quarta-feira, 15 de março de 2017

DIFERENÇA ENTRE MOTIVAS E STIMULAR

DIFERENÇA ENTRE MOTIVAR E ESTIMULAR
Conceito de Motivo: Na psicologia motivo designa um traço de personalidade relativamente estável que determina quão importantes são para a pessoa determinados objetivos. É uma disposição da personalidade voltada à valoração das consequências de uma ação. O termo motivo tem um significado próprio, diferente de motivação, cuja é variável e designa a disposição momentânea do indivíduo para agir.

Motivo também é um componente do processo de autocontrole, que permite ao indivíduo encontrar maneiras criativas e flexíveis de satisfazer suas necessidades; que se adaptam a novas situações. O motivo auxilia o esforço da pessoa de corresponder às expectativas geradas pela autoimagem, pelos objetivos pessoais, pelos valores individuais e culturais, pelos papéis sociais. O motivo auxilia o processo de organização e representação cognitiva das experiências de existência ligadas à satisfação de necessidades, sobretudo das possibilidades de ação percebidas implicitamente. Na realidade, qualquer fato pode ser motivo para uma mudança importante, um ponto de inflexão. Um motivo qualquer pode ser consequência de acontecimentos anteriores que deram lugar a uma realidade. Motivo é um acontecimento pontual que tem importância fundamental para o sujeito, cujo fato é a razão essencial de uma decisão importante.
Conceito de Estímulo: Do latim stimŭlus. Refere-se ao agente físico, químico, mecânico ou de outro tipo que desencadeia uma reação funcional num organismo. O termo faz referência ao incitamento para que algo funcione ou resulte e àquilo que dá energia, que incentiva. Estímulo é aquilo que tem um impacto num sistema. Nos seres vivos, o estímulo é aquilo que provoca uma resposta ou uma reação do organismo. Estimular significa incitar a execução de algo; avivar uma atividade, operação ou função. Na psicologia, um estímulo condicionado é o que provoca um reflexo por associação a um estímulo incondicionado; que em contrapartida, é o que provoca um reflexo que não requer qualquer aprendizagem. Muitas das vezes, o estímulo tem como resultado uma resposta, que também é uma réplica ou resposta a uma solicitação. No esquema causa-efeito é emitida uma resposta quantitativa perante um estímulo quantitativo administrado pelo investigador.
Conceito de Incentivo: Do latim incentīvus, é aquilo que move ou leva uma pessoa a desejar ou a fazer algo. Pode-se tratar de algo real ou simbólico: a intenção de dar ou obter uma satisfação. A ação humana tende a reger-se por incentivos, inclusive inconscientes. Toda a vez que uma pessoa realiza uma determinada atividade, o faz com a finalidade de que, de uma maneira ou de outra, lhe traga satisfação. Esta finalidade é o incentivo que mobiliza a ação. Inclusive por uma questão sentimental. O incentivo pode ser implementado por um estímulo e isto gera ânimo. O estímulo incentiva e o incentivo anima.
Diferença entre Motivação e Estimulação:
->Motivação: Ato ou efeito de motivar. Fator que determina o comportamento. Motivação é algo inerente à própria pessoa. Estimulação é algo externo provocado por pessoas, circunstâncias e eventos, gerando uma mudança de percepção e mudando comportamentos. As pessoas reagem a estímulos e são capazes de se auto-motivar. Se forem estimuladas sempre estarão motivadas.
Motivação é uma reação a um determinado estímulo. Influência é uma ação sobre alguém, que pode ser um estímulo ou não. O estímulo é sempre positivo e, a influência, nem sempre. Motivação é compreendida como um fator interno de cada indivíduo é praticamente impossível uma pessoa motivar outra.
->Estimulação: Compreende o incentivo, o impulso, o estímulo da recompensa.  O que pode ser realizado externamente. A motivação não.
Fontes de estímulo: Reconhecimento; Atividades do Trabalho; Oportunidades; Liderança; Relacionamentos; Qualidade de vida.
A motivação é permanente, ou mais duradoura, enquanto o estímulo é mais passageiro e precisa ser repetido sempre para continuar fazendo efeito. Ninguém motiva ninguém. Na verdade o correto é dizer: Palestra Estimulativa e não Motivacional. A motivação é interna. Nasce de dentro para fora. A estimulação é externa, provocada de fora para dentro. As mudanças pessoais só acontecem se a estimulação externa tocou a mente, provocando a motivação pessoal para mudanças. A motivação tem níveis. É discernir palavras que representam ter o mesmo significado, porém só aparentam. Na verdade tem sentidos muito diferentes.
Diferença entre incentivo e motivação. INCENTIVO é tudo que vem de fora e interfere no indivíduo, então ele faz alguma coisa. MOTIVAÇÃO é tudo o que o individuo coloca dentro dele para alterar o meio onde vive ou atua. Uma pessoa tocada a incentivo está sempre dependente de algo. Incentivo estimula, mas não motiva. O incentivo é momentâneo, logo se esquece; a motivação fica gravada no subconsciente. No incentivo se faz algo pelo que se espera receber; na motivação se faz algo com consciência do que aquilo agrega na existência.
“Nós podemos orientar e aconselhar, de como alguém deve caminhar. Mas, não temos capacidade para caminhar no lugar de outrem; só ele pode praticar a sua caminhada cotidiana. (EM).”



terça-feira, 14 de março de 2017

GINÁSTICA PARA O CÉREBRO

GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
Todos, independente de gênero, idade, condição social, econômica, profissional, espiritual ou cultural são passíveis do processo de esquecimento. Mais acentuadamente de pequenos esquecimentos.
Isto ocorre com mais frequência a partir da meia-idade. Dando a impressão de estar perdendo a capacidade de memorizar.
Os esquecimentos ocorrem, na sua maioria, com relação à obliteração de acontecimentos mais recentes. Os fatos mais antigos dificilmente saem da memória.
O esquecimento causa um desconforto  natural no indivíduo. Estamos programados, em função dos pressupostos da eficácia, para termos pensamentos, ideias, atos, atitudes e ações imediatas e exitosas o tempo todo. E o sentimento de impotência torna-se um incômodo. 
O Cérebro e a Neurociência: O cérebro  envelhece, mas, continua a possuir uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão das suas conexões. Sendo possível incorporar ao cotidiano métodos que desenvolvem e mantem as conexões cerebrais. Com o emprego de estratégias, que aumentam a capacidade do cérebro para lidar com declínios na agilidade mental. 
A Neuróbica: A aeróbica dos neurônios é uma forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios. Cujo exercício aumenta a saúde geral do cérebro, durante o percurso da existência e durante o envelhecimento.
O programa de exercícios oferece ao cérebro experiências fora da rotina ou inesperadas, usando várias combinações dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição; ativando o estado emocional. Estimulando padrões de atividade neural, criando mais conexões entre diferentes áreas do cérebro e fazendo com que as células nervosas produzam nutrientes naturais do cérebro, as neurotrofinas.
Exercícios Recomendados: Fundamentados  na quebra da rotina pessoal, obrigando à estimulação do cérebro,  como  técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência. Durante 80% do  dia-a-dia, o indivíduo está ocupado com rotinas, que reduzem o esforço intelectual. Isto limita e atrofia o cérebro. Para muar esta tendência, é necessário praticar exercícios cerebrais, que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa; obrigando o cérebro a um trabalho adicional e melhorando o seu estado saudável.
Rol de exercícios cerebrais estratégicos:
->Usar o relógio de pulso no braço direito, ou no esquerdo para os canhotos;
->Escovar os dentes e escrever com a mão contrária à de costume;
->Andar pela casa de trás para frente;
->Se vestir de olhos fechados;
->Estimular o paladar, comendo algo diferente;
->Ver as fotos de cabeça para baixo e tentar observar cada detalhe que antes  passou despercebido;
->Ver o horário com o relógio refletido num espelho;
-> Fazer um novo caminho para ir ao trabalho; u introduzir pequenas mudanças nos  hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o  cérebro;
->Trocar o mouse de lado;
->Decorar uma palavra nova por dia, do seu idioma ou de outro e aos poucos introduzir nas conversas de forma adequada;
-> Numa revista e procurar uma fotografia que chame a atenção e escrever 25 adjetivos que a descrevam;
->Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tentar determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identificar os objetos que decoram a sala, fechar os olhos e enumerá-los.
->Selecionar uma frase de um livro e formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
->Encaixar as peças corretas de um jogo ou quebra cabeça o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repetir a operação e ver se progrediu;
->Memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista;
->Ouvir notícias na televisão depois durante o dia escrever os pontos principais de que se lembrar;
->Ao ler uma palavra pensar em outras cinco que comecem com a mesma letra;
->Ler atentamente e refletir sobre o um texto.
“Quem só pratica o bem durante o dia; não teme o ataque dos pesadelos à noite, durante o sono. A consciência tranquila é medicinal. (EM).”













 




































sexta-feira, 10 de março de 2017

AS PESSOAS E AS ÁRVORES

AS PESSOAS E AS ÁRVORES
->ÁLAMO (a Incerteza). Uma pessoa com um alto sentido de estética, não muito segura de si mesma, valente somente se for necessário, carece de rodear-se de um ambiente agradável, é muito seletivo, às vezes solitário, muito entusiasta, de natureza artística, boa organizadora, intenta aprender  através da filosofia, confiável em qualquer situação, assume as relações muito seriamente.
DATA DE NASCIMENTO:
Fevereiro…. 4 a 8
Maio……….. 1 a 14
Agosto…… 5 a 13
_________________________________

->BÉTULA (a Inspiração). Uma pessoa vivaz, atrativa, elegante, amistosa, não pretensiosa, modesta, não gosta dos excessos, se aborrece com o vulgar, ama a vida na natureza e a calma, não muito apaixonada, cheia de imaginação, um pouco ambiciosa, cria uma atmosfera de calma e satisfação.
DATA DE NASCIMENTO:
Junho……… 24
_________________________________

->ABETO (o Mistério). Uma pessoa de extraordinário bom gosto, dignidade, sofisticada, ama a beleza, temperamental, teimoso, tende ao egoísmo, mas se preocupa por quem está próximo, mas bem modesta, muito ambiciosa, de muitos talentos, trabalhadora, amante insatisfeita, de muitos amigos e inimigos, muito confiável.
DATA DE NASCIMENTO:
Janeiro……. de 2 a 11
Julho………. 5 a 14
_________________________________
->PLÁTANO (a Mente Aberta). Uma pessoa fora do comum, cheia de imaginação e originalidade, tímida e reservada, ambiciosa, orgulhosa, segura de si mesma, com sede de novas experiências, algumas vezes nervosa, tem muitas complexidades, boa memória, aprende rapidamente, com uma vida amorosa complicada, gosta de impressionar. Deve buscar ter uma relação seria que preenche a existência, isto o fará feliz.
DATA DE NASCIMENTO:
Abril……….. 11 a 20
Outubro…… 14 a 23
_________________________________
->AVELÃ (o Extraordinário). Uma pessoa encantadora, não pede nada, muito compreensiva, sabe como impressionar as pessoas, segura, mente aberta, positivista, ativa na luta de causas sociais, popular, temperamental e amante caprichoso, sensual e excessivamente apaixonado, belo, sensível, honesto e companheiro tolerante, com um sentido da justiça muito preciso.
DATA DE NASCIMENTO:
Março……… 22 a 31
Setembro.. 24 setembro a 03 de Outubro
_________________________________
->CASTANHEIRA (a Honestidade). Uma pessoa de beleza incomum, não deseja impressionar, com um desenvolvido sentido da justiça, vivaz, é interessada, diplomática de nascimento, contudo se irrita facilmente e é muito sensível à companhia, muitas vezes por falta de segurança em si mesma, às vezes atua com sentido de superioridade, se sente incompreendida, ama uma só vez, tem dificuldades para encontrar um cônjuge.
DATA DE NASCIMENTO:
Maio………. 15 a 24
Novembro… 12 a 21
_________________________________

->ÁRVORE CINZA (a Ambição). Uma pessoa excepcionalmente atrativa, vivaz, impulsiva, exigente, não lhe importa as críticas; ambiciosa, inteligente, cheia de talentos, gosta de jogar com o destino, pode ser um pouco egoísta; muito leal e digna de confiança, amante fiel e prudente, algumas vezes o cérebro controla o coração, mas assume suas relações muito seriamente.
DATA DE NASCIMENTO:
Maio………. 25 de maio a 03 de Junho
Novembro… 22 novembro a 01 de Dezembro
__________________________________
->FAIA (a Criatividade).  Uma pessoa que tem bom gosto, preocupa-se com a sua aparência, materialista, organiza bem a sua vida e a sua carreira, é parcimoniosa, bom líder, não toma riscos desnecessários, razoável, esplêndida companheira de vida, gosta de manter a aparência e para tal pratica esportes, dietas, exercícios.
DATA DE NASCIMENTO:
Dezembro…. 22
________________________________

->ÁRVORE CHOUPO-BRANCO (o Bom Gosto). Uma pessoa de  beleza muito sutil, se preocupa por sua aparência e sua condição econômica, de bom gosto, não é egoísta, vive da forma mais cômoda possível de maneira razoável e disciplinada, busca bondade e conhecimento em uma companheira emotiva, sonha com amantes incomuns, é feliz com seus sentimentos, desconfia da maioria das pessoas, nunca está segura de suas decisões, muito consciente.
DATA DE NASCIMENTO:
Junho……… 4 a 13
Dezembro…. 2 a 11
_________________________________

->LIMEIRA (a Dúvida). Uma pessoa que aceita o que a vida lhe dá de uma maneira muito complexa, odeia brigar, mas se desgosta com a preguiça e a ociosidade, é suave e sabe ceder, faz sacrifícios pelos amigos, de muito talento, porém não suficientemente tenaz para explorá-los, se lamenta e se queixa frequentemente, é uma pessoa ciumenta porem leal.
DATA DE NASCIMENTO:
Março……… 11 a 20
Setembro.. 13 a 22
_________________________________
->MACIEIRA (o Amor). Uma pessoa de contextura leve, bastante carisma, é impressionante e atrativa, de uma aura agradável, vaidosa, atraente, aventureira, sensível, sempre apaixonada, quer amar e ser amada, companheira fiel e tenra, muito Generosa, de talentos científicos, vive o dia a dia, filosofa despreocupada com imaginação. Totalmente despistada.
DATA DE NASCIMENTO:
Dezembro… de 23 de dezembro a 01 de Janeiro
Junho……… 25 a 04 julho
_________________________________

->OLMO (a Mentalidade Nobre). Uma figura agradável, bom gosto em se vestir, de exigências modestas, tende a não olvidar os erros, alegre; gosta de mandar, mas não de obedecer, é uma companhia honesta e fiel; toma decisões pelos demais, de mentalidade nobre, generosa, com um bom sentido de humor, prática.
DATA DE NASCIMENTO:
Janeiro……. de 12 a 24
Julho……… 15 a 25
__________________________________
->SORVERA (a Sensibilidade). Uma pessoa cheia de encantos, alegre, dá sem expectativas, gosta de chamar a atenção, ama a vida e as emoções, não descansa, e inclusive gosta das complicações, é tanto dependente como independente, tem bom gosto; é  artística, apaixonada, emocional, boa companhia, não esquece.
DATA DE NASCIMENTO:
Abril……….. 1 a 10
Outubro…… 4 a 13
_________________________________
->CEDRO (a Confiança). Uma pessoa de uma beleza invulgar, sabe adaptar-se, gosta do luxo, de boa saúde, é nada tímida, tende a ver com menos valia às demais pessoas, segura de si, com determinação, impaciente, gosta de impressionar aos demais, é de muitos talentos, trabalhador, saudável,  otimismo, em espera do único e verdadeiro amor, capaz de tomar decisões rapidamente.
DATA DE NASCIMENTO:
Fevereiro…. 9 a 18
Agosto….. 14 a 23
__________________________________
->CIPRESTE (a Fidelidade). Uma pessoa forte, muscular, adaptável, toma o que a vida tem para lhe dar, é uma pessoa satisfeita, otimista, anseia pelo dinheiro e o reconhecimento, odeia a solidão, você um cônjuge apaixonada, dedicada, mas muitas vezes insatisfeita, fiel, não se altera facilmente, indócil, um pouco pedante e totalmente desinteressada.
DATA DE NASCIMENTO:
Janeiro……. de 25 de janeiro a 03 de Fevereiro
Julho……… 26 de julho a 04 de Agosto
__________________________________
->NOGUEIRA (a Paixão). Uma pessoa implacável, é estranha e cheia de contrastes, frequentemente egoísta, agressiva, nobre, de horizontes amplos, de reações inesperadas, espontânea, de ambição sem limites, nada flexível, é uma companheira difícil e pouco comum, nem sempre agrada, porém se admira, com um ingênuo senso estratégico, é muito ciumenta e apaixonada, não se compromete.
DATA DE NASCIMENTO:
Abril……….. 21 a 30
Outubro…… 24 outubro a 11 de Novembro
__________________________________
->OLIVO (a Sabedoria). Uma pessoa que ama o sol, de sentimentos cálidos e ternos, razoável, é equilibrada, evita a agressão e a violência, tolerante, alegre, calma, um sentido bem desenvolvido da justiça, sensível, empática, não conhece a inveja, lhe encanta ler e a companhia de pessoas sofisticadas.
DATA DE NASCIMENTO:
Setembro.. 23
________________________________

->PINHEIRO (o Particular). Uma pessoa que encanta-se com a companhia agradável, é muito robusta, sabe fazer de sua vida algo confortável, muito ativa, natural, boa companhia, mas não sempre amistosa, se enamora facilmente, porém sua paixão se apaga em pouco tempo, não se rende facilmente, se decepciona até que encontra alguém  ideal, é de confiança e de caráter prático.
DATA DE NASCIMENTO:
Fevereiro….. 19 a 28
Agosto…… 24 de Agosto a 02 de Setembro
__________________________________
->CARVALHO (a Valentia).  Uma pessoa robusta de natureza, valente, forte, implacável, independente, sensível, não gosta de mudanças, mantém seus pés bem postos sobre a terra, e gosta da ação.
DATA DE NASCIMENTO:
Março……… 21
_________________________________
->SALGUEIRO (a Melancolia). Uma pessoa bela, porém melancólica, atrativa, muito empática, ama as coisas belas e de bom gosto, ama viajar, sonhadora sem descanso, caprichosa, honesta, pode ser influenciada, mas é difícil para conviver, exigente, com boa intuição, sofre no amor, porém às vezes encontra sustento em sua companhia. Algumas vezes  mente  é bastante amigável.
DATA DE NASCIMENTO:
Março………. 1 a 10
Setembro… 3 a 12
_________________________________
->FIGUEIRA (a Sensibilidade). Uma pessoa muito forte, um pouco voluntariosa, independente, não permite as contradições o discussões, ama a vida, sua família, as crianças e os animais, um pouco volátil socialmente, bom sentido de humor, tímida, mas extrovertida. Gosta da ociosidade e a preguiça; de talento prático e inteligência. Pessoa muito sensual e atrativa ao sexo oposto. Costa de grande elegância e presença.
DATA DE NASCIMENTO:
Dezembro… de 12 a 21 de dezembro
Junho……… 14 a 23.
_____________________________________

“Quero que o Dinheiro liberado por Eu, beneficie todas as pessoas! E ingresse para Eu Multiplicado por milhares de vezes!!!!!!!!!(EM).”





terça-feira, 7 de março de 2017

COMBATE DE ERVAS DANINHAS

COMBATE DE ERVAS DANIHAS
Soluções práticas para a eliminação de ervas daninhas em terrenos residenciais:
->Remover à mão cada uma, empregando uma espátula se for necessário;
->Estender Mantas de lona ou tecido sobre os espaços do terreno, impedindo que a luz solar chegue ao solo. As sementes da erva daninha não terão o ambiente apropriado para germinar e crescer;
->Derramas Água Fervente sobre as ervas daninhas;
->Jogar sal nas ervas daninhas faz com que elas fiquem desidratadas;
->Colocar Jornais sobre as ervas daninhas impede que a luz solar alcance as sementes de ervas malignas para que elas não possam crescer;
->Despejar Vinagre mata a erva daninha. O ácido acético que o vinagre possui é um herbicida natural que retira a humidade das folhas;
 ->Misturar partes iguais de sabão de louça, sal e vinagre, colocar em um frasco de spray e pulverizar as ervas daninhas. O sal e o vinagre desidratam as ervas e o sabão de louça assegura que a mistura penetre nas folhas.
->Queimar as ervas daninhas no local onde estão plantadas no solo;
->Colocar farinha de milho, Fubá irá evitar que as sementes das ervas daninhas germinem.

“Por mais remoto que seja; sempre se encontra uma oportunidade de reconectar antigos vínculos; na maioria surpreendentes e inesperados. (EM).”