ILHA DE PÁSCOA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Na Ilha de Páscoa, no Chile, 887 gigantescas
estátuas de pedra monolítica, designadas
Moai estão espalhadas ao longo da costa,
Construídas por volta de 1200 a 1500 d.C.
pelo povo Rapanui.
São estátuas perfeitamente talhadas,
que ostentam sobre suas cabeças "pukaos":
cilindros de pedra vermelha; representando um cocar de penas vermelhas. Representam
um torso humano masculino, de modo estilizado, de orelhas longas, sem pernas.
A maioria mede entre 4,5 a 6 metros de altura e pesam
de 1 a 27
toneladas cada uma. A maior tem 20 metros de altura. São feitas com técnicas de
construção similares, as dos incas de Cuzco.
As estátuas foram erigidas em homenagem
aos líderes mortos, o que explica o fato de estarem todas de costas para o mar,
de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.
A Ilha de Páscoa, descoberta em 1722, num
domingo de páscoa, pelo holandês Jacob Roageveen. é um dos lugares habitados mais isolados do
mundo: com 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico, 1.600 km a leste da ilha de Pitcairn e 3.700 km a oeste do Chile.
O holandês Jacob Roggeveen foi
o primeiro ocidental a visita-la , em 5 de abril de 1722.
Encontrou polinésios e nativos de
"pele clara e cabelos vermelhos", que moravam em cabanas feitas de
colmo e subsistiam da escassa vegetação. Em 1956,
uma outra expedição, comandada pelo norueguês Thor Heyerdahl, descobriu milhares de ferramentas
usadas na execução das estátuas.
Todas as estátuas
foram derrubados de suas no século XVII. A partir de 1956
algumas delas foram restauradas.
Existem estátuas completas e
incompletas. A estátua Moái Paro, é mais
elevada entre todas as completas, está localizado na plataforma Te Pito Kura,
medindo 11 metros
de altura e pesando 80 toneladas. Na pedreira de Rano Raraku há uma estátua inacabada de 21 metros de altura. O Ahu
Tongariki é a maior das plataformas existentes, com 200 metros de
comprimento e 15 moais sobre a mesma.
A maior destas estátuas de
pedra tombadas mede 8,4
metros de altura e pesa mais de 80 toneladas.
Estas estátuas colossais, em toda ilha do
Pacifico são inexplicáveis, o seu transporte na época como pode ter ocorrido, a
sua escultura, posicionamento, por que não tinham pernas? As estátuas olham
para o norte e nordeste, sul, sudoeste e sudeste. A ilha toda tem 170 km de extensão, 3500 km da costa oeste da
América do sul. Existem hieróglifos por toda parte da ilha.
Quem e que ferramentas foram usadas na
construção destas estátuas? Mundo está repleto de enigmas do qual só temos uma
resposta, ou fomos auxiliados por seres inteligentes de outras galáxias, ou
tivemos uma grande catástrofe da qual esquecemos tudo e recomeçamos tudo de
novo. A ilha é de formação vulcânica, de relevo moderado, com altitudes que
variam de 200 à 500m. Faz parte da província de ValParaíso no Chile, e
constitui a Oceania chilena. nos canteiros do vulcão, sem terminar ficaram mais
de 200 estátuas.
Existem
três tipos de estátuas gigantes: As primeiras estátuas estão situadas nas praias à borda do mar.
Seu número é de mais ou menos 200 à 260 e algumas estão à uma distância de mais
de 20 km
do canteiro do vulcão onde foram modeladas. Estas estavam instalados em vários
números, sobre monumentos funerários chamados "ahus"e davam as costas
para o mar. Com um tipo de chapéu cilíndrico chamado "Punkao", feito
com uma rocha avermelhada, tirada do vulcão "Puna Pao". O segundo
grupo ao pé do "Rano Raraku". São estátuas terminadas, diferentes das outras, seus corpos estão cobertos por símbolos. As
órbitas dos olhos não estão desenhadas e precisam de um chapéu, são mais enigmáticas. O terceiro grupo a
de "tukuturi", que possui pernas,
comparada a arte pré-incaica. Os obreiros abandonaram suas ferramentas e
oficinas. Como se tivessem sido surpreendidos
por uma catástrofe de caráter natural,
maremoto, invasão ou epidemia.
Maior estátua construída na ilha tem 10 metros e 90 toneladas.
E ainda existe uma outra inacabada com 20 metros de altura.
Mais da metade do tamanho das estátuas estava enterrado no solo, sendo
posteriormente descoberto através de escavações arqueológicas.
Uma fantástica obra e um mega enigma.
“Não
atingimos ainda, nem um por cento do conhecimento que forma o contexto da
ciência. (EM).”
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