quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

JESUS, HERODES E OS MAGOS






JESUS, HERODES E OS MAGOS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

1-Mateus 1:18-25Nascimento de Jesus, Maria sua mãe, casada com José, antes de conjunção carnal, cuja geração se deu pelo  poder do Espírito Santo. José pensou em apartar-se. Em sonho um anjo explicou a José que seria uma geração via Espírito Santo, na qual nasceria Jesus o Salvador, cumprindo a profecia de Isaias 7:14; Lucas 1:31; Atos 4:12; 5:31; 13:23,28 e Deus estará conosco. José recebeu a esposa, mas só se relacionou com Maria após o nascimento de Jesus.
2-Mateus 2:1-23: Jesus Nasceu em Belém da Judéia, sendo Herodes o Rei (Era Herodes, o Grande, o primeiro, foram três Herodes.). Vieram do Oriente uns magos para Jerusalém. Perguntaram onde que estava o menino nascido Rei dos Judeus? Herodes e Jerusalém preocuparam-se e pediram aos Sacerdotes onde havia de nascer o Messias; responderam em Belém, a menor, como profetizou Miquéias 5:2; João 7:42, para apascentar Israel. Herodes chamou secretamente os magos (Os magos do Oriente eram astrônomos empíricos que estudavam os Astros; interpretando os seus movimentos, posicionamento e épocas de manifestação.) e pediu o tempo e local que a estrela apareceria e mandou-lhes perguntar em Belém, exaustivamente, pelo menino e depois avisá-lo. Foram os magos com a orientação da estrela até o menino. Entrando na “CASA” (Este detalhe sinaliza para a comprovação do local do nascimento de Jesus e para a época em os magos o visitaram.) viram o menino e a sua mãe, adoraram e presentearam com ouro, incenso e mirra. Em sonho foram avisados para não voltarem a Herodes. Saindo os magos um anjo avisou José em sonho, que fugissem de noite para o Egito e que lá ficassem até outro aviso, porque Herodes o Grande queria matar o menino. (Herodes o Grande temia que Jesus, o Rei dos Judeus, tomaria o seu trono, impedindo que o seu Príncipe Herdeiro familiar viesse a sucedê-lo, como tetrarca vassalo do Império Romano, para a região da Judéia.) como profetizara Oséias 11:1. Herodes iludido pelos magos irou-se e mandou matar todos os meninos de Belém, com até dois anos. (Se Herodes o Grande morreu no ano 8 a.C. e Jesus nasceu no ano 6 ou 7 a.C.; quando isto ocorreu Jesus já tinha possibilidade de estar entre dois anos de idade e os magos que o visitaram, o fizeram depois do seu nascimento e não nos dias imediatos do seu nascimento. Se assim não fosse, porque Herodes estabeleceu este limite de  idade, de até dois anos, para a extermínio dos infantes de Belém) cumprindo a profecia de Jeremias 31:15.
Morto Herodes (No ano 8 a.C.) o anjo do Senhor, em sonho para José no Egito, ordenou a sua volta para Israel, porque morto estava quem intentava matar o menino. Voltaram temendo Arquelau (O Herodes II, filho de Herodes o Grande) avisado em sonho José retirou-se para a Galileia, em Nazaré, profetizado em João 1:45.
3-Lucas 1:26-80:No 6º mês da gravidez de Isabel (Mãe de João Batista) o Arcanjo  Gabriel foi enviado a Nazaré da Galileia à Maria, esposa de José e disse: “Salve agraciada o Senhor é contigo”, “Não temas, achaste Graça diante de Deus, conceberás a Jesus, Filho do Altíssimo, para o trono eterno de Davi sobre Jacó”. Perguntado por Maria, Gabriel respondeu: “Virá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso o que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus”. E Isabel tua parenta estéril conceberá um filho na velhice e está no 6º mês. Nada é impossível para Deus; Maria disse cumpra-se e apressadamente visitou Isabel em Judá, ao cumprimentar Isabel, o seu feto (João Batista) moveu-se com alegria no útero da sua mãe. Isabel, inspirada pelo Espírito Santo disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre” o meu feto saltou de alegria quando me saudaste (Gravidez de João Batista, filho de Zacarias e Isabel). Maria ficou com Isabel 3 meses (Isabel deu a luz a João Batista, quando Maria estava grávida de Jesus, no seu terceiro mês como o Messias).
Isabel deu a luz a João Batista e no 8º dia circuncidado disse será chamado João, conforme Lucas 1:13, estando Zacarias temporariamente mudo. Os pastores visitaram Jesus no seu nascimento (Não faz menção aos magos, somente aos pastores que estavam nas circunvizinhanças).
4-Informações Contextuais:
*João Batista, filho de Zacarias, sacerdote judeu, esposa Isabel era estéril.
*Seis meses depois do início da gravidez de Isabel, Gabriel saudou Maria, uma concepção do Espírito Santo. Sobre a concepção de Isabel, Maria foi visitá-la, por revelação do Espírito Santo Isabel recebeu conhecimento e clamou: “a mãe do meu Senhor”, o Messias. Maria passou uns três meses com Isabel.
*César Augusto responsável pelo censo dos judeus. Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, Judéia. Herodes morreu no ano 4 a.C., Jesus nasceu 3 anos antes.
*Antes de Jesus nascer, Maria e José foram a Belém para o recenseamento. Decreto de César Augusto, Maria e José encontraram abrigo num estábulo, Jesus nasceu. Maria fez de uma manjedoura o berço para ele. Pastores perto de Belém viram anjos cantando; Circuncisão de Jesus em casa aos oito dias. Completados os dias da purificação da mulher: 40 dias, Jesus apresentado ao templo.
*Os magos do Oriente para ver o Messias. Perguntaram por ele na corte de Herodes.  Localizaram seguindo até Belém a luz de uma estrela. Oferendas de ouro, incenso e mirra. Herodes pedira para informá-lo, não o fizeram. Herodes irou-se e temendo ser o novo rei dos judeus, mandou matar todos os meninos de Belém que tivessem até dois anos de idade. José fugiu para o Egito, com Maria e o menino Jesus. Só retornando a Nazaré depois da morte de Herodes.
*Nascimento de Jesus por volta do ano 6a.C. combina com e censo romano do ano 8 a.C. só executado no meio judaico em 7 a.C. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, entre 10 e 24 de Agosto e Jesus foi apresentado no templo num sábado de  setembro, nascera provavelmente nas seguintes datas: 28 de agosto; 4 de setembro; 11 de setembro; 18 de setembro de 7 a.C e foi apresentado no templo nos dias 4/ 11/ 18/ ou 25 do mês de Setembro do ano 7, Jesus deve ter nascido não depois de 6 a.C.
*Só no século IV d.C. se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, o Papa Júlio I fixou a data a data  de 25 de Dezembro, coincidindo com a Saturnália dos romanos, as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, festividades pagãs, a Igreja viu a oportunidade de cristianizar a data.
*Os pastores já estavam com os rebanhos recolhidos aos  seus abrigos, por causa do frio. Os rebanhos eram colocados ao ar livre no mês de março e recolhidos em Outubro/Novembro. Limita o nascimento de Jesus ao período entre o final da primavera e o início do outono hemisfério norte.
*Zacarias, pai de João Batista da ordem sacerdotal de Abias havia uma escala para os serviços dos sacerdotes por ocasião das grandes festas. Zacarias permaneceu em serviço até ao final da 10ª semana do ano judaico, tendo seu período após a festa de Pentecostes. Zacarias retornou a casa logo após o serviço, João Batista foi concebido na última metade do mês de Sivan (Maio/Junho).
*Maria iniciou a sua gravidez no sexto mês da gravidez de Isabel a mãe de João Batista, no final do mês de Kislev (Novembro/Dezembro), que coincide com a Festa das Luzes, ou Hanukkah. Coincidindo com Jesus, a Luz do Mundo.
