática dos atos que lhe compete, para desconcentrar o poder e obter maior
fluidez funcional e operacional de uma instituição qualquer.
O agente que recebe a Delegação de Competência adquire
autoridade, responsabilidade e autonomia; tanto quanto o seu delegante, enquanto
estiver nesta condição.
A Delegação exige a observância de
prérequsitos de qualificação do delegado e da real necessidade de que esta
ocorra. Para maior clareza e acerto; algumas questões podem ajudar como estas:
1. O que estou fazendo e não precisa ser feito?
2. O que estou
fazendo e poderia ser feito por outra pessoa? Para quem delegar?
3. O que estou fazendo e só eu mesmo posso fazer?
Delegar é um
processo que possibilita a gestão, porque obtém resultados através das outras
pessoas, “fazendo fazer”, apenas dizendo o que tem que ser feito e nos deixando
surpreender pelos seus resultados.
Ao delegar é
indispensável escolher bem a pessoa para um determinado trabalho, comunicar as
informações necessárias, clarificar os objetivos, estar sempre acessível para o
caso de dúvidas, complementações e questionamentos, fornecer recursos e
diretrizes claras para se chegar aos resultados esperados, fazendo avaliações
construtivas ao longo do caminho.
Delegar com
critério, método e responsabilidade. Para quem tem experiência
com a tarefa, treinamento, conhecimento e talentos naturais, mais atitude,
responsabilidade, motivação e força de vontade.
“Só tem moral
para exigir comportamentos recomendáveis moral, ética e socialmente, aquele que
os pratica o tempo todo diante dos seus liderados. (EM)>”
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