quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

GRATIDÃO

GRATIDÃO
O reconhecimento da bondade, gentileza, ajuda, atenção alheia e similares, gera ao grato um sentimento muito positivo. Quanto mais manifesta for a gratidão, maior será a sensação de bem estar, para quem agradece, com sinceridade e pureza de pensamento.
A gratidão, do latim gratia, favor, é um sentimento de profundo reconhecimento do beneficiado ao seu benfeitor. E denota maturidade psíquica. Configura-se pela percepção do acontecimento de um evento positivo na existência de alguém, provocado intencionalmente por outrem. A gratidão é uma das qualidades humanas mais apreciadas.
A orientação para a gratidão constitui um traço de personalidade, que pode ser desenvolvido e fortalecido. As pessoas gratas tendem a serem mais dinâmicas, otimistas, empáticas e experimentam emoções positivas. Apresentam menos sintomas de ansiedade, depressão, solidão, frustração e inveja.
O sentimento de gratidão deve ser sentido  e manifestado ao seu benfeitor explicitamente; com isto aumenta a qualidade do  bem estar pessoal psicológico, fortalecendo a sua saúde física e mental do beneficiado.
Embora a gratidão seja direcionada ao outro; ela faz, comprovadamente, muito bem a quem a sente e a manifesta ao seu benfeitor. Favorecendo ao grato a capacidade de resiliência em momentos difíceis, por ter transformado este sentimento em ação, expressando o seu reconhecimento. A sensação de reconhecimento aumenta a intensidade com a qual uma pessoa pensa em um favor recebido, em quem o prestou, reforçando a sua lembrança agradável.
As pessoas gratas têm muitas lembranças boas do passado, fazendo-lhes selecionar somente os fatos positivos e criando um cenário que filtra os eventos, acumulando habitualmente energias benéficas.
Sentir-se intimamente grato favorece às interações sociais. Perceber as emoções positivas alheias direcionadas a nós aumenta a autoestima, sentimo-nos considerados, estimados, valorizados e apoiados.
A gratidão encoraja a abertura emocional, comportamentos empáticos, sensação de proximidade com os outros. As pessoas inclinadas à gratidão tem capacidade de encontrar aspectos positivos, mesmo em situações muito difíceis. A gratidão favorece à solução de problemas, acionando e movendo forças e energias magnéticas invisíveis, regidas pela lei do retorno.
A gratidão é uma disposição subjetiva estável, mas pode ser desenvolvida pela educação, principalmente, na infância.
É de bom resultado registrar por escrito os eventos passíveis de gratidão, ocorridos diariamente, fazendo-o a noite. Depois ir sistematicamente manifestando aos seus benfeitores expressamente.
“Colho este ensejo e manifesto a minha eterna gratidão à Divindade e a todos os meus benditos Benfeitores. Que cada um seja visitado mentalmente pela emoção expressa neste meu sentimento. (EM).”







quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

GESTÃO

GESTÃO
Aplicável a todo o tipo e contexto do que é gerido.
O verdadeiro poder está no conhecimento extraído das informações através da sua análise, que permite conhecer a verdade dos fatos.
O conhecimento por si não cria valor, ele é criado quando é utilizado nos planos de ação.
As pessoas serão sempre a principal alavanca para o sucesso organizacional e só por meio delas o sucesso será alcançado.
O método é a base para a obtenção dos melhores resultados e leva à acumulação de conhecimento.
Falhamos porque não definimos os nossos problemas de forma correta; não elaboramos bons planos de ação, por falta de conhecimento técnico e não os executamos completamente e a tempo.
O gerenciamento é focado nos fins organizacionais.
Produtividade é fazer cada vez mais, com cada vez menos.
O verdadeiro capital de uma organização é a preferência dos seus clientes.
Fundamental para obter resultados: liderança, conhecimento técnico e método.
Cultura de tomar decisões sempre com base em fatos e dados.
Só alcança sucesso quem gosta do que faz.
O conhecimento técnico é relacionado com o processo no qual o indivíduo trabalha.
Método é a sequência de ações necessárias para atingir um resultado desejado.
Os seres humanos tem velocidade de aprendizagem diferente.
Gerenciar é resolver problemas, que é um resultado indesejável.
Sistema de gestão é um conjunto de ações interligadas para o atingimento das finalidades e resultados organizacionais.
O desempenho das organizações é melhorado estratégica, tática e operacionalmente. Operação é a sequência de trabalho de humanos e máquinas para agregar determinado valor específico.
Meta é uma necessidade de desempenho e o foco do gerenciamento em qualquer nível. Toda a meta alcançada resulta na geração de procedimentos operacionais padrão, transformando em conhecimento adquirido e resultado estável. As metas encurtam a distância entre o real e o ideal.
A função de qualquer organização é satisfazer às necessidades das pessoas, com a oferta dos seus produtos e serviços, baseado no critério de utilidade, validade, acessibilidade, serventia real e efetiva.
Uma vez determinado o verdadeiro problema, a etapa seguinte é elaborar o plano de ação para resolvê-lo. O planejamento é o ato de captar e desenvolver conhecimento para reduzir as incertezas no processo e tomada de decisão. Um bom plano depende de conhecimento necessário em cada situação. O planejamento deve ser feito dos fins para os meios. Envolve os princípios: da análise e síntese; da visibilidade e participação; da priorização e otimização.  
Alvo é um conjunto de fins e meios envolvidos num problema a ser resolvido.
Análise é o exame de cada parte de um todo, para conhecer à sua natureza, proporções, funções, relações e outros detalhes. Síntese é a reunião de elementos concretos ou abstratos em um todo, fusão ou composição. Um modelo final.
Diretor é aquele que dá a direção, pela identificação correta do problema, visando à sua resolução.
Na realidade todos os problemas organizacionais são estratégicos.
“O conhecimento é como a luz, dissipa às trevas e amplia os espaços para uma caminhada segura. (EM).”







SONHOS E PROJETOS

SONHOS E PROJETOS
A imaginação humana ultrapassa tudo o que já é conhecido sobre o funcionamento da mente. O pensamento é capaz de fazer prodígios.
Sonhar e projetar é dar asas à imaginação, saindo do limitado pelo possível e saltando para a amplitude do impossível. Partindo de real e ingressando no irreal, num processo que é vivenciável, mas, ainda incompreensível. O sonho do que se quer alcançar estimula à realidade. Mesmo sem uma definitiva compreensão, os sonhos existem e precisam existir para impulsionar soluções extraordinárias. A capacidade de sonhar é infinita. Os sonhadores voam até chegarem a uma meta, quando o sonho abandona o irreal e adentra no real. Os empreendimentos nascem dos sonhos. Os sonhos dão base aos pensamentos nos quais se apoiam os sábios, descobridores, os líderes. Cada um pode transformar os seus sonhos em realidade. É preciso pensar grande e fazer parte do sonho coletivo para o bem estar geral.
O detalhe é como retirar o sonho da mente e transformá-lo em realidade. O cenário do novo emerge da própria capacidade pessoal de se renovar continuamente. Com ações claras e direcionadas. Requer gestos conscientes, disciplina, determinação e sorte, que é estar sempre preparado, no lugar certo e no momento certo; em que as circunstâncias são favoráveis para desfrutá-la. O realizador de sonhos planeja cada passo para atingir o objetivo e luta denodadamente por ele. Devemos ser do tamanho do que enxergamos em nossos sonhos. O desejo é uma poderosa alavanca para converter sonhos em realidade. O sonho é a primeira etapa para qualquer estratégia. Sonhar é necessário, mas não é o suficiente. Definido um sonho deve após, fazer escolhas para atingi-lo.
Só proliferamos felicidade se formos nós mesmos felizes. Acreditar nos sonhos, mas acordado, com a mente no alto, mas, os pés no chão. Transformar sonhos e projetos em ações concretas.  O sonho é pessoal, mas as outras pessoas são fundamentais para concretizá-lo. Diante de vários sonhos, estabelecer prioridades entre eles.
Obstáculos a superar para a realização dos sonhos e projetos: Falta de tempo, recursos escassos, desestimulo, cultura da exclusão, medo de errar, falta de hábito de sonhar, achar que sempre foi assim e nada mudará.
Devem ser vislumbradas pontes para ultrapassar os obstáculos à realização dos sonhos e projetos. A esperança motiva à realização dos sonhos, pela perspectiva de melhorar a situação atual, antevendo como será benéfica a condição futura. O apoio de outras pessoas é de grande relevância consecutiva da concretude dos projetos. As parcerias estruturantes são valiosos pilares da ponte ligando o sonho à sua efetivação. Transformar os sonhos em projetos escritos. Nunca deixar as coisas ao acaso. Estar sempre preparado para agarrar as chances. A visão em longo prazo aponta onde queremos chegar.
Ações práticas para concretizar sonhos:
->Usar o tempo de forma disciplinada, eliminando tarefas inúteis;
->Evitar tudo o que não convier para a concretização dos objetivos:
->Delegar tarefas menos importantes;
->Eleger um apoiador para cada sonho projetado;
->Escolher uma imagem símbolo para cada sonho, com algo existente, ou mentalizado;
->Fazer revisão constante dos projetos, com flexibilidade, para incorporar ajustes;
->Evitar as armadilhas do sucesso. Ele é apenas o começo;
->Evitar a vaidade, a acomodação, a confiança excessiva; olhar para o futuro; cuidar com a repetição do que  deu certo, tudo muda e avança;
->Evitar a arrogância, a perda da sensibilidade, que pode quebrar vínculos;
->Ficar imune aos conselhos de pessoas erradas, negativistas, bajuladoras e invejosas;
->Desenvolver o autodomínio e nunca perder o norte;
->Entender o sucesso como um instrumento e não como um fim;
->Reconhecer e manifestar o reconhecimento e gratidão pela colaboração dos outros para o atingimento dos sonhos projetados;
Atitudes recomendadas:
->Determinação e perseverança;
->Criatividade e inovação;
->Não acomodação;
->Coragem e ousadia:
->Estar sempre focado;
->Disciplina com os detalhes;
->Desenvolvimento de parcerias;
->Estar preparado para ter sorte;
->Inspirar pelos valores;
->Emoção no que pensa, quer, planeja e faz!
Projeto do sonho:
->Diagnóstico da situação atual;
->Identificar obstáculos e estímulos no percurso ao resultado sonhado;
->Visão clara da situação sonhada e desejada;
->Prioridades estabelecidas;
->Definir linhas de ação para atingir as metas;
->Metas claras a cumprir para o sonho projetado se tornar realidade plena.
“Preciso acreditar e ter consciência de que tenho uma mente poderosa, forte e imensurável. Que meus instintos nunca me desapontam; que a minha inteligência é verdadeiramente privilegiada e expansível.
Compartilhando uma alma pura e mostrando o que tenho em meu interior. (EM)”















terça-feira, 13 de dezembro de 2016

GERATRIZ

GERATRIZ
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A geratriz do ou da:
->Amor: Sentimento de conceder honra ao outro.
->Alegria: É a emoção de prazer, realização, satisfação, felicidade, sentimento de plenitude e satisfação interior.
->Afeto: Sensação emocional de pertencimento e compartilhamento de sentimentos.
->Confiança: Convicção de que vai acontecer o anunciado.
->Choro: Sensação de emoção extrema triste ou alegre, no sistema límbico.
-<Dor: Sinal de mau funcionamento orgânico.
->Expressão verbal: Intenção de manifestar pensamentos e ideias.
->Felicidade: Sensação de bem estar, contentamento e plenitude existencial.
->Fome: Necessidade alimentar de energia corporal.
->Fogo: Resultado de uma reação química envolvendo comburente, o oxigênio e o combustível, aquilo que queima, por um processo de liberação de energia, gerando combustão.
->Gostar: Pessoa ou algo que agrade.
->Lágrima: Glândula lacrimal.
->Medo: Sensação de timidez e incerteza diante de um desafio.
->Prazer: Algo que gera satisfação.
->Raiva: Emoção causada por ameaças ou afrontas.
->Sede: Necessidade de reposição do nível de água corporal.
->Sabedoria: Prática de dons talentos, competências e habilidades com prudência.
->Tristeza: Motivos negativos com impacto emocional desagradável.
Conceitos Ampliados:
->Água: É fria por causa de seu calor específico. Ao absorver energia, por causa do  processo de equilíbrio térmico, ela muda de temperatura. Num confronto de sensações relativas, água é fria porque o corpo é quente e o fogo é quente porque o corpo é frio.
->Atrito gera calor: A temperatura é a média de agitação das moléculas e o calor uma energia de trânsito, que consiste na colisão entre partículas transferindo energia entre elas; dai infere-se que o atrito gera calor pela colisão entre as partículas dos materiais envolvidos. Se não houvesse atrito a força aplicada pelos pés no chão com sentido para trás não sofreria nenhuma reação nos empurrando para frente, então iríamos deslizar o pé para trás sem sairmos do lugar. É mais difícil fazer um corpo entrar em movimento, do que mantê-lo em movimento. Um corpo tende a manter-se em repouso, caso já esteja, com a ausência de forças externas ou em movimento retilíneo uniforme. Para tirar algo do lugar tem que vencer a resistência do objeto à mudança do estado de repouso para o de movimento. Caso o objeto esteja em movimento será mais fácil manter o seu movimento, pois a tendência natural dele é se movimentar e só será quebrada se houver interferência de outras forças contrárias: atrito, resistência do ar, um empurrão.
->Calor: É a sensação sentida em temperaturas elevadas. Na física, calor é a energia que passa de um corpo para outro ou de um sistema para outro, uma transferência associada ao movimento de átomos, moléculas e outras partículas. O calor pode produzir-se a partir de reações nucleares, reações químicas  ou dissipações eletromagnéticas, microondas, ou dissipação mecânica, a fricção. Os corpos não têm calor, tem energia interna. O calor é a transferência de parte dessa energia, a energia térmica, quando os corpos ou sistemas se encontram a temperaturas diferentes. A transferência de calor tem lugar até que ambos os corpos atinjam o equilíbrio térmico, à mesma temperatura. A quantidade de energia térmica que é trocada mede-se em calorias. A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades joule. Uma caloria equivale a 4,184 joules. Consiste na energia térmica que transita de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. É um processo efêmero que termina quando os dois corpos atingem o equilíbrio térmico. Temperatura ambiental alta transmite uma sensação de calor, temperatura baixa, ambiente frio.
->Condução térmica: A parte que está em contato com o fogo esquenta rapidamente. As partes mais distantes aquecem-se por condução térmica. Os metais são os melhores condutores térmicos. São isolantes: o vidro, a água, a madeira e o ar. O agasalho corporal é utilizado para dificultar a transferência de energia do corpo, que está a uma temperatura mais alta do que a do ambiente. Em uma sala fechada, o ar, o tapete, o piso de madeira e a parede estão em equilíbrio térmico, têm a mesma temperatura. A temperatura doocorpo é maior que a da sala, e há transferência de energia do corpo para os demais objetos. Se, descalços, um pé no tapete e o outro no piso de pedra, perde-se maior quantidade de energia para a pedra do que para o tapete. Por causa da diferença de condutividade térmica dos materiais. A quantidade de energia transferida por condução depende da espessura do material. A área de contato, o tempo de contato e a diferença de temperatura determinam a quantidade de energia transferida por condução. Os íons do material que estão próximos da chama recebem energia e vibram mais intensamente, aumentando sua energia cinética. Como há forte interação entre eles, os íons vizinhos passam a vibrar mais.
->Fogo: É quente porque provém de uma reação altamente exotérmica, que libera muita energia proveniente do material queimado, pela quebra de ligações químicas, liberação de elétrons e reorganização das moléculas para um estado mais estável ou inerte. O fogo pode ser mais ou menos quente dependendo do material combustível e da parte da chama gerada. O fogo é um dos elementos fundamentais do universo, junto com a água, a terra e o ar. O fogo pode ser: sentido, visto, cheirado e movido. Terra, água e ar são formas de matéria milhões de átomos agrupados. O fogo não é matéria, é um efeito secundário visível e tangível da matéria em modificação, por uma reação química. O fogo surge de uma reação química entre o oxigênio na atmosfera e algum tipo de combustível. Para que a reação de combustão ocorra, é preciso aquecer o combustível até a sua temperatura de ignição. Numa sequência de eventos para pegar fogo: aquecimento do combustível até uma temperatura bem alta através de: fósforo, foco de luz, fricção, relâmpago ou outra coisa que já esteja queimando; quando o combustível atinge uma determinada temperatura, o calor decompõe parte do material liberado na forma de gases voláteis, a fumaça, composta de hidrogênio, carbono e oxigênio. O restante de alguns materiais forma carvão, e cinza, composta do que não queima: cálcio, potássio e outros. O carvão queima sem fazer fumaça. As moléculas constituintes se quebram e os átomos se recombinam com o oxigênio para formar outras substâncias. O efeito secundário dessas reações químicas é muito calor, que mantém o fogo. Muitos combustíveis queimam em uma etapa. O calor vaporiza combustível que queima como gás volátil. É possível dosar o combustível e controlar o fogo. À medida que se aquecem os átomos de carbono que estão subindo emitem luz, a incandescência, a chama visível. A cor da chama varia dependendo da temperatura e do material que você está queimando. A variação de cores dentro de uma chama é causada pelas diferentes temperaturas. A parte mais quente de uma chama é azul e as partes mais frias do topo são alaranjadas ou amarelas. Além de emitirem luz, as partículas de carbono que sobem produzem fuligem. As reações químicas que ocorrem no fogo são autoperpetuáveis. O próprio calor da chama mantém o combustível na temperatura de ignição, contribuindo para que queime enquanto houver combustível e oxigênio. A chama aquece todo o combustível que há ao redor, de modo que esse também libera gases. Quando a chama causa a ignição dos gases, o fogo se alastra. A gravidade determina como a chama vai queimar. Todos os gases quentes presentes na chama são muito mais quentes e menos densos do que o ar ao redor e se movem para cima em direção à menor pressão.
