quinta-feira, 28 de julho de 2016

PREFIXOS E SUFIXOS GREGOS

PREFÍXOS E SUFÍXOS GREGOS
Prefixos, Sufixos e Termos:
Endo: para dentro.
Ado: terminado.
Ido: conseguido.
Indo: em movimento.
Ito: já estabelecido.
Exo: para fora.
Onto: ente, indivíduo.
Eco: casa, meio.
Onco: tumor
Orto: correto, direito.
Ludi: jogo.
Para: proximidade.
Peri: em torno.
Pnéia: respiração.
Poli: muitos.
Pós: após.
Proto: primeiro.
Logia: estudo.
Dis: negação, cessação, separação.

Filogênese: desenvolvimento da espécie.
Ontogênese: desenvolvimento do indivíduo.
Meta: limite.
Metafísico: transcendental, difícil de compreender.
Módulo: unidade de medida.
Cósmico: estudo da estrutura do Universo, tudo.
Epistemologia: natureza, origem e limite do conhecimento.
Sinopse: resumo, sumário tardio feito depois do texto original.
Sintaxe: construção gramatical, metodicamente dividido, subordinação de elementos que firmam um elo.
Léxico: dicionário, palavras.
Intuição: primeira resposta.
Subjetividade: faculdade mental em resposta às impressões dos cinco sentidos.
Faculdade da consciência: lembrar, reter impressões, memorização, concentração. A memória lembra. A imaginação visualiza.
Raciocínio: analítico, sintético, indutivo (causa->efeito), dedutivo (efeito->causa), silogístico (efeito->efeito).
Impar: negativo; Par: positivo; Fim de um ciclo para iniciar outro: neutralidade.
“O mestre só aparece quando que o discípulo está apropriado da aprendizagem. (EM).”






sexta-feira, 22 de julho de 2016

METODOLOGIA MATEMÁTICA

METODOLOGIA     MATEMÁTICA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Um método eficaz de lecionar e aprender Matemática é estruturar cada aula em torno de um único conceito matemático. Estudando cada parte do conteúdo geral da disciplina e estabelecendo a sua relação com todo o conjunto matemático. A aula se estendendo por tantos períodos quanto forem necessários, até que cada estudante tenha entendido o conteúdo abordado. O objetivo é assegurar que um conceito seja totalmente aprendido e não tenha que ser ensinado novamente no futuro. A matemática tem como condição sine qua non de aprendizagem, o domínio dos seus conteúdos conceituais fundamentais iniciais.
Um sistema mais rigoroso e exigente, baseado em manuais contendo os passos para interpretar e resolver problemas, com regras, fórmulas, exercitamento, associação com a realidade e similares.
O emprego de uma metodologia altamente conceitual, com aulas baseados em métodos fundamentais e leis da matemática, orientando os estudantes a representar fisicamente os conceitos, usando objetos e imagens para ajudá-los a visualizar as ideias abstratas de cada conteúdo. Além disto, a sua capacitação para falar e escrever sobre matemática, aumentando as probabilidades de sucesso, na aprendizagem matemática.
O estabelecimento com os estudantes de critérios para a apresentação da resposta dos problemas propostos; definindo que a resposta seja redigida com frases completas; revelando que o conceito matemático foi entendido e assimilado pelo estudante e que ele vem acumulando conhecimento, tornando o processo de aprendizagem integrado,  gradual e sustentado. E está construindo o raciocínio lógico, a linguagem matemática e adaptando o conhecimento às situações do cotidiano.
A criação de um clima em sala de aula, de tal forma que toda a classe aprenda junto, todos avançando no mesmo ritmo e não prosseguindo se alguém ainda estiver com dúvidas. Os estudantes com melhor desempenho são encorajados a aprofundar o conhecimento e ajudar o restante da classe.
A repetição de conceitos e procedimentos adequados para a aprendizagem matemática é eficaz e mantém na mente dos estudantes, a necessidade de trabalhar cada segmento de conteúdo associado com o todo. Deve-se praticar exercícios até o domínio cada conceito. Um estudante responde à pergunta do professor e os outros repetem a resposta em uníssono. Em seguida, outro responde a uma outra pergunta e o restante repete. Os estudantes aperfeiçoam o uso do vocabulário matemático na medida em que a aula avança. As aulas devem  também ser muito interativas. Com duração máxima de 40 minutos. Após este tempo, há uma tendência humana natural de quebra de atenção.
No ensino de Matemática é fundamental o preparo didático-pedagógico do Professor. Que precisa empaticamente, colocar-se no lugar do estudante, consciente de que a aprendizagem envolve várias situações humanísticas, principalmente de identidade de objetivos. O estudante só aprende a apreender, se o conteúdo que lhe é passado tenha significação para a solução de seus problemas e implicâncias existenciais. Também é ponderável o grau de consideração que o professor consegue granjear junto aos seus discípulos. Pela sua postura, moral, ética, conhecimento e carisma. O Professor precisa se preparar, se planejar e ter uma noção clara do que é mediar o conhecimento, com a cultura suficiente para um desempenho adequado e compatível com cada nível e grau de ensino.  

“O fenômeno da multiplicidade e o da relatividade são inseparáveis e são encontrados juntos em tudo. (EM).”

quinta-feira, 21 de julho de 2016

QUASE 32 HORAS


QUASE 32 HORAS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Estudos realizados por cientistas sinalizam que um dia se estende, de fato, por 31 horas e 28 minutos. Que em função do uso cada vez maior de tecnologia e de novos comportamentos, o ser humano adquiriu a função de multitarefas, com mais horas de atividades por dia de existência.
O indivíduo é acumuladamente: social,  tecnológico,  mídia,  multitarefa. E os comportamentos e modelos mudam profundamente e rapidamente. Tudo isto impacta no receptáculo final. A sensação impactual é maior do que a realidade factual. Isto interfere no organismo humano, sobrecarregando-o com fadiga e estresse mental.
Os paradigmas sociais passam por mutações radicais. As mensagens instantâneas crescem em alta velocidade.  O jeito de ouvir mudou. Ao mesmo tempo em que a pessoa esteja ouvindo uma música, uma palestra, ou similar está executando, concomitantemente, outras atividades. Em síntese, está se multiplicando funcional e operativamente, mas continua apenas uma unidade humana, sobrecarregada de múltiplos fazeres e crescentes oneradores mentais e físicos.
Vive-se a sensação de 32 horas por dia e em movimento constante. Tudo está em plena e acelerada transformação. É necessário desdobrar-se, adaptar-se, atualizar-se, movimentar-se, reciclar-se e compreender, e assimilar o ritmo da dinâmica existencial. Mas, mantendo tudo o que for possível do já existente; para que o transpasse de uma realidade para a outra mais atual, não ocorra sob condições de estanque.
“Assim como a sensação, que extrapola a realidade; é o transcendental, que não consiste em ver, mas, sim em existir e impactar sobre o visível. (EM).”





APRENDER E PRATICAR
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O real é concreto o ideal pode ser utópico. Precisamos aprender e praticar o que aprendemos; tornando a aprendizagem um processo de efetiva eficácia pessoal e profissional.
A distância de onde estamos hoje para onde queremos estar amanhã será percorrida graças ao conhecimento. É por isto que existem cursos sobre como fazer cada tipo de atividade. Além da escola formal nos seus diversos níveis, do fundamental ao superior mais graduado.  Com mais conhecimento teremos, necessariamente, melhores resultados.
De nada vale o aprendizado sem a prática. Um novo conhecimento também não gera  resultados imediatamente. Geralmente requer um período de exercitamento prático da idéia apropriada mentalmente, para produzir competências e habilidades para o seu real emprego com sucesso.
Tudo se resume ao vácuo entre à aprendizagem e à  pratica do conhecimento assimilado. Aprender algo novo e praticar algo novo compreende dois métodos com resultados diferentes. Se o objetivo é ser mais efetivo deve-se estudar sobre efetividade, mas só se terá resultados caso coloque-se o conhecimento em prática.
A aprendizagem passiva cria conhecimento, a prática cria habilidade. O aprender pode, se mal concepcionado, ser um pretexto do subconsciente para não sair da zona de conforto. Em muitos casos, a aprendizagem é, na verdade, uma maneira de postergar ações relativas aos supostos objetivos e interesses. Pensa-se estar descobrindo a melhor maneira de fazer algo, quando na verdade deveria estar praticando a ação que resultaria no resultado desejado. A aprendizagem é valiosa até que se torne uma forma de procrastinação. Prática é aprendizado, mas aprendizado não é prática
A prática ativa é uma das maiores formas de aprendizado, porque os erros durante o processo revelam informações importantes. Aprender é valioso, mas se o objetivo tem relação com melhores resultados em determinada área, só será alcançado com ação prática. Praticar foca a energia no processo. Isso começa a direcionar o foco para a prática de melhores hábitos no cotidiano, com progresso contínuo e resultado lógico. Os hábitos adequados praticados continuamente é que determinam o sucesso do que se faz.

“Quem compreende entende, fica capacitado, toma atitude, age, faz e realiza. Concretizando um fato, uma realidade. (EM).”

quarta-feira, 20 de julho de 2016



PATIA
E-mail; ernidiomigliorini@gmail.com
Conceito de Patia: Pathos ou path, do grego, significa paixão, excesso, catástrofe, passagem, passividade, sofrimento, assujeitamento, sentimento e ligação afetiva. Conceito ligado a padecer, passivo de um acontecimento, padece deste acontecimento. Conota mobilidade, imperfeição. Transliterado como pata, patia e pato, utilizados como prefixos e/ou sufixos na composição terminológica de: apatia, empatia, patogênese, psicopatia,  cardiopatia, idiopatia, telepatia, simpatia, cromopatia e outras. Como o sufixo patia significa mórbido, padecimento, moléstia, traz a ideia de doença.
EMPATIA: Significa colocar-se no lugar do outro. Para criar harmonia e relações amistosas. Gerando confiança mútua, consentimento, cooperação e abertura à idéia do outro. É base de toda a comunicação significativa. Estamos sempre estabelecendo empatia e antipatia com as pessoas que nos cercam.  O básico é adaptar-se a como os outros preferem se comunicar. Gostamos de conviver com pessoas que sejam como nós; gostem ou não de coisas como nós. Quando há empatia, as pessoas aceitam idéias e sugestões mais facilmente. Quando alguém simpatiza com outrem tende a concordar com  ele. Quando há uma demonstração implícita ou explícita de gosto por alguém, este sente vontade de concordar com as mesmas idéias. Estabelecer empatia é habilidade muito significativa. Quando se está tratando de assuntos coletivamente, para construir a empatia com o grupo, é necessário empregar expressões de vários tipos sensoriais. Repetindo quatro vezes, o que é importante,  uma para cada grupo sensorial. Uma pessoa se torna uma sugestão pelas suas palavras, presença como um todo, pelo que veste, como se mexe e se move.
TELEPATIA
Conceito: telepatia do grego τηλε “tele” (“à distância”), e πάθεια “pathos” (sentimento, sofrimento).  Literalmente: sentir a uma distância. É a habilidade de adquirir informação acerca dos pensamentos, sentimentos ou atividades de outro ser consciente, sem o uso de linguagem verbalcorporalde sinais e escrita.
Outras conotações: Transmissão de pensamentos lógicos e definidos e todos os tipos de contato entre duas ou mais mentes, na forma de percepção extra-senhorial de sentimentos e pensamentos à distância.
Um pensamento pode ser transmitido de uma mente para outra. Existem transmissões mentais, comunicações de pensamentos e fluxos psíquicos entre as mentes humanas.



O fenômeno acontece de modo semi-consciente ou  inconsciente e se processa o tempo todo, cuja afinidade magnética pode ser harmoniosa ou não.    O silêncio é propício para captar pensamentos, idéias e  sentimentos íntimos dos outros. Os pensamentos se transmitem de modo natural. A telepatia se apóia na palavra como seu veículo e instrumento e dá um sentido mais profundo ao que uma pessoa fala ou escuta. 
A telepatia inconsciente é responsável pelo fenômeno dos hábitos coletivos e das opiniões que passam a ser consenso. E ela explica o fenômeno da liderança. A transmissão de idéias faladas ou escritas, assim como a telepatia, é um processo magnético, que faz com que uma idéia correta, lançada por alguém num momento e num contexto favoráveis, se transmite com rapidez às consciências de muitos.   

