VISÃO, MISSÃO, OBJETIVOS, VALORES E METAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
DECLARAÇÃO DE VISÃO: Descreve como a Instituição pretende ser no futuro; segundo à direção que adota para conseguir atingir os seus objetivos; espelhando o seu caráter, personalidade, aspirações e crenças.
Gera motivação, direção, imagem e filosofia que guiam a Instituição. Indica o caminho e a intenção para o futuro institucional, forjando esperança e fomentando sonhos.
A Declaração de Visão deve ser construída com a participação coletiva e deve expressar a realidade da instituição.
DECLARAÇÃO DE MISSÃO: Reflete a razão de ser da Instituição, o seu propósito e o que faz. Destaca as suas atividades, os mercados que serve, as áreas geográficas de atuação, os produtos e serviços oferecidos e o referencial tecnológico e beneficial da sua diferenciação. Em síntese o que é a Instituição.
DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS E VALORES: Os valores corporativos governam o modo como a Instituição é conduzida. Todas as decisões corporativas serão tomadas de acordo com a sua declaração de princípios e valores, que expressam as características da organização, a sua filosofia corporativa de adequação dos negócios. O que fazer e não deve-se fazer.
Princípios e valores corporativos: ética, respeito, confiança, franqueza, trabalho em equipe, companheirismo, profissionalismo,
comportamento coerente com as intenções, honestidade, integridade, transparência, Segurança, integridade de todas as pessoas e ativos, Responsabilidade Social, respeito ao meio ambiente, integração comunitária, Orientação e consideração para o Cliente, Trabalho em Equipe,
Atuação integrada e cooperativa, clara e transparente, Inovação, Incentivo à geração e a implementação de novas idéias, Compromisso com Resultados, metas e padrões de qualidade, envolvimento e comprometimento de todos com a instituição, Valorização e reconhecimento das contribuições pessoais, Respeito e cumprimento integral da lei. Prometer apenas o que pode ser cumprido, excelência no atendimento e qualidade de produtos e serviços, Celeridade, eficiência, credibilidade, qualidade, cordialidade, moralidade, cidadania, responsabilidade sócio-ambiental.
OBJETIVO CORPORATIV0: Exprime o resultado quantitativo e qualitativo que a instituição precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir a sua Missão.
O objetivo corporativo deve ser: Coerente, Coerente, Viável, desafiante, Aprazado, Mensurável quantitativa e qualitativamente, Claro, explícito, conciso, Conhecido e acreditado por toda a instituição.
METAS CORPORATIVAS: São objetivos específicos que se caracterizam pela sua especificidade, muito bem definida. Mensurabilidade, exeqüibilidade, relevância e tempo.
“Um texto deve ser redigido para vender uma idéia, não simplesmente para descrevê-la. (EM)”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário