CADEIA DE
SUPRIMENTOS
CONCEITOS:
1-Cadeia
de Suprimentos: É o processo de
planejamento, implementação e controle eficaz e eficiente do fluxo de bens,
serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem ate o ponto de
consumo a fim de atender às exigências e necessidades dos clientes.
2-Logística: Logística é um ramo da
gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem,
circulação por terra, ar e mar e distribuição de produtos.
3-Suprimento: É o item administrado, movimentado, armazenado,
processado e transportado pela logística.
O termo nasceu junto com a logística, utilizado para definir diversos
materiais.
4-Transporte
Multimodal: É a articulação entre vários
modos de transporte para tornar mais
rápidas e eficazes as operações de transbordo. Utiliza mais de um tipo de
veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, caminhões, navios, aviões ou outro tipo de
condução necessário para a entrega.
5-Gestão da Cadeia de Suprimentos: É um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos de bens, serviços, finanças, informações, as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais. Com um conjunto de métodos usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, e similares. Visando uma produção qualificada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. Reduzindo os custos ao longo da cadeia, mas satisfazendo as exigências do cliente, no tocante à qualidade, preço e condições desejadas.
5-Gestão da Cadeia de Suprimentos: É um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos de bens, serviços, finanças, informações, as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais. Com um conjunto de métodos usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, e similares. Visando uma produção qualificada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. Reduzindo os custos ao longo da cadeia, mas satisfazendo as exigências do cliente, no tocante à qualidade, preço e condições desejadas.
Situações
que interferem na gestão da Cadeia de Suprimentos: produtos
completamente novos, inovadores, modelos prontos que não podem ser aplicados e
exigem novas soluções, ambientes salinos que podem enferrujar os produtos,
necessidade de mudar o tipo de transporte, tipo de acondicionamento,
movimentação portuária, custo e situação do
transporte de cargas, Infra-estrutura
das rodovias, planejamento estratégico, tático e operacional,
rede de distribuição já existente, controles de estoques, coordenação da
entrega dos produtos, iniciada antes mesmo da fabricação dos mesmos, modelos de
tomada de decisão baseados em programação linear e modelos de transporte, que
tornam mais evidentes os custos e as interdependências entre as etapas,
fórmulas e cálculos com um software especializado, transbordo via marítima e os
. seus gargalos e momentos em que haverá falta de produtos, o equilíbrio dos fluxos, as plataformas não produzem e não consomem
produtos, apenas encaminham, utilização do ponto de redistribuição como um
produtor embalando o produto, aplicando um rótulo ou terminando uma etapa de
montagem.
IMPLANTAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
Para implantar uma Cadeia de Suprimentos a empresa precisa definir uma
estratégia clara e coerente englobando os
fatores:
*Desenvolvimento da
Estrutura considerando as atividades funcionais, significativas na
escala e nos objetivos empresariais, identificando e analisando-as
separadamente com base em suas características, como: tempo de entrega,
característica dos serviços, intensidade de produção e percentagem de
terceirização. A localização de plantas industriais, mercado de consumidores e
dos fornecedores e outras características relevantes na diretriz da Empresa,
*Desenvolvimento do
processo que faz o gerenciamento da seqüência de operações através da Cadeia de
Suprimentos. inclui o planejamento e
programação da produção, controle do inventario, transporte onde todas
operações devem contribuir com os processos precedentes e/ou subseqüentes da
cadeia, otimizado holisticamente;
*Desenvolvimento da rede
Organizacional identificando o seu núcleo de competências e procurando
terceirizar as atividades que não adicionam valor. Esta terceirização deve ser
conduzida pela pesquisa de parceiros que são capazes de atender as necessidades
operacionais dentro de condições favoráveis, com prevalência da tecnologia de
informações, para gerenciar os negócios ao longo da cadeia e controlar os seus serviços externos;
*Parcerias e Alianças com Empresas
Globais, para benefícios mútuos e uma sinergia de trabalho e de objetivos;
*Estratégia das Compras
baseada em fornecedores competentes. para entregar produtos e serviços com
qualidade, em termos contratuais favoráveis e capazes de responder às
tendências do mercado e as mudanças tecnológicas. Com alto grau de
compatibilidade de sistemas de informação, corporativismo e colaboração máxima,
uma parceria com benefícios mútuos baseada na sinceridade e na correlação de
metas e objetivos;
*Localização das Plantas
Industriais e de Centros de Distribuição para minimizar custos de
transporte e aumentar e melhorar o grau de atendimento. Que esta localização
seja próxima dos mercados fornecedores e/ou consumidor. A localização deve ser
encontrada com a utilização de diversos métodos, Ferramentas de softwares;
*Logística que
agregar benefícios para Empresa, em termos de redução de custos e a execução de
melhores serviços para os clientes, fatores que se transformam em vantagens
competitivas;
*Serviços ao Cliente
estipulando níveis de serviços, períodos de entrega e outras características de
serviços aos clientes para diferenciar produtos e serviços dos concorrentes.