No indivíduo, a telepatia é uma forma de diálogo direto das auras humanas. Ela reforça e acelera os processos de afinidade e desarmonia. Quando se conhece alguém e simpatiza-se com esta pessoa, pensa-se bem dela; o pensamento e o sentimento positivos chegam até ela e gera afinidade e cooperação. Quando antipatiza seus pensamentos e sentimentos chegam de modo igualmente certeiro à outra pessoa e surgirá um sentimento negativo recíproco.
O magnetismo das idéias solidárias é propício à transmissão telepática, une e desperta confiança. Pela telepatia inconsciente, quando estamos com uma pessoa verdadeiramente virtuosa, nos sentimos inspirados e elevados.  
O fenômeno da transferência do pensamento depende da existência do fluído astral, que existe uniformemente por todo o espaço, sendo mais denso em torno de certos objetos ou organismos, devido à ação molecular destes pontos como é o caso, do cérebro e da coluna vertebral dos seres humanos, onde o fluído astral forma aura. É esta aura em torno das células e fibras nervosas que capacita o homem a perceber as impressões registradas na Luz Astral do cosmo.
Cada pensamento ocorre junto com uma alteração correspondente na energia do sistema nervoso, que sempre se adapta à natureza dos pensamentos que temos. a energia dos nervos tem sua própria aura, como ocorre com qualquer agregação de moléculas. Há uma ligação íntima e direta entre a energia dos nervos e a aura astral e magnética.  A aura é uma antena ligada para o mundo sutil.  As idéias mentais estão conectadas com as emoções de prazer e dor. Conforme a qualidade interior de cada consciência, cada indivíduo terá o hábito e  capacidade de sintonizar e trazer para si por um esforço consciente determinados níveis da realidade.  O próprio ser humano cria a atmosfera psíquica em que lhe cabe respirar e viver.
Cada pensamento do homem, ao ser produzido, passa ao mundo interno e se torna uma entidade viva e sobrevive como inteligência ativa, uma criatura gerada pela mente, por um período mais curto ou mais longo, proporcionalmente à intensidade da ação cerebral que o gerou. Um bom pensamento é perpetuado como força ativa e benéfica.
O ser humano carrega em sua própria aura uma gama completa de pensamentos, de emoções e de registros de fatos do passado e as sementes diretas e indiretas do seu futuro.  O conteúdo da aura individual guia a pessoa ao longo da sua existência, mas não lhe suprime a liberdade ou a responsabilidade.  Seu livre arbítrio consiste em escolher o que irá plantar a cada momento, e decidir que sementes fará germinar dentro das condições existentes. A rigor ele pode escolher de que influências se rodeia, e está ao seu alcance trabalhar para que as circunstâncias se renovem sempre para melhor. 
Há inúmeras possibilidades de interação entre as consciências. O ser humano é um resumo do cosmo e contém um mundo dentro de si. Não existe observação absolutamente neutra. Toda observação exerce alguma forma de influência sobre o ser ou objeto observado. Quando o indivíduo tem consciência do fato da telepatia involuntária e está disposto a agir corretamente diante deste desafio, ele trata de purificar sua mente e deixa de lado o pensamento destrutivo. A mente humana é do tamanho daquilo que ela contempla. 
Todos são influenciados pela vontade ativa de outra pessoa. Todos são afetados o tempo todo pela vontade, pelos sentimentos e pelos pensamentos dos outros. E também os afetam.
O universo é repleto de energia pulsante, e  inúmeros níveis de vibração. As cores, luzes e sons percebidos, as sensações de gosto, tato ou olfato, são todas ondas e faixas vibratórias. O ritmo das batidas do coração, o movimento dos pulmões e no fluxo de pensamentos e sentimentos, os movimentos  e a essência da matéria são cíclicos e ondulatórios. Tudo que vibra em um indivíduo se transmite a outros e retorna até a origem, com distorções e acréscimos. Todo ser humano produz constantemente correntes vibratórias nos vários níveis do pensamento, da emoção e do mundo físico, e estas linhas de ação ficam registradas na luz astral. Os pensamentos e sentimentos criados passam a ter vida própria, cujo rumo e efeito dependem da intenção e da força com que foram emitidos. 
SIMPATIA: Do grego sympátheia, participação em, ou sensibilidade ao sofrimento do outro, compaixão. É um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma tendência instintiva que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade. É a capacidade que as pessoas têm de participar das emoções alheias, podendo variar entre a mera aceitação e compreensão dos sentimentos do próximo e a completa identificação dos próprios estados emotivos com o do outro. Ter simpatia é ser amistoso, ser agradável, ser educado, é demonstrar gentileza e amabilidade para com o outro. Implementam e incrementam a empatia e a simpatia: o Elogio, o Favor, a Identificação e o Testemunho.
ANTIPATIA: É um sentimento de aversão espontânea e instintiva que as pessoas podem nutrir pelo seu semelhante, por um objeto ou mesmo por uma ideia. É uma repugnância, uma incompatibilidade, uma repulsa na identificação com o outro. Do grego antipathéia, formada pela junção dos termos anti (contra) e pathéia (afeição). A antipatia pode ser construída à primeira vista, a partir de um primeiro contato. A antipatia instantânea é criada no consciente da pessoa tendo como base experiências negativas do passado e que estão presas no subconsciente. Novas situações ou pessoas podem acabam por remeter à lembranças negativas, fazendo com que ambas sejam associadas, despertando o sentimento de repulsa no indivíduo como um mecanismo de defesa. Quanto maior a frustração no passado, maior a discordância e repulsa sentida.
APATIA: É a total ausência de sentimentos em relação a algo ou alguma coisa, sejam eles negativos ou positivos; estado emocional de indiferença. É a carência de afetos ou paixões, ou ataraxia. Do grego apátheia. É o estado de uma alma indiferente, que não é suscetível de se emocionar por falta de sensibilidade ou de sentimento.
HOMEOPATIA: Do grego μοιος , similar, e πάθος , sofrendo, é uma prática de pseudo-medicina.
CROMOPATIA: Preserva a saúde física, mental e coletiva. Um mecanismo nervoso que determina uma súbita mudança de cor em resposta a uma situação estressante. A utilização das cores através da fototerapia e outras técnicas para preservar a saúde física, mental e coletiva pela especialidade alternativa da cromopatia, cura inúmeras patologias e diversos tipos de câncer.
PSICOPATIA: Distúrbio psíquico que afeta a forma de interação social, com comportamento de forma irregular e anti-social. É uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro. Um transtorno de personalidade antissocial.
IDIOPATIA: Designação da enfermidade que existe isoladamente, sem ser uma consequência de outra patologia.
CARDIOPATIA: É qualquer doença que atinja o coração. Cardiopatias Congênitas, Doenças das Válvulas do Coração, Doenças do Miocárdio, Infecção no Coração.
PATOGÊNESE: É a seqüência de eventos de tecidos e celulares que ocorrem a partir do momento do contato com um agente etiológico inicial até a expressão final da doença.
NEUROPATIA: Transtorno/distúrbio neurológico que se refere a doenças ou problemas no funcionamento dos nervos. Os Nervos podem ser comprometidos por problemas genéticos, infecções, toxinas, drogas, lesões físicas ou por reações do próprio organismo.
“Sem inicio não há término. Sem começo não há fim. Sem pensamento não há idéia. Sem idéia não há atitude. Todavia, o infinito não tem principio e não terá finalização. (EM).”


segunda-feira, 11 de julho de 2016

A INIGUALDADE PERCEPTIVA


A INIGUALDADE PERCEPTIVA
Cada indivíduo percebe a mesma coisa de maneira diferente. De uma forma que só ele consegue perceber, ninguém mais. Não existem duas pessoas que percebam, determinada situação, com absoluta fidelidade de igualdade.
Conceito de Realidade: É uma circunstância externa à percepção humana e independente dela. A realidade representa todos os fenômenos do universo cujas leis estão fora do alcance da vontade humana. Ela existe de maneira determinada. É necessário estabelecer um limite entre o real e a percepção dos sentidos. Realidade é o que efetivamente existe e é. Não existe meio termo; é ou não é realidade. A realidade está além dos sentidos, ela é percebida; mas, não é desvendada a sua formulação. Na realidade existe uma contradição ente a permanência e a mudança. Pelo fato de ser possível uma mudança e uma unidade ao mesmo tempo. Muda constantemente e continua sendo ela mesma.
Conceito de Percepção: Refere-se à ação e ao efeito de perceber, percepcionar através de um dos sentidos as imagens, impressões ou sensações externas, ou compreender e conhecer algo. Com referência a um conhecimento, a uma ideia ou à sensação interior que resulta de uma impressão material feita nos sentidos. É a função que permite ao organismo receber, elaborar e interpretar a informação que chega do meio circundante através dos sentidos. A percepção é o primeiro processo cognoscitivo, que permite ao sujeito de captar a informação do meio envolvente através da energia que chega aos sistemas sensoriais. De caráter inferencial e construtivo: a representação interna daquilo que acontece no exterior surge sob a forma de uma hipótese. A informação que chega aos receptores é analisada paulatinamente, da mesma forma que a informação proveniente da memória e que contribui para a interpretação e a formação da representação. É através da percepção que a informação é processada e que se consegue formar a ideia de um só objeto, significando que é possível sentir diferentes qualidades com base no mesmo objeto e uni-las por intermédio da percepção para determinar que é um único objeto.
Conceito de Sensação: É a sensibilidade, sentimento ou a ativação de uma determinada função sensorial. A sensação indica uma experiência simples que é vivida e que é produzida por um estímulo, pode ocorrer dentro ou fora do corpo, e ocorre sobre um órgão sensorial. Uma sensação é sentida quando o estímulo envia sinais para o cérebro através dos nervos. As sensações variam de acordo com a sua intensidade e duração. Em sentido figurado, a palavra sensação pode indicar uma forte emoção. A sensação é resultado de um estímulo que é recebido e descodificado pelo sistema nervoso central. A percepção interpreta a sensação. A mesma sensação leva à percepções diferentes em pessoas diferentes. Porque cada pessoa tem o seu próprio contexto e por isso interpreta as coisas de forma diferente, construindo percepções e formas distintas de ver o mesmo.
Processo de Percepção:
Os fatores que fazem as pessoas perceberem a mesma coisa de forma diferente. Considerando que os indivíduos usam o processo perceptivo para prestar atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao seu redor. Assim vêem as coisas de maneira diferente. Cada pessoa tem interpretação própria do que arbitrariamente considera ser a realidade, sobre a qual percebe e pensa. Condicionam esta percepção para cada indivíduo, todos os indicadores da sua genética genealógica, componentes físicos e mentais e a sua história de existência.
A percepção é o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações da realidade as quais estão circunscritas. Esta informação é obtida através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. A percepção não é necessariamente igual à realidade.
Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem emoções, sentimentos, circunstâncias, locais e ação. Em cada caso, uma percepção diferente, influenciado por aquele momento. A percepção é um modo de formar impressões sobre si mesmo, sobre outra pessoa e sobre as experiências diárias da existência. Constitui um filtro, através do qual a informação passa antes de causar efeito sobre a pessoa. A percepção trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas externas e como agem com base nessas percepções.
No processo perceptivo existem estágios e  impactos que variam a todo instante, pois estão condicionados à condição de cada momento circunstancial vivenciado pelo indivíduo. Isto gera a perceptividade inigualada em cada pessoa, sobre os mesmos eventos, objetos, ambientes e similares amplos. Fatores que influenciam o processo perceptivo: experiências anteriores do indivíduo, necessidades, motivos, personalidade, valores e atitudes. Objetos ou acontecimentos são importantes no processo de percepção.
 O processo perceptivo é complexo, engloba todos os órgãos dos sentidos, implica a pessoa na sua totalidade: capacidades cognitivas, fisiológicas e experiências, implica categorizar a informação e organizá-la em esquemas perceptivos, é um processo ativo, adaptativo que envolve a construção de significados.
            O processo perceptivo é influenciado por muitos fatores como as expectativas, a motivação, os valores e as atitudes, as experiências passadas, o grupo social de pertença e a cultura. A percepção envolve processos fisiológicos, cognitivos, interpessoais e socioculturais.
O autoconceito é a forma como nos percebemos a nós próprios e é composto pela auto-imagem e pela auto-estima. O autoconceito constrói-se nas relações interpessoais e muda ao longo da vida. A auto-estima refere-se à imagem corporal. Corresponde aos aspectos avaliativos e afetivos do autoconceito. É a forma como nos avaliamos a nós próprios. Comporta uma série de dimensões como as características físicas, as capacidades e os desempenhos, os estados afetivos ou os valores.
Em suma, cada indivíduo é único e subjetivo e nele variáveis e condicionantes determinam as suas emoções, sentimentos, comportamentos, atitudes, posição filosófica e ideológica, percepção, sensação e impacto da realidade.
“A existência tem várias dimensões. Mas a verdade só tem um único e absoluto parâmetro, a veracidade. (EM).”


sexta-feira, 8 de julho de 2016

ALÉM DO IMAGINÁVEL




ALÉM DO IMAGINÁVEL
Os computadores extrapolam, manipulados por cientistas que extravasam o imaginável.
Pelo processo de Inteligência Artificial já se está conseguindo contar histórias apenas vendo fotos. Os Computadores poderão  assistir vídeos e explicar o que acontece no futuro, conforme projeta a Microsoft.
Os cientistas estão ensinando programas a descrever imagens da mesma forma que um ser humano é capaz de fazer.
Os computadores conseguem reconhecer rostos e outros itens dentro de uma imagem. Estes avanços permitem a criação de ferramentas de legendagem automática capazes de gerar descrições literais a partir de um retrato ou uma seqüência de fotos.
Cientistas da Microsoft Reasearch estão desenvolvendo um sistema que consegue descrever uma série de imagens de uma maneira que se aproxima muito daquela que usa-se pra contar uma história. O objetivo da solução não é só explicar quais itens aparecem na foto, mas também contar o que parece estar acontecendo, além de analisar como a cena tem o potencial de fazer alguém se sentir de determinada forma. Se alguém  mostra uma foto de um homem de terno e gravata e uma mulher em vestido branco longo, em vez de dizer "é um noivo com sua noiva" o novo robô diz "meus amigos se casaram. Eles parecem realmente felizes. Foi uma festa muito bonita."
A ideia é dar um formato mais parecido com a resposta humana, que é capaz de ajudar a compreender as coisas num nível mais abstrato, com a habilidade de demonstrar repulsa ou interesse. Espera-se ajudar a inteligência artificial a compreender os conceitos humanos de uma maneira bastante segura e benéfica para a humanidade.
Os cientistas treinaram os Computadores para traduzir imagens em sentenças. Abrindo espaço para aplicações capazes de monitorar câmeras de segurança e notificar somente quando houver eventos relevantes.

“A aprendizagem é do tamanho da capacidade mental do indivíduo de absorver conhecimento. (EM).

MEMÓRIA


MEMÓRIA
A normalidade funcional da memória perpassa pela observância de hábitos existenciais de cada indivíduo.
Constituem fatores favoráveis à manutenção de uma boa memória:
->Manter-se calmo e evitar, consciente, estratégica e inteligentemente, o estresse; respirando fundo e refletindo sobre cada situação; nunca atribuindo aos problemas maior implicância, que realmente, possam ter. Considerando-se capaz de sinergeticamente superá-los com eficácia;
->Ter um sono mais repousante e recuperativo, energeticamente, possível. O sono pode ser otimizado, adotando-se o hábito de jantar mais cedo, banhar-se antes de deitar e ao fazê-lo respirar profundamente, como se fosse um gemido, por sete vezes, deitando sempre de lado;
->Suspensão definitiva do vício de fumar e ingestão de bebidas alcoólicas;
->Proteção física do cérebro, evitando riscos de traumatismo, usando em cada  circunstância os equipamentos de proteção adequados; tomando os devidos cuidados na prática atividades esportivas, nos movimentos corporais e similares que possam causar lesões encefálicas;
->Uso não receitado ou excessivo de certos medicamentos, que tem efeito colateral e outras implicâncias químicas;
->Também contribuem para a agilidade mental, o hábito de ler, estudar, redigir, interpretar conteúdos, com curiosidade e prazer, visando ampliar o nível de conhecimento. Manter um bom quadro psicológico individual e outros motivantes e estimulantes neuro-científicos.
“Existimos num contexto onde tudo é relativo. Tudo está, a rigor, necessariamente conectado, como uma situação sine qua nom. Todo o efeito tem, implacavelmente, uma causa, causal. (EM).”






quarta-feira, 6 de julho de 2016

OS MORTOS

OS MORTOS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O ser humano tem dois componentes: Um terreno, como matéria, com massa corporal, volume, morfologia e criação física com o emprego de elementos químicos do Planeta Terra. Este é o componente biológico, referenciado por vivência, tendo como sustentáculo a vida e conjuga o verbo viver. Sustem-se pelo processo de nutrição alimentar. Tem a função básica de abrigar o cérebro e prover a sua funcionalidade e operacionalidade; além de conferir ao ser humano a capacidade de se manifestar e mover-se fisicamente, segundo as leis fixas que regulam a Terra, o espaço e os corpos. Permeado por energias. O outro componente é transcendental, foi provido pelo invisível, incorpóreo e imaterial. Configurado pela mente, uma função cerebral. Com as condições de: inconsciência, onde reside a memória e todo o conhecimento de um indivíduo; subconsciente e consciente. Referencia a existência e conjuga o verbo existir. Tem a faculdade de extrapolar a vivência. Conecta-se com o cosmo, intercambiando energias e informações telepáticas. Constitui a única e verdadeira identidade do ser humano. A mente de cada indivíduo é exclusivamente dele. Não será aplicada para ninguém mais, nunca.
Vida: Significa corpo humano ativo, provido por nutrientes alimentares, com a contagem de tempo, na modalidade de anos de idade. Com energias e movimentos. Está associada à matéria é física.
Morte: Significa ausência total de vida. A mente não morre, o cérebro morre. A morte do corpo físico lhe ocasiona uma reação química e toda a reação química é irreversível. Disto ocorre a decomposição corpórea. A mente só pode ser extinta, a morte não ter poder sobre ela. Existem duas mortes, a primeira é apenas a morte do corpo físico. A mente não foi extinta, está apenas inconsciente e desativada, temporariamente. Acabou a vivência biológica, ainda resta para o ser morto, a sua existência mental exclusiva de cada indivíduo; portanto ele ainda esta existindo, mas não vivendo. A segunda morte acontecerá quando o indivíduo for submetido ao Juízo Investigativo e for achado culpado e condenado para no Juízo Executivo ser passível da morte eterna. Neste estágio acontece a extinção da sua mente e da sua existência definitiva e irrevogavelmente. Neste raciocínio e a sua inferência, pode-se afirmar, figurativamente, “até hoje ninguém morreu, estão apenas sob o efeito do sono da morte.”
A título de argumentação, veja-se o que consta da Bíblia: E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. Marcos 5:39” / “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
João 11:11-14”  /  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20:14.
As Mentes Reativadas: As mentes que estão, na condição de desativadas, serão reativadas e ocuparão um novo corpo físico. Continuarão existindo na existência. Com o corpo vivenciado pela vida biológica, já acabado e completo na sua estatura, assexuado, pois não haverá mais necessidade de procriação para a multiplicação da espécie.
Concluindo: A parte material do ser humano tem vida, é terrena, é passível de morte, reação química e decomposição física. Manifesta-se através de massa corporal, morfologia e volume. A mente é transcendental, invisível, imaterial, existente e provida por meios invisíveis, cujo mistério só na eternidade poderá quiçá se revelado.
“Quão magnifica é a lógica organizacional do corpo humano. (EM).”