sexta-feira, 22 de abril de 2011

SEQUÊNCIA RESOLUTIVA DE PROBLEMAS


SEQUÊNCIA RESOLUTIVA DE  PROBLEMAS
Por Ernídio Migliorini  Email:ernidio@hotmail.com BLOG DO ERNÍDIO MIGLIORINI

Qualquer tipo de problema, impasse, entrave, dificuldade ou similar; de caráter pessoal, profissional, emocional, matemático, enfim todos; para a sua efetiva e desejada resolutividade, impõe a execução cronológica dos seguintes passos:
1.PROBLEMA A SER RESOLVIDO. Todo o problema tem solução; mais ou menos difícil, mas tem.
2.INTERPRETAÇÃO DO PROBLEMA: começando pela admissão da sua existência; análise dos seus componentes e compreensão das suas causas e efeitos. É o fator mais importante e decisivo deste processo. Qualquer falha de interpretação, impedirá que se chegue a uma conclusão verdade.
3.EQUACIONAMENTO DO PROBLEMA: são as múltiplas formas, modos, maneiras e fórmulas pensadas e idealizadas de como pode-se resolver o problema, factível, viável e realístico-eficazmente; em todos os seus detalhes metodológicos e tecnológicos.
        4.RESOLUÇÃO DO PROBLEMA: é a atitude, a ação concreta para resolver o problema; utilizando e aplicando os recursos disponíveis e necessários, meios e cálculos para soluciona-lo, de modo eficiente, eficaz e efetivo.
5.SOLUÇÃO DO PROBLEMA: é a resposta, a raiz, a verdade, o desaparecimento problema em si. Acaba acontecendo de forma natural, decorrente da observação correta e do emprego adequado, do ferramental proposto por esta seqüência resolutiva lógica, racional e cientificamente comprovada.
”Desvie o foco do tamanho do problema; focalize cada passo capaz de  resolvê-lo e, de repente o problema desaparecerá. Os empreendimentos de sucesso, começaram  por uma primeira decisão acertada e adequada à sua intencionalidade.(EM)”   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário