quinta-feira, 8 de agosto de 2019

A MAÇÃ


A MAÇÃ
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

O consumo diário de uma maçã é o suficiente para ajudar o organismo e prolongar a qualidade de vida. Além de ser fonte natural de importantes nutrientes, que proporcionam o bem-estar do organismo, cientificamente é comprovado que o seu consumo, uma vez por dia, prolonga consideravelmente a qualidade de vida.
Esta fruta é rica em fibras alimentares, vitaminas, minerais e propriedades anti-inflamatórias que, transformam o alimento em um poderoso aliado para a saúde. A composição nutricional da maçã se torna responsável por tornar o intestino saudável, controlar os níveis de colesterol e fortalecer o sistema imunológico.

O aspecto mais positivo da maçã é que ela oferece poucas calorias e concentra grande quantidade de vitaminas do complexo B, C e E, potássio, muitas fibras e substâncias antioxidantes que atuam beneficamente reduzindo o risco de doenças. Os benefícios multiplicam-se quando a casca da fruta é ingerida, pois é nela que se concentram em maior quantidade as substâncias ativas.
Benefícios do consumo diário de uma maçã:
->Reduz os riscos de diabetes: As fibras alimentares encontradas na fruta ajudam a equilibrar e retardar a absorção de glicose no organismo;
->Previne o envelhecimento precoce: Por ser rica em propriedades antioxidantes, tanto na polpa como na casca, o consumo diário da maçã atua combatendo as ações dos radicais livres, proporcionando uma pele bonita e saudável, além de proteger o organismo de diversas doenças;
->Ajuda a saúde bucal: morder e mastigar a fruta estimula as gengivas e aumenta a produção de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando as cáries.
->Favorece o emagrecimento: As fibras presentes principalmente na casca da maçã ajudam a proporcionar saciedade, diminuindo a fome e favorecendo a perda de calorias.
->Cérebro saudável: O consumo regular da maçã melhora a capacidade cerebral, reduz os riscos de desenvolver o Alzheimer ou um AVC. Além de atual em prol da memória e melhorar o funcionamento do sistema nervoso central, isso se dá pela presença do ácido fólico e das vitaminas do complexo B e C.
->Previne complicações respiratórias: Os poderosos agentes antioxidantes encontrados na maçã atuam diariamente protegendo os pulmões e melhorando a capacidade respiratória. A fruta também pode diminuir as crises de asma e outras doenças crônicas.
->Protege a garganta e a voz: A fruta possui ação adstringente, que ajuda na limpeza da garganta e da faringe, beneficiando e facilitando a projeção da voz.
A maçã é extremamente versátil: ao natural, suco, parte de bolos e tortas, compotas, vinagre de maçã para temperar saladas, sempre com a casca.
A maçã é de origem asiática, com 60 calorias em cada unidade, mais de sete mil tipos, dos quais no Brasil são mais consumidos quatro tipos:
->Maçã gala: coloração avermelhada, a polpa é macia e cheia de açúcares, rica em quercetina uma substância natural que possui propriedades anti-inflamatórias, anti-carcinogênica (previne o desenvolvimento de câncer) e antiviral. Tem cerca de 63 calorias e tem a desvantagem de ser menos resistente ao armazenamento;

->Maçã red ou argentina: avermelhada  brilhante. Ela apresenta um sabor mais doce e é de fácil digestão. Desvantagens: tem a polpa menos suculenta que as demais maçãs e uma textura farinhenta, além de ter um pouco mais de calorias que outras variedades, 65 kcal;
->Maçã verde: Tem coloração verde, polpa crocante e suculenta. É rica em clorofila e é a mais indicada para acompanhar pratos salgados. Também possui por volta de 65 kcal, mas não apresenta desvantagens em relação às outras;
->Maçã fuji: Possui coloração avermelhada sobre o fundo verde. Tem a polpa mais crocante e suculenta e é mais indicada para pratos doces. É uma das que menos possuem calorias (56 kcal) e também não possui desvantagens nem contraindicações para consumo.
Benefícios Gerias da maçã: Apesar de cada tipo de maçã apresentar suas próprias características, todas elas compartilham entre si uma série de propriedades benéficas: A Maçã é rica em fibras, reduz o colesterol, previne doenças cardiovasculares e AVC, previne prisão de ventre e problemas intestinais, controla a diabetes, fonte de Antioxidantes, previne doenças cerebrais, previne câncer, Previne o envelhecimento precoce, previne problemas respiratórios, auxilia a garganta e as cordas vocais, combate a anemia, torna os dentes mais fortes, combate a gastrite.
Maçãs mais doces, não são muito indicadas. Porque elas possuem altas taxas de frutose e podem prejudicar quem tem problemas relacionados ao consumo de açúcar.
Características e Origem da Maçã: A maçã é o pseudofruto pomáceo da macieira (Malus domestica), árvore da família Rosaceae. É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do género Malus que são usados ​​pelos seres humanos. Estima-se que uma típica maçã de 240g contém cerca de 100 milhões de bactérias. A maioria das bactérias está nas sementes, com a carne representando a maior parte do restante. As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus. As maçãs têm estado presentes na mitologia e religiões de muitas culturas, incluindo as tradições nórdica, grega e cristã. Em 2010, o genoma da fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão no controle de doenças e na reprodução seletiva durante a produção da maçã. Existem mais de 7.500 plantações conhecidas de maçãs, resultando numa gama de características desejadas. A macieira pode viver até cem anos.
Etimologia: "Maçã" originou-se do termo latino mala matiana, que significa "maçãs de Mácio".
História; Maçã silvestre Malus sieversii no Cazaquistão. O centro da variedade do gênero Malus é no leste do Turquia. A macieira era talvez a mais antiga árvore que tenha sido cultivada, e seus frutos foram melhorados com a seleção ao longo de milhares de anos. Relata-se que Alexandre, o Grande encontrou maçãs anãs no Cazaquistão em 328 a.C.; aquelas que ele trouxe de volta para a Macedônia podem ter sido as geradoras das plantações de maças anãs. As maçãs do inverno, colhidas no final do outono e armazenadas em temperatura pouco acima do congelamento, foram um alimento importante na Ásia e na Europa por milênios. As maçãs foram trazidas para a América do Norte pelos colonos no século XVII, e o primeiro pomar de maçãs no norte do continente americano foi plantada em Boston pelo Reverendo William Blaxton em 1625.As únicas maçãs nativas da América do Norte são as maçãs silvestres, que já foram chamadas de "maçãs comuns" Variedades de maçãs trazidas da Europa como semente foram espalhadas ao longo das rotas comerciais dos nativos americanos, bem como foram cultivadas em fazendas coloniais. Em 1845, um catálogo de viveiro de maçãs nos Estados Unidos vendia 350 das "melhores" variedades, mostrando a proliferação de novas variedades norte-americanas no início do século XIX. No século XX, iniciaram os projetos de irrigação na parte leste do estado de Washington, permitindo o desenvolvimento de uma indústria de frutas multibilionária, onde a maçã é o produto líder. Até o século XX, os agricultores armazenavam maçãs em depósitos total ou parcialmente subterrâneos durante o inverno para seu próprio uso ou para venda. As melhorias no transporte de maçãs frescas por trem e estradas dispensou a necessidade de armazenamento. No século XXI, o armazenamento de longo prazo novamente tornou-se popular, quando instalações com "atmosfera controlada" passaram a ser usadas para manter maçãs frescas durante todo o ano. Tais instalações usam alta umidade, baixo teor oxigênio e níveis de dióxido de carbono controlados para manter o frescor da fruta.
O fruto proibido no Jardim do Éden: Embora não há uma especificação sobre o fruto proibido no livro de Génesis, a tradição popular cristã considerou que foi uma maçã que Eva persuadiu Adão a compartilhar com ela.[32] Em latim, a palavra "maçã" e "mal" são semelhantes (malum, "uma maçã", malum, "um mal, uma desgraça"). Isso também pode ter influenciado a maçã ter se tornando o "fruto proibido". A laringe na garganta humana tem sido chamada de "maçã de Adão".[32] A maçã também é um símbolo de sedução sexual.[32]
“O que está em cima; é como o que está embaixo! O que está dentro; é como o que está fora! A substância amorfa Universal capta a imagem mental e a transforma em realidade! (EM).”



Nenhum comentário:

Postar um comentário