sábado, 30 de abril de 2011

A BÍBLIA E A CIÊNCIA


A BÍBLIA E A CIÊNCIA
         Por Ernídio Migliorini   E-mail: ernidio@hotmail.com
-->A verdade científica, por definição, não é absoluta, mas  provisória. Uma determinada teoria hoje aceita; amanhã, em função de novos dados ou descobertas,  poderá revelar-se insuficiente, ou  equivocada
àA ciência não explica toda a realidade imanente e transcendente, perceptível pela inteligência humana,  não abrange todos os interesses e inquietações da mente do próprio cientista, quando este procura interligar o passado, o presente e o futuro.
àO método científico funciona perfeitamente, porém, dentro de certos limites. A história da ciência moderna apresenta vários exemplos de graves equívocos e  fraudes, como resultado de se tentar ultrapassar as fronteiras da ciência, consciente ou inadvertidamente, em nome da própria ciência.
àAs origens do Sistema solar, da Terra, das espécies,  embora sejam explicadas mediante “modelos científicos” muito bem construídos, referem-se a eventos passados, únicos, não reproduzíveis. Portanto, estes modelos – fundamentados não apenas em argumentação científica, mas também em inferências e pressuposições – não pertencem exclusivamente ao campo de atuação da ciência, considerando-se a própria definição de ciência.
           àO Conhecimento Científico é Insuficiente,  Na pesquisa científica no campo das geociências, sempre que o objeto de estudo se referir a um determinado evento pretérito e único, que não pode ser reproduzido, depara-se com uma real dificuldade: as informações disponíveis, certamente, mostrar-se-ão insuficientes para sabermos o que realmente ocorreu, induzindo naturalmente o cientista a conjecturar. Neste caso, os limites da própria ciência são ultrapassados. É exatamente esta a situação enfrentada, quando o geólogo busca decifrar o passado ou a história geológica, no estudo das rochas e dos fósseis.  Os Fenômenos Geológicos Globais: Impactos de Meteoritos / Ação Devastadora de Grandes Volumes de Água/Tectônica de Placas /Vulcanismo Basáltico Fissural/Extinção em Massa / Vastos Depósitos Sedimentares.
      
àOs Princípios do Criacionismo, ensinado pela Bíblia:
1.                       Historicidade: confirmada pela própria Arqueologia.
2.                       Coerência interna: 40 autores vivendo em épocas diferentes, em um período de 1.600 anos entre o primeiro e último autor, legitimada mediante a análise lingüística dos originais.
3.                       Profecias cumpridas com exatidão:  2.300 anos de Daniel 8: 14.
4.                       Preservação incontestável:  ratificada pelos “Manuscritos do Mar Morto”.
5.                       Leis de higiene e saúde antecipadas: Levítico 7: 22-27;11; 12; 13; 14.
6.                       Leis civis, éticas e morais:  até hoje válidas.
                                                  I.       No período definido por seis rotações sucessivas do planeta Terra,  o Criador organizou e/ou criou um mundo  superior,  ordenado e complexo ,  um ambiente ideal para os seres vivos e, colocou ali os ancestrais de todos os organismos deste planeta. Esta  a verdadeira origem da vida e das espécies.
                                             II.       Na semana da criação é  estabelecido o projeto ideal,  elaborado e executado pelo Criador, com magistral habilidade e perfeição. Nesse momento, a natureza apresentava uma única face. Não havia dor nem sofrimento, livre da atividade predatória e  equilíbrio ecológico.
                                       III.       Com a introdução do pecado, entram em operação processos degenerativos, resultando na conseqüente diminuição de complexidade e de ordem , Inicia-se uma nova ordem ecológica, caracterizada pelo ciclo de vida-morte.  a morte torna-se o destino de todos os organismos. A natureza  mostra uma segunda face  disforme. Os ecossistemas  modificados. A vida sob precárias condições com o Uma nova cadeia alimentar e aparecimento  dos predadores e da luta pela sobrevivência.    
                                          IV.       As contradições coerentes:  No  desenvolvimento da vida, nas mudanças e adaptações dos seres vivos,  identificam-se leis conservativas,  e de auto-perpetuação ao lado de  processos degenerativos.  o Criador concede – a todo ser humano – liberdade de escolha, inteligência e discernimento.
                                                V.       A superfície do planeta foi radicalmente transformada – mediante a ação catastrófica de Fenômenos Geológicos Globais – em um evento “Cambriano” ao “Terciário”, ocorrido após a criação, conhecido como Dilúvio. evidenciado nos estratos geológicos e no registro fóssil. Essa Grande Catástrofe soterrou os ambientes previamente existentes e resultou em um mundo pós-diluviano , em condições ambientais drasticamente diferentes para os organismos vivos.
   VI.    Configura-se então, após o Dilúvio, a importância das mudanças “microevolutivas” ou adaptativas, para o povoamento dos novos e variados ecossistemas recém estabelecidos . A luta pela sobrevivência . A biodiversidade torna-se, evidentemente, mais complexa e ampla. Intensifica-se o surgimento de novas “espécies” .
    VII. O planeta Terra no seu aspecto físico será, no futuro, totalmente restaurado, imediatamente após o desfecho justo e misericordioso do grande conflito entre o bem e o mal . O pecado e o seu cruel e astuto originador Satanás serão extirpados para sempre. O Criador procederá, novamente, a atos de criação e transformação. A morte já não mais existirá. Todos os ecossistemas estarão completamente livres de predadores. A perfeição edênica será implantada definitivamente .
àA veracidade da Bíblia é evidenciada pela própria Arqueologia .
 àO ciclo semanal: um ritmo perfeito de trabalho e descanso,  importante para a sobrevivência humana; e a  sua preservação, ao longo de milênios, atesta, indubitavelmente, o seu significado literal e não figurativo. Sua origem, nos transporta historicamente à primeira semana.
àExiste algo grandioso, intrínseco nos organismos - evidências de propósito e planejamento.  As semelhanças genéticas, embriológicas, fisiológicas e anatômicas verificadas nos seres vivos apontam,  convincentemente, para um Originador Incomum - Deus, O Grande Projetista.
àAs extraordinárias conquistas do homem - desde as fantásticas realizações das antigas civilizações até a sofisticada era tecnológica dos dias atuais - atestam sua ilimitada capacidade de desvendar os inúmeros enigmas de uma natureza passível de ser decifrada. Com impressionante habilidade mental e índole inquiridora, concedidas ao ser humano pelo Criador. 
àOs processos degenerativos na natureza e o aumento da entropia comprovam o Criacionismo Bíblico .
àAs informações mais importantes, para a construção de um modelo unificador na Geologia, são encontradas na narrativa bíblica do Dilúvio,  que se harmoniza cronologicamente à ação conjunta dos Fenômenos Geológicos Globais, identificados com relativa facilidade, à luz do atual conhecimento geológico .
àOs dados paleoantropológicos se ajustam  ao modelo criacionista, onde os vários espécimes de seres primitivos – Homo erectus, Homem de Neanderthal, Homo sapiens sapiens cro-magnon,  representam seres humanos vivendo contemporaneamente, em diferentes locais, sob condições precárias, no período logo após o Dilúvio - “Pleistoceno” .
àA Epistemologia, por definição, não pode considerar a ciência como a única fonte de conhecimento legítimo. O conhecimento  bíblico constitui uma fonte fidedigna de pesquisa em  busca da verdade.
 àNa experiência humana, desde os seus primórdios, não encontra-se nenhum exemplo e nenhuma explicação para o aparecimento casual de uma ordem superior, a partir de estados menos ordenados. O crescimento espontâneo dos cristais; a transformação de uma semente em árvore; o sublime e impressionante desenvolvimento do ser humano no ventre materno,  todos, sem exceção, são regidos por leis fixas, ou ainda, constituem o produto de sistemas pré-codificados.
àUm organismo vivo não consiste de muitas unidades idênticas, mas de uma variedade de diferentes unidades – cada uma possuindo sua própria forma e função – interagindo harmonicamente.
  àPara aceitar o paradigma da evolução tem-se que admitir, necessariamente, inúmeros e sucessivos milagres:
·      O nada produz tudo
·      A não-vida produz vida
·      O acaso produz ordem e harmonia
·      Erros genéticos produzem informação lógica
·      A inconsciência produz consciência
·      O não racional produz a razão
àO Panteísta considera esta estrutura conceitual:
·      “Deus” e o mundo formam uma unidade, constituindo-se um todo indivisível.
·      “Deus” impregna todo o universo, sendo assim um ente impessoal.
·      A natureza é o próprio deus, que progride com a evolução.
Este deus que evolui simultaneamente com a natureza e, que não se relaciona, ao nível pessoal, com os seres, que não foram criados, diretamente por ele, é estimulado a adorar a própria natureza.

