segunda-feira, 11 de abril de 2011

PASSADO PRESENTE FUTURO


PRESENTE, PASSADO E FUTURO
Por Ernídio Migliorini

O enfoque temporal relacionado à tríade: Passado-Presente-Futuro, não é absoluto em termos de localização estática no tempo. Porque o Passado já foi presente e futuro; o Presente será futuro e passado e o Futuro será presente e passado.
O único tempo que realmente dispomos para agir e que está, concomitantemente conosco é o PRESENTE.  O Passado já escoou e o Futuro ainda não chegou.

O Agricultor semeia no presente, que torna-se passado e colhe no futuro, que é o tempo presente da colheita.
O planejamento é elaborado no presente, sob o pressuposto das possibilidades e probabilidades, visando a sua realização no futuro, que então será presente.
Percebe-se que estamos o tempo todo, da nossa existência: no Presente. Nestas circunstâncias Passado e Futuro, são na realidade, apenas referências ou convenções universalmente aceitas. São três estágios temporais.
O passado significa a defasagem do presente e o futuro o potencial do presente.
Passado: O que já aconteceu, já foi feito, imutável, experiência adquirida, resultados alcançados, conseqüências para o presente e futuro, registro histórico.
Presente: É a realidade, o instante, o momento oportuno, o concreto, a manifestação da vida na forma de existência, o implacável agora.
Futuro: É a expectativa, a esperança, a fé, o potencial, a incerteza, a dúvida, o temor, o não acontecido, o esperado indefinido.
O presente está dentro do passado e do futuro.
“Tudo, absolutamente tudo, é relativo. Só Deus e absoluto.(EM).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário