quinta-feira, 7 de março de 2013

PRODUÇÃO DA VITAMINA D



PRODUÇÃO DA VITAMINA D
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com


    A vitamina D, nutriente que evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama, efeitos do diabetes e obesidade. O corpo a produz quando a luz solar atinge a pele.
A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural. Os raios de luz solar natural que geram a vitamina D na pele não atravessam o vidro. A exposição à luz solar é a única maneira para o corpo dispor de vitamina D.
Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde se vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D.
As pessoas com a pigmentação escura da pele precisam de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D.  Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos.
   A deficiência crônica de vitamina D é de demorada reversão. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para reconstruir os ossos e o sistema nervoso. Os filtros solares bloqueiam em 95% a capacidade do corpo de gerar vitamina D.
A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D no corpo, porque ele se autorregula e produz apenas a quantidade que necessita.
A vitamina D é ativada pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo. É um poderoso remédio produzido pelo próprio corpo.
Algumas substâncias antioxidantes aceleram a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela provoque danos, permitindo esta exposição ao sol duas vezes mais tempo.  A astaxantina é um filtro solar interno. Fontes de antioxidantes: açaí, romã, mirtilo, algas, camarão, krill.

A deficiência de vitamina D ocasiona: osteoporose pela pouca absorção de cálcio; na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos; agrava o diabetes tipo 2 por prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas; a obesidade; a depressão; a esquizofrenia; os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon; a depressão sazonal de inverno, nos países de clima temperado, por desequilíbrio da melatonina, pela menor exposição ao sol.
A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase a doença inflamatória crônica da pele.
A exposição sensível à luz solar natural é a estratégia para melhorar a saúde. Conclusão: pratiquemos!
     Mas ressalte-se, esta exposição à luz solar, não tem eficácia se for praticada através de vidros, plásticos transparentes e similares, deve haver a incidência direta dos raios solares sobre a pele.
“A natureza tem as soluções, mas não pode haver a quebro do processo orgânico original. (EM).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário