A COMPREENSÃO DO TRANSCENDENTAL
Agora
estamos no aquém e temos uma vaga noção do além. Este estágio se referencia por
matéria. Não é a verdadeira existência. É compulsório que ocorra uma profunda
reforma moral de si mesmo, com a apropriação de regras de conduta e relações
sociais, pautadas por rigorosa justiça, para o atingimento do transcendental.
A verdadeira
existência vem depois no além. Cuja conotação é essencialmente espiritual. O
Além ainda não pode ser compreendido, diante da limitação de conhecimento e
desenvolvimento espiritual.
Para
alcançar o além, faz-se mister seguir o único caminho determinado para tal.
Conforme preceitua o processo para a busca do aperfeiçoamento. [1E eu, irmãos, não vos pude falar como
a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2Com leite vos criei, e não com carne,
porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3Porque ainda sois carnais; pois,
havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais,
e não andais segundo os homens?
4Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e
outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
7Por isso, nem o que planta é alguma
coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8Ora, o que planta e o que rega são um;
mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
9Porque nós somos cooperadores de Deus;
vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
10Segundo a graça de Deus que me foi
dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele;
mas veja cada um como edifica sobre ele.
11Porque ninguém pode pôr outro
fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
13A obra de cada um se manifestará; na
verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará
qual seja a obra de cada um.
14Se a obra que alguém edificou nessa
parte permanecer, esse receberá galardão.
17Se alguém destruir o templo de Deus,
Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
18Ninguém se engane a si mesmo. Se
alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
19Porque a sabedoria deste mundo é
loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria
astúcia.
20E outra vez: O Senhor conhece os
pensamentos dos sábios, que são vãos.
21Portanto, ninguém se glorie nos
homens; porque tudo é vosso. I Coríntios 3:1-4,7-11,13,14,17-21.].
Para que a
maturidade transcendental ocorra, gradual e sustentadamente, é necessário que se abra a mente, cada
vez mais, de forma receptiva, para que o provimento espiritual possa acontecer
e vicejar. Quanto maior a maturidade, mais clareza, mais compreensão e aumento considerável da capacidade de captação
espiritual. Do espiritual são emanadas mensagens mentais para quem é iniciado.
Revelando e esclarecendo cada vez mais como se processa a intercomunicação de
tudo, para que tudo se constitua, funcione e operacionalize.
A ciência contribui significativamente para a geração
do entendimento do além. Sobre o além, cada um concepciona de forma diferente;
tal qual ocorre com o estado de subjetividade de cada indivíduo. [Porque,
qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele
está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:11-15]. O acréscimo de conhecimento pessoal implementa ,consideravelmente, a possibilidade de captação das poderosas energias transcendentais e cria um campo sistemático de expansão de comunicação telepática; ampliando o entendimento e apropriação de informações do mundo invisível.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:11-15]. O acréscimo de conhecimento pessoal implementa ,consideravelmente, a possibilidade de captação das poderosas energias transcendentais e cria um campo sistemático de expansão de comunicação telepática; ampliando o entendimento e apropriação de informações do mundo invisível.
No aquém, o
material tem corpos, com massa, volume e peso, que depende, o tempo todo, de
movimentos. No além, os espíritos não têm corpos, não ocupam espaço, estão no
espaço. Os espirituais não precisam vir ou ir, estão. [Deus
é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João
4:24
Vede as minhas mãos e os
meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne
nem ossos, como vedes que eu tenho. Lucas
24:39].
Tudo depende
do mundo espiritual, do além, do transcendental, do invisível. Mas aqui no
aquém isto ainda é inacessível, na sua plenitude. [Conheço
um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo,
não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
2 Coríntios 12:2-4.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
2 Coríntios 12:2-4.
Do qual muito temos que
dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Hebreus 5:11-14.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Hebreus 5:11-14.
Se vos falei de coisas
terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
João 3:12].
João 3:12].
Agora, no aquém existe todo o tipo de maldade,
negatividade, sofrimentos, morte e desgraças. Mas, isto não é castigo de Deus e
nem gerado por Deus. O Supremo permite que isto ocorra, para que se estabeleçam
os contrastes entre o Bem e o mal. Para que as conseqüências do erro sejam
evidentes. Visando que isto não se repita nunca mais. O infrator deve arcar com
as conseqüências do seu desvio de conduta. O Além espiritual é um estado de
perfeição, verdade, pureza, paz, felicidade e eternidade do benéfico e da
existência. O aquém é o espaço adequado para buscar o aperfeiçoamento. Só então
terá a existência perfeita no além. [1Ainda que eu falasse as línguas dos
homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o
sino que tine.
2E ainda que tivesse o dom de profecia,
e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a
fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3E ainda que distribuísse toda a minha
fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser
queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4O amor é sofredor, é benigno; o amor
não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5Não se porta com indecência, não busca
os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6Não folga com a injustiça, mas folga
com a verdade;
7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera,
tudo suporta.
8O amor nunca falha; mas havendo
profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência,
desaparecerá;
9Porque, em parte, conhecemos, e em
parte profetizamos;
10Mas, quando vier o que é perfeito,
então o que o é em parte será aniquilado.
11Quando eu era menino, falava como
menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser
homem, acabei com as coisas de menino.
12Porque agora vemos por espelho em
enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então
conhecerei como também sou conhecido.
13Agora, pois, permanecem a fé, a
esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. I Coríntios
13:1-13.]
No além a
Terra estará transformada, pois vigerá o verdadeiro amor ao próximo; esta lei
vai gerar evolução espiritual gradativa e acumulativa. As mentes vivenciarão
uma moral pura e sublime. Todo o procedimento do aquém deve visar a consecução
da existência eterna, pregada nos Evangelhos. Agora é apenas uma peregrinação.
Todavia, só atingirá o transcendental quem observar, rigorosa e unicamente, o
verdadeiro caminho indicado e a ser seguido; que vislumbra para o bem, a
pureza, a verdade e a perfeição. A moralização do ser humano, em meio a um
processo onde ainda não se tem uma perspectiva completa, mas que vai se tornar
uma realidade material, com felicidade e paz de fato. [Disse-lhe
Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não
podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. João
13:36; Pois, se nem ainda podeis as coisas
mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Lucas
12:26; Na verdade, na verdade vos digo que
quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e
não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João
5:24; Respondeu Jesus: O meu reino não é
deste mundo; mas agora o meu reino não é daqui. João
18:36].
Os humanos
correm atrás de bens terrestres, como se pudessem retê-los para sempre. Um
mundo inferior, o reino da matéria e das paixões, com mistura de bem e mal.
Precisará deixar esta etapa, para ter ambientes mais felizes, curado das suas
enfermidades morais, elevando-se acima de si mesmo, aperfeiçoando-se;
conseguindo ver a diferença entre o mal e o bem. Ninguém é discriminado, todos
têm as mesmas oportunidades, a perfeição é acessível, mas, depende de atitude
corajosa e despojada. O homem é ainda carne e está sujeito às leis que regem a
matéria, é falível. Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.
Morre para renascer. Quando há progresso moral acontece progresso material. O
que é nascido da carne é matéria, o que é nascido do espírito é espiritual. [E
agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de
Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1
Coríntios 15:50].
No além, o mundo espiritual,
a felicidade perfeita só existe em meio de efetiva pureza. Portanto a
felicidade não é deste mundo atual. As
perdas, sofrimentos, misérias, dores e decepções encontram consolação na fé de
que existe algo depois da morte. Isto para quem vai se preparando aqui neste cenário material.
Jesus afirmou que fazer esta preparação é um jugo leve e suave, com ajuda do
Espírito da Verdade. O que o homem não pode presunçosamente é tomar a sua inteligência,
como medida da inteligência Universal e Cósmica. E se recusar de admitir o
mundo invisível, que provê e governa tudo e todo o mundo material. A humildade
é uma virtude que nunca pode ser esquecida. É necessário entender que o mal é
uma conseqüência da imperfeição, mas não há obrigação de praticá-lo. Os que
praticam o mal punem a si próprios, até que aprendam e procurem o remédio do
bem. Quem perdoa acaba, sem ter plenamente consciência disto, pedindo perdão
para as suas próprias transgressões. Quando um pai gera um filho, o seu
espírito já existia, cabe ao pai que produziu um corpo, promover o seu
desenvolvimento moral e intelectual, para que prospere e amadureça. Fora da
verdade não há salvação. O ser humano só possui de fato, aquilo que pode levar
deste mundo. Os bens terrenos destinam-se apenas, para usufruir a sua utilidade
e na verdade pertencem a Deus. [Veiculo esta
informação, para servir de reflexão e para que se dê a proporcional e real
significância às coisas, fatos e pessoas. OS TRÊS ULTIMOS DESEJOS DE ALEXANDRE
O GRANDE:
1°
Que o ataúde fosse levado aos ombros e transportado pelos melhores médicos do
reino.
Para
que os mais eminentes médicos percebam que perante a morte não gozam
do poder de curar.
2°
Que os tesouros que havia conquistado, prata, ouro, pedras preciosas, fossem
espalhados pelo caminho até a tumba.
Para
que todos possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem.
3°
Que as mãos ficassem balançando no ar, fora do ataúde, e à vista de todos.
Para
que as pessoas possam ver que viemos com as mãos vazias e com as mãos vazias
partimos.].
O transcendental vai se
tornando cada vez mais lógico, compreensível, inteligível e acessível, na
proporção e razão direta da prática de abertura mental, permitindo e desejando
esta transferência de informações do além para o aquém, na medida do possível, mas,
de forma contemplativa e cada vez mais rica e abundante. Para quem desenvolve
este dom e se desocupa mentalmente, quando está em repouso, a transmissão de
mensagens é farta e profunda. Porém, existem algumas condicionantes, dentre as
quais, de que deve ser anotado o quanto antes o conteúdo inspirado. No caso do
texto Bíblico, as suas mensagens emanadas do Espiritual, estão repassadas
através de simbologias, figuras de linguagem, alegorias, metáforas e contextos
históricos e geográficos. Como tal a Bíblia não é literal e sim passível de
hermenêutica Teológica, consistente e conexa.
“O aquém é finito; o além é
eterno. Quando a expectativa terminar a realidade vai se estabelecer e
prosperar. (EM).”
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