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ANÁLISES
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ernidiomigliorini@gmail.com
Funcionários extremamente qualificados e inteligentes são alçados a
uma posição de liderança.
Pessoas com
sólidas e extraordinárias capacidades intelectuais e habilidades técnicas que são
promovidas a uma posição de liderança e constroem uma carreira brilhante.
Identificar líderes em potencial é uma arte.
O estilo
pessoal de líderes de excelência varia muito: alguns são contidos e analíticos,
enquanto outros proclamam suas ideias.
Situações
diferentes exigem tipos diferentes de liderança.
Os líderes
mais eficazes geralmente têm um ponto crucial em comum: todos mostram elevado
grau de Inteligência Emocional.
O QI e a competência técnica são “qualidades
iniciais” e pré-requisitos no começo da carreira do executivo.
A inteligência
Emocional é uma condição sine qua non de liderança.
Sem a
Inteligência Emocional a pessoa não se tornará um grande líder.
Inteligência
Emocional é o conjunto de cinco habilidades: autoconhecimento, autocontrole,
motivação, empatia e destreza social.
Competências
individuais que são responsáveis pelo excelente desempenho do profissional
dentro de organizações: Habilidades
estritamente técnicas (contabilidade e planejamento), Habilidades cognitivas (raciocínio analítico)
e Competências que revelam inteligência emocional (capacidade de trabalhar em equipe
e eficácia em liderar mudanças).
Autoconhecimento:
conhecer seus sentimentos, seus pontos fortes e fracos, suas motivações e seus
objetivos – e o impacto que tudo isso provoca sobre outrem.
Autocontrole: controlar e redirecionar impulsos e estados de
espírito nocivos.
Motivação:
ser motivado por conquistas. Paixão pelo trabalho e por novos desafios.
Disposição incansável para melhorar e otimismo diante do fracasso.
Empatia: levar
em conta os sentimentos dos outros, sobretudo ao tomar decisões.
Destreza
Social: administrar relacionamentos para conduzir as pessoas na direção desejada.
Característica
da Inteligência Emocional no trabalho: a seguir... Autoconhecimento:
autoconfiança, autoconhecimento realista, senso de humor autodepreciativo. Autocontrole:
confiabilidade e integridade. Tranquilidade diante da ambiguidadee abertura
para mudanças. Motivação: Ímpeto para a realização. Otimismo diante do
fracasso. Comprometimento organizacional. Empatia: Expertise em formar e reter
talentos. Sensibilidade para diferenças culturais. Dedicação aos clientes. Destreza
social: Eficácia em liderar mudanças. Poder de persuasão. Expertise em formar e
liderar equipes. Autoconhecimento é o primeiro componente da inteligência
emocional. O oráculo de Delfos já sugeria: “Conhece-te a ti mesmo”.
Pessoas com
elevado nível de autoconhecimento não são nem críticas nem otimistas em
excesso, mas honestas consigo mesmas e com os outros.
Autoconhecimento implica conhecer seus valores e metas. Quem tem
grau elevado de autoconhecimento sabe aonde vai e por quê.
A tomada de
decisões está no cerne de nossa vida pessoal e profissional.
Líderes tomam
decisões em grande parte segundo processos inconscientes, Neurocientisticamente
chamados de reconhecimento de padrões e associação emocional.
Três
condições são essenciais para a eficiência de um grupo: confiança entre seus
membros, sentimento de identidade de grupo e senso de eficácia de grupo.
Para ser mais
eficaz, a equipe precisa criar normas de inteligência emocional – as atitudes e
os comportamentos que posteriormente se tornarão hábitos – que dão suporte a
comportamentos que construam confiança, identidade e eficácia de grupo.
31. Principais características
de quem tem É preciso uma atmosfera de equipe na
qual as normas influenciam emoções de modo construtivo e constroem a capacidade
emocional.
Inteligência
Emocional, a pessoa é consciente das emoções e é capaz de regulá-las, para si
mesma e para fora, para os outros.
“Competência pessoal” é a qualidade de se ter consciência
das próprias emoções e de regulá-las. “Competência social” é a consciência e a
regulação das emoções dos outros.
Os Líderes dão o
tom, por isso precisa estar atento às suas ações e à maneira como é percebido
pelos outros.
Resiliência
é algo que só descobrimos que temos depois de passar por alguma experiência.
Quando o
desastre bater à porta, sejamos criativos. Façamos o melhor que pudermos com o que
temos, usando os recursos de modos inusitados, e imaginando possibilidades que
os outros não veem.
36. Pessoas
resilientes possuem três características: uma aceitação ferrenha da realidade;
uma crença profunda, com frequência baseada em valores enraizados, em que a
vida tem sentido; e uma capacidade excepcional de improvisar.
“Não
devemos nunca esquecer que podemos encontrar o sentido da vida mesmo quando
confrontados com uma situação desanimadora, quando enfrentamos umdestino que
não pode ser mudado”.
Bricolagem é
um tipo de criatividade, a capacidade de improvisar uma solução para um
problema sem ter as ferramentas ou os materiais adequados. Os “bricoleurs”
estão sempre mexendo em alguma coisa.
Quanto mais
alto um gerente chega na hierarquia, mais importantes para seu sucesso são as
habilidades interpessoais de liderança.
A maturidade
emocional envolve uma mudança fundamental na autoconsciência e no
comportamento, e essa mudança requer prática, diligência e tempo.
A competência
emocional é o principal impulsionador do sucesso de um líder.
“Em tudo, fica evidente a importância capital do poder da mente e o seu sábio, prudente e estratégico uso em cada circunstância existencial; (EM).”
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