APRENDIZADO
NO TRABALHO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A prática é uma poderosa forma
de desenvolvimento pessoal. Para aprender no trabalho, com os colegas
profissionais é preciso ter humildade e perguntar sobre como fazer aquilo que
não sabemos e sobre o que se tem alguma dúvida.
A prática é a maior fonte de
conhecimento a que um profissional pode ter acesso. Porque aprendemos de duas
maneiras: na escola formal ou no ambiente de trabalho profissional, que
representa até noventa por cento das competências e aprendizado de um
indivíduo.
É importante anotar as dúvidas
e depois perguntar aos colegas de trabalho, obtendo as respostas para cada
desconhecimento pessoal.
Para o adulto que tem
conhecimento, sabedoria e opinião
acumulados, o intercâmbio entre profissionais, funciona para incremento de seu
aprendizado; porque sendo crítico, avalia se o novo conhecimento lhe é benéfico
para a sua existência e isto o faz executar o tempo todo uma triagem quase
inconsciente, se isto é prático ou não e acabam aprendendo rapidamente.
Os profissionais que fazem
perguntas e também respondem as que lhe são solicitadas, ouvem e observam,
trabalham em equipe, trocam experiências, entendem como os outros analisam as
situações, assumem tarefas desafiadoras e se engajam com profissionais de
outras áreas tendem a aprender mais.
O trabalho é o principal
ambiente de aprendizado. No trabalho as pessoas usam apenas a metade do que
aprendem na Universidade. Por causa da velocidade das mudanças e o conhecimento
desenvolvido na Universidade já está ultrapassado no final do curso, além do
fato de ser insuficiente para resolver os problemas que na prática acontecem no
trabalho, onde os problemas são mais complexos e
exigem conhecimento e experiências múltiplos, capacidade para reuni-los e aplicá-los
e são melhormente aprendidos na prática.
A responsabilidade de
buscar o aprendizado é do profissional, pois a atitude de quem quer aprender é
diferente de quem quer ser ensinado. Ser curioso é uma competência a ser
praticada.
Deve-se aprender com os
erros e o fracasso, como maneiras
importantes de consolidar novo conhecimento. No caso e erro procurar entender o
motivo da falha, minimizar as suas conseqüências, assumir a responsabilidade e
oferecer a solução para o problema.
O profissional deve assumir
novos desafios, dar conta da sua tarefa, cumprir os seus compromissos, mostrar
interesse, não hesitar em perguntar, mirar os mais experientes, tentar
igualar-se a eles, construir relacionamentos, criar empatia e mostrar-se
pronto.
Concluindo: a prática
constrói a experiência, que constrói a habilidade e a capacidade para fazer com
eficácia.
“A lógica é simplificar e
entender que o academicismo não pode
ignorar a real contribuição da
experiência. (EM).”
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