O PREÇO
Por
ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Para maior compreensão,
discernimento e clareza apresentamos alguns conceitos iniciais.
DESPESA: É o dispêndio de
recursos financeiros, feito por pessoas ou organizações, com a finalidade de
adquirir bens de consumo ou manter atividades, visando à satisfação de
necessidades primárias ou secundárias e a fluidez de um empreendimento
institucional.
CUSTO: É a aplicação de capitais para produzir produtos ou
serviços para colocação no mercado. O custo difere da despesa, porque este visa
cumprir um objetivo específico. Enquanto que a despesa é uma decorrência que
independe de haver produção.
PREÇO: É o valor que embute custo mais lucro; praticado na venda de
bens ou serviços aos compradores do mercado. É a valoração atribuída ao que se
vende e ao que se compra.
A DETERMINAÇÃO DO
PREÇO
Para definir o valor de venda
de um produto, o seu preço; devem ser consideradas analítico-articulada e
estrategicamente diversas variáveis e condicionantes, como uma importantíssima
decisão de uma gestão habilitada, competente e empreendedora. Por se tratar de
um fator de alta relevância para o sucesso e longevidade organizacional e
competitividade no mercado.
O marketing insere: produto, preço,
promoção e praça e concorre para a consolidação da marca.
POLÍTICA DE PREÇOS:
1. Preços menores geram um volume de vendas maior, em
quantidade e em valor monetário. Mas, preços
menores resultam em margens menores e não produzem capital de giro. É preciso achar
o ponto ideal, que maximiza o lucro.
2. A lucratividade da empresa tem uma
relação impactual proporcional direta com o preço de venda; aumentando ou
diminuindo o lucro consideravelmente. Conhecer os custos para obtenção de um
produto ou fornecimento de um serviço é fundamental para estabelecer os preços.
3. É preciso conhecer os preços dos concorrentes, a
disposição de pagar dos clientes, a oferta de produtos substitutos. O cliente
decide pagar por algo quando percebe que o valor, o benefício que recebe com
aquele produto ou serviço é superior ao preço a ser pago; uma margem entre o
valor percebido pelo cliente e o custo de produzir o bem. O cliente não paga mais do que o valor que ele vê no
produto e o fornecedor não pode vender abaixo do custo de produção.
4. Para aumentar a lucratividade: aumentar o preço até o
limite da disposição de pagar do cliente; reduzir os custos: sem reduzir os
preços; Aumentar a percepção de valor do cliente em relação ao produto: fazendo
crescer sua disposição de pagar; é possível e
potencializa os resultados.
5. Aumentar o valor percebido pelos os clientes envolve mais
cuidadosa com o design e a gestão da marca. Agregar atributos ao produto ou
serviço gera um ganho de valor para o cliente desproporcionalmente maior que o
aumento dos custos.
6. Competir através de preços baixos é uma opção estratégica,
mas deve estar inserida em um contexto consistente de uma operação de baixo
custo e volumes compensadores.
A grande estratégia e o
resultado eficaz residem na existência de controles, estatísticas atualizadas,
manutenção do conceito da empresa junto aos clientes, credibilidade,
cumprimento de acordos, mudanças rápidas quando necessário e qualidade em tudo
o tempo todo, com pessoas habilitadas em cada posto.
O preço de venda deve
garantir lucratividade e rentabilidade, na medida necessária; o resultado
é nefasto.
“Não perdemos o que nunca foi
nosso. Uma relação de vidro ao quebrar-se, transforma-se em cacos sem
utilidade, que só podem ocasionar riscos corporais. (EM).”
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