terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A EXISTÊNCIA


A EXISTÊNCIA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
É eficaz a valorização da nossa existência, desfrutando da vida que nos é disponibilizada temporariamente. A existência na vida,  desenrola-se através do decurso do tempo. Com o decorrer do tempo, a existência, que é limitada,   vai passando e ficando cada vez mais curta, isto é, com menos duração. Se não valorizamos o tempo de existência, para fazermos o que é necessário, evoluirmos humanisticamente, intelectualmente e psiquicamente, a existência se escoa e o desfrute da  vida será em vão.
Quando mencionamos vida: referimo-nos à conotação biológica do ser vivente. Quando o termo empregado é existência: significa o tempo em o que ser vivente permanece existindo, porque está desfrutando biologicamente de vida. Portanto, quem vive: existe; para existir é necessário dispor de vida. Atualmente, as existências são limitadas, tem começo e fim, cuja medição, ocorre pelo critério de tempo contado por idade. A vida biologicamente falando não termina; quem é finito é o corpo animal que a recebe temporariamente.
Como a existência temporal é algo invisível, que se consome mesmo não sendo aproveitada como deveria ser, tendemos a desperdiçá-la. Uma lei implacável alerta que: "não utilizar construtivamente, é o mesmo que desperdiçar; e que,  quanto mais se usa, mais se multiplica". Portanto, sejamos sábios, prudentes, sóbrios e inteligentemente estratégicos, para fazer a leitura filosófica destas afirmações, tornando as nossas existências dignas,  idôneas e habilitadas para galgar  o patamar da imortalidade vital.
Mesmo que tentemos armazenar blindadamente a existência, ela se esvai e desaparece. Não adianta  só ficarmos preocupados pensando em como valorizar a existência, a fórmula mais eficiente é pôr a idéia em pratica imediatamente;  não deixando para depois o que precisa ser feito agora.
A ação nunca é sofrimento, mas o peso na consciência o é; porque a indolência é uma tolice. A existência consiste e só existe no agora; o antes já foi irremediavelmente, e o futuro ainda não chegou. Quando estamos no estágio agora, nada podemos fazer  no passado ou no futuro, tão somente: em cada instante chamado agora.
A existência que valoriza o "agora",  que valoriza cada momento e cada situação,  valoriza o "agora concreto"; é a existência que transcende o tempo.
“Valorar é atribuir um valor, na forma de uma medida para alguma coisa. Valorizar é atribuir qualidade que agrega valor a algo, porque tem como pressupostos princípios morais e éticos e produz efeitos benéficos. (EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário