quarta-feira, 31 de agosto de 2016

HUMANOS

HUMANOS
->Quem é feliz, otimista, produtivo e auto-realizado, se distancia dos problemas mentais;
->Quem sou? O que faço aqui? Qual a minha vocação?;
->A presença reconfortante de outra pessoa reduz a pressão arterial e restringe a secreção de ácidos graxos bloqueadores das artérias;
->Aprender a lidar de forma efetiva com as emoções;
->É preciso desenvolver uma profunda compreensão da realidade;
->As verdadeiras causas dos problemas se revelam ante à possibilidade de expressão dos sentimentos;
->A pessoa informada incrementa o seu nível de desempenho, a sua performance, e isto se concretiza com educação continuada;
->A potencialização da força humana só ocorre quando há a intenção de fazer melhor o que deve ser feito;
->Implicam pessoalmente, os pensamentos, sentimentos, emoções, inteligência e comportamentos;
->Os pensamentos moldam as emoções humanas;
->O conhecimento melhor de nós mesmos e do funcionamento do cérebro, valoriza os nossos mecanismos potenciais, nos motiva para sobreviver e prosperar sabendo quem de fato somos;
->Os papéis que representamos são continuamente aprendidos e são determinados por aquilo que focamos como objetivo existencial;
->Nós atuamos em dois níveis: o interior com pensamentos, sentimentos e  emoções e o exterior com os comportamentos e ações; Influenciados ou não pela cultura em que convivemos, aprovados ou não pelo sistema de valores vigentes;
->Estamos relativamente condicionados à condição cultural circunstancial, à tradição familiar, à transmissões entre gerações e aos traços dali emanados;
->A personalidade é o caráter próprio e exclusivo de cada pessoa, que a caracteriza e distingue dos demais;
->Em cada pessoa existem três partes distintas e funcionais, os seus Estados de Ego: criança, adulto, pai. Com um sistema de pensamentos, sentimentos, emoções e padrões de conduta. As emoções: alegria,  tristeza, afeto, raiva e medo. O Pai diz para a criança o que deve ou não fazer, o que é certo ou errado. O Adulto pensa, decide o que achar melhor e assim se estabelecem os egos. O Ego do Pai é um conceito aprendido da existência. O Ego do Adulto é um conceito pensado da existência. O Ego da Criança é um conceito sentido da existência. O Ego do Pai pode ser: Crítico positivo ou negativo; Nutritivo positivo ou negativo. O Ego da Criança pode ser: livre, rebelde e submisso;
->Toda a pessoa tem necessidade de contato e de ser reconhecida por outras pessoas. Isto é satisfeito por estímulos. Que é qualquer ato que implica em reconhecimento da presença de outrem pessoal ou outra forma e se expressa o estímulo por  contato físico, olhares,  gestos, expressão facial, sorrisos, palavras;
->As pessoas gostam de ser percebidas e até de serem avaliadas;
->Em princípio toda a emoção é boa, mas o resultado pode ser variável, bom ou não;
->Impulsores são formas de conduta adquiridas na infância e formam o argumento de existência, determinando um modo fixo de agir de cada indivíduo, nas mais variadas circunstâncias, impactando as suas relações interpessoais. Os Impulsores: seja perfeito, forte, esforçado, rápido, agradável;
->Permissores são mensagens que damos a nós mesmos, no sentido de permitir contrariar os Impulsores. Para cada Impulsor existe em nós um Permissor: como ser dinâmico, ético, responsável, organizado, determinado;
->A inteligência emocional geradora de afabilidade, compreensão, gentileza é fator de sucesso pessoal nas relações e empreendimentos. Compreende: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções dos outros, habilidade nos relacionamentos interpessoais. Inteligência emocional: cada um é único; algo que é bom para um pode não ser para os outros; validar e compreender o ponto de vista dos outros; o nosso poder está no presente, mas, influencia o nosso futuro; aproveitar as experiências passadas como aprendizagem para acertar no presente; treinar a nossa acuidade e percepção sensorial para detectar as pessoas do nosso relacionamento; assumir responsabilidade por aquilo que fizemos e não deu certo; colocar-se, empaticamente, no lugar dos outros; não criar e nem guardar mágoas e ressentimentos e nem lamentar os nossos fracassos, as falhas também ensinam muito para o processo de aperfeiçoamento pessoal, funcional e operacional;
->Inteligência Interpessoal é a habilidade de entender os outros;
->Inteligência Intrapessoal é a habilidade de entender os outros e formar em si mesmo um modelo verdadeiro e preciso e usá-lo de forma efetiva e construtiva;
->As forças pessoais utilizadas em excesso, transformam-se em suas próprias fraquezas;
->As fraquezas humanas, na realidade são forças, sob outra forma, pois se existe fraqueza é porque existe força em contraste, concomitantemente. O nosso ponto mais forte, é o nosso ponto mais fraco; porque somos atacados no nosso calcanhar de Aquiles;
->Existe em nós um mito de perfeição e expressamos as nossas fraquezas em condições desfavoráveis;
->Quando nos unimos aos outros garantimos uma sinergia maior e ficamos capazes de dominar uma variedade ampla de situações;
->Cada um possui traços pessoais, que representam um reduto básico de forças, que podem trabalhar em seu favor e converter-se num manancial de recursos pessoais poderosos;
->A eficácia de alguém depende da maneira com que se utiliza de seus recursos potenciais disponíveis;
->Cada um deve ter claro em sua mente, o impacto que causam os seus comportamentos e procedimentos, agindo ou se omitindo;
->Existem muitas maneiras eficazes para lidar com uma mesma situação, porque ninguém é hábil em todos os estilos;
->Os relacionamentos evoluem quando todos os estilos, dons e talentos são respeitados e ninguém impõe o seu modo a outrem;
->O desenvolvimento organizacional acontece estimulando às pessoas brilhantes, imaginativas e ambiciosas e colhendo o que elas têm de melhor a oferecer para o contexto;
->As pessoas chegam ao sucesso de maneiras diferentes, mas, todas com uma concepção eficaz do que é êxito;
->Se ficamos nos culpando por aquilo que não somos; acabamos perdendo um tempo precioso, tentando ser outra pessoa, ao invés de sermos o que somos nós mesmos;
->Todos querem descobrir a obra prima de comportamento a ser imitado, mas isto é utopia;
->Cada um é único e diferente, só existem semelhantes humanos, não humanos iguais; O bem estar emana da individualidade;
->Ninguém é perfeito e não se pode ser tudo para todos:
->As pessoas tem poder para modificar as suas crenças e atitudes; mas, isto não acontece instantaneamente, depende, inclusive, de com os outros nos veem;
->As estratégias de controle da força pessoal consistem em aceitar as próprias limitações, acreditar em sí, aprender a prática de novos comportamentos ampliativos e combinatórios voltados para a assertividade;
->Confiar na habilidade de compreender e dominar as respostas dadas emocionalmente;
->A grande busca atual é conseguir aproveitar com plenitude a capacidade de que está dotado um indivíduo humano;
->A motivação é como uma arte que precisa ser desenvolvida com engajamento e comprometimento, realização dos sonhos e atingimento de objetivos claramente projetados;
->As pessoas desempenham papéis e apresentam necessidades; isto faz melhorar a sua motivação e desempenho; porque as necessidades impelem para que se busque a sua satisfação;
->Quando há compatibilidade produtiva as pessoas produzem com eficácia, satisfazendo às suas necessidades e interesses, incrementando o resultado final da sua ação;
->Fatores profissionais: capacidade de planejamento, de organização, de acompanhamento, estilo de liderança, de comunicação, tomada de decisão, administração do tempo, volume de trabalho, potencial criativo e flexibilidade;
->Fatores comportamentais: capacidade de priorizar e lidar com conflitos imprevistos, gestão de mudanças, relacionamento com os superiores, gestão de conflitos, controle de emoções, relacionamento afetivo e em grupo, imagem pessoal e necessidade de realização;
->Para ser feliz é necessário ser útil; para ser útil é necessário ser competente, hábil e produtivo. O trabalho é uma fonte de realização para todos;
->As pessoas tem necessidades e papéis diferenciados, de acordo com os seus interesses, habilidades, valores e crenças. Quando se consegue o alinhamento nestas circunstâncias, o desempenho pessoal gera resultados auspiciosos;
->O autoconhecimento evidencia para a pessoa, os seus pontos fortes e as suas vulnerabilidades, diagnosticando-lhe e dando-lhe condições claras, do que pode e deve ser feito para a mudança comportamental compulsória, capaz de gerar um bom desempenho amplo;
->A negociação é uma atividade humana facilmente identificável, que ajuda às pessoas a atingir os seus objetivos e solucionar a sua problemática:
->Negociar é ganha-ganha; perde-perde; em ambas as nuances, configura-se a consideração recíproca de interesses entre as partes pactuantes;
->Uma pessoa assertiva concilia as suas motivações e interesses, com as possibilidades e limites impostos pelo meio. Conhece os seus limites e os dos outros, não se omite na defesa dos seus interesses, deixa saídas honrosas para os seus interlocutores e os vê como parceiros;
->A assertividade defende  os direitos individuais e exprime pensamentos e convicções de forma apropriada, direta e honesta, de modo a não violar o direito dos outros. O assertivo é consistente, olha direto nos olhos, mantém a cabeça firme, as mãos longe da boca quando fala, tem movimentos e atenção concentrados, postura reta, indumentária natural e discreta, sem modismos vulgares, permanece parado e com movimentos calmos, cumprimenta com aperto de mão vigoroso, mantém as mãos pousadas tranquilamente;
->O poder conferido pela qualificação pessoal, permite mudar a realidade e alcançar objetivos e sonhos, indo de um estágio para outro sucessivamente. O verdadeiro poder pessoal é a moral, a atitude, a persistência, a capacidade persuasiva, a legitimidade, a especialização, o compromisso, o conhecimento e a integridade;
->A pessoa precisa estar bem informada, concentrar-se nas idéias, proporcionar alternativas para os outros, saber calar e ouvir, ter consciência de que se quer consideração alheia o tempo todo, deve separar os relacionamentos pessoais das demais situações;
->Nos relacionamentos é recomendável parar de falar para ouvir, colocar-se no lugar dos outros, perguntar quando não entende, não ser apressado, concentrar-se no que está falando, controlar as suas emoções, reagir às idéias e nãos às pessoas, aprender a intuir o que não foi dito, ouvir como algo é dito, não antagonizar com o emissor da fala e evitar julgamentos precipitados;
->As pessoas que não tem opinião formada aceitam facilmente os argumentos apresentados sem colocar restrições. As pessoas se interessam mais por um tipo de mensagem, quando percebem algum tipo de interesse, vantagem ou ganho, principalmente de ordem pessoal. Várias barreiras estão presentes num diálogo entre o emissor e o receptor, tais como: desatenção, impaciência, pré-conclusões, desconfiança, resistência, pouco tempo disponível, ambiente inadequado e forma inadequada de exposição da temática abordada;
->O Feedback pessoal é uma mensagem informando a alguém sobre a sua atuação e como esta afetou os outros. É o retorno por terceiros sobre determinado comportamento observado. Dar feedback é necessário, mas deve ser feito com sutileza ao comunicar o fato, porque as pessoas não gostam de ser expostas em suas deficiências e lacunas, e as implicâncias disto impactam todo um processo. Por outro lado, o feedback gera satisfação, quando é uma resposta aguardada e tem conotação positiva de reconhecimento de mérito e bom desempenho do recebedor da avaliação. Quem transmite mensagens a terceiros, geralmente espera um retorno. Quando se avalia alguém, se está praticando feedback e os avaliados ficam na defensiva, sentem medo, não aceitam julgamento e  outras barreiras acontecem neste processo apreciativo. Todavia, a franqueza, a realidade da situação são indispensáveis, senão é perda de valor avaliativo. Pois, o feedback é um retroalimentador de um sistema, para aperfeiçoar o seu funcionamento e produtividade;
->Eu aberto: mostra a parte do Eu conhecido por mim e pelos outros também. Eu cego: é a parte do meu Eu conhecido pelos outros e desconhecido por eu próprio. Eu oculto: é a parte do meu Eu conhecido por mim, mas desconhecido pelos outros. Eu desconhecido: compreende os aspectos obscuros que influenciam o nosso comportamento, mas são por nós desconhecidos e também pelos outros;
->Exposição é forma pela qual expressamos os nossos sentimentos e idéias. Nós somos mais do que expomos;
->Os conflitos fazem parte do processo de evolução humana e são necessários para o desenvolvimento e crescimento de tudo: familiar, social, político e organizacional. É um estado de tensão que gera uma mobilização para operar mudanças e obtenção de melhores resultados;
->Retirada estratégica significa evitar um confronto com uma problemática, como tática para ganhar tempo, reestruturar-se, achar momento mais oportuno, adicionar conhecimento alternativo mais adequado, menos oneroso, mais eficaz, menos complexo, mais factível, confiável, para retornar ao confronto em boa vantagem contra o obstáculo problemático circunstancial ungido de êxito e sucesso.
“Quão imenso é o conteúdo estrutural de cada indivíduo humano. Quanto mais sondamos, mais resta por explorar. Ao mesmo tempo não somos simplesmente nada, não temos o domínio da vida. Só existimos, temporariamente, por dádiva. (EM).”
















domingo, 28 de agosto de 2016

ETIMOLOGIA TEMPORAL

ETIMOLOGIA TEMPORAL
TEMPO: do Latim tempus, “tempo, estação do ano”. Do latim temporis, que significa a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, semana, mês, estações, ano, século, milênio. Aevum designa a maior duração, o tempo.
HOJE: Do Latim hodie, de hoc die, “este dia”.
ONTEM: De ad noctem, “na noite”, “na noite passada”.
MANHÃ: de ad maneana, de hora maneana, “momento ou hora inicial do dia”.
TARDE: “lentamente, com atraso”.
NOITE: “tenebrosa”.
ANTEONTEM: De “antes” mais “ontem”.
AMANHÃ: “Não momento inicial do dia”.
MADRUGADA: do Latim maturus, “o que se dá em momento bom”, matutinus, “cedo, ligado à manhã”
PRESENTE: do Latim praesens, “imediato, à disposição, presente”, de praeesse, “estar à mão, estar à frente”, de prae, “antes, à frente”, mais esse, “ser, estar”.
PASSADO: Do Latim passare, “passar”, de passus, “passo”.
FUTURO:  De futurus, “o que vai ser, o que ainda não foi”, do verbo esse.
DEPOIS: do Latim DE-, mais POST, “após”.
ESTAÇÕES: De statio, “lugar de paragem, morada, posição”, de stare, “ficar, estar de pé”.
SÉCULO: Do Latim saeculum, “idade, duração, geração”. 
MILÊNIO: De mille, “mil”.
HORA: Do Latim hora, “hora, tempo, estação”, do Grego hora, “qualquer tempo definido em extensão”.
MINUTO: Do Latim pars minuta prima, “a primeira parte pequena”. minutus (”pequeno”). Minuto tem a mesma etimologia que «menor». Pertence à família do radical min– (“pequeno; menos”), no Latim em minor (“menor”), minus (“menos”) ou minimum (“mínimo”). do minutus (“pequeno”).
SEGUNDO: De pars minuta secunda, “a segunda parte pequena”. “parte diminuta segunda”.
INSTANTE: Do Latim instans, “urgente, premente”, de instare, “ficar perto, apressar, exigir”, de in– “em”, mais stare.
IDADE: De aetatis, derivada de aevum ”duração de tempo”
RELÓGIO: Do latim horologium “conhecimento da hora”. D italiano, orologio.
MESES: Janeiro “Januarius”, deus Janus, protetor dos lares; Fevereiro “Februarius”, do latim “februus”, significa "o que purifica, purificador".  Março “Martius, Marte”; Abril “Aprilis, Apros, Afrodite, nome grego da deusa Vênus” “aperire” (abrir); Maio, Majus, deusa Maia, uma das Atlântidas, amada de Júpiter e mãe de Mercúrio”; Junho, “Junius, deusa Juno, equivalente à deusa Hera dos gregos”; Julho “Quintilis”, césar Julius (Júlio César); Agosto, “Sextilis”, “Augustus”; Setembro “September”; Outubro “October”; Novembro  “November”; Dezembro “December”.
SEMANA: Do latim septimana “sete manhãs”. Do Grego hebdomos, “sétimo”. Domingo dominica, “dia do Senhor”; Sábado sabbatum, shabbath, “o dia de descanso”. Segunda-feira, “segundo feriado); Terça-feira, “terceiro feriado”; Quarta-feira, “quarto feriado’; Quinta-feira “quinto feriado”; Sexta-feira, “sexto feriado”.
CALENDÁRIO: Do latim calendārium, "livro de contas". Folhinha, “datas que se fixam antecipadamente para a realização de determinados eventos”. Os empréstimos venciam e deviam ser acertados os negócios. calare, “anunciar publicamente”, “gritar, chamar”.
DATA: Do latim, dare "dar", "dada". Vem da fórmula usada para iniciar ou encerrar uma carta, informando ao destinatário quando e onde ela tinha sido escrita ou entregue ao mensageiro. A indicação de um dia específico.
DIA: Do Latim dies, “brilhar”. Do grego, duplo: manhã e tarde; luz e treva.
MÊS: Do Latim mens, mene “lua”.
MOMENTO: Do Latim movimentum, de movere, “mover, deslocar”.
ANIVERSÁRIO: do latim anniversarius, natalis “algo que acontece todos os anos.”
“O conhecimento nasceu do estudo do efeito dos fenômenos. Constatou-se através da estatística de frequência dos efeitos e chegou-se às suas causas. Repetiu-se os seus experimentos e surgiu o conhecimento científico, inspirado no conhecimento empírico. (EM).”



sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SINERGIA

SINERGIA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito: Sinergia, do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho", é o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função. Significa cooperação, para poder atingir  êxito no final de uma tarefa proposta, que exige superação. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.
A Sinergia acontece  quando dois objetos, ou  duas pessoas, agem da mesma forma para atingir um determinado objetivo. Utilizada também, onde as pessoas se esforçam, com grande empenho, para fazer com que o relacionamento dê certo, para que funcione, onde as duas partes fazem a mesma coisa.
Na Fisiologia, sinergia é o ato em que vários órgãos ou músculos se movem para o mesmo fim, com o mesmo objetivo. Na Matemática, na teoria de sistemas, sinergia é a convergência das partes de um todo que têm o objetivo de chegar ao mesmo resultado.
Na Anatomia a associação de diversos sistemas, músculos, órgãos para a realização de uma tarefa, sendo o resultado superior ao obtido através das ações exercidas individualmente por cada sistema
Na Farmacologia a ação simultânea de dois medicamentos não antagonistas, produzindo efeitos adicionais ou reforçados. É a ação combinada de dois ou mais medicamentos que produzem um efeito biológico, cujo resultado pode ser a soma dos efeitos de cada composto ou um efeito total superior a essa soma.
Na prática sinergia é quando existem apenas duas alternativas; em vez de utilizar apenas elas, procura-se uma terceira, com potencial resolutivo eficaz e superativo, que resolve a problemática.
Na área da saúde a sinergia é valiosa para a recuperação de doenças, deficiências mentais e físicas e até para a plasticidade cerebral.
A sinergia é decisiva no contexto empresarial, porque dentro de uma empresa, é importante haver sinergia entre diferentes setores, para que a ação conjunta resulte no sucesso da empresa. Planejamento em conjunto, disciplina de todos e execução conjugada das tarefas. Sinergia é coesão, união, entendimento, para superar obstáculos e atingir objetivos que demandam mais esforço.
O significado de Sinergia abrange:
->Ato simultâneo de diversos órgãos ou músculos para o mesmo fim;
->Convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado;
->Efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente.

->Conjunto de forças agindo simultaneamente para um propósito.
->Ação conjunta de coisas, pessoas ou organizações, com vista a obter um resultado superior ao obtido isoladamente por cada uma das partes;
->Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, o somatório de esforços em prol do mesmo fim. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido.  "o todo supera a soma das partes".
->Na Sinergia, a combinação de dois elementos é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam separadamente. Um somatório de coisas voltadas para o mesmo fim.
->No meio natural, as toxinas podem interagir com outras substâncias. O fenômeno oposto ao efeito sinergético é o efeito antagônico. O efeito sinergético ocorre quando drogas interagem de forma a aumentar ou magnificar um ou mais dos seus efeitos, ou mesmo os seus efeitos secundários: É usual adicionar codeína (opiáceo) a alguns analgésicos (como o ibuprofeno), que melhora a ação do analgésico e alivia a dor.
O objetivo de se aplicar a sinergia é ter sucesso, atingir êxito ao final de qualquer intuito. O resultado é sempre superação de obstáculos que impeçam à concretização de ações intencionais.
“O impossível só é inviável; enquanto não se descobrir ou inventar uma forma de torná-lo possível, segundo às suas múltiplas probabilidades. (EM).”




terça-feira, 16 de agosto de 2016

COMEMORAÇÃO
Por Ernídio Migliorini E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Hoje 16 de agosto de 2016, comemoramos o acesso do BLOG DO ERNÍDIO MIGLIORINI em 101 países, juntamente com a publicação de 800 títulos.
68,78% dos acessos foram originados no BRASIL;
31,22% dos acessos foram originados NOUTROS PAÍSES.
Agradecemos à deferência dos nossos Acessadores e continuaremos produzindo comunicação de utilidade informativa, com a marca da qualidade, respeito aos valores e princípios e preservação vernacular.
“As palavras são sentenças implacáveis. Pensar, ponderar e aprimorar a verbalização! (EM).”



quinta-feira, 11 de agosto de 2016

ARISTÓTELES

ARISTÓTELES
Aristóteles, o Peripatético, Filósofo, grego da Macedônia, nascido em Estagira em 384 a.C. e falecido em 322 a.C., aos 62 anos de idade. Erudito e iniciador das ciências da natureza. Foi para Atenas aos 16 anos, ficou discípulo de Platão que estava com sessenta anos de idade. Depois foi para Mísia e após  para Macedônia, onde foi encarregado da instrução intelectual de Alexandre o Grande. Em 335 a.C. fundou em Atenas a sua escola o Liceu. Dava aulas diferentes, caminhando pelos espaços e abordando assuntos complexos como: física, matemática, lógica. Esteve no Liceu por 12 anos. Foi para Cálcis de  Eubéia, onde morreu por doença estomacal.
Aristóteles e a Alma: Afirmava “A alma é o ato primeiro de um corpo potencialmente animado.” A inteligência existe independente do corpo, com ele se relacionando no sentido de receber atuação. Defendia a imortalidade da alma, mas sem memória, sem sensibilidade, sem a faculdade de raciocinar e não individual.
Aristóteles e a Astronomia: Em função da própria mitologia, considerava os astros seres animados e superiores aos humanos. Desenvolveu a teoria das Esferas, com o deslocamento dos corpos celestes em círculos, influenciado pelas observações babilônicas e egípcias.
Aristóteles e a Biologia: Tratava a Biologia e a Psicologia como uma única disciplina. Vida para ele era “A faculdade de nutrição própria e de independente crescimento e decadência.” Cujo fenômeno se dividia: em crescimento e  reprodução, sensação, movimento local. O pai o único autor da vida o ventre apenas moradia e nutrição. A respiração como resfriadora do sangue.
Aristóteles e a Catarse: O modo de curar certos estados de excitação psíquica ouvindo-se melodias agradáveis; que oferecem à paixão um meio de libertação.
Aristóteles e a Ciência: Referia-se que “O cume do saber é representado pela ciência; o puro conhecimento das causas.” A ciência para ele era: Teórica, Prática e Produtiva ou Artística.
Aristóteles e a Cosmologia: O mundo não tem começo e nem fim. Existindo desde a eternidade, o supermundo da razão Divina, da atualidade absoluta. O mundo inferior é o dos Planetas.
Aristóteles e a Dialética: Arte intermediária entre a Retórica e a Analítica. Com préstimo como ginástica mental, para o improviso e acaso da discussão. A Dialética como à condução aos primeiros princípios e generalização numa certa ordem de fatos. Apenas como teoria daquilo que a Retórica é aplicação.
Aristóteles e a Enteléquia: Criou a palavra mas nunca a definiu. Ele atribui aos seres uma especial propriedade: a enteléquia, a capacidade de levar um fim em si.
Aristóteles e a Estética: Arte como imitação, mas no sentido ativo, vital da palavra. Relação com o animado e com o inanimado. O Artista comunica-se com a essência de algo e opera-se a criação imitativa. A beleza da fidelidade, com o que é imitado. A poesia é mais filosófica e fala de generalidades. Todas as artes depuram das paixões com poder catártico.
Aristóteles e a Filosofia: Inclui na Filosofia a matemática, física e a teologia. Uma filosofia primeira, e os caracteres: A universalidade sintetizando tudo; A abstração árdua; O desinteresse, tudo é necessário; A Independência e supremacia para dar as leis. A filosofia segunda, como ciência geral.
Aristóteles e a Física: A física ocupa-se de coisas com existência separada, mas não imutáveis. Tudo o que se move é movido por alguma coisa. Deve haver alguma coisa, que se move, sem ser movida. É muito mais filosofia da natureza do que física.
Aristóteles e a Forma: A matéria não tem ato, é estado; o que lhe dá ato, determinando-lhe um fim, é a forma. A forma dá ação à matéria, faz com que ela se desenvolva criando uma realidade. Não existe matéria pura, ela sempre depende de uma forma. Tanto Deus como as inteligências que fazem mover às esferas são formas puras. A matéria é a possibilidade e a forma é a realização.
Aristóteles e Alexandre: O Rei Felipe da Macedônia entregou seu filho Alexandre à educação por Aristóteles. Que, incutiu-lhe noções sobre as ciências naturais. Alexandre lhe proveu recursos para algumas experiências do filósofo. Que privilegiava o povo grego nas suas apreciações, mas, Alexandre visava à Ásia, tocado pelo seu potencial a ser explorado através de conquistas militares. O filósofo não apreciava no seu discípulo Príncipe as aspirações imperialistas.
Aristóteles e a Lógica: Trouxe para a lógica o silogismo, a expressão formal da lógica. Instrumento de trabalho intelectual aplicado ao conhecimento. Via a lógica como: a teoria do conhecimento; a teoria do julgamento e a teoria do raciocínio.
Aristóteles e a Matéria: Matéria é aquilo que, em si mesmo, não pode se considerado nenhuma coisa, nem uma quantidade, nem nenhuma outra entre as determinações do ser. A matéria por si mesma é incognoscível.
Aristóteles e a Metafísica: As palavras metafísica, teologia, ontologia tem tanta ligação de sentido como se fossem sinônimos. Como fisiologista e naturalista procura a causa do movimento ou da realidade por indução sensível, a procura do princípio primeiro, para prová-lo cientificamente. Utilizava a dedução, mas a sua metafísica era indutiva.
Aristóteles e a Moral: Entende que as virtudes são do entendimento e virtude do ânimo. A virtude moral é hábito, disposição permanente vinda da vontade livre, que facilita à pratica do bem moral. As virtudes intelectuais: amizade, justiça, ética.
Aristóteles e a Política: O homem é naturalmente um animal político. Seu destino social que o faz assim, e todo aquele que, por sua natureza, e não por alguma circunstância, vive sem cidade, é uma criatura degradada ou superior ao homem. O Estado é uma sociedade de homens que tem os meios de bastar-se a si própria. O filósofo era conservador e cuidava para não abrir cisões violentas com o passado. A natureza produz distinção da mesma ordem entre os homens. Existe antítese do superior e do inferior em tudo. Aplica-se no caso a hierarquia. A finalidade do Estado é a felicidade do cidadão. Aristocracia, os melhores governando, mas ouvindo.
Aristóteles e a Psicologia: Fundador da psicologia empírica. Estudava mais a parte intelectual e biológica. Tudo o que organicamente vive está dotado de alma. Enfatizava o fator mente, como algo superior que recebia as sensações através dos sentidos. As sensações e intuições formam a matéria da atividade pensante. O prazer e a dor formam o sentimento, que resulta nas paixões. Os apetites são sensuais e racionais. Não podemos ser imediatamente outra coisa senão o que somos. É absolutamente determinista.
Aristóteles e a Matemática: Ciência teorética de coisas invariáveis, sem existência separada, trata do número e das figuras espaciais que só existem adjetivamente, como que qualificando as substâncias. Aplicável às artes práticas, Geodésia, ciências naturais, ótica, mecânica, harmonia e astrologia.
Aristóteles e a Zoologia: Autor do primeiro ensaio de classificação dos animais. Animais sanguíneos e não sanguíneos. A perpetuação dos animais prova a finalidade da natureza.
Aristóteles e os Animais: Reconhece nos animais: a sensação, imaginação, memória, desejo, movimento.
Aristóteles e Deus: Deus é forma pura e como tal pura inteligência. Deus é pensamento do pensamento.
Aristóteles e o Vocabulário Filosófico: Criador de: antítese, ato, atualidade, axioma, categoria, energia, enteléquia, essência, fins, forma, potencial, princípio, tópico, virtualidade.
Obras de Aristóteles: Organon, Física, Do Céu, O Nascer o Morrer, Meteorológica, A Alma, História dos Animais, A Parva Naurália, Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Grã Moral, Política, Retórica e Política, Metafísica.
Aristotelismo: Peripatetismo, Conjunto dos princípios, ideias e criação em lógica, psicologia, política, moral, arte, ciência e filosofia da doutrina de Aristóteles.
“O Objetivo da busca do conhecimento é para aprender a realidade de que nos humanos fazemos parte integrante e conectiva, durante a existência de cada indivíduo. (EM).”


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

BELEZA

BELEZA
Conceito: Beleza é tudo o que impressiona provocando estado de contemplação. Coisa, ideia, pessoa, todo universal, todo particular, são belos quando obrigam ao estado de contemplação que alteia o espectador. Na contemplação o espectador fica inteiramente entregue àquilo que o força a contemplar. Toda a expressão de beleza propende a exaltar. É neutro ou não belo o que não emociona. O feio tendo a causar repulsa. A beleza é gênero, substância, perfeição absoluta e invariável. O belo está na ordem e na grandeza. Beleza está associada a estética.
Categorias da Beleza:
->Qualidade: a satisfação que determina um julgamento de gosto;
->Quantidade: é o que agrada universalmente;
->Relação: é a forma da finalidade de um objeto percebido sem representação de fim;
->Modalidade: é reconhecida como algo de satisfação necessária.
Beleza Absoluta: É a beleza eterna, incriada, imperecível, isenta de crescimento e de diminuição.
Belea Artística: É revelada intelectual e sentimentalmente, sobre as obras de arte contempladas, gerando emoções.
Beleza Espiritual: Interior, da mente, a prudência, a harmonia, o equilíbrio, o querer, o saber, o encanto pela Beleza Divina Suprema.
Beleza Intelectual: A satisfação, o sentimento intelectual convertido na realidade psíquica da obra realizada.
A Beleza, o Bem e o Útil: Pode-se associar estes três itens entre si. Todos causam boas sensações emocionais e vistos com pureza são satisfatórios.
“Ao se defrontar com uma encruzilhada; diante da necessidade imperiosa de escolha; vai valer muito o cabedal de conhecimento, prática e experiência do protagonista circunstancial. (EM).”


CAUSA

CAUSA
Conceito: Causa é o que produz efeito. Fato donde resulta logicamente outro fato. É o antecedente constante e incondicional. Fenômeno ligado a uma relação funcional. Lei que indica a relação constante entre dois fenômenos. A causa não é uma coisa e sempre um fato. Ponto de partida de uma dedução em o que o fenômeno será o ponto final. Uma causa não pode ser causa de outra causa, sem antes passar pelo papel de efeito. A causa é um complemento complexo de circunstâncias que determina o efeito.
Causa Material: A matéria com que algo é feito e está presente no resultado, como seu elemento constituinte.
Causa Formal: A forma estabelecida para o que será feito. É o motivo em ação realizando a figura, ai fica estabelecida a forma.
Causa Eficiente: A inteligência que o pensamento tem sobre aquilo que precisa ser feito. É a causa propriamente dita. É a causa que pela atividade produz algo.
Causa Final: O fim a que se propõe a causa eficiente em ação. O objetivo da ação. Um plano do Universo, revelando a existência de um Ser Superior, que foi o seu Arquiteto.
Causa Primeira: Deus. Que se basta a si mesmo. Uma causa sem causa. Do nada Deus fez tudo.
Causa Necessária: Para Tudo o que é contingente.
Causas Atuais: As modificações geológicas.
Causação: Ação pela qual a causa produz o efeito.
Causal: Que diz respeito à causa, pertence ou constitui a causa, o vínculo causal, a necessidade causal e a relação causal.
Complexidade Causal: A variedade de causas que contribuem para a determinação de um fenômeno.
Causalidade: Se refere à existência de causa. A causa afirmada como existente. É pelo efeito que se infere que existe a causa. Principio de que todo o efeito tem uma causa.
“O ser humano precisa de certos paradigmas da realidade, para estabelecer o seu modo de reagir aos desafios do seu cotidiano. (EM).”