->Matéria: É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, constituída átomos, partículas extremamente pequenas, esféricas, maciças e indivisíveis, se unindo formando moléculas. Corpo é uma porção limitada de matéria. Corpo transformado é objeto. Reação química é união e separação de átomos. O átomo contém elétron, partícula com carga elétrica negativa. Próton central esférico com carga elétrica positiva, nêutron sem carga e carga total do átomo é nula. Transformações físicas por pressão e temperatura: estados sólido, líquido e gasoso. Mudança de estado físico: Fusão, a passagem do estado sólido para o líquido. Solidificação, a passagem do estado líquido para o sólido. Vaporização, a passagem da fase líquida para gasosa, por Evaporação, Ebulição, Calefação, Condensação e Sublimação.
->Produção do calor corporal: A termogênese é o resultado da soma das energias produzidas ou liberadas através do:  Metabolismo basal e Exercício muscular. A quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo corporal.  O calor vem da energia dos alimentos consumidos, juntamente com trabalho realizado pelo corpo. A produção de calor é um dos principais subprodutos do metabolismo. A estimulação elétrica ou excesso de calor do hipotálamo anterior provoca sudorese. As reações bioquímicas que ocorrem incessantemente no interior das células são exotérmicas, liberam energia térmica, a fonte do calor humano.  
->Temperatura: É uma medida estatística do nível de agitação entre moléculas, relacionado com o deslocamento da energia cinética de um átomo ou molécula. Na Física, a temperatura está relacionada com a energia interna de um sistema termodinâmico. A temperatura é medida por um termômetro e indica o grau de intensidade do calor em um determinado território. A temperatura atmosférica da Terra é resultado das ondas eletromagnéticas que vêm do Sol. A variação de temperatura depende de: vento, umidade do ar, latitude, ângulo de incidência do raio solar na superfície terrestre. A temperatura revelada em registros meteorológicos é medida por termômetros que não estão expostos diretamente aos raios solares. É a temperatura na sombra.
“A vulgaridade é a marca da maioria atual, em todos os segmentos. A QUALIDADE clama em altos brados por um respaldo, através dos remanescentes das práticas qualificadas, autênticas, elegantes, vernaculares e pautadas pela excelência! (EM).”













 


sábado, 10 de dezembro de 2016

A GRANDE INDAGAÇÃO QUE SÓ DEUS PODE RESPONDER?
Deus é infinito, espírito, invisível, o Único e Verdadeiro, perfeição, pureza, justiça, verdade, todo poderoso, onipotente, onipresente, onisciente, criador e mantenedor de tudo, do nada fez tudo, autor da vida, perscruta o coração do homem, tudo lhe é possível, nada lhe é dificil, presciente, Santo, todas as suas obras são perfeitas e gozam de duração eterna, tem todos os atributos, é a vontade suprema, nada lhe pode atingir e ninguém consegue penetrar na sua mente!
->Por que, podendo tudo, sobre tudo e sobre todos, ao criar o ser humano, já não o fez completo, todos os indivíduos iguais, eternamente perfeitos, justos, puros, verazes, imunes, impunes, praticantes unicamente do bem, assexuados, imortais, saudáveis, virtuosos, fraternos, inatacáveis pelo mal; na quantidade de indivíduos compatível com a densidade demográfica do espaço terrestre, segundo à afirmação de que "As obras de Deus são Perfeitas e duram para sempre.”?
->Por que Deus permitiu que o principal anjo do céu, o Querubim da Guarda, Lúcifer, criatura de primeira grandeza, podendo perceber e vivenciar tudo, estando junto ao Supremo Arquiteto do Universo, contemplado na sua matriz de criação, com toda a excelência da perfeição, pecasse, se revoltasse e desobedecesse em pleno Paraíso, influenciando um terço dos seus pares e corporificando o mal, tendo como embrião o fator comparabilidade e competição entre os indivíduos, ambição de supremacia, sede de poder; mas não atentando de que não possuía a fórmula da sua geração individual e o poder de manter a sua própria existência. Pergunta segundo o pressuposto de que “As obras de Deus são Perfeitas e duram para sempre.”?
->Deus tem os seus desígnios “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Deuteronômio 29:29.
->Na mente do homem, como gênero e criatura de segunda grandeza, reside uma complexa indagação, baseada na concepção de lógica humana, estribada no contexto e limite do conhecimento sistematizado pela sua ciência, do por que da ocorrência dos fatos supra referenciados, se Deus poderia evitá-los?
->Argumentam-se, a título de fundamento ideológico dos eventos, que se trata de preservar o direito de livre-arbítrio das criaturas de primeira e segunda grandeza; os pensadores e raciocinadores, que por inerência tem a opção e o direito de escolher os seus destinos, na condição de agentes da sua história. Todavia, isto não convence, diante do tamanho do mal e das suas nefastas, trágicas, destrutivas e irreparáveis consequências exterminadoras de todos e de tudo que fora concepcionado como algo perfeito, maravilhoso, harmonioso e paradisíaco na Terra. Não se concebe facilmente um prognóstico de desgraça, com risco calculado e totalmente evitável.
->Outro argumento para todo este desfecho, está referenciado ao evento ocorrido no céu, antes dos tempos: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9. Trata-se do Juízo Celestial, que iniciou antes do mundo e ainda não está concluído. Na ocasião Lúcifer e um terço dos anjos revoltaram-se, desobedeceram e praticaram o primeiro pecado. Alegando que não havia motivo para a sua subordinação diante de Deus, considerando que, segundo o seu entendimento, já sabiam tudo, tanto quanto Deus, por estarem circunstantes a Ele, o tempo todos como seus ministros. Alegaram mais: “Nenhuma criatura tem condições em si, de praticar tudo o que Deus requer delas; tão somente Deus pode ter este comportamento perfeito e pleno.” Deus presidiu este julgamento, como Supremo e Isento Magistrado.  O Arcanjo Miguel (Jesus) defendeu a causa Divina e o querubim da guarda, lúcifer fez a contraposição. No final, desta primeira fase, tendo todos os anjos como jurados, lúcifer e seus anjos foram condenados à morte eterna, com a extinção das suas mentes.  Deliberou-se por imputá-los como culpados pela prática de pecado, expulsá-los do céu e retirá-los do gozo da sua condição paradisíaca, deportando-os para a Terra. Para não configurar um comportamento ditatorial e tirânico de Deus, foi criado o planeta Terra, com os seus habitantes, e dado um longo tempo para a testagem do bem e do mal; com a presença e liberdade de ação de Satanás, o acusador, e seus anjos caídos. Quando houver plena convicção das benesses do bem e da tragédia que causa o mal, então se findará o ciclo de existência do atual estágio da Terra. Satanás, os seus anjos seguidores e os humanos condenados no Juízo Investigativo terão as suas mentes extintas pela morte eterna, no Juízo Executivo. Então se proclamara que os Juízos de Deus são justos e verdadeiros e que o Cordeiro de Deus é digno de julgar. Neste período também fica concluído o Julgamento Celestial.
->Mas, a pergunta por que Deus não evitou tudo isto, se podia fazê-lo, ainda continua repercutindo insistentemente na perplexa mente humana. Só Deus tem a motivação e a resposta para isto. Quiçá, se formos achados dignos de galgar à eternidade, com a vivência plena e eterna na Nova Terra, ao recebermos a visita semanal, mensal e anual da Divindade, possamos ter este e os demais mistérios, que atualmente poderiam explodir a nossa mente, então revelados à luz da sabedoria, num estado de máxima justiça, pureza, veracidade, santidade, imortalidade, amor e fraternidade. Amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Com ausência e apagamento completo das memórias,  da dor, choro, lágrima, lamento, sofrimento, maldade, tristeza e morte.