àOs iluministas: deus está na natureza e no homem. Assim, é possível descobrir essa mesma divindade mediante a razão.
·      Determinados conceitos – pecado, redenção, providência, perdão e graça, - não existem, pois constituem idéias irracionais.
·      Não existem milagres nem o sobrenatural, porém, a ordem do Universo provém de um deus – da natureza e não da humanidade, portanto, um deus impessoal.
·      Este deus teria sido imprescindível no processo evolutivo – originou a vida e orientou os mecanismos de formação de alguns sistemas biológicos complexos.
àO Evolucionismo Teísta parte da seguinte premissa: “Não há necessidade de se negar a existência de Deus – a criação, outras declarações e princípios bíblicos – para a aceitação da teoria da evolução”. Esse paradigma está se tornando cada vez mais popular e está sendo considerado, por um grande número de cientistas, como a cosmovisão mais equilibrada, onde a ciência e a religião se compatibilizam plenamente.
  àAfirmam: Deus” criou a matéria com propriedades evolutivas, no entanto teria existido a possibilidade ou a liberdade para o desenvolvimento das mutações e da seleção natural.
·      “Deus” coordena o processo contínuo da evolução, intervindo em determinadas ocasiões, para facilitar processos mais complexos, como por exemplo, o surgimento da vida, mudanças macroevolutivas.
·      “Deus” participou, mais efetivamente no processo evolutivo, por ocasião do aparecimento do “Homo sapiens”, imprimindo nele características mentais mais nobres, relativamente à fase anterior (“Homo erectus”).
·      Deus criou, progressivamente, ao longo de vastos períodos de tempo, conforme a seqüência observada no registro fóssil.
àNo contexto criacionista: todos os seres humanos,  são descendentes de Adão e Eva,  criados por Deus, à Sua  imagem e semelhança. Com a destruição do Dilúvio, a Terra foi repovoada, a partir da família de Noé.
Os descendentes de Noé sofreram um processo de migração,  a partir da Torre de Babel. Se afastarem do Oriente Médio em direção à África e à Ásia, isolaram-se geográfica e geneticamente. Foram vítimas das catástrofes secundárias pós-diluvianas, sendo então soterrados pelas camadas sedimentares mais recentes. Restos e vestígios desses humanos “primitivos” são ainda encontrados no interior de grandes cavernas formadas no final do “Terciário” ou no início do “Quaternário”.
àGlossário:
>Imanente: inseparável de...
>Ecologia: estudo da relação dos seres vivos com o meio ambiente.
>Paleontológico: relativo aos fósseis.
>Epistemológico: estudo dos fundamentos da ciência.
>Pleistoceno: período de desenvolvimento do homem, máximo...
>Período Cambriano: 542 milhoes-300 mil anos, Cambria, País de Gales, estratos rochosos.
>Período Quaternário: mais recente, na escala geológica, 10 mil anos



sexta-feira, 29 de abril de 2011

O TEMPO DO FIM




O TEMPO DO FIM
Por Ernídio Migliorini    E-mail: ernidio@hotmail.com


<1> O tempo do fim deste século, está determinado por Deus, desde antes do Mundo, no Plano da Salvação. (Apoc. 13:8).
<2> Ninguém e nada poderá alterar, acelerar ou retardar os eventos, pré ordenados, do tempo do fim. Determinado está e assim será e acontecerá oportunamente. (Hebreus 10:37; Amós 6:3; Ageu 2:6; Isaias 13:6).
<3> O tempo do fim foi inaugurado no 6 a.C., com o nascimento de Jesus, o Filho do Homem. Com o seu Reino Eterno já criado; Ele que é pedra viva tirada do Santo Monte de Deus.
(Gál. 4:4; Dan. 2:28,34,35,44,45; Apoc. 1:5; I Pedro 2:4).
<4> Escatologia é o estudo dos acontecimentos do tempo do fim.
<5> Está comprovado, que o tempo já está determinado para o fim. (Dan. 11:29,35; Atos 1:6,7; Mat. 24:3; Isaias 46:10; Lucas 21:24).
<6> O tempo está correndo; está próximo, se apressa; Jesus cedo vem; cada dia está mais próximo; não se atrasa; vem no momento certo: determinado, desde o princípio por Deus. (Sof. 1:14; Ezeq. 7:7; Apoc. 1:3; 22:10; Isaias 46:13; Habac. 2:3; II Pedro 3:9; Apoc. 22:7,12,20; Isaias 44:7; 46:10; 48:3).
<7> O tempo do fim, se configura em três momentos: O Nascimento de Jesus; a Volta de Jesus e os Acontecimentos Finais.
<8> SEQUÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS DO TEMPO DO FIM:
Ø     O Nascimento de Jesus;
Ø     O Seu Batismo;
Ø     O Seu Ministério Terrestre;
Ø     A Sua morte;
Ø     A Sua Ressurreição;
Ø     A Sua Elevação ao Céu;
Ø     O Ministério do Espírito Santo;
Ø     A Passagem de Jesus do Lugar Santo para O Lugar  Santíssimo, do Santuário Celestial;
Ø     O Inicio do Juízo Investigativo, em 22 de outubro de  1844, após a perseguição religiosa de  1260 anos;
Ø     Guerras, fome, terremotos;
Ø     Conclusão do Juízo Investigativo, precedida pelo derramamento abundante e poderoso do Espírito Santo, na Chuva Serôdia e pregação final do Evangelho. (Joel 2:28,29; Mat. 24:14; Rom. 10:18; Coloss. 1:6,23);
Ø     Selamento dos Justificados. (Apoc. 7:2-4);
Ø     Fechamento do Reino da Graça;
Ø     Colocação dos pecados sobre Satanás, por Miguel;
Ø     Jesus veste-se de Rei dos Reis;
Ø     Jesus volta nas nuvens. (Mat. 24:29,30: Apoc.1:7; 19:11);
Ø     Ressuscitação e arrebatamento dos justificados. (I Tessal. 4:15-17);
Ø     Batalha do Armagedom e a Ceia do Senhor, os animais comerão as carnes dos ímpios mortos,  que não serão sepultados;
Ø     Milênio com a purificação dos justificados e o Juízo Judicativo; com Satanás preso por uma cadeia de circunstâncias:
Ø     Ressurreição mental dos ímpios;
Ø     Juízo Executivo;
Ø     Destruição dos ímpios, Satanás e a morte:
Ø     Purificação final da Terra;
Ø     Nova Terra: Bodas do Cordeiro, Glorificação, Santidade, Imortalidade, existência na Vida Eterna -------------à
SÁBADOS -> LUAS NOVAS  -à FESTA DOS TABERNÁCULOS !


quinta-feira, 28 de abril de 2011

APRENDENDO A TRAJETÓRIA DO HOMEM


ENTENDENDO A TRAJETÓRIA DO HOMEM
Por Ernídio Migliorini  E-mail:ernidio@hotmail.com

O ser humano nasce com o seu patrimônio genético, puro e sem condicionamentos. A partir deste momento, já começa a invasão do seu psíquico. Através dos sentidos, mesmo que inconscientemente, percebe o meio e capta as suas imagens, ruídos, movimentos e comportamentos; embora não abstraia e não elabore.
Está começando a aprender, pois isto lhe é inerente potencialmente. Mas as primeiras recordações conscientes no futuro,  só remontarão, de forma fragmentada,  ao terceiro  ano de existência em diante..  Quando o indivíduo tenta recordar-se de
eventos  longínquos,  recolhe uma imagem fugaz, uma impressão,  rostos mais
ou menos nítidos surgem quando evoca-se a  primeira juventude. No entanto, tudo o que se viveu no passado reveste-se de uma importância primordial. Na verdade,
mesmo sem  gostar de regressar ao passado,o indivíduo  é o produto desse passado.
Está impregnado e foi modelado por todos os atos, idéias, emoções, pensamentos emitidos e
recebidos desde o momento em que, vindo do ventre materno, viu a luz pela  primeira vez.
Inconscientemente, nem que seja através da luz, do odor, do contato das mãos do obstetra,
da  enfermeira  para as mão da qual passou  até chegar finalmente aos braços de sua
genitora todas essas impressões estão profundamente enraizadas dentro dele,  apesar de não ter delas qualquer recordação consciente. Foi cientificamente provado que os micróbios provenientes das pessoas à sua volta penetram no organismo, em particular no tubo digestivo, desde o instante em que nasce.
O seu condicionamento psíquico começa com a educação familiar, continua na vida escolar, profissional e sócio-cultural e na interação com o meio, que o circunscreve. Processos estes que vão inculcando na sua mente, comportamentos e procedimentos, de como  deve: andar, pensar, falar, vestir-se, alimentar-se, higienizar-se, trabalhar, respeitar, acatar, de forma convencional-moral e eticamente correta. Construindo princípios e valores sociais. Isto acaba marcando-o profundamente e forjando a sua personalidade, com idéias falsas que armazena desde o seu nascimento.
Este condicionamento, bem intencionado, acaba criando em cada indivíduo dois Eus. O Eu autêntico o  agente da sua história e o Eu gerado pelo condicionamento acima referido, o qual tem que satisfazer às posturas e normas convencionadas socialmente. Ocasionando uma deformação psíquica da pessoa em beneficio da sua personalidade. Passando de agente para a condição de agido moldado, perdendo o direito de agir de acordo com a sua real  vontade. Com o decorrer do tempo, esta programação  é de tal maneira inconsciente, que agimos estando persuadidos de estarmos aplicando as melhores soluções, enquanto que elas são apenas o resultado da deformação de nosso espírito.
O quadro catastrófico atual da humanidade atesta o que afirmamos. Existe alguém que pode afirmar sinceramente ser de fato feliz?
Personalidade significa etimologicamente: “aquilo que não é”, ou seja, como cada individuo se apresenta e é visto socialmente; logo o Eu condicionado e convencional; não o Eu autêntico e verdadeiro, que tende para o êxito e para o sucesso pessoais .
O Indivíduo depende de critérios étnicos, religiosos, sociais e filosóficos, próprios do seu país, da sua cultura, da sociedade onde vive, do seu continente e da   sua época. 
Todos os eventos que ocorreram desde  antes do nascimento do indivíduo, visto
terem igualmente condicionado seus pais, avós, antepassados  influenciam o seu espírito, seu corpo;   assim, a pessoa  é resultado de diferentes fatores, entre os quais o regime
político sob o qual nasceu e sob o qual atualmente vive, o fato de ter vivido em tempos de guerra ou de paz, de lutas sociais. A sua personalidade é em função de suas idéias, de seu empenho, de seus ensinamentos, de suas palavras ou de suas ações. Da mesma maneira, o seu meio profissional, a sua escolaridade, o seu conhecimento também exercem uma influência sobre ele.     
Resumindo, este conjunto de fatores tem repercussões sobre ele e sobre o seu
entorno e, por sua vez, suas reações condicionam a sua atitude e o seu estado de espírito; numa ininterrupta cadeia de causas e conseqüências que, por sua vez, se tornam causas de outras conseqüências.  O nosso percurso terrestre é uma sequência sem fim que,  não cessa no momento de nossa morte física, mas se  perpetuará ao longo
de outra vida,  dependendo do grau de qualidade alcançado nesta existência secular.
Ao nascer o indivíduo vem com um capital energético e deve evitar perder energia vital.
A perda de energia vital ocorre, dentre outras causas por: fadiga, doença, alimentação incorreta, emoções negativas, excessos e similares. Toda a energia descompensada tem que ser reposta.
A maneira como o individuo vê as coisas, como pensa, fala e age é o reflexo de sua personalidade profunda.  Conforme tenha sido programado positiva ou negativamente, maior ou menor será sua confiança em si mesmo e mais ou menos apto estará para reagir aos acontecimentos.
O indivíduo sofre um processo denominado de prisão psíquica, em função de condicionantes  externas a ele; decorrente disto, encontra dificuldade para tomar decsião, ter atitude, dar passos para frente, em direção
à transformação; reconhecendo os seus  defeitos e qualidades, forças e fraquezas, como base de mudança.
O indivíduo é atraído muito mais por imagens, do que por idéias. Ninguém motiva ninguém, porque a motivação é pessoal. Ninguém ensina ninguém, apenas media o conhecimento. A subjetividade é de conhecimento exclusivo da cada indivíduo.
“A existência consiste em aprender a apreender; aprender a desapreender e reapreender. (EM)”




 





 


sexta-feira, 22 de abril de 2011

SEQUÊNCIA RESOLUTIVA DE PROBLEMAS


SEQUÊNCIA RESOLUTIVA DE  PROBLEMAS
Por Ernídio Migliorini  Email:ernidio@hotmail.com BLOG DO ERNÍDIO MIGLIORINI

Qualquer tipo de problema, impasse, entrave, dificuldade ou similar; de caráter pessoal, profissional, emocional, matemático, enfim todos; para a sua efetiva e desejada resolutividade, impõe a execução cronológica dos seguintes passos:
1.PROBLEMA A SER RESOLVIDO. Todo o problema tem solução; mais ou menos difícil, mas tem.
2.INTERPRETAÇÃO DO PROBLEMA: começando pela admissão da sua existência; análise dos seus componentes e compreensão das suas causas e efeitos. É o fator mais importante e decisivo deste processo. Qualquer falha de interpretação, impedirá que se chegue a uma conclusão verdade.
3.EQUACIONAMENTO DO PROBLEMA: são as múltiplas formas, modos, maneiras e fórmulas pensadas e idealizadas de como pode-se resolver o problema, factível, viável e realístico-eficazmente; em todos os seus detalhes metodológicos e tecnológicos.
        4.RESOLUÇÃO DO PROBLEMA: é a atitude, a ação concreta para resolver o problema; utilizando e aplicando os recursos disponíveis e necessários, meios e cálculos para soluciona-lo, de modo eficiente, eficaz e efetivo.
5.SOLUÇÃO DO PROBLEMA: é a resposta, a raiz, a verdade, o desaparecimento problema em si. Acaba acontecendo de forma natural, decorrente da observação correta e do emprego adequado, do ferramental proposto por esta seqüência resolutiva lógica, racional e cientificamente comprovada.
”Desvie o foco do tamanho do problema; focalize cada passo capaz de  resolvê-lo e, de repente o problema desaparecerá. Os empreendimentos de sucesso, começaram  por uma primeira decisão acertada e adequada à sua intencionalidade.(EM)”   
     

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ETIMOLOGIA, SEMÂNTICA E VERNÁCULO





ETIMOLOGIA, SEMÂNTICA E VERNÁCULO
Por Ernídio Migliorinio

ETIMOLOGIA: Estudo da origem dos termos que tornam-se palavras.Origem filológica.
SEMÂNTICA: Estudo das mudanças sofridas pelas palavras, no tempo e no espaço. Arte da significação.
VERNÁCULO: Linguagem pura, correta, genuína, isenta de estrangeirismos, na fala e na escrita. Escravo nascido na casa do Senhor, doméstico, próprio do país.
ETIMOLOGIA GERAL E BÍBLICA
A
A=negação
Ab=afastar, retirar, separar
Abadom=destruição, morte
Arquiteto=maior, principal construtor
Arquitetura=primeira construção
Abba=pai
Aracno=aranha
Esclerose=duro
Asbesto=imortal
Asilo=privação
        Áster=estrela
Asteróide=estrela semelhante
Abel=sopro, filho
Abi=pai
Aula=palácio, corte
Auto=ele por si
Abias=meu pai é Javé
Abiel=Deus é meu pai
Abimeleque=Pai rei
Abiseque=pai se maravilhou
Abismo=vazio, caos
Abrão=pai exaltado
Abs=abstinência, separação, privação
Absalão=pai da paz
Absinto=erva tóxica e amarga
Acã=perturbador
Acabe=irmão do pai
Acadiano=língua semita na Assíria
Automatus=movido por vontade própria
Aceldama=campo de sangue
Aço=campo de choro
Ad=aproximação no tempo e no espaço, direção
Autonomia=a própria lei
Autópsia=próprio rosto
Axioma=ajustado
Antaracis=carvão
Arcebispo=primeiro supervisor
Arché=origem
Ada=alegre, reunião, coleção, multidão
Análise=de cada um relativo ao todo
Anfíbio=duas vidas
Adamah=terra, solo, adam
Adão=homem, ser vermelho
Adikia=injustiça
Analogia=segundo à razão
Ado= formado, acabado, terminado
Anarquia=sem governo
Anátema=maldição
Adonai=Jeová
Adriel=Deus é o meu socorro
Aeros=ar
Arque=antigo, arcaico
Anatomia=seccionar
Andrógeno=homem mais gens
Agapao=amor perfeito
Agar=serei edificado
Andrologia=estudo do homem macho
Agente=ente que atua, opera, obra
Agostinho=espírito iluminado
Agri/agros=campo
Anemia=diminuição da concentração
Águas=povos, multidões
Anemo=vento
Ajelé-hassar=corça da manhã
Al tashcheth=não destruas
Alamoth=virgem
Aneurisma=dilatação
Apóstrofo=elisão, supressão
Apostasia=estar longe
Aristocracia=poder dos melhores
Aritmética=números
Aroma=perfume
Albardar=aparelho de montaria
Alberto=nobre, esclarecido
Alegre=ameno
Angiosperma=semente escondida
Aleivosia=traição
Agonia=luta
Alfredo=pacífico
Algia=traição
Agora=mercado
Alegoria=outro
Alfabetizar=construção da gramática
Alice=nobreza
Aliós=outro
Alma=sopro, psique
Álgebra=generalização conceitual
Amyg=incerto
Alom-baate=carvalho de pranto
Alter=outro
Alo=outro
Alotropia=outra maneira
Altercar=polemizar, assustar
Aluno=aquele que não tem luz
Álvaro=resplandecente
Alzira=flor
Amazonas=sem seios
Ametista=não intoxicar
Ambi=ambíguo
Ana=inversão, graciosa
Ambrosio=imortal, divino
Amém=assim seja, verdade, certamente
Arquipélago=mar chefe
Arqueologia=estudo do antigo
Anônimo=aquele que não assina
Anorexia=não tem apetite
Amorreus=Síria, Irã, Palestina
Amós=sobrecarregado
Academia=longe, fora DO POVO
Acampe=rígido
Analuo=voltando
Acaresia=sem graça
Anaquim=pescoço comprido
Anátema=amaldiçoado
Anatrophe=vida passada
Anaw=manso
Acrobacia=atitude no alto
Anawah=humildade
Acústica=ouvir
Anciãos=primícias dos redimidos da terra
Ando=em andamento para terminar na frente
André=varonil, esforçado
Angeion=recipiente de óleo
Animal=animado
Aeróbio=ar+vida
África=sem frio
Acro=extremo
Acron=alto
Anjo=mensageiro
Anomia=violação da lei
Aerodinâmica=movimento do ar
Anothen=de cima
Antropo=homem, humano
Anuria=nãp urina
Ante=antes, pré
Antologia=coleção de flores
Anti=afastamento, contra
Antitético=oposição entre duas palavras
Anudiom=lugar seco, deserto
Ap=separado, longe de
Aphesis=perdão
Apócrifo=oculto
Apokalypsis=revelação
Apostasia=revolta, reversão
Apostolo=aquele que vem após do que veio primeiro, embaixador, enviado, mensageiro
Apto=não pode ser tocado ou vencido
Antipatia=contra paixão
Árabe=claro, clareza
Aramaico=língua semítica palestina
Arão=esclarecido, inteligente
Anônimo=nome não conhecido
        Antagonista=lutador contra
Anticrese=uso contrário
Antídoto=dar contra
Antinomia=lei contraditória
Araúna=livre, nobre
Arbori=árvore
Arca=barca. Abrigo. Vasilhame
Arcanjo=o maior mensageiro
Arché=governo, arquia
Arco=êxito n guerra contra o mal
Areópago=colina de ares
Ariel=leão de Deus
Ário=arianismo; não existe Trindade
Aristo=nobre, melhor
Aristocrata=nobre
Armagedom=monte, vale do megido
Arqui=comandante, chefe, maioral, principal
As=do lado de cá
Asah=fez
Asas=velocidade
Aser=feliz, bendito
Asera=tendas
Asherah=deusa felicidade
Asherim=árvore sagrada
Asotos=dissoluto, esbanjador
Asphales=seguro, certo
Ateísmo=nega a existência de Deus
Atmosfera=ar, vapor em esfera
Atleta=combate por um prêmio
Auri=ouro
Automalt=automaticamente
Autonomia=faz a lei por si mesmo
Autos=de si mesmo, próprio
Awon=iniqüidade, deformidade
Azeite=Espírito Santo

B
Baal=deus semita
Babel=porta de Deus, confusão
Blema=cicatriz
Balaão=engolir, idolatria
Baltazar=Deus proteja a vida
Bará=criou
Baraque=relâmpago
Barnabé=filho da exortação
Bartolomeu=filho de talmai
Basamistais=carcereiro, torturador
Baseleia=reino de Deus
Basílio=rei
Batismo=submergido, cobrir, sepultar
Bato=40 litros
Be=casa
Beca=metade
Beer=fonte, cisterna
Beerote-bene-Jaacã=poços filho jacã
Beer-seba=poço do juramento
Belém=casa de pão
Bactéria=pequeno bastão
Bárbaro=não grego
Baro=peso
Basílica=grande espaço coberto
Belial=aquele que engole, sem mérito
Bibliografia=registro de livros
Biografia=história da vida
Biologia=estudo da vida
Belsazar=bel protege o seu reinado
Bem=filho
Bem-ami=filho do meu parente
Benjamim=filho da felicidade, ditoso, da minha destra
Benôni=filho da minha tristeza
Beraca=louvor, benção
Bernardo=forte como um urso
Bersabóia=poço do juramento
Berseba=fonte de setembro
Besta=fera, reino, governo, poder
Betânia=cidade das tâmaras
Bete equede=casa de tosquia
Betel=casa de Deus
Bete-le-abra=casa de pó
Betesda=casa de misericórdia
Betfagé=lugar dos figos
Betsaida=cãs de pescaria
Beulá=casada
Blasfêmia=prejudicar a reputação
Bomba=bum
Botânica=erva
Bronquite=traquea
Bíblia=livros, cânon
Biblion=livros
Bios=vida
Bispo=superintendente
Boaz=nele está a força
Bode/bede=glória
Boquim=pranteadores
Borlas=franjas
Boros=pressão
Brama=alto
Branco=pureza

C
Cabeça=dirigente, governante
Caftor=Creta
Cacofonia=mau som
Caligrafia=escrever bonito
Caim=aquisição
Caldeu=sábio, doutor
Calí=belo
Caos=desordem
Cárdia=coração
Cálice=medida completa de bem ou mal
Camila=mensageira
Cronos=tempo
Cânon=regra geral, padrão, norma
Cosmos=disciplina
Crise=julgo, decido
Cantos=4 pontos cardeais
Crisma=ungir
Criso=ouro
Carta=papel
Crônica=tempo e narração
Casamento de Salomão=filha de Psabonet II, 21ª dinastia a penúltima
Cata=movimento de cima para baixo
Cavalo=batalha, luta
Céfalo/cefali=cabeça
Ceifa=fim dos tempos
Cem libras=35 kg
Cetro=bastão do rei
Charis=graças, tarefas
Chatak=determinado, decretado
Chave de Davi=poder para abrir e fechar
Chaves=controle, jurisdição
Chazon=toda a visão
Croma=cores
Cheiropeietois=construído por humanos
Catálogo=registro e número
Ca\tapultar=contra lançar
Chesed=bondade
Catarse=purificação
Chifre=poder, reino, força, rei
Catástrofe=acabar, subverter
Categoria=acusação, atributo
Chora=volume
Chrestiani=cristãos
Chrestos=bondoso
Cateter=abaixo, fazer entrar
Católico=universal
Cemitério=dormir
Cerâmica=argila
Chipre=cobre
Cinema=movimento
Cisma=dividir
Christos=Cristo
Chronos=tempo
Cida=que mata
Cidadão=político
Cinto de ouro=realeza
Circum=ao rdor
Cirurgia=trabalho de mão
Cirilo=pequeno senhor
Clepto=furto
Clotilde=grande mercê
Colírio=discernimento
Comer o livro=assimilar a mensagem
Coreógrafo=escreve canção
Compraz=agrada, gosta
Coorte=600 soldados
Cordélia=de bom coração
Corina=donzela
Coro=10 batos
Coroa=vitória, realeza
Corpo=soma
Cósmico=tudo, estrutural, universo
Côvado=45 cm
Cracia=governo
Crime=condenação
Cusã=aquele das duas maldades


D
Dã=julgou
Drama=ação
Dagom=deus filisteu
Drapeto=fugido
Daniel=Deus é meu juiz
Dárico=8,5 g, moeda persa
Datilografo=um dedo da mão ou do pé
Davi=amado
Débora=abelha
Deca=dez
Dromo=caminho
Dinam=força
Dedikaiomenos=justificado
Demo=povo
Diáspora=dispersão
Denário=um dia de trabalho
Dente=dentro do ente
Diástole=dilatar
Didática=arte de ensinar
Dus=difícil
Derma=pele
Dês/dis=negação
Descendente=nasce depois
Descobertas=queimadas
Deserto=pouco habitado
Demográfico=gráfico do povo
Desordem=atacável
Dinossauro=grande lagarto
Destra=direita
Detratar=difamar
Deus=forte, poderoso
Deuteronômio=segunda lei
Democracia=governo do povo
Demografia=estudo da população
Di=dois
Dia=dois, díade, duas faces
Diácono=ajudante, servo
Diagnóstico=discernimento
Dia profético=um ano
Dia do Senhor=sábado
Dialética=argumento interativo
Diálogo=conversa, dois falando
Diaballomai=injuriado
Dialektos=idioma
Diaresso=cavar, quebrar
Didáskalos=aquele que ensina
Didracma=dois denários
Dikaiosune=justiça
Diligência=zelo, cuidado
Diná=julgada
Dissoluto=devasso, corrupto
Dissolvido=parejado
Divindade=domínio
Doença=ente acometido de dores
Dómino=Deus
Dorcas=gazela
Doyleyo/doulos=escravo
Doxologia=forma litúrgica de louvor ritmado
Dragão=satanás
Dromos=corrida
Duas Testemunhas=antigo e novo Testamento
Dumanis=dinamite,  poder dinâmico

E
Ebenezer=pedra de ajuda
Ec=para fora
Eutanásia=morte boa
Exegese=ex por , guiar, dissertação para interpretação
Echad=único(lê-se errad), unidade
Exorcismo=ato de fazer jurar
Exótico=fora de
Eclesiastes=fala na assembléia
Eco=casa, meio
Éden=estepe, delícias
Eder=rebanho
Edom=ruivo, vermelho, esmorecido
Educação=educere, tirar de dentro
Efa=37 a 40  litros
Éfode de linho=cobria os rins
Efraim/efrata=frutífero
Egito=ateísmo/terra abaixo do Egeu
Estalo=parado
Eglom=bezerrp
Eirene=paz, bem estar, integridade
Ekeino=ele
Eklesia=assembléia
El Olan/Elah/Eloah=Deus Eterno
El Roi=Deus que vê
El-Eloé-Israel=Deus de Israel
Eleutheros=liberdade
Elias=Jeová é meu Deus
Elisa/Eliseu=Deus é Salvador
Elohim=divindade, deuses
El-Sadai/Shaddai=Todo Poderoso
Ema/emaus=junto, conosco
Emanuel=Deus conosco
Emiliano=de boa conduta
Em=interioridade
Eclipse=desvanecer
Ecologia=estudo da casa
Endo=para dentro, interior
Economia=administração da casa
Ecumenismo=toda a terra habitada
Enéias=louvável
Edema=tumor
Enfadar=aborrecer, enfastiar
Efeméride=de cada dia
Enfatuado=vaidoso, arrogante
Engkrateia=auto controle
Ego=eu
Eucarestia=reconhecimento, gratidão
Enoque=instruído, dedicado
Europa=face larga
Ente=aquele que nasceu e dura
Eletron=transporta cargas
Entidade=nascida de entes e dura
Época=período
Eguino=espinho
Enxárcias=guarnecimento dos navios a vela
Ergonomia=trabalho, lei
Erotismo=amor sensual
Enxofre=sólido amarelo inflamável
Escatologia=último estudo
Escola=lugar de ócio
Esfinge=estrangular
Epafrodito=gracioso
Estereotipo=tipo sólido
Ephimote=amordaçado
Estética=percepção, sensação
Epi=acima, sobre
Estatégia=general
Éter=queimar
Ética=adequado
Etiópia=queimar o rosto
Etnia/ethnos=povo, raça
Eucalipto=bem coberto
Epikaleo=clamor, chamar
Epistemologia=estudo da natureza, origem e limite do conhecimento
Equador=linha imaginária horizontal N/S, hemisférios
Elogia=boa palavra
Enciclopédia=conhecimento geral
Eran=amor sensual
Endoscopia=examina dentro
Erasmo=digno de amor
Energia=trabalho
Ereb bager=tarde e manhã
Eos=aurora
Entomo=inseto
Esaú=peludo
Entusiasmo=pessoa com Deus dentro de si
Escamento=castigo, punição
Epidemia=sobre o povo
Epígrafe=inscrição
Epílogo=sobre a palavra
Eschatos=último no tempo e no espaço
Epitáfio=sobre a tumba
Escol=cacho de uva
Escriba=copista, doutor da lei
Esdras=ajuda
Esev hassadhe=erva do campo
Espada=morte
Espada de dois gumes=Palavra de Deus
Espevitar=manter lâmpadas acesas
Espevitadeira=tesoura cortar pavios
Esposa=dama, igreja
Essênios=puros
Estádio=12 km
Estarotes=deuses semitas
Estáter=2 didracmas
Ester=estrela
Estevão=coroa da vitória
Estóico=solidário com a dor alheia
Estrada real=rota comercial Acaba-Damasco
Estrela da alva=Jesus(estrela da manhã)
Estrelas=anjos
Eterno=que não está perto
Euclides=ilustre
Eufrates=doce, fértil, frutífero
Eutico=feliz
Eva=mãe da vida
Evaristo=melhor de todos
Ex/exo=para fora
Exercício=esquema
Êxodo=saída
Exousia=autoridade
Extra=fora de
Ezequiel=Deus fortalecerá

F
Fósforo=fonte de luz
Fonologia=estudo da voz
Fotografia=desenhar com luz
Fago/fagia=que come
Falso profeta=protestantismo apóstata
Fobia=medo
Filia=amizade
Física=natureza
Fisiologia=estudo da natureza
Fitoterapia=tratamento com plantas
Fanuel=face de Deus
Farés=brecha
Fantasia=representação
Fantasma=visão
Fariseu=separatista
Fenícia=terra das palmeiras
Fênix=ave que nasce do cadáver pai ou mãe/cinzas
Filactérios=tiras de couro
Filéio=amor, amizade
Filipe=amador de cavalos
Filogênese=começo de muitos
Faréio=grande casa
Fármaco=veneno, droga
Fenômeno=observável
Fone=voz, som
Força=tração
Forme=forma
Fornicação=união da igreja com o mundo
Francisco=pequeno francês
Frater=irmão
Frederico=pacífico


G
Gastronomia=lei do estomago
Gênese=geração
Genética=fazer nascer
Genocídio=grande quantidade assassinada
Geologia=estudo da Terra
Geometria=medidas da Terra
Ginásio=lugar para ginástica
Gabriel=a fortaleza de Deus
Ginástica=arte de exercitar o corpo
Gad=acometer
Glaucoma=derivado do verde
Gade=fortuna
Gnose/gnostos=conhecer
Gadosh=santo, separado
Gramática=arte de ler e escrever
Gal eed=monte das pedras de testemunho
Gravidez=pesado
Galileia=argola, circulo
Gamaliel=recompensa de Deus
Gamos=casamento
Gaster=estômago
Gregório=vigilante
Gate=lagar
Geah=orgulho, arrogância
Geba=colina
Gedalias=Jeová é grande
Gehenna=inferno
Gegemeka=gerado
Ge-harasim=vale dos artífices
General=estrategista
Gênesis=origem
Gogia=acima
Grécia=terra de luz
Genoveva=face pálida
Gentios=tardios, nações
Geo=Terra
Gera=grão
Geração=aqueles gerados numa mesma época
Gervásio=arma de guerra
Gestapo=Geheimo Staats Polizei(polícia secreta do estado)
Getsêmani=lugar de aleito
Gião=fonte externa captada pelo canal de Siloé
Gibeate-haaralote=monte de prepúcios
Grama=escrever
Gideão=abatedor
Gesia=dor
Gigantes=anaque, enaque, anaquis, emins, refains, zanzumins, zuzins
Gilgal=revolvimento
Giom=pecado, turbulência das águas
Gono=órgão da reprodução
GMT=Greenwich Meridian Time
Gnoticismo=ensino heréti
Gogue/magogue=extremidades
Graça=caridade
Grapheim=escrever
Grymnos=nu
Guerra=polêmica
Guru=escuridão=aquele que liberta
Gyne/gynakós=mulher

H
Hamartia=pecado, desviar-se
Heresia=capacidade de escolher
Hermafrodita=dois sexos
Hamate=fortaleza
Herói=superador, protagonista
Hamona=multidão
Heterodoxo=diferente
Harozet=passos
Heurística=descobrir
Hattat=errar o alvo, perder objetivo
Hidráulica=condução da água
Hierarquia=distribuição ordenada dos poderes
Havote=aldeia
Higiene=prática de grandes benefícios
Hazael=contemplado por Deus
Hiper=acima/excesso
Hebdomekontakis=setenta vezes
Hipno=dormir
Hefsiba=meu prazer está nela
Hipo=abaixo
Helcate-hazurim=campo de facas agudas
Harmonia=proporcional, belo
Hecatombe=sacrifícios de cem bois
Helenista=não grego que fala grego
Helicóptero=asa espiral
Hemi=metade
Hemorragia=romper sangue
Hemom=santuário
Hemisfério=esfera do meio
Heresia=seita
Hipocrisia=representação/ator de teatro
Hetaire=companheiro
Hipódromo=corrida de cavalos
Hetairos=sonolência, relacionamento distante
Hipopótamo=cavalo da água
Histeria=matriz
Heteros=diferente, desigual
História=investigação
Hilasmos=expiação, propiciação
Holismo/holistica=todo
Him=7 litros
Holocausto=todo queimado
Homeopatia=doença semelhante
Homônimo=nome semelhante
Hippos=cavalo
Horizonte=limite
Hissopo=plana medicinal para aspergir
Hômer=405 litros
Homos=semelhante
Horma=entregue à destruição
Hades=mundo inferior
Hosana=salva-nos te pedimos
Hypostasis=confiança, certezaHydrios=água

I
Icabô=não há glória
Idiota=homem privado
Ich=homem
Idolatria=culto de imagem
Ícone/icono=imagem
Ironia=contrário
Idioma=dialeto
Iso=igual
Itália=louro
Igni=fogo
Iconoclasta=quebrador de ícones
Iconografia=escrita da imagem
In=interior
Incenso=orações aceitas, aroma agradável
Incomparável=sem par
Idéia=imagem
Incorpóreo=sem soma
Indo=em movimento
Inefável=que não foi feito
Inês=pura como cordeiro
Infinito=expectativa
Inspiratio=inspirado
Inter=interceder
Ideologia=estudo das idéias
Intra=dentro
Invisível=que não se pode aferir
Irene=paz
Irineu=pacífico
Is=acabou
Isaque=ela riu, risada
Isidoro=presente divino
Ismael=Deus ouve
Israel=aquele que luta com Deus
Issacar=trabalhador contratado, galardão
Ito=já estabelecido

J
Jacó=suplantador, leva vantagem
Jah=Jeová
Jair=ele ilumina
Jarretar=cortar parte traseira da articulação animal
Jathak=cortar, separar, decretar
Jedidias=amado do Senhor
Jegar-saaduta/galeede=montão de testemunhas
Jeová=Senhor está presente
Jeová-El-Molá=Deus que recompensa
Jeová-Macadeshem=Deus nos santifica
Jeová-Nakeo=Deus destrói o mal
Jeová-nissi=Senhor aminha bandeira
Jeová-Raá=Senhor é meu Pastor
Jeová-shalom=Deus da paz
Jeová-sikenu=Deus justiça nossa
Jeremias=Jeová rejeita o exaltado
Jericó=cidade da palmeiras
Jerusalém=cidade de paz
Jesurum=reto
Jesus=Deus é a salvação
Jeudi=judeu
Jezabel=porta dos deuses, prostituição
Jó=onde está o meu Pai?
João=Jeová é gracioso
Joaquim=exaltado de Deus
Joel=Jeová é Deus
Jonas=pombo
Jônatas=dado por Deus
Jonath elem rechkim=pomba emudecida em terra distante
Joquebede=Javé é glória
Jornaleiro=diarista
Josafá=Javé julgou
José=aumentador, acrescente
Josias=Jeová sara
Josué=o Senhor é a salvação
Jovem=novidade
Judá=louvado
Judas=filho da perfeição
Judite=judia
Jugo=madeira para prender dois animais juntos
Justa=posição ao lado de


K
Kakós=mau
Kilo=milhar
Kosmos=harmônico e ordenado, universo
Karpós=fruto
Katalyma=sala, casa
Katdep=ligou com as alturas
Kenósis=ele se esvaziou
Kethybhim=salmos, escritos
Kikayon=abobreira
Kometrerion=cemitério
Kratesas autoneapningen=agarra e sufoca
Kratos=poder físico
Kubemezis=capitão, piloto, governo

L
Labão=branco
Litos=pedra
Lagar=tanque para espremer frutos
Lahai-Roi=ao vivo, que me vê
Lexia/logos=palavra
Laicus=leigo
Laikós/laos=povo
Lâmpada=Palavra de Deus
Latria=adoração um só Deus
Liturgia=serviço público religioso
Lauro=cabelos louros
Logaritmo=proporção numérica
Lázaro=Deus ampara
Lógica=regra do bem pensar
Leb=coração
Leônidas=filho de leão
Leonor=luz do sol
Lepta=magra
Lepto=moeda insignificante
Levi=unido
Levitico=leis
Lilite=diaba babilônica
Litua=340 g
Logia=estudo
Losna=dor, amargura
Ludi=jogo

M
Maanaim=dois exércitos
Mabel=amável
Madalena=cabelos penteados, cidade das torres
Mãe=madre, matriz
Mafalda=combate com energia
Magistrados=pretores
Magor-missabibe=terror por todos os lados
Mnésia=lembrança
Maiara=senhora
Morfo/morpho=forma
Macarrão=pasta, massa
Mais=maiores meios
Macro/makro=grande
Malta=mel
Makários=feliz
Maratona=a mais longa e difícil
Mania=loucura é
Martírio=cavidade, vale aberto
Mal=estragar, despedaçar
Matemática=apreciador do conhecimento, aprendizagem
Malaquias=meu mensageiro
Maluf=obeso
Melodia=credencia para cantar
Melodrama=drama, canto
Malvina=chefe cortez, disputa
Metabolismo=mudança
Metafísico=além da natureza
Meta=além, limite
Mammonas=riquezas
Metáfora=transposição
Maná=que é isto, pão do céu
Metamorfose/metamorféo=transformação
Manasses=isto é que faz esquecer
Metástase=mudança de lugar
Meteoro=caminho para chegar a fim
Manoa=lugar de repouso
Metrométron=medida
Mar=povos, nações, línguas
Metrópole=cidade
Mar’eh=visão
Mito=lenda, entidades divinas
Maranatha=Nosso Senhor Vem
Marca=selo, sinal
Marcelo=proveniente de Marte
Meter/mater=mãe, ventre
Micro/mikros=pequeno
Mistério=enigma
Misticismo=nos mistérios de eliusimian
Mímica=imitação
Márcia=deus de Marte
Mosteiro=sozinho
Museu=local destinado às musas
Marcos=grande orador
Música= arte das musas
Margarete=pérola
Mônaco=sozinho, por si mesmo
Maria Estela=Senhora estrela
Monarca=único governante
Maria Helena=senhora da luz
Monogamia=único casamento
Maria=senhora, soberana
Monografia=estudo de um só assunto
Monologo=palavra de um só
Maria Alice=senhora que não  mente
Monopólio=um só vende
Monoteísmo=crença num só Deus
Marie=mariam
Monótono=tom único
Marta=dona de casa
Morfeu=que forma moeda
Masa=tirar
Mosaico=próprio das musas
Mashiah=ungido, sumo sacerdote
Maskil=salmo didático
Massa=provação
Mateus=dádiva de Deus
Matias=dom de Deus
Matusalém=quando ele morrer virá
Mauro=mouro da Maritânia, moreno
Medida=metro
Medida de farinha=12 l
Melaine=de pele escura
Melissa=mel
Melquisedeque=rei de justiça
Mene=contado
Menorald=candelabro
Merataim=dupla rebelião
Meribá=contenda
Meridianos=linhas semicirculares cruzam paralelos
Mesopotâmia=entre rios
Messias=ungido, Cristo
Metanoia=arrependimento
Metreta=40 l
Michele=sábia, soberana
Miguel=o que é como Deus
Milena=amorosa
Milton=rubro, vermelho
Mina=100 dracmas, 100 denários
Miquéias=quem é semelhante a Deus?
Miranda=mulher admirável
Mirela=sábia
Mirrado=ressequido, murcho
Misericórdia=sua miséria comove o meu coração
Mitspa=perto de observação
Mizraim=egípcios
MOabe=saído do pai
Moacir=que faz sofrer
Modesto=moderado
Módulo=unidade de medida
Moeda de prata=4 denários
Musa=9 deusas das artes, inspiradoras da poesia
Moisés=tirado das águas
Momom=riquezas
Mônica=solitária
Monos=um só
Montes=poder político
Mota=monte de terra
Movimento de rotação  da Terra=1667 km/h: 23h 56’
Movimento de translação da Terra=106.920 km/h: 365d 5h 48’
Mudo=sem som
Mulher=ichá, igreja
Multi=muitos
Murilo=pequeno muro
Mystazo=ficaram com sono
Mysteron=mistério
Mutelabem=morte do filho

N
Naamã=agradável
Nesia=ilha
Narcótico=estupor, sono
Naba=profetizar
Necro=morto
Neologismo=novo estudo
Nabi=mestre, porta voz
Nabucodonozor=nebo defende a baliza
Neurose=nervo doente
Noosfea=esfera do pensamento humano
Nádia=espírito de luz
Nostalgia=desejo de voltar para casa
Naftali=grandes lutas
Nata=presente de Deus
Natália=do nascimento
Natanael=dádiva de Deus
Naum=rico em conforto
Nazaré=guarda, sentinela
Nazireu=separado, consagrado
Nebhi-im=profetas
Necio=ignorante
Nelson=filho e campeão
Neo=novo
Nephesh=cadáver
Nergal=deus guerreiro
Nauta=marinheiro
Neuron=nervo
Neustã=pedaço de bronze
Nicolau=povo vitorioso
Nihilo ex=de nada
Nistaq=purificado, restaurado
Noé=descanso
Noemi=agradável
Nomos=lei
Nous=mente
Nudinald=leis de tradição judaica

O
Obede=servo
Oceano=rio que rodeia a Terra
Obliterar=fazer desaparecer aos poucos
Odisséia=regresso
Odonto=dente
Oftalmos=olhos
Obra=prática
Ocul=olho
Ok=olá kala, tudo bem
Odorico=proprietário
Oficiais=eunucos
Olavo=sobrevivente
Oligofrenia=pouco espírito
Onírico=que sonha
Onomástica=que dá nome
Ontologia=conhecimento do ser
Ornito=pássaros
Ortodoxia=doutrina correta
Olga=santa, sagrada
Olhos chamejantes=onisciência
Omã=araúna
Omar=supremo, riqueza
Onto=ente, individuo, ser
Ontogênese=ente mais começo, origem
Ortografia=escrita correta
Onyma=nome
Osteoporose=poros no osso
Oxigênio=formação de ácido
Opróbrio=desonra
Orlando=do pais famoso
Orto=correto, direito
Ortogonal=forma ângulos
Oscar=lança de Deus
Osvaldo=por Deus
Otávio=oitavo filho

P
Perífrase=falar ao redor
Perímetro=medida do redor
Período=em torno do caminho
Pêtra=pedra
Petróleo=óleo da pedra
Plâncton=errante
Pan=tudo, por tudo
Panteísmo=Deus está em tudo
Para=proximidade
Polis=cidade
Palestra=lutar
Parábola=coisas lado a lado, eqüidistante do foco
Paleolítico=pedra antiga
Paracleto=advogado
Palestina=filisteu
Panacéia=remédio para tudo
Paraíso=jardim. Mata dos reis
Pandemia=todo o povo
Pangéia=toda a terra
Paralelos=linhas circulares volta globo
Panorama=toda a vista
Paraptoma=deslize, falha, queda
Pantocratos=todo poderoso, onipotente
Paquiderme=pele grossa
Peri=em torno
Parthenos=virgem
Parokoe=deixar de ouvir
Patético=que dá pena
Parousia=aparecimento de Jesus
Pathos=excesso, paixão, sofrimento
Parrehesia=coragem, confiança
Prentese=inserção
Patologia=estudo da doença
Patrimônio=lei do pai
Patriarca=Pai máximo
Páscoa=passar por cima
Pedagogia=condução da criança
Pedo=criança
Protagonista=primeiro a falar
Paradoxo=opinião oposta
Pedofilia=amizade com criança
Pepsi=digestão
Periferia=tudo que está ao redor
Paulo=pequeno
Pleros=asas
Pleuro=lado
Plutocarcia=poder da riqueza
Pecode=castigo
Plástico=adaptável
Pneuma=vento
Pege=fonte
Pentecostes=50 tempos
Poeta=aquele que faz
Poliandria=vários homens
Polifonia=várias vozes
Perdão=levantar e carregar
Protocolo=preparar primeiro
Pérez=rotura
Protoplasma=primeiro plasma
Perishut=fariseu
Pseudônimo=nome falso
Pés de bronze=estabilidade, solidez
Polissemia=muitas significações
Pesha=violação deliberada de norma
Politeísmo=crença em vários deuses
Petra=rocha grande
Política=procedimentos da cidade
Pragmatismo=ação
Petros=pedra pequena
Pregar=fazer proclamação
Phago=cama
Presbítero=ancião
Philos=amigo
Problema=situação difícil
Phobos=medo
Psicanálise=dissolução da alma
Psicodélico=mente sensorial
Psicologia=estudo da alma
Psique=si mesmo
Polinésia=várias ilhas
Polis=cidade
Phoné=som de voz
Pisom=água da vida, flui gratuitamente
Prognostico=predição
Pistis=fé
Plerophoria=convicção
Programa=primeiro escrever
Plínio=completo, pleno
Pluri=vários
Pluvi=chuva
Pnéia=respiração
Prólogo=palavra anterior
Propedêutico=educação anterior
Poilo=fazer, continuar
Paidéia=criação  de meninos
Poimém=pastor
Psia=exame
Poluição=muitos
Paixão=patologia do amor, sofrimento
Poneros=iniqüidade
Populo=povo
Porta=oportunidade
Pós=após, depois
Posto=depois
Praus=altruísta, manso
Pré=antes
Pro=para frente
Pródigo=esbanjador
Prosélito=convertido ao judaísmo
Proto=primeiro
Prototokos=primogênito
Psephizo=desejo do coração
Psephos=pedra de cálculo
Pseudo=falso
Púrpura=dignidade
Pyros=fogo


