quinta-feira, 15 de novembro de 2018


ESCULTURA
Conceito: É uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. Escultura é uma linguagem artística expressa pela representação tridimensional, em relevo total ou parcial. O objeto escultórico é sólido, tridimensional e ocupa um espaço com altura, largura e profundidade. Vários materiais se prestam a esta arte: o bronze, o mármore, a argila, a cera. a madeira. O objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade numa forma antropomórfica. É a quarta das artes clássicas. A escolha do material a ser utilizado na escultura normalmente determina a técnica a ser utilizada.
Técnicas, formas e materiais utilizados: Permanecem as obras dos artistas que utilizam materiais mais perenes e duráveis possíveis como: a pedra, mármore, pedra calcária, granito ou bronze, ouro, prata. Que usam técnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais ou que empregaram os materiais de origem orgânica, as madeiras duráveis como: ébano, jacarandá e materiais como: marfim ou âmbar. Modernamente, novas técnicas, como dobra e solda de chapas metálicas, moldagens com resinas, betão armado ou plásticos, ou a utilização da luz coerente para dar uma sensação de tridimensionalidade, tem sido usadas. Algumas formas especificas de esculturas foram mais utilizadas: O busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua equestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica.
Modelagem: Etapa quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado.
Cinzelamento: Etapa quando de um bloco de material se retira o que excede a figura, utilizando ferramentas de corte apropriadas, como o cinzel.
Fundição: Quando se verte metal derretido, quente, em um molde feito em outro material.

         Argila e cerâmica: A modelagem da peça em argila umedecida é deixada para secar e, em seguida, é submetida a altas temperaturas, em forno apropriado, para obter rigidez e resistência. Dai resulta a cerâmica. É possível, durante o processo, acrescentar aditivos e, dependendo do tipo e da qualidade da argila, temos diferentes produtos finais, incluindo a porcelana.
              
Pedras: Mármore, pedra calcária, granito e pedra sabão são tipos de matérias-primas utilizadas na confecção de esculturas a partir da técnica do cinzelamento.

 Esculturas de Bronze: Primeiramente se faz a escultura em argila ou gesso. A seguir, ela é envolvida por uma camada de cera e depois envolvida por outra camada de argila e areia, ou um material refratário forte o suficiente para suportar a pressão do metal em fusão e com os detalhes da peça desejada. São retirados três a quatro milímetros da espessura do material refratário antes de assentá-lo outra vez no molde. O espaço vazio é preenchido com cera derretida. Quando a cera esfria e seca, o molde é aberto. A cera, fiel ao modelo, recebe a assinatura do escultor, o número da tiragem e o selo de fundição. Condutores metálicos são fixados em volta da peça de cera. Em seguida o bronze em estado líquido é derramado a 1150ºC pelos condutores superiores, substituindo a fina camada de cera. Após o resfriamento, os condutores são removidos, o material refratário no interior da peça é retirado, a escultura é oca. Depois, a escultura passa pelo cinzelamento, que consiste em fazer desaparecer as rebarbas da fundição e as marcas deixadas pelos condutores metálicos. Muitas vezes o bronze ainda recebe uma reação química que produz uma película de cor na superfície do metal. Uma escultura pode ser polida, tornando-se extremamente lisa. Um acabamento bastante utilizado em esculturas é a aplicação de ácidos preparados para formar uma camada de oxidação estável que impedirá a corrosão do metal fundido.
Hístoria:
HISTÓRIA DO DESENHO
HISTÓRIA DA CERÂMICA
HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA
OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
A HISTÓRIA DO ANTIGO EGITO
A HISTÓRIA DA CALAGEM
A HISTÓRIA DA PINTURA
A HISTÓRIA DO CUBISMO
A HISTÓRIA DA ARTE PRÉ-HISTÓRICA
A HISTÓRIA DA ARTE ROMANA
A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
A HISTÓRIA DA ARTE ABSTRATA
A HISTÓRIA DA ARTE BARROCA
A HISTÓRIA DA ARTE GÓTICA
A HISTÓRIA DA ARTE CONCEITUAL
A HISTÓRIA DA ARTE DO EXPRESSIONISMO
A HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
A HISTÓRIA DA ARTE DO ROMANTISMO
A HISTÓRIA DA ARTE DA IDADE MÉDIA
A HISTÓRIA DO ARTESANATO
HISTÓRIA DA ARTE DA MESOPOTÂMIA
HISTÓRIA DA ARTE DO GRAFITE
HISTÓRIA DA ARTE AFRICANA
A HSITÓRIA DO IMPRESSIONISMO
A HISTÓRIA DO SURREALISMO
HISTÓRIA DA ARTE PALEOCRISTÃ
A HISTÓRIA DA ESCULTURA
A HISTÓRIA DA ARTE BIZANTINA
A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
A HISTÓRIA DA ARTE DO CINEMA
A HISTÓRIA DA ARQUITETURA
A HISTÓRIA DO TEATRO NO MUNDO
A HISTÓRIA DA ARTE GÓTICA

Evolução Histórica das Esculturas:
As primeiras esculturas são atribuídas à civilização do vale do Indo, na Índia. onde trabalhos em pedra e bronze foram descobertos, sendo uma das mais antigas esculturas do mundo. Depois, com o desenvolvimento do hinduismo, do budismo, e do jansenismo, esta região produziu elaborados bronzes. O santuário de Ellora, apresenta grandes estátuas esculpidas diretamente na rocha. Durante o século II a.C. no noroeste da Índia,  hoje Paquistão e  Afeganistão, as esculturas representam passagens da vida e os ensinamentos de Buda em forma humana. reflete a influencia artística persa e grega na região. A Índia influenciou Angkor, no Camboja.

China: Guerreiros do Exército de terracota de Xian. Artefatos do século X a.C. Dinastia Zhou (1050-771 a.C.) produziu vasos em bronze fundido; Dinastia Han (206-220 a.C.) Exército de terracota de Xian, em tamanho natural, defendendo a tumba do imperador; Esculturas de influencia budista (século III) ; Dinastia Wei (séculos 5 e 6 ) escultura dos Gigantes grotescos. A arte chinesa não tem nus.
Japão: Imagem de Buda
Muitas estátuas associadas a religião. Notáveis haniva, esculturas em argila colocadas sobre tumbas, no período Kofun. Imagem em madeira do século IX de ’Shakyamuni, um Buda histórico é a típica escultura da era Heian, com seu corpo curvado, coberto com um denso drapeado e com uma austera expressão facial. A escola Key criou um estilo mais realista.
Américas: Poucas esculturas pré-colombianas no continente americano, Estátuas da Ilha de Páscoa, esculturas, em alto-relevo, decorando edificações Maia e Asteca do Peru ao México, algumas peças primitivas em madeira ou argila, com significado religioso. De começou a produzir arte a partir do século XVI,  sob influência do Barroco, imagens religiosas em madeira, terracota e pedra macia. Escultura popular em argila do Nordeste brasileiro, as obras em madeira e argila dos povos da Amazônia, figuras religiosas em todas as regiões católicas da América.
África: A arte da África escultura, em ébano e madeiras nobres. Divindades antropomórficas, máscaras rituais. As esculturas mais antigas da cultura Nok, cerca de 500 a. C., na Nigéria.
Egito: A escultura no antigo Egito visava dar uma forma física aos deuses e seus representantes na terra, os faraós. Regras rígidas: homens mais escuros que mulheres; as mãos de figuras sentadas deveriam estar nos joelhos; e cada deus tinha suas regras especificas de representação. A cabeça de Nefertiti,  a máscara mortuária de Tutancâmon.
Europa: Escultura da Grécia Antiga, Escultura da Grécia arcaica, Estilo Severo, Escultura do Classicismo grego, Escultura do Helenismo, Escultura etrusca, Escultura da Roma Antiga, Escultura românica, Escultura gótica, Renascimento, Escultura barroca, Escultura do neoclassicismo, mostra dos mármores de Elgin. A Grécia clássica é o berço ocidental da arte de esculpir, a partir do século X a.C., em mármore ou bronze, era de Péricles (século V a.C.), as esculturas da Acrópole de Atenas. Fídias roduziu Vitória de Samotrácia, os mármores de Elgin, a Vénus de Milo. A partir dos gregos, os romanos, na tradição etrusca, cultura clássica. trabalho em mármore por todo o império. Esculturas góticas (séculos 12 e13), decoração de igrejas, arte fúnebre. Renascimento, Donatello: Davi em bronze, a estátua eqüestre do Gattamelata, esculturas em mármore, Michelangelo: David em mármore, a Pietá, Moisés. David de Florença  a escultura mais famosa do mundo: 8 de setembro de 1504. Benvenuto Cellini um saleiro em ouro e ébano em 1540, mostrando Netuno e Anfitrite em formas alongadas e posições desconfortáveis, transformou o Naturalismo e criou a obra maior do Maneirismo que em sua forma mais exagerada. Bernini o mais importante escultor do período: O Êxtase de Santa Teresa. Após os excessos do Barroco, o Neoclassicismo é uma volta ao modelo helenista clássico, antes dos anos confusos do Modernismo, que teve a magnífica obra em bronze do francês Auguste Rodin e seu O Pensador, e depois enterrou a tradição clássica com o Cubismo, o Futurismo, o Minimalismo, as Instalações e a Pop Art.
