IMPLEMENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
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TRANSTORNOS
GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO:
Os cinco Transtornos
Globais do Desenvolvimento (TGD), segundo o DSM-IV-TR, são:
Transtorno autista: autismo, autismo da infância, autismo de Kanner ou, Transtorno
do Espectro Autístico (TEA). Caracteriza-se por desenvolvimento anormal ou
alterado antes dos 3 anos de idade e perturbação no funcionamento de três
domínios em especial: interações sociais, comunicação e comportamento
focalizado e repetitivo.
Transtorno de
Asperger: síndrome de Asperger –
pronuncia-se Ásperguer - é caracterizada por problemas nas habilidades sociais
e por comportamentos ou interesses restritos e repetitivos. Embora não se
perceba atraso no desenvolvimento da linguagem, trata-se de uma linguagem
literal, e a pessoa com a síndrome de Asperger geralmente não entende piadas,
metáforas ou linguagem não verbal. Há grande dificuldade para compreender as
intenções e os sentimentos de outras pessoas.
Transtorno de Rett: síndrome de Rett é caracterizada por nascimento sem
intercorrências e desenvolvimento inicial aparentemente normal, seguido de
estágios de estagnação do desenvolvimento e de perda de habilidades adquiridas.
Afeta predominantemente crianças do sexo feminino, e é bastante rara nas
crianças do sexo masculino. Diferente dos demais TGD, evolui com prejuízos
motores, musculoesqueléticos,
Transtorno Global do
Desenvolvimento Sem Outra Especificação (TGD-SOE): é assim considerado por não atender aos critérios das demais
categorias. As características comumente vistas são problemas na comunicação,
na interação social e comportamentos incomuns.
Transtorno Desintegrativo
da Infância: é o subtipo mais raro
nos TGD, caracterizado por desenvolvimento normal até os 5 ou 6 anos de idade,
quando inicia uma regressão no desenvolvimento seguida de perda das habilidades
já adquiridas.
COGNIÇÃO
SOCIAL:
A conduta social
é sustentada e elaborada por processos cognitivos superiores. A Cognição Social
consiste na compreensão dos próprios sentimentos e ações e a sua
correspondência nos indivíduos da mesma espécie, incluindo o reconhecimento de
como as outras pessoas se sentem.
A Cognição Social situa-se na interseção de
várias áreas: perceptiva, cognitiva, social, emocional e desenvolvimento da
personalidade. Durante o desenvolvimento humano, desde as primeiras relações
até aquelas estabelecidas em ambientes socialmente mais amplos, dentro e fora
da família, a criança vai acumulando experiências sociais, afetivas e
cognitivas que possibilitarão estruturar a sua conduta social de forma cada vez
mais complexa. Por meio dessas experiências, a criança vai adquirindo a
capacidade de identificar e reconhecer objetos sociais, de fazer inferências
sobre os comportamentos e emoções das outras pessoas, e de atribuir significado
às experiências sociais. O córtex pré-frontal encontra-se diretamente implicado
no desenvolvimento da Cognição Social e na conduta social. Onde tomar decisões
é escolher uma opção de resposta entre as muitas possíveis num determinado
momento e em uma determinada situação. Supõe conhecer:
(1) a situação
que exige tal decisão;
(2) as distintas
opções de ação;
(3) as conseqüências
imediatas ou futuras de cada uma das ações.
A Cognição
Social, a Função Executiva e a Teoria da Mente estão mutuamente relacionadas. A
conduta social pressupõe antecipação, flexibilidade, destinação de significado
e objetivos - próprios da Função Executiva. É preciso inferir processos
mentais, pensamentos, intenções e emoções nas outras pessoas, para sustentar
uma conduta social eficaz.
Para as crianças
e adolescentes com TGD, os prejuízos na aquisição da Cognição Social, solicita
da escola o reconhecimento da dimensão cognitiva da aquisição do conhecimento
social e dos processos que sustentam a conduta social no âmbito da ação
escolar. Tal reconhecimento provocará intervenções pedagógicas que favorecerão
o desenvolvimento da Cognição Social de todos os alunos, considerando que, em muitos
casos, a ausência de dificuldades é apenas aparente. Pois, o afeto é uma parte inseparável
de como nós vemos e representamos o mundo em volta de nós. É importante considerar
que o relacionamento entre cognição e emoção é crucial para a compreensão do
desenvolvimento em geral.
A Cognição
Social é um processo desenvolvido por meio dos vínculos de apego, das experiências
sociais e da exposição ao meio social e a seus signos. A inclusão escolar, para
o aluno com TGD, é uma oportunidade de acesso sistemático às fontes de
aquisição de tal processo. Permanece o transtorno, mas a criança ou adolescente
com TGD poderá ampliar suas possibilidades de lidar com o meio social, com
signos sociais e de apropriar-se de referências de conduta e de interação. A
escola deverá mediar tal apropriação, entendendo que se trata de um processo
necessário para que esta criança possa lidar posteriormente com os demais
aspectos pedagógicos.
TEORIA DA MENTE:
A Teoria da
Mente considera que a mente é composta desde o nascimento de diferentes
faculdades psicológicas ou módulos cerebrais. Como estruturas prontas que não
se modificam. Um módulo para a linguagem, outro para o pensamento, outros para
diferentes tipos de aprendizagens, outro para uma teoria da mente, dentre
outros módulos. Módulos separados uns dos outros, mas que interagem no sentido
de o pensamento poder ser representado pela linguagem e a linguagem pode ser
transformada em pensamento.
A Teoria da
Mente envolve um mecanismo cognitivo com a habilidade de pensar sobre
pensamentos ou de imaginar o estado mental de outro indivíduo. A habilidade
inata de atribuir e interpretar estados mentais, tais como intenções e crenças,
e emoções aos outros e a si mesmo.
“Os direitos
do indivíduo tem como recíproca inseparável as suas obrigações. (EM)”
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