quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INOVAÇÃO


INOVAÇÃO
Por Ernídio Migliorini  E-mail: ernidio@hotmail.com
Inovação é a mudança de modelo e práticas que geram soluções e criam valor.
A inovação perpassa por processos simples, práticos e de senso comum e pela compreensão da sua estrutura. Não é uma renovação de produtos, mas de modelos e práticas sistemáticas, que geram soluções; reestrutura a maneira como fazemos e  muda o que já sabemos; porque o futuro pertence àqueles que possuem imaginação e criatividade.
A inovação e a criatividade podem  ser aprendidos e aperfeiçoados e se constituem em forças  de constante mudança. É necessário educar para a inovação e desenvolver competências inovadoras. Todos podem ser criativos e inovadores. Reinovando repensamos a melhor maneira para criar valor. Inovar não é agradar o mercado é envolvê-lo.
Invenção e inovação são conceitos diferentes, a primeira só cria volume, a segunda sempre cria valor e agiliza o modo de criação. A inovação implica em resultados previsíveis partindo de experimentações imprevisíveis. Ela provoca o encurtamento da vida útil dos produtos e idéias, que circulam rapidamente pelo mercado e se defasam. O futuro é dos modelos e práticas, não dos produtos,  porque a sua inovação é insuficiente.
O ser humano tem a capacidade de encontrar aplicações para novas idéias, reagir e se adaptar às mudanças.
A inovação trata de mudanças que criam novas experiências,  comportamentos e transformações culturais; com valor mensurável,  exige investimento e desenvolvimento sustentado, que se enriquece a cada repetição e contém o princípio da incerteza. Não podendo prever o desconhecido, precisamos nos preparar para lidar com ele. Com respostas  para problemas que ainda não existem. A inovação é um processo cada vez mais inevitável. Deve ser desenvolvida, necessariamente em equipe, aberta colaborativamente interna e externamente, com obstinação e convicção, construindo novos sonhos e considerando o risco como um aliado.
A liderança é fundamental no processo de inovação, criando ambiente para o seu desenvolvimento. Porque é necessário construir uma zona de inovação, onde são identificadas, avaliadas, cultivadas e desenvolvidas idéias com capacidade para criar valor;  o pensamento é estimulado e recompensado e o estabelecido é desafiado e redefinido. Inclusive capturando e armazenando idéias ainda em desenvolvimento. Sempre aproveitando e valorizando as idéias do patrimônio humano interno, impedindo que elas escapem da organização, por falta de sensibilidade da liderança. É essencial reter o  capital humano, libertar o poder do pensamento inovador, para garantir o volume e a velocidade das inovações. Recombinando idéias e invenções já existentes e criando um novo valor. Sempre gerando e fortalecendo uma cultura de inovação organizacional, capacitando, estimulando, recompensando e refinando o processo. Criatividade, inovação,  experiência e movimento precisam coexistir e co-habitar.
A inovação dá forma ao mercado e o mercado dá forma à inovação. Toda a mudança que agrega valor é inovadora. Inovadores são aqueles que abandonam um trajetória planejada para agarrar uma  nova oportunidade; dando uma guinada com velocidade estratégica e  disposição para experimentar o novo e inesperado; deixando o que está fora entrar. O desafio não é encontrar idéias é colocá-las em prática. Criando para o desconhecido e tolerando eventuais fracassos de percurso. O mercado não sabe pedir o que ainda não existe, é necessário oferecer-lhe algo inovador. A crise é um momento estratégico para inovações.
Fonte: Inovação com resultado de Thomas M. koulopoulos
“O risco, o fracasso e o tropeço, eventualmente fazem parte da mudança e da inovação; mas com obstinação e convicção tudo pode ser superado e depois compensado pela agregação de valor. (EM).”










Nenhum comentário:

Postar um comentário