Grupos de Esculturas: Temos dois grandes grupos de escultura:
Estátuas: aquelas que possuem volume completo e podem ser vistas em todos os seus ângulos.
Relevos: esculturas parciais, de caráter ornamental tendo como fundo uma superfície em que está aderida, geralmente complementando uma construção arquitetônica. Os relevos podem ser altos, médios e baixos, de acordo com o seu volume.
Esculpir é o ato de dar forma à matéria, de qualquer tipo físico palpável, destacando os valores táteis da mesma para transmitir certas sensações. Desde os primórdios o homem teve a necessidade de esculpir.
A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião. No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas.
Através do tempo, alguma forma especifica de esculturas foram mais utilizadas que outras: O busto, espécie de retrato do poderoso da época; a estátua equestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de água, onde a água corrente tinha um papel a representar; estátua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomórfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma história em pedra ou metal, mobiliário, normalmente utilizado em jardins.
Talha em madeira: Arte menor, a escultura em madeira oferece um desafio maior ao escultor para dar o naturalismo desejado à figuração, devido aos veios e nós da madeira e à precisão que deve ser trabalhada. Com isso, o uso do policromado condicionou de forma decisiva a evolução da escultura em madeira. Essa técnica foi muito utilizada no Barroco brasileiro na confecção do imaginário. A técnica da talha consiste no desgaste de um tronco de madeira através do uso de instrumentos como o cinzel, serras, foices, machados, isovela e brocas. A madeira é trabalhada a partir de um único tronco que tem seu interior esvaziado para evitar problemas com a umidade. No acabamento final, a peça é lixada e polida.
Escultura em pedra: A técnica nobre consiste em desgastar um bloco de pedra com uso de cinzéis, martelos, pontas, bouchardes, puas, furadeiras e abrasivos. Na escultura em pedra os erros são irreparáveis e, para garantir o sucesso da sua confecção, é feito um esboço em argila, gesso ou cera, com posterior maquete, que passará para o bloco de pedra através de um ponteado.
Vazado em bronze: Técnica industrial. É preciso criar moldes e a figura vai nascer do interior do molde, com a fundição do cobre em conjunto com o estanho, o zinco e o aço, em quantidades exatas, para se criar a liga apropriada de bronze. A fluidez dessa liga é o que dará características próprias a cada escultura.
Arte moderna: O objetivo não é mais o naturalismo, a escultura ganhou novas formas de expressão, novos materiais e o emprego diferenciado das técnicas tradicionais. Aplicação do concreto na escultura, uma mistura de cimento, areia, pó de pedra, partículas de granito ou mármore, que proporcionam diferentes texturas ao concreto.  Na escultura em metal os artistas utilizam: chapas de ferro, pregos, arames, chapas de aço, lata, latão, alumínio, ferro-velho, tubulações e automóveis prensados. Utilização de soldagem, maçarico, rebitadoras, brocas elétricas, máquinas para corte e dobradura do metal e pintura. Plásticos, celulose, acrílicos e sintéticos.
Artes menores de caráter tridimensional: Destaca-se o ourives, que trabalha com metais. Seus materiais são maleáveis, podem ser moldados, ensejam trabalho de decoração, gravados ou engastados conforme a técnica do repoussé, submetidos a técnica da damasquinaria  ou o esmaltamento cloisonné. Outras técnicas: o entalhe em osso e marfim, lapidação de pedras preciosas, numismática, a cerâmica, a cestaria, a vidraria, a marcenaria.
“Deus esculpiu o Ser humano criatura perfeita, a partir do nada. Contemplado com  vida, dons e talentos e deu-lhe como habitat a Natureza.  O ser humano, maravilhosamente, esculpiu esculturas artísticas, simbolizando a sua existência, espalhadas por tudo. A Terra exultou! (EM).”



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