sábado, 4 de fevereiro de 2012

SINERGIA



SINERGIA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Sinergia: do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. O efeito ativo e retroativo do trabalho; esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa. ou função.
Quando há associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, o somatório de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem este objetivo comum previamente estabelecido. "o todo supera a soma das partes".
É a ação combinada de dois ou mais fatores que produzem um efeito, cujo resultado é um efeito total superior a esta soma.
Sinergia é uma combinação de dois elementos de forma que o resultado desta combinação é maior do que a soma dos resultados que estes elementos teriam separadamente.
Sinergismo é um conceito usado em contextos  diversos.
Na teoria de sistemas, sinergia é a convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado.
A presença de um segundo químico potencia (aumenta) o efeito do primeiro. Este fenômeno é denominado de efeito sinergístico ou sinergia, os químicos são descritos por exibirem sinergismo.
A sinergia ocorre nos esforços colaborativos.

Sinergia significa que o comportamento da totalidade dos sistemas não pode ser prognosticado com base no comportamento de suas partes separadas.
Os homens trazem dentro de si a sua individualidade, e um universo de possibilidades; que empregadas produzem sinergia, isto é superação. Porque a inteligência e a criatividade humanas são ilimitadas. Um mínimo de materiais e energia para conseguir um máximo de resultados,  fazer mais com menos; é sinergia.


      Definição de sistema: é um conjunto de dois ou mais componentes inter-relacionados e interdependentes – os sub-sistemas , cuja dinâmica conjunta se orienta para um objetivo ou meta. Os componentes de um sistema funcionam em harmonia e se ajudam mutuamente na busca desse objetivo. O trabalho de cada um reforça e é reforçado pelo de todos os outros. É uma inter-relação dinâmica, na qual o todo é maior que a soma das partes. Qualquer alteração em qualquer das partes repercutirá na totalidade.

Todo sistema busca um objetivo. Seus componentes determinam  a sua estrutura e as relações entre eles definem a organização do todo,  a sua identidade. A estrutura interna pode variar sem que isso desorganize o sistema.


         O grau de sinergia entre os comportamentos das partes de um sistema só pode ser entendido pela totalidade da mente, pela razão combinada com as emoções e a intuição. Não é possível racionalizar o conhecimento de um sistema. Não se pode conhecê-lo só de maneira objetiva ou só de forma subjetiva. Mas, pela totalidade da mente.

        Para fins didáticos, existem dois tipos de sistema, os abertos e os fechados. Os fechados são os que não trocam energia com o ambiente e por isso a sua energia interna tende a se esgotar, o que o leva à desintegração, a entropia. Os sistemas abertos trocam energia (informação) com o ambiente e  são auto-reguláveis, protegendo-se da entropia.


        Os organismos vivos são sistemas abertos e complexos; Não são lineares e de causalidade simples. Para compreender  a sinergia, é necessário que a razão e a objetividade atuem junto com as emoções e a subjetividade. Daí emergirá um modo de pensamento racional.

       
O fato de não compreender globalmente o que é sinergia faz com que seja difícil colocá-la em prática, para a  eficácia,  a criatividade e a produtividade.

     
“Um especialista é uma pessoa que sabe cada vez mais sobre cada vez menos coisas, e sabe tanto e tão bem que, no limite, acabaria sabendo tudo sobre nada”.

        Ser especialista implica correr o risco de obsolescência. Significa tornar-se um sistema fechado dentro de um sistema maior sem trocar energia (informação) com ele e, assim, entrar em entropia.

       Sinergia: e
uma integração de comportamentos, é mutualidade, compartilhamento de mudanças em benefício do todo. Uma sinergia deflagra outras.

      A multiplicação de sinergias forma uma imensa rede de conexões, que se expande até englobar o próprio Universo.

      O constante e mútuo revigoramento entre teoria e prática não é um movimento de circularidade. A relação entre uma e a outra é sinérgica.

     Poucas pessoas sabem o que é sinergia. A sociedade não entende o mundo natural. Por isto o devastam. Sem uma profunda mudança de modelo mental, as pessoas não chegarão a entender o que  está por trás da poluição ambiental, alterações climáticas, viroses e assim por diante.

       Em sinergia um mais um pode ser igual a quatro ou  mais.  
Os resultados nem sempre representam o fim de um processo. Esta interpretação torna os resultados potencialidades produtivas,  mediatos, criativos, empreendedoristas e inovadores. Se, mantivermos a idéia de que resultado é o fim do processo, ficaremos aquém do que podemos produzir. Sistema  fechado  entrará em entropia. Sua energia se dissipará e ele se desintegrará. Na realidade, em sinergia as partes isoladas não podem explicar o todo. A totalidade é maior do que a soma das partes.  A Sinergia pressupõe a modificação das  estruturas originais que ingressam numa associação, para produzir novos resultados. Só tem longevidade as equipes com sinergia e componentes
heterogêneos; o entrechoque de visões produzirá idéias novas e propriedades emergentes e evitarão a repetitividade. A mudança de modelos mentais produzida pela diversidade abrirá caminho para a produção de diferenças, criatividade e inovação. Esta é a essência da sinergia e do seu efeito multiplicador, que  caracteriza os fenômenos sinérgicos; obtendo resultados produtivos e não apenas reprodutivos.

      Na prática, a sinergia  no início deve ser estimulada pela definição de metas, objetivos e valores a serem compartilhados, com a imprescindível cooperação entre os componentes da equipe, cuja contribuição individual deve ser  diversificada. Transformando uma soma de esforços em uma multiplicação de potenciais. Com interação produtiva intencionalidade, desenvolvimento de  habilidades de relacionamento, competências interpessoais,  diversidade,
integração, posições mutáveis,  polivalência de funções e resiliência. A sinergia apoiada em métodos e técnicas prepara as pessoas para aprender a apreender. Mostrando como é indispensável a complementaridade dos modos de pensar linear e sistemicamente. Um grupo ou organização que funciona de modo sinérgico é capaz de produzir em vez de apenas reproduzir; aprende a conviver com sua complexidade interna e com a do ambiente é resiliente, inovador e competitivo. A sinergia mental proporciona aos grupos e organizações uma riqueza de alternativas, por meio de uma estrutura de pensamento resiliente, capaz de lidar com modelos lineares e não-lineares, com os paradoxos e a incerteza. Da interação dessas vertentes nasce a capacidade de multiplicar em vez de apenas somar.
“Onde existir motivação,  sadios objetivos existenciais, espaço para sonhos estimuladores, a depressão não entra. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário