MONTE SINAI OU MONTE HOREBE
O Monte Sinai está situado no sul da península do
Sinai, no Egito. É um pico de granito com uma altitude de 2285 metros. Região considerada
sagrada pelo judaísmo, cristianismo e islamismo. A península do Sinai está situada entre o golfo de Suez e o
de Acabá. A Península do Sinai é triangular, tem a forma de um coração, situado
entre dois braços do Mar Vermelho. A oeste está o Golfo de Suez e ao leste está
o Golfo de Ácaba (ou o Golfo de Eilat). A praia a oeste é de 180 milhas de
distância, a praia ao leste é cerca de 130 milhas de distância. A linha
fronteiriça ao norte é de 150 milhas de distância. A parte nordeste é
relativamente deserto plano, enquanto que ao sul há uma grande cadeia de montanhas. Dois nomes bíblicos são associados
com este monte: Horebe, sendo todo o grupo de montanhas, e Sinai, uma
montanha em especial nesta cadeia. Seu nome
atual é Jabel Musa (a montanha de Moisés). O
lado noroeste é uma espaçosa planície de duas milhas de extensão por meia milha
de largura, capaz de acomodar dois milhões de pessoas. No deserto do Sinai é
onde Moisés levantou o tabernáculo da aliança e que o TODO-PODEROSO fez
conhecer a Sua vontade por meio de Moisés à multidão dos hebreus. No Monte
Sinai, foi dado o Decálogo, e foi feito o pacto (Êxodo 20:1 a 17; 24:7,8). Nesse deserto os
israelitas prestaram culto ao bezerro de ouro e foi efetuado o recenseamento do
povo (Números 1:19: 3:1); Arão e seus filhos foram consagrados; foi celebrada a
segunda Páscoa (Números 9:5); e foram mortos Nadabe e Abiu por terem oferecido
fogo estranho ao Senhor. A montanha onde Moisés recebeu do Senhor a Lei é chamada de
Horebe, no Deuteronômio (1:2); nas demais citações Bíblicas é chamado de Monte Sinai. 750
degraus abaixo do pico existe uma plataforma onde Aarão e os 70 sábios
esperaram, enquanto Moisés recebia as Tábuas da Lei (Êxodo 24:14) e uma
caverna, local onde Deus falou com Elias após 40 dias de caminhada pelo deserto
(1 Reis 19:8-9).
Êxodo 19 afirma que Moisés recebeu a Lei no monte
Sinai. Mas em Deuteronômio 4:10 afirma que Moisés a recebeu “em
Horebe”.
Explicações
possíveis para esta divergência. Que Sinai possa ter sido o nome mais antigo e Horebe,
o menos antigo do mesmo lugar. Que Horebe possa ter sido o nome de toda a área
geográfica e Sinai, o nome específico do monte. Ou que Sinai era o nome do
conjunto de todas as montanhas da região, sendo Horebe um dos montes. Ou, que o
mesmo monte tinha dois nomes. Horebe é usado 17 vezes e monte Sinai, 21 vezes
no AT.
Horebe,
etimologicamente, significa lugar deserto, lugar de sequidão. Horebe é o monte
de Deus, é aonde Ele se revelou para Moisés. Horebe é o lugar da chamada, da convocação.
Uma ‘sarça ardente’, um arbusto que pega fogo e não se queima. Um fogo que
fala. Deus manifesta a sua glória a Moisés. Deus chama Moisés, pelo nome: “
Moisés, Moisés.” Moisés ouve a voz de Deus e responde. “Eis aqui.” Is 6:8 “
Eis-me aqui, envia-me a mim.” Deus o exorta para a santidade de sua presença e
a seriedade daquele ato convocatório. “Deus continuou: não te chegues para cá;
tira a sandálias dos pés, porque o lugar
em que estás é terra santa.” Deus revela a sua identidade, seus atributos, seu
poder: “Disse mais: Eu sou o Deus de teu
pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, Moisés escondeu o
rosto porque temeu grandemente.” Deus vê a aflição, ouve o clamor, conhece o
sofrimento, desce para livrá-lo e fazer subir
seu povo para a terra prometida. “ Disse ainda o Senhor: certamente vi a
aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus
exatores. Conheço-lhe o sofrimento. Por isso desci a fim de livrá-lo das mãos
dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra
que mana leite e mel; lugar do Cananeu, do heteu, do amorreu, ferezeu, do heveu
e do Jebuzeu. Pois o clamor dos filhos de Israel chegou a mim e também vejo a
opressão com que os egípcios os estão oprimindo.” As objeções de Moisés: “
Então disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os
filhos de Israel? As argumentações de Deus a Moisés: “ Deus lhe respondeu: Eu
serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres
tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.”
Moisés foi entre os maiores homens já existentes. Poucos homens influenciaram a
humanidade como ele. Na Bíblia, seu nome ocorre 835 vezes no Velho Testamento e
80 vezes no Novo Testamento. Ele escreveu 137 capítulos da Bíblia; é o autor do
Pentateuco (os primeiros cinco livros do Velho Testamento) e do Salmo 90, onde
ele é chamado “O homem de Deus”. Moisés é o libertador do seu povo da
escravidão.
Os 120 anos da
vida de Moisés são divididos em três períodos iguais de quarenta anos. Os
primeiros quarenta anos foram passados no Egito. Nascido de pais tementes a
Deus, vivendo como escravos de um governo tirano e opressor. O bebê Moisés foi
adotado pela filha do rei Faraó. Sua mãe judia foi contratada para cuidar dele.
