terça-feira, 26 de novembro de 2019

ESPERANÇA


ESPERANÇA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da existência pessoal do indivíduo, em relação ao seu porvir.
A esperança requer perseverança, isto é, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à .
A esperança inclui expectativas positivas, favoráveis e resolutivas de: cura, sucesso profissional, compartilhamento afetivo, prosperidade, abundância, vitória, salvação eterna e outras benesses.
Esperança é também é uma virtude que reforça a perseverança do cristão no seu processo de santificação, para apropriar-se dos méritos de Jesus, para ganhar a Vida Eterna.
A Esperança é a Confiança de que algo bom acontecerá. Crença de que um desejo se torne realidade. Algo que é alvo de uma expectativa. Mesmo que, aparentemente, ilusório ou utópico.
Significado de Esperança: Substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, também um sinônimo de confiança.
Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A esperança pode ser fundamentada ou baseada em alguma utopia, algo que dificilmente será alcançado.
Em sentido figurado, a palavra esperança pode dizer respeito a alguma pessoa na qual é colocada um elevado grau de expectativa.
Esperança de vida ou expectativa de vida indica a média de anos que uma pessoa pode viver, ou seja, são os anos vividos desde o seu nascimento até o seu falecimento. Esta estatística é usada como índice de desenvolvimento dos vários países, pois quanto mais desenvolvido, maior é a esperança de vida.
De acordo com a Bíblia, a esperança é uma das três virtudes teologais, conforme 1 Coríntios 13:13: "Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor." Também a esperança está relacionada com a fé, de acordo com Hebreus 11:1: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." 
A palavra esperança do latim: sperare. Sentimento que leva o homem a olhar para o futuro, considerando-o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente, de tal sorte que a luta pela existência e os sofrimentos são enfrentados como contingências passageiras na marcha para um fim mais alto e de maior valor. Do ponto de vista teológico, a Esperança é uma virtude sobrenatural, que leva o homem a desejar Deus como bem supremo.
Genericamente, a esperança é toda tendência para um bem futuro e possível, mas incerto. Psicologicamente, tensão própria de quem se sente privado de um bem ardentemente desejado, mas que julga poder alcançar por si mesmo ou por outrem. A esperança diz respeito aos bens árduos e difíceis por que não dependem apenas da vontade de quem os espera, mas também de circunstâncias ou vontades alheias, e que, por isso, a tornam, de algum modo, incerto e falível.
A Esperança faz com que o nosso pensamento ultrapasse tempo e espaço e penetre na imensidão do espaço infinito.
O significado de Esperança é voltado para um ato de esperar alguma coisa. É acreditar que algo que se deseja vai acontecer.
A cor associada a esperança é o verde.
Esperança é ter expectativa que algo vai acontecer. A esperança está ligada à fé, porque a pessoa com esperança acredita em uma coisa que ainda não vê, que está no futuro. Deus é a esperança de todo cristão, porque Ele sempre cumpre o que promete.
A Bíblia fala que Deus tem planos bons para nós, que nos dão esperança. Quando passamos por dificuldades temos a esperança que não vai ser sempre assim, Deus vai nos livrar. E no fim temos a esperança de viver para sempre com Deus, sem mais sofrimento nem tristeza.
A esperança é uma força muito poderosa.
Olhar esperançosamente para o futuro. Permanecer confiante. Aguardar pacientemente. Alegrar-se na esperança, ser paciente na tribulação, perseverar na oração.
“A esperança é que faz a perseverança ser praticada com energia, paciência e fé inabalável! (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário