quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIFERENÇA ENTRE QUÍMICA E FÍSICA




DIFERENÇA ENTRE QUÍMICA E FÍSICA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI  E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
QUÍMICA: É a ciência que estuda a composição, da estrutura e das propriedades da matéria, e as alterações sofridas durante as  reações químicas. Estuda a estrutura externa das substâncias e as suas transformações. A química moderna é a evolução da alquimia.
Existem diversos ramos dentro da própria química: a química orgânica, a química inorgânica, a bioquímica, a físico-química, a química analítica e a neuroquímica.
A química é uma ciência básica, que faculta conhecimento para numerosas áreas: a biologia, a medicina, a farmácia, a geologia, a astronomia e a engenharia. Estuda partículas fundamentais: Elétrons, Prótons e Nêutrons, partículas compostas: Núcleos Atômicos  Átomos e Moléculas e estruturas microscópicas: cristais/vidro, superfícies.
As primeiras experiências químicas surgiram com a utilização do fogo para transformar a matéria. A obtenção de ferro a partir do mineral, e o vidro a partir da areia; constatou-se que as substâncias tinham um poder de transformação. Procurou-se transformar o metal em ouro pela alquimia. química é uma ciência empírica, que recorre ao método científico através da observação, da experimentação e da quantificação.
Conceito de matéria: tem massa, volume e corpo.
Conceito de energia: é a grandeza que avalia a capacidade de um sistema para realizar trabalho. τ = F . d , onde: τ = trabalho; F é força e d é a distancia percorrida.
Energia cinética (Ec): relacionada ao movimento de um corpo ou objeto, calculada pelo produto: massa (m) por velocidade (v) elevada ao quadrado, e divida por dois. Ec = m . v²                                       
Energia potencial (Ep): é aquela armazenada em um corpo ou objeto submetido a gravidade (g), elasticidade, eletricidade ou magnetismo. Sua intensidade varia conforme a massa (m) do corpo e sua posição ou altura(h) em relação a um nível de referencia. Ep = m . g .h
Energia mecânica (Em): é a soma de  energia cinética e potencial.
Pressão: é uma força exercida por unidades de superfície.
Pressão atmosférica (atm): é a pressão exercida pela atmosfera terrestre em qualquer ponto, expressa pela massa da coluna de ar sobre unidade de área, multiplicada pela aceleração da gravidade no mesmo ponto.
Temperatura: é a medida da agitação térmica das partículas que constituem a matéria.

Calor: é energia em trânsito. Q = m . c . Δt, onde; m é a massa, c é o calor especifico e Δt é a variação de temperatura.
Temperatura crítica: é a temperatura a cima da qual uma substância só pode existir na fase gasosa.
Fusão: é a passagem da fase sólida para a fase líquida.
Solidificação: é a passagem da fase líquida para a fase sólida.
Ebulição: é a passagem da fase líquida para a fase vapor.
Evaporação: é uma sucessão de eventos, como um conjunto de fenômenos isolados e não relacionados, isto é, partículas que escapolem da superfície do líquido.
Condensação: é a passagem da fase vapor para a fase líquida. Se a condensação ocorre devido a um aumento de pressão, ela também pode ser chamada liquefação.

Sublimação: é a passagem da fase sólida para a fase vapor.
Ressublimação: é a passagem direta da fase vapor para a fase sólida.
Fenômeno físico: a composição da matéria é preservada, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.
Fenômeno químico: a composição da matéria é alterada.
Propriedades: Impenetrabilidade, Divisibilidade, Compressibilidade, Elasticidade, Inércia.
Grandeza: Massa: quilograma; Volume: metro cúbico; temperatura: kelvin; Comprimento: metro; quantidade de substância: mol; Pressão: pascal.

FÍSICA: É a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. Do grego φύσις (physis), significa natureza, nos seus primórdios ela estudava, indistintamente,  aspectos do mundo natural.
 DIFERENÇA ENTRE A QUÍMICA E A FÍSICA: A Física difere da Química, porque atenta menos para substâncias específicas e concentra-se na matéria em geral. Existem áreas em que as duas Ciências se cruzam na Físico-química, que aborda o âmago da matéria. A Física estuda uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, e o comportamento do universo material como um todo Cosmológico.
A Física é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas  Diferencia-se pelo estudo da Astronomia; enquanto a Química trata mais especificamente das estruturas das substâncias e das suas transformações. Inegavelmente existe alguma intercorrência entre a Física, a Química, a Biologia e Matemática; cujas fronteiras, a rigor não são estanques.
A Física Baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos.
A Química estuda toda matéria existente no Universo e como ela se transforma e qual sua estruturação se baseando na Lei de Lavoisier.
A Física é o Estudo da Natureza e de Seus Fenômenos. Compreende  a: Mecânica - Estuda o movimento e suas causas. Termologia – estuda o calor. Acústica – estuda o som. Óptica – estuda a luz. Eletricidade – estuda a eletricidade. Física nuclear - procura entender as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria nuclear.
A Física e a Química combinam, físicos e químicos operam em campos próximos, porém distintos. A Física estuda os fenômenos naturais, observando seus agentes, registrando propriedades e estados visando explicar as interações entre eles. A Química observava e registra propriedades e estados,  com o foco nas substâncias, nas reações que fazem com que determinada substância se transforme em outra.
Em síntese: a Química está mais relacionada com a matéria, a sua composição e transformações. A Física com a natureza os seus movimentos e eventos e a complexidade astronômica.
“Toda a manhã estabeleça um objetivo para aquele dia. A sua existência vivenciará uma nova e surpreendente mudança positiva. (EM).”

Um comentário: