AS EMPRESAS E A CONEXÃO COM AS EMOÇÕES DOS CLIENTES
O sucesso do
processo de vendas, diante de um mercado altamente concorrido e com múltiplas
opções de oferta de produtos e serviços, impõe que as empresas visualizem
variáveis e condicionantes, que façam a diferença, para alcançar os clientes,
de modo a mover às suas emoções, ante algo que devam adquirir e que realmente
satisfaça plenamente às suas necessidades de consumo e aquisição de bens
patrimoniais.
Os negócios
da atualidade, agora vão além da absoluta racionalidade das ciências exatas. A
inteligência emocional, primada no humanismo, no sentimento, nas emoções, na
satisfação, na sensação de bem estar, estão configurando os comportamentos das
pessoas nas suas tomadas de decisões. Portanto, quem vende precisa focar,
estrategicamente, nos sentimentos e emoções, que comandam o comportamento de
quem compra: os clientes.
Cabe às
empresas prospectar motivadores e estimuladores emocionais nos clientes.
Aplicá-los na sua metodologia e tecnologia de abordagem; detectando a sua
eficácia e efetividade e sistematizando procedimentos implementadores do
princípio “ganha/ganha”. Acenando para o mercado com a satisfação recíproca e
mútua das duas partes negociais. Com isto, garantindo o incremento das vendas.
Os clientes
se ligam a um produto ou serviço, emocionalmente, quando estes se alinham com
as suas motivações e desejos profundos, às vezes inconscientes, resolvendo de
maneira efetiva às suas necessidades; com qualidade, acessibilidade, bom
atendimento e resolutividade.
Existem fatores motivadores e estimuladores de alto
impacto para os clientes, que por inerência de raciocínio, comandam os seus
comportamentos nas tomadas de decisões de compra. Como os que seguem:
>Ser diferente da maioria, para projetar uma
identidade social única e ser visto como especial;
>Desfrutar de uma sensação de bem estar,
sentindo-se dentro das suas expectativas e equilíbrio emocional;
>Experimentar uma situação confortável de prazer,
empolgação e realização de objetivos e metas almejados;
>Sentir uma sensação de prestígio, por negociar
com pessoas diferenciadas e ser distinguido por indivíduos com a mesma
aspiração;
>Perceber que o vendedor comunga dos mesmos
valores morais, éticos e sociais; preservando ambiente e primando pelo autoaperfeiçoamento
em tudo;
>Sentir-se seguro de ter feito um bom
investimento, gerando melhores condições de existência para si e para os seus;
>Entender que negociando de tal forma, está
assegurando graus de sucesso pessoal, financeiro, econômico e existencial.
As empresas
devem ter o discernimento de que os motivadores e estimuladores emocionais
devem ser adequados, adaptados e estrategicamente aplicados, diferentemente, para cada tipo de segmento de clientes. Para
isto é necessária uma inteligente e focada prospecção de clientes em potencial
em cada realidade temporal, geográfica e cultural. Existem oportunidades de influenciar
clientes, emocionalmente, de várias formas, não só baseado em publicidade,
marca e fatores tradicionais. A ciência está em descobrir as tendências
emocionais de cada personalidade. Quando mais se fizer esta detecção, mais
aperfeiçoado será o processo de aferição emocional dos clientes. Sempre devem
ser quantificados, pela sua frequência estatística os motivadores e estimulares
mais importantes para agregar os clientes. Devem ser otimizados os
investimentos em todos os departamentos da empresa, para impregnar-se desta
diretriz de captar os clientes para uma conexão emocional sustentada e crescente. Tudo com um intuito, além todos os outros, de garantir o incremento
do processo de vendas empresarial.
Indicadores
dos motivadores e estimuladores emocionais, que devem ser prospectados para
construir um paradigma para a abordagem pelas empresas dos seus clientes:
>Aspectos
de existência que mais valorizam;
>O que
aspiram para o presente e o futuro, em que época estão mais focados;
>Construir
um método nas empresas que permita captar as emoções motivadoras e
estimuladoras dos clientes, ao prospecta-los;
>Se estão
também interessados em ter destaque social;
>Como
percebem, se conhecem, tiveram alguma informação de terceiros sobre a marca e a
espécie de produtos e serviços vendidos pela empresa;
>Verificar
o grau de satisfação com os produtos e serviços da empresa, junto aos clientes
já fidelizados ou em andamento neste sentido;
>Também
podem ser utilizados meios de aferição emocional de clientes via online.
Todo este processo de construção da conecção
emocional empresas-clientes, deve ser executado com uma visão sistêmica, com
diretrizes claras, intenções pactuadas internamente, metodologia e tecnologia
eficaz, controles permanentes, avaliação contínua, registros, dados estatísticos, mapa de
prospecção de clientes, ranking de clientes fidelizados e identificados e tudo
que contribua para que isto se constitua num mecanismo eficiente-eficaz e
efetivo. Quando existe perfeita conexão emocional entre as empresas e os
clientes, as vendas acontecem fluente e abundantemente, para a satisfação
mútua.
“Um ser
humano tem várias condicionantes e variáveis físicas, mentais, intelectuais e
psíquicas e como tal: pensa, sente, se emociona, age e reage. Mas, no fundo o que quer é ter uma existência plena; estando em harmonia consigo, com os outros,
com o cosmo e com Deus. (EM).”
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