IMPACTO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
A gestão da cadeia de suprimentoS é de grande relevância para o sucesso
atual dos empreendimentos, tendo em vista a globalização do mercado e expansão estratégica
da rede de circulação de mercadorias.
Os produtos percorrem muitas
etapas antes de chegarem ao consumidor final. Que exige um processo contínuo
desde a pré-produção até o consumo, passando pela distribuição. Com informações
e estatísticas precisas e o histórico para identificar os pontos frágeis do
sistema, agindo pontual e oportunamente para garantir a vitalidade e a prosperidade
do empreendimento. Ensejando negócios de sucesso. A gestão da cadeia de suprimentos envolve a coordenação de
todas as atividades ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a
pré-produção até a entrega.
AS FUNÇÕES DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: Em um cenário de mercado globalizado onde é imperativo
produzir os bens certos, entregar nos prazos certos, no local certo, no tempo
certo e nos custos certos. Para conseguir a melhoria de eficiência, ganho de
rendimento e longevidade bem sucedida do empreendimento, com a execução das
seguintes atividades:
*Ter
Previsão e planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda;
*Manter
Informações reais e atualizadas sobre a Localização de vários fornecedores de
matérias-primas; Fabricação do produto; Armazenagem do produto; Entrega do
produto; Devolução do produto pelo cliente, caso necessário;
*Fazer
Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do
processo;
*Informar
os fornecedores, da intenção de modificar ou melhorar algum processo de
fabricação;
*Manter
os níveis de estoques tão baixos quanto aceitável e seguro, utilizando um
processo just-in-time ou de produção por pedidos sempre que
possível, para reduzir os seus custos;
*Adotar
a terceirização se tiver custo menor;
*Investir
em tecnologias de comunicação, especialmente com os fornecedores, a fim de
reduzir os tempos de pedido/entrega e garantir que a matéria-prima esteja
sempre disponível;
*Utilizar
as tecnologias de informação existentes para previsão de vendas, controle de estoques, compras,
pedidos, expedição, entrega e outros;
*Tomar
as decisões de compras maiores com desconto,
com base em planilhas e cálculos;
*Praticar
o processo de gestão da cadeia de suprimentos como uma experiência
compartilhada e positiva para todos que a compõem, numa relação ganha-ganha;
*Garantir
uma distribuição eficiente e baixos custos com estoques; o equilíbrio entre
ambos incrementa a produtividade e a eficiência;
*Utilizar
o meio de transporte mais adequado ao produto e à distância, sempre que
possível e Negociar os custos de transporte antecipadamente;
*Ajustar
com o cliente ou com os fornecedores, as
quantidades adequadas, para que nenhuma parte tenha estoques muito altos, a fim
de garantir agilidade na fabricação e maior fluidez nas linhas produtivas;
*Melhorar
a performance na distribuição dos produtos, sempre alerta aos níveis de
estoques. A estocagem adequada e o tempo de percurso da entrega podem aumentar
muito a produtividade; utilizar ferramentas logísticas, os cálculos e planilhas,
para escolher os melhores locais de armazenamento e a determinação das melhores
rotas de entrega. Tanto a recepção quanto expedição devem ser eficazes,
diminuindo tempos de processamento e burocracias;
*Escolher
o modo de transporte considerando: Tipo de produto perecível ou não; Tempo necessário
para adquirir as matérias-primas; Disponibilidade das mesmas e de seus
produtos; Facilidade de acesso e negociação com os fornecedores; Processos
alfandegários; Volume e peso do produto.
*Adotar
o transporte multimodal: aéreo, ferroviário, aquático ou rodoviário, ou uma
combinação deles, segundo as suas vantagens e desvantagens, e dependendo do
prazo, volume, local e custo;
*Considerar
o pós-uso, que pode envolver reciclagem, destino adequado ou reuso;
*Elaborar
o Planejamento logístico para o processo de distribuição do negócio.
Reduzindo os custos de produção, a velocidade de entrega dos produtos e
respondendo rapidamente aos pedidos dos clientes, simplificando o gerenciamento
dos itens de fornecimento, o seu inventário e seus custos;
*Aplicar
o planejamento logístico: na Logística de entrada (inbound), para
controlar o fluxo de matérias-primas entregues à empresa para entrar no processo produtivo; Logística
interna para controlar a circulação das
matérias-primas, dos produtos sendo fabricados e dos produtos acabados dentro
da empresa; Logística externa (outbound)
para o transporte dos produtos acabados, envolvendo embalagem, expedição e
manutenção;
*Praticar
uma diretriz de redução de custos com a redução da quantidade de fornecedores,
assim se consegue uma relação próxima de parceria; Reduzir a quantidade de
terceirizados, para em parceria alcançar o mesmo objetivo; Para os produtos
acabados, estabelecer canais de distribuição e gestão partilhada de estoques,
assim clientes e fornecedores compartilham custos, lucros e riscos; Antecipar-se
à escassez com base em dados históricos e boas previsões de demanda e ajustar
os estoques adequadamente.
*Construir
parcerias com seus fornecedores e clientes, para ter todos envolvidos e
comprometidos no processo de oferecer o melhor produto ao mercado;
*Gerenciar
o fluxo de informações, de materiais e financeiro;
*Conhecer
e analisar os indutores de globalização: Tarifas Decrescentes com o surgimento de parcerias comerciais, liberação
econômica e organizações internacionais abertas
para as empresas estrangeiras
e tarifas reduzidas ou eliminadas;
Transportes Eficientes e
modernos, viagens aéreas e opções disponíveis, decréscimos de custos e redução do "lead-times"; Comunicação
e Tecnologia da Informação, Internet, telecomunicações, transporte da
informação em tempo real; Globalização
de Produtos e Serviços.
IMPORTÂNCIA E VANTAGENS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
A
importância e vantagens de uma eficiente cadeia de Suprimentos é avaliada pelos
seguintes fatores:
*Localização
geográfica estratégica, como: disponibilidade de mão de obra, baixo salário,
baixo custo das matérias primas, baixos custos de transportes e baixos custos
de produção em plantas industriais distantes;
*Fabricação
terceirizada;
*Assegura
entregas dentro do prazo e com controle dos custos efetivos de seus serviços
associados a uma efetiva gerência do fluxo de informações entre as bases de fornecedores
e de clientes dispersos;
*Competição Global;
*Diferenciação
estratégica;
*Agregação
de valor no nível de serviços ao cliente;
*Alianças
estratégicas, parcerias, criação de canais de coordenação entre parceiros,
co-adaptação entre as diversas unidades de negócios e integração de sistemas
através da tecnologia de informação;
*Geração
de um núcleo de competências da corporação global;
HABILITAÇÃO DA
CADEIA DE SUPRIMENTOS:
A habilitação da Cadeia de Suprimentos
para satisfazer a gerência do fluxo de capital, informações e material,
segundo critérios a seguir:
*Com a gerência financeira, utilizando métodos de contabilidade e
medidas financeiras uniformes implantadas na Empresa. A adoção de procedimentos
e documentos uniformes de contabilidade e finanças ajuda aumentar a
visibilidade e o controle da contabilidade e das responsabilidades.