Q
Qays=maduras
Qes=fim
Quadrante=moeda de menor valor
Quadri=quatro
Quatro ventos=4 pontos cardeais
Querteus=caritas
Querogrilo=coelho
Querubim=aquele que procura
Quilirote-hataavá=sepulcros
Quiriate-arba=gigantes

R
Raabe/rahab=Egito, inação
Raça=pejorativo
Rafael=Deus cura
Raimundo=sábio, poderoso
Ramé-lei=um montão
Ramiro=guerreiro famoso
Raquel=mansa como ovelha
Raul=combatente prudente
Ré=para trás, repetição
Recalcitrar=teimar
Recebido=deixado
Regina=rainha
Reginaldo=governa por conselhos
Registro=escrito para depois
Reobote=alargamento
Rephaim=sombras
Resha=fora da junta, solto
Retro=atrás
Reunião=afluência depois
Ricardo=senhor poderoso
Rico=perto dos meios
Roberto=brilhante na glória
Rogério=famoso na lança
Rosana=rosa graciosa
Ruach=fôlego, espírito
Rúben=eis um filho
Ruminar=voltar do estomago à boca, remastigar
Rute=vistosa

S
Sábado=cessar
Sacramento=sinal sagrado
Sinóptico=ver junto
Sacrifício pacífico=ação de graças
Sabedoria=é que detem o sábio
Sacrilégio=profanação do sacro
Salvação=resgate
Sarcasmo=arrancar as carnes
Sagrado=santo
Sarcófago=comedor de carne
Salém=paz
Salomão/jedidias=amado do Senhor, paz
Sangue=vida
Sanhedrim=sinédrio
Sansão=do sol
Sarx=carne
Satã=adversário de Deus
Satanás=acusador
Satreyo=religioso
Saulo=Saul
Sazonado=pronto para colher
Seba=juramento
Sectarismo=só a sua religião é verdadeira
Sedição=motim, subversão
Segunda morte=eterna
Sela-hamalecote=penha de escape
Selo=sinal, marca, lacre
Semana=setembro
Semelhante=conserva todas as partes
Semi=metade
Senhor=déspota
Serafim=aquele que vê a face de Deus
Seres viventes=criaturas
Serva=diaconisa
Sete=colocar em algum lugar
Sete cabeças=sete reis
Sete candeeiros=sete igrejas, sete espíritos
Shaddai=riqueza inesgotável
Shalom=paz
Shekiimah=santíssimo lugar
Shema=fé um só Deus
Sheminith=oitava
Sheol/hades=Lugar dos mortos
Shiginith=cânticos
Shoshannim eduth=lírios, um testemunho
Siah hassadheh=arbusto do campo
Siclo=15 g
Silas=Silvano
Siloé=enviado
Silva=floresta, selva
Simão=ouvir
Simone=ouvinte
Simples=não ligado
Sinagoga=reunião
Skleros=duro, rígido
Scópio=examaminar
Sodoma=degradação moral
Sofia=sabedoria
Semiótica=arte dos sinais
Sofonias=Javé escondeu
Sol=Jesus
Silogismo=conexão de idéias
Símbolo=representativo
Sônia=sabedoria
Simpatia=sofrer com
Síncope=desmaio
Sono=som
Sopro=da atmosfera
Sínodo=caminhar juntos
Sub=abaixo
Sinonímia=um pelo outro
Sinopse=visão juntamente
Sucote=barracas
Suítas=filhos Abraão com Quetura
Síntese=coloco com
Sistema=combinar, ajustar
Sofisma=fazendo raciocínios capciosos
Super=excesso


T
Tabernáculo=tenda portátil
Talento=6000 dracmas/49 kg ouro/44 kg prata
Tamuz=ídolo pagão
Tarde=espera
Targums=AT em aramaico
Taxonomia=lei para classificar
Tartã=comandante
Táxi=ligeiro
Tóxico=veneno das flechas
Teca=lugar de guardar, depósito
Teísmo=um só Deus
Tekne=técnica
Tragédia=canção dos bodes
Trauma=ferimento
Trigonometria=medida dos triângulos
Trópico=volta
Tele=longe
Teléios=perfeito
Tentação=provação
Teodoro=dom de Deus
Teatro=lugar que se vai para ver
Técnica=arte
Tequel=pesar, aferir
Teresa=da ilha de terá
Terra/águas=poucos/muitos
Telos=fim, realização
Teófilo=amigo de Deus
Testa=fronte, mente, coração
Teogonia=origem de Deus
Testamento=pacto
Testemunho de Jesus=espírito da profecia,  e a sua mensagem
Teum/theos=Deus
Tese=por
Timóteo=aquele que hora a Deus
Tipografia=forma escrita
Tirania=senhoria absoluta
Topologia=estudo das formas
Toponímia=nome de um lugar
Tharreo=cheio de coragem
Theaomai=contemplar
Theopneustos=assoprado por Deus
Therafins=adivinhação
Termômetro=calor medido
Termópilas=portas quentes
Thermos=quente
Teurgia=obra de Deus
Tigre=rio rápido
Tobias=agradável a Deus
Tomás=gêmeo
Toraxia=perturbar
Trofia=comida
Tomo=parte
Topos=lugar
Torah=AT, lei
Trans=além, através
Terapia=tratamento
Trasfegar=passar de recipientes
Traspassar=invadir, furar
Tri=três
Tupus=molde, tipo




U
Ufarsim=divisão
Ultra=além de
Uni=um
Urbano=da cidade
Uriel=a luz de Deus
Urim e tumim=luzes e perfeições

V
Vagner=faz vagões
Valdemar=poderoso
Valter=guerreiro forte
Vanda=peregrina
Veia=fluidez
Ventos=lutas, comoções
Verão=calor
Vermelho=pecado derrama o sangue da vida
Vestiduras brancas=justiça de Deus
Vicário=faz as vezes de outrem
Vice/vis=no lugar de, imediato
Vicente=vencedor
Vides=que vê
Vinho=doutrinas falsas
Vitupério=injuria, insulto
Você=voz
Voro=que come
Voz=entonação(melodia da fala), ritmo(freqüência), bolume(intensidade), tom(grau baixo ou alto).
Voz de muitas águas=ecoa longe com soberania, poder e autoridade
Vulgata=tradução latina da Bíblia

W
Wayyoled-et=gerou
William=protetor resoluto
Wilson=Filho de William

X
Xavier=dono de casa nova
Xenofilia=amizade com estrangeiros
Xenofobia=medo de estrangeiros



Y
Yachid=unidade absoluta(iarrid)
Yahweh=Senhor, ser eterno, existe, auto-suficente
Yefshua/Iesous=Jesus
Yom=um dia

Z
Zacarias=Deus lembrou-se
Zara=brilho
Zebulom=morada
Zequer=Zacarias
Ziziphus-spina-christi=espinhos de Cristo
Zodíaco=caminho dos animais
Zoar=pequena
Zoon=animal
Zorobabel=disperso, nascido na Babilônia
Zuleica=robusta, roliça





















c