FEEDBACK
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Significado e Conceito: Feedback em inglês significa retroalimentar um sistema ou dar retorno
a algo recebido ou acontecido. “feed”, que pode ser traduzido como alimentação,
e “back”, pode ser atrás ou retorno. Considera-se feedback como retroalimentar,
realimentar ou retroação.
Contextos: A
expressão feedback é aplicada em variados contextos, sempre com a idéia de
conectar dois eventos, necessariamente, interligados complementarmente. É parte de uma cadeia de causa e efeito, onde uma
informação sobre o passado influencia um mesmo fenômeno no presente ou no
futuro, permitindo ajustes que mantenham um sistema funcionando corretamente.
Configura uma resposta ou reação positiva ou
negativa. Sempre tem o aspecto de retorno de algo inicial, que subentende uma
manifestação posterior, finalizando um determinado processo.
Na Comunicação: feedback se corporifica com um
emissor enviando uma mensagem para um receptor, através de um determinado
canal. A mensagem, no seu efeito, fica
condicionada à interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o
receptor termina o processo de comunicação com o feedback, na forma de resposta ou a sua reação ante o
conteúdo recebido.
No processo
Administrativo: Feedback é utilizado na avaliação de desempenho
funcional. Através da expressão de parecer
sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito
de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e
negativos do trabalho executado, visando aperfeiçoar métodos e tecnologias
funcionais e operacionais, num processo avaliativo sistemático, sem a intenção
de atingir alguém pessoalmente, apenas focado procedimentalmente. Um processo
de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas,
cruciais para o aperfeiçoamento da performance, oriunda de uma análise baseada
no senso crítico e não no senso comum, para o ajuste de desempenho de uma
pessoa.
Na Eletrônica: Feedback
é a realimentação de um sistema, com a transferência
do sinal de saída para a entrada do mesmo sistema ou circuito, resultando num
aumento ou diminuição do nível de saída. No sistema de som, refere-se ao
retorno de uma fração do sinal de saída de um amplificador ou microfone para a
entrada do mesmo, provocando uma distorção do som produzido.
Na Fisiologia: Feedback
na homeostase, o mecanismo de auto-regulação de desequilíbrios no organismo. O
feedback negativo consiste em uma resposta contrária a um estímulo que causou
um desequilíbrio. O feedback positivo consiste nas respostas do organismo que
contribuem para o aumento do desequilíbrio causado. No âmbito da educação
física, o conceito de feedback é essencial na aprendizagem motora e
consubstancia-se nas respostas obtidas quando o elemento que aprende faz uma
determinada movimentação motora. Estas respostas acontecem durante ou depois da
movimentação em questão.
Feedback de Desempenho
Profissional: Nas Reuniões de feedback existe uma pressão
emocional que impregna os avaliadores e os avaliados. Quem precisa fazer
comentários sobre o desempenho do outro também está sob pressão, tanto quanto o
submetido à esta apreciação. O avaliado tem medo de ser humilhado; o avaliador
teme que o outro se ofenda com os seus comentários e nutra antipatia por seu
superior. Sob a influência de medos inconscientes, as duas partes tendem a
entrar num modo defensivo; o que, além de gerar desgaste emocional, pode
ameaçar a eficácia do processo. Feedback não é uma opinião que expresse um
sentimento ou emoção, mas um retorno que
alimenta, validando ou invalidando, um dado comportamento ou realização com
base em parâmetros claros, objetivos e verificáveis. Versando sobre:
desempenho, conduta e resultados obtidos através de ações realizadas. O
objetivo fundamental do feedback é ajudar às pessoas a melhorarem seu
desempenho, através do fornecimento de informações, dados, críticas e
orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de
eficiência, eficácia, efetividade e excelência!
Recomendações
Procedimentais de Avaliação de Desempenho Profissional:
->Ter
cuidado antes, durante e depois da reunião evita que a tensão da avaliação seja
prejudicial ao processo de aprimoramento funcional e operacional;
->Começar sempre reconhecendo publicamente o que
está funcionando bem; O início da reunião deve ser leve e se concentrar sobre
os pontos positivos da outra pessoa. Mas, com franqueza e sinceridade, que deve
ser estabelecido entre as partes, como padrão de manifestação avaliativa;
Elogios sinceros ajudam a diminuir as defesas do outro e a dissolvem parte da
tensão da conversa;
->Evitar
a generalização dos problemas detectados na avaliação do processo de
desempenho. Com comentários positivos quanto negativos palpáveis. Para que
todos construam uma imagem concreta daquilo que está sendo dito. É preciso,
para cada avaliado, que se lhe cite os eventuais deslizes cometidos, datas,
horários, locais e ocorrido. Com o objetivo de legitimar a crítica e trazer a
discussão para um plano construtivo;
->Criar um
ambiente estratégico. A avaliação de desempenho pessoal é feita
individualmente, sem a presença da equipe, o que só serve para aumentar a
preocupação do avaliado, com a possibilidade de humilhação. O ideal é escolher
um local onde não chame atenção de outrem e as pessoas sintam-se mais à vontade
para conversar;
->Estabelecer
regras para a conversa avaliativa. Definindo que enquanto um fala o outro só
escuta;
->Evitar o tom acusatório, empregar frases com
expressões sutis e brandas ao referir-se aos eventuais desvios ou deficiências
do avaliado, gerando alívio e receptividade no outro:
->Depois de comunicar a avaliação, calar-se
e ouvir as respostas do outro, anotar o que está sendo dito e permanecer até o
fim sem retrucar;
->Concluir
de forma rápida, no final da conversa fazer uma breve recapitulação do que foi
discutido, deixando um vazio no outro, para que ele continue pensando sobre o
assunto depois, sozinho. O avaliado só reflete sobre o que foi dito depois que
deixa a reunião;
->A
conversa produz alterações visíveis na conduta do avaliado. Falar que notou-se
aquela mudança de comportamento é necessário
para a consolidação do processo aprimorativo;
->O feedback deve ser sempre educativo, jamais
punitivo, condição em que perde sua funcionalidade e descaracteriza-se como
conceito. Pode e deve ser utilizado como ação de validação e parabenização
frente a condutas e resultados positivos; e salientando equívocos e
discrepâncias de desempenho, quando ocorrerem. Sempre de maneira construtiva;
->É importante a aplicação constante de
feedbacks ao longo do tempo, a sua eficácia é tanto maior quanto mais próximo
esteja da ocorrência que lhe deu origem. Para que um feedback tenha êxito, duas
condições essenciais e interdependentes precisam estar presentes: Uma relação
de confiança entre as partes e Uma relação de respeito entre as partes;
->O Sucesso
do feedback depende de: confiança, respeito, ética, adequacidade específica, evitar
desabafo de emoções e sentimentos, clareza de causas e objetivos da avaliação, momento
apropriado, de ser dado individualmente, com mensagem clara e compreensível, do
líder gerar no liderado o desejo de
avaliação;
->Posicionamento
necessário do avaliado: demonstrar e comunicar o seu interesse em ser avaliado,
ouvir com atenção e respeito, ser ético, quando avaliado positivamente
agradecer os que o ajudaram para tal, avaliado negativamente assumir a
responsabilidade e corrigir os desvios, se avaliado injustamente esperar o
momento oportuno para explicar-se, não misturar emoções e sentimentos pessoais
com o seu trabalho, entender que toda crítica é motivo para melhorar e evoluir,
verificar se compreendeu com clareza o que lhe foi colocado, agradecendo e
comprometendo-se a refletir e rever o que for necessário; manter discrição e sigilo
sobre o feedback recebido;
->O feedback
funcional tem duas facetas: o retorno e a consequência. Retorno o funcionário
terá ao saber do seu desempenho e de como suas atividades são vistas, ele
saberá exatamente quais pontos precisa mudar e quais podem ser reforçados. A consequência
é que, ao receber uma crítica construtiva ele se sentirá motivado a continuar
com o bom trabalho e desenvolverá maneiras de torná-lo ainda mais excelente,
pois haverá reconhecimento. Caso o feedback seja negativo, ele procurará mudar
esses pontos e terá um progresso, pois entenderá que seus superiores estão observando
as suas tarefas e se importam com seu desenvolvimento. Dar feedback aos funcionários
é muito importante, pois ajuda a construir uma relação de confiança e apoio
mútuo, além de promover mudanças positivas e o desenvolvimento contínuo da
empresa;
->O feedback ideal: dar o contexto,
exemplificar o comportamento observado e explicar o impacto que este
comportamento teve no indivíduo, na equipe e na organização. Terminando com uma
sugestão da mudança que seria desejada e esperada.
Feedback Construtivo: Aponta
algo que não está adequado, porém, vem junto de uma solução para que o problema
seja resolvido. Identificando erros e acertos e conseguindo soluções e métodos
para resolvê-los. Esse é o tipo de feedback mais indicado em todas as situações
pessoais ou institucionais. Ao identificar o ponto problemático de um
colaborador e elaborar uma maneira de erradicá-lo, gera-se mais confiança e
proporcionará motivação para melhorar comportamentos, procedimentos,
desempenhos e toda a espécie de performance. Um bom líder está sempre presente
no desenvolvimento de seus funcionários e mantém uma relação estreita com eles,
apontando erros e acertos e, principalmente, ajudando-os com seus problemas,
auxiliando a equipe e reconhecendo o trabalho da mesma, resultando em
motivação, aumento de produtividade e o bom andamento da empresa. Além disso,
dar feedback fará com que o funcionário
sinta que está em um ambiente seguro e de crescimento, onde ele terá o resultado
de suas ações e saberá qual o caminho que deve seguir para continuar
progredindo, se sentindo mais motivado e com vontade de permanecer e crescer em
seu atual local de trabalho. Quanto mais os colaboradores se sentem motivados,
menor será a rotatividade da empresa que, dessa maneira, será capaz de reter
talentos e ter um bom relacionamento entre suas equipes.
Qualificação pessoal e o
Feedback:
->Saber
fornecer e receber feedbacks é uma qualidade, que diferencia em larga escala
aqueles que a aprimoram;
->Devemos ser gratos para alguém que nos forneça
um feedback que nos ajude a crescer e evoluir;
->O
feedback é uma ferramenta importantíssima para a construção de relacionamentos
sólidos. Assim uma pessoa qualificada, culta, educada e que tem classe, sempre
dá o retorno quando alguém lhe pede uma informação, um favor, lhe envia uma
mensagem para reportar-se ou apreciar algo, lhe concede um benefício, lhe
formula uma consulta e similares;
->Mesmo
que não dê para fazer, informar, atender algo solicitado; sempre deve ser dada
uma resposta a outrem, isto denota qualidade pessoal, gera simpatia,
consideração e crescimento de conceito pessoal, profissional e sócio-cultural.
“Construir
um conceito é operoso e exige da parte do indivíduo: integridade, constância do
seu padrão moral e ético, competência, habilidade. coerência e autenticidade.
Tudo isto pode ser abalado por uma simples decepção causada para terceiros, por
não dar retornos, cujo dmérito, se propaga por multiplicação entre os
atingidos. (EM).”
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