terça-feira, 7 de outubro de 2014

PRINCÍPIOS, VALORES E VIRTUDES

PRINCÍPIOS, VALORES E VIRTUDES
VALORES: São o conjunto de características  pessoais, que determinam a forma como a pessoa se comporta e interage com os outros indivíduos e com o meio ambiente. Os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores são morais, sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade. Deve-se enfatizar a importância de bons valores. a transmissão de importantes valores humanos consiste na base da harmonia social.
Valores são normas ou padrões sociais desenvolvidos por determinado indivíduo, e dependem basicamente da sua cultura moral,  ética e ambiente  de inserção.
Os valores são pessoais, subjetivos e, contestáveis. A sua aplicação pode ou não ser ética e depende muito do caráter ou da personalidade da pessoa que os adota.


PRINCÍPIOS: são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras de comportamento de uma pessoa. Os princípios são incontestáveis, porque a sua adoção está em consonância com a moral, a ética e a sociabilidade; e tem valor em qualquer âmbito. Princípios universais: amor, felicidade, liberdade, paz e plenitude. A base dos princípios é construída no ambiente   familiar. A paz interior está interligada aos princípios.
O princípio como lei moral é um valor que orienta o indivíduo a adotar determinado comportamento de acordo com aquilo que lhe diz a sua consciência. Está associado à liberdade individual.
VIRTUDES: São disposições constantes do espírito, qualidades, as quais, por um esforço da vontade, inclinam à prática do bem. Há duas espécies de virtudes: a intelectual e a moral. As virtudes morais não surgem na pessoa por natureza, são hábitos profundamente arraigados que se originam do meio onde somos criados e condicionados.

É necessário que a pessoa tenha valores, princípios e virtudes integralmente alinhados com a sua concepção de existência. As virtudes são decorrentes dos princípios e primam pela dignidade humana.
“A dignidade sempre tem como pressuposto alguma forma de mérito. (EM)”



Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário



Nenhum comentário:

Postar um comentário