NÃO IMPORTA O QUE FAÇAS, SEMPRE SERÁS
CRITICADO!
Repassado
por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Saber lidar com as críticas é uma habilidade fundamental para sua carreira, principalmente para quem almeja cargos de liderança
Existem pessoas que nada fazem e não gostam de quem faz,
pois essas ações sempre encomodarão aos inoperantes.
Existe um aprendizado importante por trás de cada crítica que
lhe fizerem: na sua trajetória profissional, não importa o que você faça,
sempre será criticado.
Saber lidar com as críticas é uma habilidade fundamental para
sua carreira, principalmente para quem almeja um cargo de liderança.
Elas vêm de todos os lados:
·
Quando não alcança o
resultado financeiro, o acionista é duro com você.
·
Quando alcança, o chefe diz
que você se esqueceu das pessoas.
·
Se cuida das pessoas, os
diretores reclamam que você é muito bonzinho.
·
Se apresenta sua opinião de
forma assertiva, dizem que você é ríspido.
·
Se aceita a opinião dos
outros, que não se impõe.
·
E, quando mostra os
resultados esperados, perguntam se os fins justificam os meios!
Não
importa o que você faça, sempre será criticado!
Acostume-se
a isso.
Um fator importante para lidar com as críticas é ter consciência
de qual é o propósito de sua ação ou fala.
E, toda vez que entramos em uma conversa subjetiva,
estamos diante de uma discussão, não de um debate.
A diferença é que o debate é pautado por fatos, análises, por
números e evidências do tema do diálogo. Já a discussão é recheada de emoções e
subjetividade.
As críticas vindas de seu gerente são as com que você deve tomar
mais cuidado. São as responsáveis por grandes frustrações.
Infelizmente, alguns gestores têm a crença de que, se criticarem
sua equipe ou um membro dela, estão contribuindo para seu desenvolvimento.
Enganam-se.
A crítica de um chefe causa mais destruição na energia e na
autoconfiança do profissional do que se imagina.
O líder deve ter consciência de que seu principal papel é formar
outros líderes.
Nesse sentido, quando acontece algo que não deveria ocorrer, ele
deve dar um feedback, que é uma competência pautada em propósitos da empresa,
da tarefa ou do departamento, e não em opiniões, rótulos e emoções destrutivas.
Se um líder não sabe a diferença entre um feedback e uma
crítica, não deveria estar nessa posição. Lembre-se de que, em geral, quem
critica não tem compromisso com o resultado e não será cobrado por ele. Você,
sim.
Portanto, ao fazer ou dizer algo, pense antes no seguinte: qual
é o seu propósito?
Essa deve ser sua linha para escolher as ações. Evite querer
estar certo ou errado diante de algum tema.
Ambas as afirmações são subjetivas, sujeitas a interpretações e
normalmente carregadas de emoções. Lamentavelmente, muitas atrocidades são
cometidas por pessoas que querem estar certas, mas na verdade estão
emocionalmente descontroladas.
Por tudo isso, conhecer o propósito da empresa e do departamento
em que você trabalha, para ver se estão alinhados ao seu objetivo de carreira –
e mesmo de vida –, é uma análise que deve ser permanente em sua trajetória
profissional.
É muito difícil desenvolver sua profissão, se a todo instante
você se vê forçado a fazer coisas com as quais não concorda, ou cujo propósito
único é obter resultados financeiros.
Você terá maior capacidade de lidar com as críticas quanto maior
for a consciência do seu propósito.
Mas as críticas estarão sempre presentes, não importa quais
sejam suas ações.
Vamos em frente!
Por Sílvio Celestino, www.administradores.com.br
“A
felicidade é proporcional ao nosso modo de viver. Portanto torna-te aquilo que
és.(EM).”
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