quarta-feira, 24 de maio de 2017

CONCEITOS ECONÔMICOS

CONCEITOS ECONÔMICOS
->Microeconomia: Estuda o comportamento do consumidor e da empresa, a tecnologia de produção empresarial, o ambiente no mercado de atuação da empresa e a concorrência.
->Macroeconomia: Analisa as conseqüências globais, o conjunto das decisões de todos os agentes econômicos, a produção, o nível de emprego, inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e o crescimento econômico.
->Lei da Demanda: Identifica os fatores que afetam a decisão de compra do consumidor. Estabelece uma relação inversa entre preços e quantidades. Preço alto, quantidade demandada menor; preço baixo, quantidade demandada maior.
->Elasticidade da Demanda: É a razão entre a variação da quantidade demandada de um produto e a variação percentual das variáveis que influenciam a demanda.
->Elasticidade-renda da Demanda: Utilizada para descrever como a quantidade demandada reage às variações na renda do consumidor.
->Lei da Oferta: É influenciada pela tecnologia de produção empresarial, pelos preços dos insumos, número de concorrentes, expectativas futuras e mecanismos de regulação de mercado.
->Lei da Oferta e da Procura: Os preços tendem a um valor que equaliza as quantidades ofertadas e demandadas, para um equilíbrio do mercado.
->Teoria da Empresa: Investiga as variáveis determinantes da oferta, relacionadas aos custos e a concorrência nos mercados.
->Análise do Break-even point: Quantidade mínima de produção e vendas que permitem a continuidade dos negócios de maneira lucrativa.
->Restrição Tecnológica: Os custos de produção estão relacionados à tecnologia disponível na empresa, que por sua vez, depende dos preços dos seus insumos.
->Economia de Escala: Com aumento de produtividade dos fatores de produção, com implementação de maior especialização.
->Economia de Escopo: Com a produção de dois ou mais produtos juntos; cada um a custo unitário menor do que aquele se produzido separadamente.
->Estruturas de Mercado: Quanto produzir e a que preço vender para a maximização de lucro. Diante da restrição tecnológica e a restrição de mercado. Com a concorrência perfeita, o monopólio e o oligopólio.
->Concorrência Perfeita: Quando todos os agentes econômicos têm a mesma influência na comercialização de produtos homogêneos. Algo até certo ponto utópico.
->Monopólio: Configura a existência de um único fornecedor no mercado; não existem concorrentes próximos e existem elevadas barreiras: patentes, concessões públicas, vantagens de custos, diferenciação de produtos e economia de escala.
->Oligopólio: É um ambiente de mercado marcado pela rivalidade entre empresas, cuja decisão de uma afeta, efetivamente, às demais, provocando as suas reações. Fazendo com que cada concorrente procure conhecer a planta dos demais.
->Contas Nacionais: Registro contábil da atividade econômica e social de um país: mensal, trimestral, semestral e anualmente.
->Produto Interno Bruto: É o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos no país, durante um determinado período.
->Renda Interna Bruta: É o somatório da remuneração dos fatores de produção dos  bens  e serviços de um país.
->Demanda Agregada: Bens de consumo (duráveis e não duráveis) e de produção ou de investimentos (Intermediários e de capital fixo).
->Poupança Agregada: É a renuncia do consumo presente, que é igual ao investimento agregado bruto. Os investimentos são financiados pela poupança.
->Déficit em transações correntes: Importações menos exportações, que constitui o uso de poupança externa pela economia doméstica.
->Necessidade de financiamento do setor público: Montante de recursos que o setor público não financeiro necessita captar no setor financeiro interno e externo, além das suas receitas fiscais, para suportar os seus gastos.
->Déficit Primário ou Fiscal: Despesas não financeiras menos arrecadação total.
->Déficit Nominal ou Total: Despesas não financeiras mais juros menos arrecadação total.
->Produto Nominal: É o valor de mercado de todos os bens e serviços produzidos pelo país a preços vigentes.
->Divisão do Trabalho: Especialização de cada pessoa na produção de bens ou serviços, com eficiência produtiva.
->Moeda: É o meio de troca e a unidade de valor da economia.
->Spreod: Compensação pelo empréstimo compulsório ao Banco Central mais prêmio de risco mais tributos mais custos administrativos mais ganho do banco.
->Base Monetária: Decorre da emissão primária de papel-moeda pelo Banco Central. O total de papel-moeda emitido em poder do público e as reservas bancárias.
->Inflação: É uma alta generalizada de preços dos bens e serviços durante um certo período.
->Políticas contra a Inflação: Ortodoxas que promovem recessão para combater a inflação. Heterodoxas procuram eliminar a memória inflacionária embutida na economia.
->INPC (Restrito): O Índice Nacional de Preços ao Consumidor, com renda de um a oito salários mínimos em onze regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Brasília, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Goiânia.
->IPCA (Amplo): Índice de Preços ao Consumidor Amplo: com renda de um a quarenta salários mínimos nas onze regiões metropolitanas.
->IPC: Índice de Preços ao Consumidor, com renda entre um e quarenta salários mínimos, na região metropolitana de São Paulo, vigência semanal.
->IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado.
->Taxa de Câmbio: À qual pode-se trocar unidades de moeda de um pais por unidades de outro.
->Regime Cambial: É o modelo de atuação do Banco Central no mercado cambial, definido em cada país, em cada momento.
“Vencer é querer. Depois agir. Continuando perseverar, acreditar, persistir e manter a esperança até o triunfo! (EM)”










Nenhum comentário:

Postar um comentário