VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidio@hotmail.com
Tenhamos como propósito fazer com que todas as pessoas que se aproximam de nós sintam-se especiais. Aprimorando gradativamente as nossas relações pessoais e profissionais. Com simpatia e carisma e assim conquistando respeito e resultados cada vez mais satisfatórios, construindo equipes convergentes e com sucesso.
Um comportamento cativante deve ser desenvolvido e praticado conscientemente. Fazendo que sejamos o tipo de pessoa ímã e que ilumina o ambiente quando chega. Os nossos relacionamentos são tão saudáveis quanto é a nossa mente. Exercitar o ato de valorizar as pessoas, iniciando pela sua própria e sincera valorização; construindo uma personalidade saudável. A saúde emocional condiciona a nossa felicidade. Só conseguiremos levar as pessoas até onde já temos chegado; porque não podemos dar o que não temos. Só podemos levar os outros a avançar se oferecermos algo além dos que eles já possuem. Antes de tentar ajudar ao próximo devemos testar se conseguimos ajudar a nós mesmos. Uma pessoa em sucedida é aquela que compreende o seu valor pessoal e sente-se segura de quem é. Reconheçamos, aceitemos, aumentemos e acreditemos no nosso valor, resolvendo os nossos problemas e corrigindo pontualmente as nossas deficiências. Jamais perderemos o nosso valor como seres humanos. O maior patrimônio que temos à disposição, além da existência é a pessoa que somos.
Olhemos o que há de bom nos outros e ajudemô-los a se descobrirem, incentivando-os a alcançarem o seu potencial. Obtemos sucesso sempre que ajudamos os outros a atingirem o sucesso.
Os primeiros trinta segundos de uma conversa que tivermos com os outros são decisivos. Devemos elogiá-los, encorajá-los e inflar o seu ego; todos estão lutando a sua própria batalha e precisam ouvir algo bom, estimulante e elogioso, despertando suas esperanças, valorização e sonhos. Porque atenção, afirmação e admiração fazem as pessoas se sentirem melhor. O interlocutor brilhante é aquele que eleva o ânimo das pessoas, falando edificantemente sobre o valor pessoal delas.
A valorização pessoal incrementa a motivação ajudando os que sabem fazer o que podem fazer; quais os compromissos que podem assumir, quais os hábitos que devem abandonar, quais os caminhos que devem seguir.
Devemos deixar que as pessoas saibam que precisamos delas. Perguntar às pessoas o que elas pensam e escutar as suas respostas. Dizer que não conseguiremos fazer sem a ajuda dos outros. O verdadeiro líder é aquele que percebe que precisa dos outros e faz os seus liderados sentirem-se como o centro dos acontecimentos. Valorizando as pessoas ficamos mais valiosos. Tendo o zelo de aprender, pronunciar e escrever corretamente o nome das pessoas; ressaltando os seus pontos fortes; fazendo-as ser mais do que já são, pelo estimulo construtivo que infla o seu ego e destaca a sua singularidade. Porque as pessoas são incentivadas pelas suas áreas mais eficientes.
Transformemos o nosso sonho em nossos sonhos.
O meu sonho me permite que eu saia do que sou para me tornar tudo o que eu posso ser. Presentir o invisível para fazer o impossível. Colocar nas mãos de Deus porque o sonho é maior do que eu posso. Prosseguir quando desencorajado. Atrair vencedores, porque não se realiza sonho solitariamente, mas sim solidariamente. Usar toda a inteligência pessoal e toda aquela que conseguir emprestada.
As pessoas precisam se sentir úteis, saber que necessitam dos outros, saber que são necessárias, saber que ajudam e ajudaram; porque o destino de cada indivíduo está conectado ao de muitos outros. Isto nos torna mais desenvolvidos, justos, considerados, respeitados, produtivos e criativos.
As boas recordações e lembranças unem as pessoas que viveram experiências comuns.
A censura deverá ser feita sempre em particular; mas o elogio em público. O Elogio sincero é a maneira mais eficaz para conquistar a simpatia das pessoas; porque ressalta as suas qualidades e o seu valor. Os elogios fortalecem e afirmam o valor das pessoas. Se estimularmos os outros a atingir o seu potencial eles vão se tornar o que devem ser. As pessoas vão mais longe quando são respeitadas e lhes dizemos que são capazes.
As pessoas diferenciadas fazem as coisas acontecerem, agarram oportunidades, influenciam, agregam valor para si e para os outros, atraem vencedores; criam condições para a liderança dos outros, dão idéias resolutivas, possuem atitudes nobres, são compromissados e responsáveis e inabalavelmente leais.
Devemos demonstrar com ações, o juízo que fazemos das pessoas. Mais do que a reputação do passado; dar-lhes uma excelente reputação futura. Deve-se dizer às pessoas, as competências, habilidades, aptidões e capacidades que as destacam, para instigar o seu potencial. Dizer palavras certas e incentivadoras no momento adequado. Falando de coração e pensando no que gostaríamos de ouvir se estivéssemos no lugar da pessoa a quem dirigimos a palavra. Isto pode mudar completamente o dia e o ânimo de uma pessoa abalada ou desmotivada. Encorajemos os sonhos das pessoas. A nossa maior perda é quando algo morre dentro de nós, porém os sonhos nos mantém vivos e energizados. Devemos nos esforçar o tempo todo para sermos construtivos nas nossas relações. As pessoas precisam e querem ser reconhecidas pelas suas potencialidades, dons e talentos. Dando crédito às pessoas estamos valorizando-as. Preferencialmente, manifeste o seu apreço pelas pessoas por escrito. Qualquer pessoa pode ser importante para nós e qualquer coisa que fazemos poder se tornar importante. Ajamos em favor da edificação da auto-estima das pessoas, sem a conotação de esperar o retorno, como condição sine qua non.
O compartilhamento de confidências e segredos, reciprocamente, também é uma demonstração da valorização pessoal; as pessoas sentem-se importantes quando alguém lhes confia formas e modelos que o levaram ao sucesso no trato da sua problemática. Um grande fator construtor de felicidade é o ato de aprender a servir. Percebamos as necessidades dos outros. Toda a população mundial, com uma única exceção Eu, é composta pelos outros. O nosso sucesso social está no que fazemos pelos outros. Fazendo pelos outros o que eles não podem fazer por si mesmos; principalmente por aquelas pessoas que nunca poderão nos pagar de volta. Apresentemos as pessoas a alguém que elas nunca poderiam conhecer sozinhas. Levemo-las aonde não poderiam ir por conta própria. Ofereçamos a elas oportunidades e idéias que não teriam por si.
Aprendamos a ouvir o que não está sendo dito pelas pessoas, ouçamos com o coração; encontrando a chave para o coração das pessoas. Aceitando o fato de que as pessoas são diferentes e mudam com o passar do tempo. Perguntemos: quais são os seus sonhos? O que lhe faz chorar? O que lhe faz feliz? Quais são seus valores e pontos fortes? Como é o seu temperamento?
Nós agregamos mais valor quando estamos na nossa zona de força, ajudados por Deus e cercados de pessoas excelentes. Porque as pessoas podem ajudar-se mutuamente a serem bem sucedidas. Devemos acreditar e dar esperança ao nosso próximo. Quem ajuda o outro a ser bem sucedido também colhe sucesso.
Em tudo o que fizermos devemos nos concentrar no processo e não apenas na vitória, esta é uma decorrência normal, se agimos adequadamente.
O sucesso da nossa realização pessoal está associado à nossa capacidade de relacionamento e à nossa integridade. Devemos nos colocar no lugar das outras pessoas, em vez de colocar as pessoas no lugar que achamos que devem ficar. Devemos levantar o moral das pessoas que estão abatidas. O individuo tem um desejo ardente de ser estimado.
As causas de insatisfação dos funcionários: quando não são ouvidas as suas sugestões; não são corrigidas as injustiças; a falta de incentivo; as criticas feitas diante de todos; desprezo pelas suas opiniões; não informação sobre os seus desempenhos e o favoritismo.
Precisamos: incentivar, reconhecer, ouvir, perdoar e compreender. Só persuade quem convence os outros de que tal procedimento também é bom para eles. Para atingir objetivos é necessário estabelecer o alvo com precisão sabendo o rumo que está tomando.
Fonte: 25 Maneiras de valorizar as pessoas de John Maxwell & Lês Parrott
“De tudo o que foi abordado sou um aprendiz, pratiquei e pratico com todo o tipo de pessoas e os resultados são gratificantes e me fazem uma pessoa mui feliz. (EM).”