*Utilização da Internet é um
Habilitador que facilita a gerencia e comunicação do fluxo de informações. O
baixo custo da transmissão de informação, as facilidades de acesso, e a
prevalência de arquitetura de sistemas abertos habilitam as empresas a se
comunicarem informações facilmente, em tempo real através da Cadeia de
Suprimentos. É um novo meio para promoção, compras, propagandas, distribuição,
colocação de pedidos e troca de informações.
*O Planejamento Aplicado das
Empresas e a gerencia do fluxo de bens através das cadeias de valor e de
suprimentos das empresas, feitas através de diversos softwares.
MANUTENÇÃO E
MONITORAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
É indispensável manter e monitorar a
Cadeia de Suprimentos, fazer ajustamentos, melhorias e correções para garantir
a sua eficácia, mediante:
*Estabelecimento
de Metas e Métricas de Desempenho que ajudam a determinar a
efetividade da Cadeia de Suprimentos, com uma estrutura contábil das
atividades. Relatórios periódicos que registram indicadores de desempenho.
*Implantação
de Controles Financeiros, para redução de custos e acréscimo de
produtividade.
RISCOS
POTENCIAIS DA CRIAÇÃO DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
A implantação de uma ineficiente
Cadeia de Suprimentos pode gerar alguns riscos:
*Aumento dos custos pela aplicação
inadequada de recursos, tomada de decisões erradas baseada em informações
incorretas e perdas devido a aplicações financeiras incorretas.
*Interrupção
das Atividades de Negócio, as atividades rotineiras de uma
empresa.
*Interrupção das Atividades dos Canais e das
Parcerias.
*Perdas em uma Fatia de Mercado, pelo não
cumprimento das diretrizes da estratégia corporativa da empresa. Inabilitando
ao alcance das metas dos clientes e interrompendo os canais com os
membros, ocasionando a perda e
cancelamento de pedidos.
ASPECTOS GERAIS:
Diante de um mercado globalizado,
impregnado de Internet e tecnologias, liberalizado, com baixas barreiras
tarifarias e uma visão macroeconômica, tendendo para a terceirização, a prática
de parcerias estruturantes, a complementaridade de fornecimento para atender à
necessidade da demanda consumária, a Cadeia de Suprimentos é uma imposição
lógica e inteligente, um verdadeiro clamor às mentes empreendedoras, criativas
e inovadoras.
Chegou-se a uma época e a um estágio
sócio-econômico e cultural, que exige determinadas ações das organizações, como
condição de sobrevivência. A Cadeia de Suprimentos é apenas uma destas linhas
de procedimento implacáveis.
BIBLIOGRAFIA
1. BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística
empresarial: o processo de
integração da cadeia de suprimento. São Paulo:
Atlas, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
1. ARNOLD, J.R T. Administração de materiais. São
Paulo: Atlas, 1999.
2. BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de
suprimentos. 4. ed.
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Armazéns. São
Paulo: IMAM, 1998.
4. CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da
cadeia de
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5. CORRÊA, J. Gerência econômica de estoques e
compras. 5
a
ed. Rio
de Janeiro: FGV,1979.
6. DIAS, Marco Aurélio P. Administração de
material: uma abordagem
logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
FLEURY, P. F.; FIGUEREDO, K. F., WANKE, P..
Logística Empresarial – A perspectiva Brasileira. Coleção COPPEAD de Administração.
Atlas, São Paulo, 2000;
PIRES, S. R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Revista de Administração – USP, v.33, n.3, 1998.
CSILLAG, J. M.. Análise do Valor. São Paulo. Atlas,
1995.
CALDAS, M.
P. e WOOD JR., T.. Transformação e a Realidade Organizacional: uma perspectiva
Brasileira. Editora Atlas, 1999.
“A metodologia e a tecnologia são passíveis de
retroalimentação o tempo todo; em consonância com as próprias leis fixas do
Universo, que está em permanente movimento e transformação. (EM).”
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