*João Batista, nasce no mês de Nisan durante a páscoa. Jesus tem a sua data de nascimento calculada acrescentando-se seis meses ao nascimento de João Batista, 280 dias a partir da concepção de Jesus, chega-se ao seu nascimento, na segunda metade do mês de Tishri (setembro/outubro). a época da festa dos Tabernáculos. Neste momento Jesus realiza a profecia de EMANUEL
*Os sacerdotes foram divididos em 24 turnos, todos podiam revezar-se no trabalho do Templo, ao longo do ano. Cada turno servia por duas semanas, uma na primeira metade do ano, e outra na segunda, o que dava 48 semanas. Como o ano hebraico tinha 51 semanas, era completado com três semanas de festas de peregrinação, quando todos os sacerdotes deveriam estar presentes. O turno de Abias era o oitavo, durante a décima semana,  quando Zacarias teve sua visão com o anjo Gabriel. João foi concebido na 12ª semana do ano. Nasceu 40 semanas depois na Páscoa, em 14 do mês de abril.
*A concepção de Jesus aconteceu seis meses (25 semanas) depois da de João.
*O nascimento de Jesus, o Filho do Homem foi o cumprimento da promessa feita a Adão e Eva ainda no Jardim do Éden. De profecias que prometiam a vinda do Salvador designado por Deus. Jesus veio anunciando que o tempo estava cumprido, da profecia de Daniel 9:24-27. Dividiu a História em Antes e Depois. Os magos Conheciam os escritos de Daniel, a profecia das setenta semanas. Quando a estrela apareceu no céu, eles sabiam que estava na época para aquela profecia se cumprir. Quando viram a estrela, seu conhecimento daquela profecia precisa, mais a ação motivadora do Espírito Santo, fez com que embarcassem em uma longa jornada até Israel para prestar homenagem ao Messias judeu.
*500 anos antes de Jesus nascer Deus anunciou o dia exato da vinda do Messias. A profecia contém três partes: Sete semanas de anos (49 anos); Sessenta e duas semanas de anos (434 anos); Uma semana de anos (7 anos). Essa profecia previa o nascimento do Messias e que seria morto após a passagem de 69 semanas de anos desde o ponto inicial.  69x7 é igual a 483 anos ou  173.880 dias. A profecia iniciaria "desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém..." Israel estava cativo na Babilônia; esse cativeiro duraria setenta anos. O rei medo-persa Artaxerxes emitiu o decreto autorizando a reconstrução de Jerusalém em 14 de março de 457 a.C. exatamente 173.880 dias após essa data, deveria acontecer um evento relacionado a Jesus. Existem dois eventos em que o Messias foi apresentado oficialmente: o seu batismo no ano 27 desta era, e entrada triunfal em Jerusalém, na Páscoa, em 6 de abril do ano 31. No dia 14 de abril de 31 foi crucificado e morreu.
*Os presentes dos magos para Jesus: Ouro indica a sua realeza. Incenso para o seu propósito sacrificial no Calvário como o sacrifício perfeito aceitável por Deus para tirar os pecados de todos os que o aceitarem. O incenso era usado pelos sacerdotes no  templo. Aponta para Jesus Cristo como o Sumo Sacerdote final, cargo que Ele assumiu após sua ascensão aos céus. Mirra para embalsamar os corpos nos preparativos para o sepultamento. Os Israelitas "não conheceram o tempo da sua visitação".
*Nem uma das profecias de Deus falhará, devemos conhecê-las para que não sejamos surpreendidos quando elas forem cumpridas. Deus cumprirá todas as profecias referentes ao fim dos tempos com precisão.
*Os magos não chegaram a ver um recém-nascido Eles encontraram Jesus quando ele era um menino e estava morando numa casa. Lucas escreveu: “Havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos. E, repentinamente estava parado ao lado deles o anjo de Jeová, e . . . disse-lhes: ‘ . . . Achareis uma criança, foram apressadamente e acharam Maria, bem como José, e a criança deitada na manjedoura.” Lucas 2:8-16. O relato de Mateus 2:1-11: “Tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém . . . E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe.” Detalhes: o relato diz eram “uns magos”, não “três magos”, primeiro viajaram do oriente para Jerusalém, não para Belém. Na época em que chegaram a Belém, Jesus era um “menino” não era mais bebê  e estava mais numa casa.
5-Conclusões:
Salvo melhor juízo, evidências e comprovações plausíveis em contrário:
*No seu nascimento Jesus, o Messias, foi visitado por pastores;
*Os magos do Oriente só visitaram o menino Jesus depois, estando já em sua casa, não nos primeiros dias do seu nascimento;
*Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro.
“Pela fé acreditamos naquilo que não enxergamos. (EM).” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário