quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PRODUTIVIDADE, DESEMPENHO E MÉRITO



PRODUTIVIDADE, DESEMPENHO E MÉRITO
No sistema econômico o Capital e o Trabalho operando juntos, constroem a riqueza.
Para que esta riqueza seja construída é necessário que cada trabalhador produza um valor, com a incorporação de novas técnicas, ganhos de eficiência e remuneração baseada em produtividade, desempenho e mérito.
Os trabalhadores precisam fazer cursos de capacitação para melhorar o seu desempenho, ou perderão os seus postos de trabalho.
A avaliação do trabalhador deve ser embasada em critérios objetivos. Sem o devido preparo e remuneração por meritocracia, os serviços prestados tendem para a falta de qualidade, sem produtividade e com elevação do custo unitário do trabalho.
Se a produtividade, o desempenho e o mérito estejam ausentes das diretrizes e da política institucional para o trabalho, a riqueza não logrará êxito; e o desenvolvimento real naufraga antes da partida do porto.
A falta de foco para este padrão de qualidade prejudica todos os setores; inclusive gera insucesso no processo educativo formal, com professores que não mediam o conhecimento, por despreparo e falta de cultura e alunos que não aprendem, embora estejam matriculados e freqüentem a escola.
“Onde não há uma consciência plena do que se quer atingir; ocorre um enorme desperdício de recursos irrecuperáveis. (EM).”



JABUTICABA

JABUTICABA
É uma fruta de consumo imediato, que contém vitaminas, fibras e sais minerais.
Pode ser ingerida também na forma de geléia, licor e vinho, produzidos com o uso das suas cascas.
Possui elevada porção de antocianina, com poderosa ação antioxidante dos radicais livres.
A sua parte branca contém ferro, fósforo, vitamina C, niacina vitamina do complexo B.
Evita tumores, problemas cardíacos, abaixa o colesterol, é digestiva.

“Todos os impérios ruíram e ruirão, mas o bem seguirá eternamente inabalável. (EM).”

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

COINCIDÊNCIA, ACASO E DESTINO





COINCIDÊNCIA, ACASO E DESTINO

No Universo tudo é relativo, proporcional, orgânico, funcional e operacional. Tudo se movimenta e tudo se transforma.
Coincidência, acaso e destino não existem. Trata-se de uma distorção conceitual, ao interpretar situações geradas no campo  invisível. Porque ainda o ser humano não está capacitado para conectar as ocorrências com as suas ocasionantes invisíveis, necessárias e estratégicas. Nada acontece por mera coincidência, acaso ou por destino.
As circunstâncias concatenam-se de maneira tão perfeita, concomitante, oportuna e integrada que ensejam a falsa idéia de configurações apontando para coincidências, acaso ou destino; mas, isto não vai além de mera impressão ou sensação.
Existe uma relação cósmica, ainda inimaginável para este estágio humano. A subjetividade do homem vai muito além do que ele avalia e o seu inconsciente guarda mistérios incomensuráveis; principalmente no que tange ao principio de que tudo é relativo e proporcional, por uma inerência natural, orgânica e de sustentabilidade do Macro-Sistema Universal. Tudo o que ocorre tem uma causa, um motivo, um objetivo relacional necessário e indispensável para evitar o caos.
A sabedoria que controla toda essa complexidade é mediata, oportuna e tempestiva e sabe antes tudo o que deve acontecer no porvir, para cumprir determinada e complementar necessidade. Conjetura-se que o subconsciente humano é capaz de compreender essa complexidade invisível; todavia, ainda não estamos liberados para penetrar no âmago do mistério de tudo aquilo que é imaterial.
No contexto do ser humano existem dois aspectos relevantes. O Primeiro: somos feitos, mantidos, funcionais e operacionais por energia; qualquer descompensação energética precisa, necessariamente, ser reposta oportunamente. O segundo: todas as necessidades reais naturais que o ser humano tem nesta sua condição, são providas por um Complexo Sistema Cósmico, ao qual estamos naturalmente integrados, na condição de componentes sistêmicos.
O ser humano tem o livre arbítrio e como tal poder fazer escolhas; estas resultam em ações que repercutem cosmicamente e atraem respostas diversificadas, de acordo com a carga de conseqüências que carregam. Se andarmos em harmonia, com o Universo, receberemos aquilo que mais necessitamos.
O padrão cósmico só será revelado para o ser humano, no momento em que o próprio humano terá enfim, pleno conhecimento de si mesmo, a sua auto-revelação total e indubitável.
As coisas no sistema cósmico ocorrem silenciosas, invisíveis, perfeitas e fadadas ao triunfo; impregnadas de inteligência em todas as suas facetas e nuances.
Também existe uma forma de energia que, embora ainda não totalmente dominada pelo conhecimento humano, age de forma a estabelecer afinidade entre alguns indivíduos, por identidades homogêneas, fazendo com que ocorram fatos singulares que os aproximam na conexão cósmica. Dando a pseuda idéia de coincidência, acaso ou algo que o valha.
         Tudo tem uma razão de ser, têm uma explicação racional. É inteligência permanente. Existimos em consonância e de acordo com uma magnitude maior a Força Criadora. Cada um atua no sentido parcial, nesse contexto total. Os acontecimentos desencadeiam-se para produzir a evolução tanto individual e coletiva. Nada se perde tudo se transforma para gerar a necessária mudança. O ser humano tem um controle limitado sobre certas coisas e o que está, além disso, foge à sua alçada. Um evento é sempre conseqüência de uma sucessão de pequenas escolhas.
Aspectos cerebrais: O Cérebro tende a interpretar duas coisas que acontecem, uma após a outra, como uma relação de causa e efeito. As pessoas acreditam em coisas irracionais. O cérebro é programado para encontrar sentido em qualquer coisa, incluindo, sobre a existência.
A mente tende à padronizar.
O pensamento deriva de um fenômeno físico, o deslocamento de elétrons e neurotransmissores dentro do cérebro.
A mente consciente acredita que somos livres para escolher entre diferentes opções, mesmo quando o cérebro já decidiu o que vai acontecer.
O Alcance do Livre Arbítrio:
O livre arbítrio depende das escolhas. Embora exista aquilo que não pode ser controlado; temos o livre arbítrio para agir sobre o nosso benefício ou malefício, tudo depende de nós e das nossas escolhas. Uma das características da inteligência é o livre-arbítrio.
Na Bíblia consta em Deuteronômio 30:15 “Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.”;
Em Gálatas 6:7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”
É válida a expressão; “O Universo e o Cosmo conspiram a favor de quem está em harmonia consigo, com o próximo, com a natureza com o Cosmo, com o Universo e com Deus.” A partir desta lógica acontecem fatos, que as pessoas no afã de padronizar as analogias, denominam coincidências, acasos e destino. Mas, ressalte-se, os infortúnios, tragédias e malefícios que atingem as pessoas, não estão nesta mesma linha; isto decorre exclusivamente da responsabilidade do individuo, no exercício da sua prerrogativa de livre arbítrio. Ipso fato, arcará com a suas conseqüências.
Do Destino:
Não há predestinação, a rigor as decisões humanas, de cada indivíduo é que determinam os acontecimentos da sua existência.
Na Bíblia, em Efésios 1:5 “Em amor nos predestinou[3] para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
Neste contexto, Deus não está escolhendo pessoas especificamente, está se referindo à qualidade compatível, que cada resgatado deve ter para ser digno de viver na nova Terra restaurada.
Todavia, a vida de cada um, está e limitada.
Jó 14: 5 “Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassa
Salmo 139:16 “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”
Em síntese: tudo é relativo, interligado, conectado, com a lógica de causa e efeito, de ação e reação e com ônus das conseqüências, em função das escolhas pessoais.
Um dia todo este complexo emaranhado de mistérios será revelado, para a sua compreensão, valorização meritória e padrão de procedimento.
“Quão complexo é o invisível e o além para quem ainda está restrito ao aquém. (EM).”
       

Parte superior do formulário



domingo, 20 de outubro de 2013

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS
1-Por que a roupa molhada exposta aos raios solares fica seca?
      R: A água que está na roupa molhada passa do estado líquido para o estado gasoso, pelo processo de evaporação; pela energia adquirida através de calor, que é energia em movimento. Quanto mais alta a temperatura, mais rápida será a secagem. As moléculas de água no estado líquido ganham velocidade, passam para o estado gasoso, A radiação pelo sol faz moléculas de água irem embora. o calor do Sol fornece energia térmica para as moléculas de água começarem a se movimentar. Algumas moléculas se desprendem do tecido lentamente e vão para a atmosfera em forma de vapor. Quando todas as moléculas se soltarem, a roupa estará seca

2-Por que a roupa molhada seca quando é exposta ao ar condicionado?
       R: A corrente de ar que o aparelho produz é composta por moléculas gasosas com velocidade alta, que lhes confere grande quantidade de movimento. Quando essas moléculas se chocam com as da água líquida, as moléculas de água ganham parte da quantidade de movimento, passando para o estado gasoso. Que ocasiona a vaporização devido à transferência de quantidade de movimento, além do calor.
      3-Por que a roupa ou qualquer coisa molhada secam quanto expostas ao vento?
      R: Com o vento, a umidade é levada, ficando o ar menos úmido. Na superfície da roupa a umidade é de 100%, a máxima concentração de vapor de água possível em uma dada temperatura e pressão. Como as moléculas irão se dispersar outras irão evaporar a fim de manter a camada com a concentração máxima de umidade. O vento, ou ar em movimento, arrasta mais rapidamente para longe as moléculas de água que se encontram na forma de vapor logo acima da roupa, acelerando o processo de evaporação. O vento é mais eficaz que o sol na secagem das roupas. Ele movimenta as partículas de ar, que se chocam com as moléculas de água do tecido, agilizando a sua evaporação. Outro fator que influencia na secagem é a umidade do ar. Nos dias de ar seco, as moléculas de água que saem do tecido se agrupam com mais facilidade na atmosfera. O tipo de tecido também modifica essa equação: roupas de fibras mais porosas favorecem o escoamento da água, tecidos de fibras mais densas e fechadas, dificultam a evaporação.
Com o vento, a umidade é levada, ficando o ar menos úmido. Na superfície da roupa a umidade é de 100%, a máxima concentração de vapor de água possível em uma dada temperatura e pressão. Como as moléculas irão se dispersar outras irão evaporar a fim de manter a camada com a concentração máxima de umidade. O vento, ou ar em movimento, arrasta mais rapidamente para longe as moléculas de água que se encontram na forma de vapor logo acima da roupa, acelerando o processo de evaporação. O vento é mais eficaz que o sol na secagem das roupas. Ele movimenta as partículas de ar, que se chocam com as moléculas de água do tecido, agilizando a sua evaporação. Outro fator que influencia na secagem é a umidade do ar. Nos dias de ar seco, as moléculas de água que saem do tecido se agrupam com mais facilidade na atmosfera. O tipo de tecido também modifica essa equação: roupas de fibras mais porosas favorecem o escoamento da água, tecidos de fibras mais densas e fechadas, dificultam a evaporação. A energia para a movimentação das partículas vem do deslocamento do ar com o vento. Pelo processo de convecção, a massa de ar agita e empurra as moléculas de água para fora do tecido, secando a roupa.
     4-Por que os cômodos localizados nos  pavimentos inferiores das edificações prediais, apresentam temperaturas mais baixas?
      R: O ar quente sobe, deixando o ambiente refrescado.
      5-Por que a água forma bolhas quando ferve?
      R: As bolhas significam que a água está se transformando em vapor. A água começa a ferver e neste momento entra em ebulição, passa do estado líquido para o gasoso. A água não evapora toda de uma vez só. As partes do líquido que estão mais próximas à fonte de calor começam a virar vapor primeiro, e sobem à superfície na forma de bolhas; que se formam no fundo e sobem porque o estado gasoso é menos denso do que seu estado líquido. Essas bolhas unem-se umas às outras, aumentando o tamanho da bolha.
 6-Por que o leite quando ferve transborda?
 R: No leite há proteínas e gordura, que não permitem que as bolhas passem e estourem. Essas substâncias deixam o líquido mais viscoso, e o calor do fogo muda a forma das moléculas das proteínas criando um tipo de malha, que segura as bolhas de vapor, que não estouram e aumentam de tamanho, fazendo espuma. Quando se mexe o leite,  desmancha-se as bolhas e solta-se o vapor e não transborda. O calor separa a água da gordura, que sobe para formar a camada de nata, que se aloja na superfície do leite e transborda.
7-O que é pressão?
R: É a relação entre a força exercida em uma dada superfície e a área dessa superfície.
8-O que é Pressão Atmosférica?
R: Varia de acordo com a altitude. É exercida por uma camada de ar com aproximadamente 800 km de espessura que recobre a Terra e pressiona sobre tudo que está no planeta. Essa camada se modifica com a altitude. Em regiões de grande altitude a pressão diminui e as partículas de ar, são rarefeitas. o que causa problemas para pessoas que não estão acostumadas a essas condições.
Regiões com altitudes elevadas: Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.
9-Por que os navios não afundam?
R: Os navios não afundam porque sobre a água sofrem o efeito de duas forças: o peso que age de cima para baixo e o empuxo que age de baixo para cima. O seu equilíbrio e estabilidade ocorrem em função do peso ser igual ao empuxo;  que é toda a força exercida por um liquido sobre todo corpo que flutua nele ou que fica submerso a ele.
Como os navios são ocos por dentro, a sua densidade média é menor do que a da água, fazendo com que a força empuxo seja muito maior.
10-O que é força?
R: É uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo, modificando-lhe a velocidade ou direção, e pode causar deformação em um objeto flexível.
11-O que é torque?
R: É a força que produz mudanças na velocidade de rotação de um objeto.
12-Por que o avião consegue voar?
R: O Avião e a Terra se atraem com a gravidade. Como é necessária uma troca de forças para manter o movimento. Essa troca de impulsos é realizada pelas asas do avião, que direcionam o ar para o chão, e enquanto isso, a Terra reverte o movimento. Fazendo o ar circular. O movimento terrestre arrasta o ar, e o avião luta contra o movimento induzido do vento, o vento de proa. Outros movimentos do ar que interferem no fato do avião voar: um em sentido horário. O ar vai para cima, na frente, para baixo do avião e atrás dele.
As asas do avião direcionam para baixo o ar que sobe; porque o ar é formado por moléculas que tendem a se espalhar pelo volume disponível. Quando o ar abaixo da asa é sugado, libera espaço para as outras moléculas. Este movimento faz a pressão diminuir embaixo das asas. A aceleração para baixo, do ar que circula em cima da asa, gera a ascensão. O mesmo acontece com volume de ar que atinge a superfície e é direcionado para cima. O que vai para cima tem que descer, e o que desce tem que subir novamente. Isso se aplica a circulação do ar.
Não importando a distância, a superfície local do solo sente um do pouco do peso do avião; embora com uma força sempre pequena.
       13-Por que o cimento endurece?
        R: O cimento, aquele pó fino, tem propriedades aglomerantes e ligantes após a ação da água. Tem como matérias-primas a argila, o calcário, as conchas marinhas e o carbonato de cálcio de certos rejeitos industriais. Quando se adiciona água ao cimento, ocorre uma reação química complexa, os seus silicatos e aluminatos formam produtos de hidratação e com o tempo dão origem a uma massa firme e resistente, o fenômeno da pega. Depois de misturada com água, a pasta resultante torna-se mais espessa, seca e endurecida. O processo de hidratação gera calor como resultado das reações de hidratação e da cristalização que se seguem.
14-O que é Gravidade?
       R: A gravidade é uma força física que a Terra exerce sobre o centro de todos os corpos. Força de atração dos corpos em razão da sua massa. A gravidade relaciona-se com o peso, da massa do planeta sobre todos os objetos que se encontram dentro do seu campo de gravidade. Todo o objeto que possui massa exerce uma atração gravitacional sobre qualquer outro objeto com massa, para além da distância existente entre ambos. Quanto maior a massa, maior a força de atração; quanto mais próximos os objetos, maior a força de atração entre eles. A gravidade é um efeito dos corpos com muita massa sobre a própria geometria do espaço e do tempo. Cada partícula de matéria atrai a outra partícula com uma força, que é diretamente proporcional ao produto das suas massas e, inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

           15-O que é peso?
     R: O peso de um objeto é a força gravitacional sofrida por este objeto pela atração gravitacional nele exercida por um outro corpo massivo. É uma grandeza vetorial,com  intensidade, direção e sentido. O peso de um mesmo objeto varia de acordo com a sua localização geográfica. O peso de um corpo sofre pequenas variações ao longo da superfície do planeta. O peso de um corpo na Terra: Aumenta do equador aos pólos. Diminui quando a altitude do lugar aumenta.

   16-O que é massa?
   R: É a quantidade de matéria de um corpo.
17-O que é inércia?
R: É a resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. Varia de corpo para corpo e depende da massa dos corpos: Corpos com massa elevada possuem uma maior inércia. Corpos com massa pequena possuem uma menor inércia. É a resistência que todos os corpos materiais opõem à modificação de seu estado de movimento, ou seja, ausência de movimento.
18-O que é estática?
R: É a parte da física que estuda sistemas sob a ação de forças que se equilibram. Em Estática, a soma das forças e dos momentos aplicados a um corpo é igual a zero.
19-O que é dinâmica?
R: É um ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento.
20-O que é o vento?
R: É o deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos onde essa pressão é inferior. Os Ventos são classificados por sua escala no espaço, sua velocidade, os tipos de forças que os causam, as regiões na qual eles ocorrem e seus efeitos. É causado por diferença de pressão. Quando a diferença de pressão existe, o ar é acelerado da maior para menor pressão.
21-O que é ressonância?
R: É a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas freqüências ressonantes ou naturais do sistema. Nessas freqüências, forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois o sistema armazena energia vibracional. Na Oscilação forçada em que a força externa é contínua e periódica e possui a mesma freqüência da oscilação livre do sistema, haverá um efeito de ressonância que aumentará a amplitude do deslocamento do bloco. A ressonância ocorre em um sistema quando o mesmo está sujeito a uma força externa contínua e periódica cuja periodicidade está diretamente relacionada com a freqüência natural do sistema. Nesse caso, o sistema produzirá grandes amplitudes. A Terra está cercada por um campo eletromagnético, localizado entre o solo e a Ionosfera, com uma altura de 100 km e uma ressonância constante de  7,83 hertz/pulsações por segundo ou um ciclo por segundo.
22-O que é mecânica?
R: A mecânica é a área da física que estuda os movimentos e o seu repouso. A mecânica aborda: o movimento dos corpos; o conceito de velocidade e aceleração; o cálculo da velocidade e aceleração dos corpos; a força; as leis do movimento;  conceitos que ajudam no estudo da hidrostática, como o conceito de pressão; - que é energia, trabalho; e conservação da quantidade de movimento.
23-O que é Energia Quântica?
R: É aquela que está presente nos átomos das células humanas. É a energia que perde-se ao longo da existência, afetando o sistema imunológico, a pele, sistema nervoso e todos os componentes do corpo. As células se reproduzem em outras células durante toda a existência. Com o envelhecimento, restam menos células saudáveis e se reduzindo a Energia Bioquântica.
24-O que é Mecânica Quântica?
R: É a parte da Física que estuda o movimento das partículas muito pequenas, mesmo que de limites muito imprecisos e relaciona-se com as dimensões nas quais se começam a notar efeitos quânticos, como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula, entre outras. A Mecânica Quântica é a que descreve o movimento de sistemas nos quais os efeitos quânticos são relevantes. Mesmo em escalas macroscópicas, os efeitos quânticos se fazem sentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e da superfluidez.
 25-Porque ocorre o espirro?
 R: Esternutação ocorre para o corpo expulsar o excesso de dióxido de carbono, na forma de partículas liquidas. O espirro espalha até 40.000 gotículas no ambiente ao redor, a uma velocidade de, aproximadamente, 160 km/h. É causado por uma irritação, por um bloqueio bacteriano na garganta, nos pulmões ou nos canais nasais; pólen, pêlos de animais e poeira, que irritam o nariz e provocam o espirro, como reação do organismo para expulsá-las das passagens nasais. Nos resfriados o organismo usa o espirro para expelir do corpo o catarro das vias respiratórias. Olhar para uma luz intensa causa espirro, como resposta do sistema nervoso parassimpático. Durante o espirro é interrompida a respiração normal, inspira-se profundamente, músculos se contraem, empurrando todo o ar para fora, de uma só vez. A glote bloqueia a saída do ar dos pulmões, em seguida, se abre, liberando o caminho. É impossível manter os olhos abertos durante um espirro. O fechamento dos olhos protege os ductos lacrimais e vasos sanguíneos das bactérias expelidas durante o espirro. O espirro retido pode causar o rompimento dos tímpanos e infecções. Tapar a boca e o nariz ao espirrar e fazer isso numa direção onde não haja ninguém, lavando as mãos cuidadosamente.
26-Por que fechamos os olhos quando dormimos?
R: As pálpebras precisam ser fechadas, para manter a lubrificação necessária para o bom funcionamento do globo ocular e impedir problemas como ressecamento, inflamação, dores e embaçamento da córnea. Para controlar a luminosidade que chega ao cérebro, sincronizando o relógio biológico. O escuro é relaxante e estimulante da glândula pineal, que produz melatonina, responsável por regular o sono. Os olhos se fecham em função do relaxamento muscular. As lágrimas lubrificam as pálpebras, que são extremamente importantes para o conforto dos olhos e a integridade do globo ocular. O sono é um momento de relaxamento da mente e de todo o corpo. Todos os músculos ficam flácidos para descansar das atividades do dia.
        27-Por que todos os corpos celestes tem a forma esférica?
        R: Todos os astros possuem força gravitacional, que age com a mesma força em todos os lados deixando-os arredondados.
Os planetas e os demais corpos celestes, tem forma esférica devido à gravidade, que se distribui igualmente em todas as direções. Porque estão sob a ação de forças praticamente iguais e uniformes em todas as direções.
28-Por que o álcool colocado na água do radiador veicular evita o seu  congelamento?
R: A água pura congela a partir de zero graus Celsius, mas o álcool só congela a partir de 117,3  graus Celsius negativos; então retarda o ponto de congelamento da água. Por ele ser uma substância criogênica.

29-Porque o sal derrete o gelo nas estradas?
R: O sal acaba retardando o ponto congelamento de da água, que começa a partir de zero graus Celsius; enquanto que na água adicionada de sal de cozinha o congelamento começa a partir de 20 graus Celsius negativos.
30-Qual a origem dos ciganos?
R: Acredita-se que eles surgiram na Índia, o idioma falado pelos ciganos tem muitas semelhanças com várias línguas do subcontinente indiano. Também existem indícios que apontam para a Caldéia, com a crença em um único Deus criador, que os aproxima da história de povos semitas. Sabe-se que eles se do Oriente para o Ocidente e chegarem à Europa no fim do século XIV, em países como as Repúblicas Checa e Eslovaca, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia.
31-O que é que causa os terremotos?
R: Os Desabamentos: ocorrem por dissolução e deslizamento das massas rochosas e são causados pela força da gravidade, ocorrendo em regiões suscetíveis de dissolução dos terrenos, como as constituídas por rochas calcárias. Esses desabamentos produzem tremores bem localizados, de pequena importância. O Vulcanismo: nas regiões vulcânicas ocorrem terremotos produzidos por explosões internas, decorrentes do escape repentino de gases sob fortes pressões. Podem ser intensos, mas a  sua propagação é limitada, afetando apenas os arredores da área vulcânica. E o Tectonismo: os terremotos mais importantes são os causados pelo movimento das placas tectônicas.
Os sismos acontecem porque a camada mais externa da Terra, a litosfera, formada pelos primeiros 100 km de profundidade, é rígida e quebrada em placas tectônicas que se movimentando tentam se encaixar. Nos pontos onde essas placas se tocam ocorrem os tremores. Este movimento é causado por forças geológicas no interior da Terra.
32-Como se explica os vulcões?
R: Existem vulcões explosivos e não explosivos. Os explosivos em pontos onde se chocam as placas tectônicas, com lava quase sólida, expele poeira, gases e vapor d’água. A lava vem das profundezas da Terra, onde a temperatura elevada derrete a rocha da crosta oceânica e faz com que ela se misture à água do mar. Conforme a lava sobe, o vapor d’água é liberado da rocha e esbarra numa tampa formada pelo material endurecido da explosão anterior, aumentando a pressão até explodir.
Vulcões não explosivos ficam no meio de uma placa tectônica, longe do choque entre elas. Esse tipo surge quando ocorre alguma fissura na crosta terrestre por onde a lava pode escorrer, mais líquida e incandescente e faz o material do manto derreter, o magma subir e atravessar a crosta. Pode aparecer no fundo do mar, a grandes profundidades. Existem cerca de 1500 vulcões ativos.
O processo de formação de um vulcão explosivo começa quando uma placa tectônica oceânica entra em choque com outra placa e é forçada a mergulhar em direção ao interior da Terra. Como o vulcão fica tampado pelo acúmulo de lava solidificada de explosões anteriores, os gases vão se acumulando. Quando a pressão se torna forte o suficiente, a tampa do vulcão rompe e ele explode.
33-Por que ocorrem os Furacões?
R: É um fenômeno produzido pela rotação da Terra ao redor de seu eixo. Esta força induz um movimento de rotação à massa tempestuosa, que começa a se enrolar sobre si mesma no sentido anti-horário no hemisfério norte e no sentido horário no hemisfério sul. À medida que se afasta do equador, a força é mais intensa, de modo que a rotação das massas tempestuosas será mais rápida e os ventos se tornarão mais rápidos. Os furacões são fenômenos meteorológicos que se alimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensação do vapor de água, e conseguem atingir velocidade superior a 105 km/h provocando grande destruição. A sua formação se dá quando o oceano é aquecido pelo sol causando o aquecimento da massa de ar que se situa nas proximidades dos líquidos aumentando a umidade. Inicialmente, sob forma de tempestade.
34-O que é que causa a chuva?
R: É um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma:

 A água, quando é aquecida pelo Sol  evapora e se transforma em vapor de  água; Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir; Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água, quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado; Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;
 Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.
Muitas vezes as chuvas ocorrem em forma de temporais; ventos fortes, trovoadas e relâmpagos. Os relâmpagos são descargas elétricas provocadas pelo choque entre nuvens carregadas com muita água e energia, o trovão, é o som provocado por este choque.
A chuva tem como origem as nuvens. A água dos mares, lagos e rios evapora-se quando o tempo está quente e transforma-se num gás leve, chamado de vapor de água. Este em contacto com a atmosfera, arrefece e forma pequeninas gotas de água. É através destas gotas que se formam as nuvens. À medida que as gotas de água ficam maiores, as nuvens ficam sobrecarregadas e a chuva cai.
35-O que são raios?
R: Descarga atmosférica. É um fenômeno  de eletricidade natural que gera O trovão, que é o som provocado pela expansão do ar aquecido pelo raio e o relâmpago, que é a intensa luminosidade que aparece no caminho por onde o raio passou. Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. O raio liga a nuvem à terra. Com uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a terra começa a conduzir eletricidade porque a voltagem existente entre a nuvem e a terra é muito alta. Pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampéres, que dura menos de um segundo. Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra para a nuvem ou sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho. Muitos raios ocorrem dentro das nuvens. Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempre procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra.
36-Por que só vertem lágrimas quando choramos?
R: A lágrima humana está na razão direta de uma emoção.
“Ser multidimensional, além de tridimensional. As qualidades que desejamos estão além do plano físico. (EM).”