Como um protegido da corte real, ele recebeu a melhor educação que a mais
avançada nação do mundo daquela época tinha para oferecer. Estevão, em At 7:22,
diz que: “…Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso
em suas palavras e obras”. Passou quarenta anos no deserto cuidando de ovelhas.
Em Horebe Deus falou-lhe e revelou-se a Si mesmo (Ex 3:1-6). Moisés
teria que conduzir e zelar por outro rebanho, o Povo de Israel. A jornada de
Israel do Egito ao Sinai terminou no terceiro mês. Eles acamparam diante do
monte (Ex19:1-2), e permaneceram ali um ano inteiro (Nm 1:1). Ali Deus
revelar-se-ia ao povo através de Moisés.
Moisés subiu ao monte quatro vezes; duas por uma
indefinida duração de tempo, e duas por um período de quarenta dias. A cada vez
houve uma revelação distinta: 1. DEUS PROPÕE UM CONCERTO CONDICIONAL COM ISRAEL
– Ex 19:3-19; 2. A SEGUNDA ASCENSÃO AO MONTE – Ex 19:20. Uma demonstração da
majestade e glória de Deus. Ao povo foi dito para lavar-se e purificar-se, e
não se aproximar ou tocar o monte. “E todo o monte de Sinai fumegava, porque o
Senhor descera sobre ele em fogo: e todo o monte tremia grandemente. E o sonido
da buzina ia crescendo grandemente:
Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta”. Moisés recebeu a Lei e
comunicou-a ao povo. As suas três partes: Os dez mandamentos (20) – A lei
moral; Os estatutos (21 a 23) – A lei civil; As ordenanças (24 a 31) – Leis
concernentes à adoração, às festas e ao sábado. Estas leis foram primeiramente comunicadas
oralmente. 3. OS PRIMEIROS QUARENTA DIAS – Ex 24 a 31: Pela ratificação do
concerto através de um sacrifício de sangue. Moisés, Aarão, Nadabe, Abiú, e
setenta dos anciãos de Israel tomaram parte na cerimônia. Um altar foi
construído com doze pilares representando as doze tribos de Israel. Metade do
sangue do sacrifício da oferta pacífica e oferta queimada foi aspergido sobre o
altar, e após ter sido lido ao povo os termos do concerto, eles replicaram,
“Tudo que o Senhor tem falado faremos”. Então o resto do sangue foi aspergido
sobre o livro e sobre o povo (Hb 9:19). Após somente Moisés subiu no monte e
ficou lá quarenta dias e quarenta noites (Ex 24:18). Ele viu um modelo e
recebeu instruções concernentes à construção do Tabernáculo, o sacerdócio e as
ofertas, e as duas tábuas de pedra com a lei escrita pelo dedo de Deus (Ex
25:31). Tabernáculo é uma figura das coisas nos céus (Hb 8:5; 9:9, 23-24). O
sacerdócio e ofertas, Tipos do ministério de Cristo como Sumo Sacerdote e Seu
sacrifício expiatório na cruz.
Quando
Moisés desceu do monte com as tábuas de pedra, deparou-se com o seu próprio
irmão Aarão conduzindo o povo adorando um bezerro de ouro. Deus ameaçou agir em
juízo e varrê-los da face da terra, Moisés intercedeu por eles e arremeteu as
tábuas de pedra ao pé do monte e queimou o bezerro de ouro até torná-lo em pó,
misturou-o com água, e forçou o povo a beber. Então ele armou a tenda fora do
acampamento e chamou a todos que desejassem seguir ao Senhor para juntar-se a
ele. Todos os filhos de Levi assim fizeram. Ele ordenou então a cada homem que
tirasse a espada e fosse através do acampamento e ferisse cada um ao seu
próximo. Naquele dia cerca de três mil homens foram executados. Clamou ao
Senhor: “Rogo-te que agora me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei”. A
divina resposta foi: “Irá a minha presença contigo para te fazer descansar”.
Moisés acrescentou: “Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir
daqui” (Ex 33:13-15). Seu segundo pedido foi: “Rogo-te que me mostres a tua
glória”. Deus a lhe disse: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem
nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar
junto a mim; ali te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha
glória passar, te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até
que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas:
mas a minha face não se verá”. OS SEGUNDOS QUARENTA DIAS NO MONTE – Ex 34:1-4: Com
as duas tábuas de pedra que o Senhor mandou-o lavrar novamente, Moisés subiu ao
monte Sinai. Novamente ele encontrou-se com o Senhor o qual proclamou seu nome
e atributos, e Moisés curvou sua cabeça e adorou. O Senhor renovou o seu
concerto com Israel. A Moisés foi ordenado escrever estas palavras, “Porque
conforme ao teor destas palavras tenho feito concerto contigo e com Israel. E
esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites: não comeu pão, nem
bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos”.
Um dos resultados deste período de comunhão com Deus no topo do monte foi que a
pele do seu rosto brilhou, Aarão e o povo temeram aproximar-se dele, então ele
punha um véu em sua face quando falava com eles.
A lei é um
padrão – O homem pecador nunca poderá atingí-lo.
A lei é um
Juiz – Todos são culpados diante dela (Rm 1 a 3).
A lei é um
executor – Seu juízo é a morte (Rom. 6:23).
A lei é um
guia – Conduz a Cristo (Gl 3:24).
MOISÉS NO
DESERTO: A terceira parte da vida de Moisés foram os quarenta anos passados no
deserto a caminho da terra de Canaã. Dos dois milhões e meio que haviam deixado
o Egito, os únicos sobreviventes Josué e Calebe, os demais deixaram os seus
ossos no deserto.
Persiste a dúvida: Sinai ou Horebe?
“Como todo o problema tem solução; senão não seria problema...?
(EM)”.
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