“As Pessoas voltam à Terra em que o umbigo foi enterrado, mais cedo ou mais tarde. É um fato real e misterioso. Uma energia, uma força superior puxa às pessoas para os locais em que nasceram. Ninguém nunca esquece o torrão natal, terra em que nasceu.” (EM).”

















segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ESTUDO DA BARBA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Componentes para o barbear:
->Gel ou espuma de barbear;
->Lâmina de aço inoxidável de alta qualidade diminuindo a probabilidade da irritação;
->Lâminas múltiplas e cabos ergonômicos;
->Aparelho de barbear com pouco espaçamento entre as lâminas. Trocar quando sentir puxões ou desconforto;
->Afiador, amolador, pincel. Afiar a lâmina antes de cada barbear;
Procedimentos ao barbear:
->Limpar a pele usando pincel de barbear para remover a sujeira e o óleo da superfície da pele e liberar os pelos encravados, permitindo que o aparelho de barbear tenha o contato adequado com a pele e os pelos;
->Hidratar a pele ao menos durante três minutos, ou banho quente, em seguida, aplicar  espuma para barbear. Primeiro se barbear no sentido do crescimento do pelo e depois, se necessário, no sentido contrário, reaplicando do gel ou a espuma. O creme de barbear ajuda a manter a água na pele. Conforme o pelo absorve a água, ele se dilata e fica mais suave, facilitando com que seja cortado pelas lâminas;
->Preparar adequadamente a pele, usando sabonete ou uma esfoliante facial (retira as células mortas e melhora a textura da pele), se a pele não for seca, para enfraquecer o pelo facial antes do barbear;
->Barbear-se com gestos leves e suaves;
->Barbear a região do lábio superior e ao redor da boca por último. Dando à espuma para barbear mais tempo de absorção, enfraquecendo bem o pelo facial e facilitando o barbear;
->Lavar a lâmina com frequência durante todo o barbear, evitando acúmulos nas extremidades e no cartucho, o que melhora o deslizamento e proporciona mais conforto;
->Barbear-se regularmente para evitar que o pelo cresça o suficiente para reentrar na superfície da pele;
->Para quem tem barba seca, o barbear úmido é absolutamente essencial para conseguir um barbear mais rente, suave e confortável. Ao preparar a barba com a hidratação adequada, diminui em até 70% a força necessária para cortar o pelo. Não usar sabão, é ressecante da pele;
->Depois de se barbear, lavar a pele com água fria e secar com tapinhas leves. Em seguida, usar uma loção pós-barba hidratante para refrescar e hidratar a pele. Usar um produto pós-barba hidratante para ajudar a repor a umidade na pele e no pelo facial;
->À noite, lavar o rosto para remover a oleosidade acumulada durante o dia;
->O aparelho de barbear é passado em média, 170 vezes no procedimento e quase 120 destas passadas são repetições. Evitar tanto quanto possível as repetições;
Inflamação da pele: É causada por aparelhos de barbear e os pelos encravados e uma tendência genética e causada, também por pelos extremamente crespos. A forma irregular da haste capilar crespa e as curvas em si fazem com que o pelo tenha a tendência de recuar embaixo da superfície da pele conforme cresce após ser cortado. O dermatologista diagnostica e trata os sintomas do pelo encravado. Durante o ato de barbear, quando a haste capilar está seca é muito mais difícil para o aparelho de barbear cortá-la, levando a mais puxões, fazendo com que as pontas capilares sejam cortadas em um ângulo, facilitando com que o pelo penetre de volta na pele conforme cresce gerando inflamação.
Esfoliação: Significa remover as células mortas da pele para preservar as células mais suaves Um jeito de exfoliar é eliminar oleosidade, sujeiras e células mortas que podem cobrir o pelo facial e bloquear o caminho do aparelho de barbear. O ato de se barbear também exfolia as células mortas da pele.
Conceitos e Consideraçoes gerajs sobre barba: Barba é o conjunto de pelos que cresce no queixo, nas faces e na frente do pescoço do homem, e mais raramente em mulheres. O estudo da barba é chamado de pogonologia.
->A barba exposta configura diferentes considerações, de acordo com cada cultura e época histórica, ao homem com barba. Qualidades: sabedoria, potência sexual e status social. Dicotomia: falta de higiene, refinamento e excentrismo. Em algumas religiões: islamismo e judaísmo ortodoxo.
->A barba tem textura mais crespa que o cabelo; tem a mesma cor do cabelo; o crescimento da barba surge durante a puberdade pela ação da testosterona, o hormônio masculino.
->A função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.
->A barba pode ser explicada como um indicador da condição geral de um macho. A taxa de pilosidade facial parece influenciar atratividade do sexo masculino.
->Tipos de barbas: Serrada; Bigode; Barbicha; Cavanhaque; Costeletas; Barba de Vilão Clichê; Barba completa.
->Depois que se raspa o pelo da barba, ele volta a crescer com a mesma espessura de antes, o barbeador, não arranca o bulbo do pelo, que determina o seu diâmetro. Se for arrancado o pelo, ele leva parte do bulbo e com isso o diâmetro diminui. Mas, as células responsáveis pela multiplicação do pelo seguem vivas e, se ele não for arrancado novamente, logo sua espessura se estabilizará. O pelo não cresce mais rápido quando é cortado. A velocidade de crescimento independe do número de vezes que foi cortado. A raiz do pelo fica de 1 a 2 milímetros abaixo da pele.
->Ter barba faz bem à saúde, os pelos faciais protegem contra alergias, tosse e funcionam como protetor solar. A barba produz uma espécie de antibiótico natural para o corpo.
->O barbear causa microlesões na pele,  deixando-a mais propensa à proliferação das bactérias. A barba produz um micróbio que age como antibiótico, matando bactérias da região.
->O fio de barba ou pelo encrava quando, ao nascer no folículo piloso, não consegue irromper na superfície da pele. A área do corpo mais afetada é a região da barba, incluindo o pescoço. Depois da raspagem, a ponta do pelo raspado fica afiada e, ao crescer, espeta a pele, penetrando-a e gerando a inflamação, que forma bolinhas amarelas ou avermelhadas como espinhas, com coceira e dor. É a  pseudofoliculite.
->Esticar a pele com a mão durante o barbear faz com que quando se solta a pele, o pelo barbeado fica mais curto e se recolhe para dentro. Ao tentar crescer, não consegue sair e encrava. Quando o folículo do pelo encravado é contaminado por bactérias, a infecção de foliculite pode degenerar em pústulas e lesões.
->Quem tem tendência ao encravamento dos pelos na região da barba deve lavar o rosto com sabonete para pele oleosa ou específico para acne que contenha ácido salicílico, que é um agente anti-inflamatório e secativo. Pode-se usar o mesmo sabonete para se barbear, substituindo a espuma ou o gel.
->Para pelos encravados, tanto na região da barba quanto no corpo, o tratamento mais indicado é a depilação definitiva com laser ou luz pulsada, feita em clínica dermatológica. Todos os outros métodos depilatórios devem ser evitados, contribuem para piorar o problema.
->Nunca passar a lâmina a seco ou só com água. Usar sempre espuma ou gel de barbear.
Não passar a lâmina mais de duas vezes na mesma área.
->O pelo encravado ocorre porque ele não tem força para perfurar a superfície da pele. Sendo assim, ele acaba dobrando, tentando sair lateralmente, e provocando uma inflamação no local.
->Se barbear no sentido em que o pelo cresce faz com que ele encrave menos.
->O homem pode se barbear todo dia, mesmo se os pelos estiverem bem pequenos.
->O principal fator para o encravamento dos pelos é a genética.
->A loção pós-barba serve para fazer uma assepsia da pele, no pós-barbear, impedindo que haja infecções nos microcortes originados pela lâmina. E ela não precisa ser alcoólica.
>A lamina do barbeador bem afiada corta,  a lâmina gasta arranca o fio, o que machuca a pele, piorando a inflamação do barbear.
 ->Depois que o pelo já está encravado, esperar que o pelo cresça um pouco mais e  com uma pinça arrancar aquele pelo, além de continuar fazer o resto da barba no sentido de crescimento da mesma.
“Existe uma lógica deveras reflexiva: do êxito do princípio depende o sucesso do final! (EM).”