quinta-feira, 30 de junho de 2016

INFLUENCIAR

INFLUENCIAR
Influenciar é persuadir outrem para se comportar, proceder e fazer algo, segundo a nossa concepção a respeito de algo, pautado em licitude, comprovação de eficácia, sucesso e resolutividade.
Para atingir o grau de influência é necessário aplicar estratégias abordacionais e demonstração explícita, de que, aquilo que se quer transferir e transmitir, praticamos e com êxito, sucessiva e permanentemente, nos nossos procedimentos.
A arte de influenciar pessoas está diretamente proporcional ao domínio da arte de persuasão. É ciência. Uma estratégia de comunicação utilizando recursos lógicos, racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação. Porque já é do seu interesse, e também traz benefícios para o influenciador.
Faz-se uso da influência o tempo todo: para convencer sobre um propósito, argumentar, negociar, conter atitudes, dar testemunho e outras variáveis do cotidiano amplo. Uma influência positiva pode produzir mudança comportamental de pessoas desviadas, descrentes da possibilidade, desalentadas e vulneráveis.
A influência não vem só das pessoas. Vem também dos objetos, das práticas, das circunstâncias, das consultas, das tentativas, dos sorteios de opções para resolver determinado problema, da reflexão e outros motivadores e estimuladores. Porque todas decisões são tomadas, primeiro, no inconsciente, depois no estado de consciência, acompanhadas de uma justificativa racional.
O ato de escolher sucede assim: o cérebro decide o que fazer, a decisão aparece na consciência, transmitindo a sensação de que  está sendo tomada a decisão de forma racional; A pessoa age de acordo com a decisão tomada. O sistema nervoso com um mecanismo de filtragem valida as escolhas. É possível para cérebro a adoção de diretrizes, evitando a execução de um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão.
Influenciar está à mercê de variáveis e condicionantes. A escassez valoriza; o sentimento de perda maximiza; a sensação positiva estimula; As palavras podem ser extremamente persuasivas; A idéia de que ainda resta pouco aviva para aproveitar; O inconsciente é movido para não perder oportunidades, diante de uma escassez real; Tornar as decisões mais claras para as pessoas; Sensação de urgência; Adiamento induz desistência; Posturas que geram resposta comportamental instantânea; Motivos verdadeiros e incontestáveis; Manifestação de autoridade carismática gera tendência natural de  obediência; Demonstração de experiência produz consideração de validade; Depoimentos de terceiros sobre o influenciador; Posicionamento ético permanente; Respeito pelo contexto dos outros; Inexistência absoluta de imposição; Referencias de status quo e procedimentos bem sucedidos; Conquistar confiança e credibilidade consolidadas; Reciprocidade da valores positivos; Gentileza, cortesia, elegância e classe como paradigma;  Passar a sensação aos outros de que é útil e resolutivo; Posicionamento ideológico, filosófico, econômico, cultural e social compatíveis com a qualidade da excelência; Fazer das reclamações e crítica um indicador de correção de rumo; As perguntas é que movem a mente para criar idéias; O aceno da oferta de motivos é atrativo para as pessoas; Expectativa de criar um futuro promissor adotando determinada operacionalidade; Revelação de novidade existencial que pode ser multiplicada entre os seguidores; Supressão do sofrimento e instalação do prazer.
“O movimento cria o passo; o passo produz a caminhada; a caminhada utiliza o rumo do caminho; o caminho determina a mudança espacial, que por sua vez resulta em uma nova localização. (EM).”






















quinta-feira, 23 de junho de 2016


PERFORMANCE DE LIDERANÇA
Crise nacional, uma realidade amarga. Toda a espécie de problemas econômicos, sociais e emocionais decorrentes deste colapso. Tudo conseqüência de fracasso de liderança! Agora, resta restabelecer a funcionalidade e a operacionalidade do país.
As organizações econômicas e as pessoas individualmente, diante de tais impasses, adotam como procedimento imediato, o corte de dispêndios.
Mas, liderar com performance diferenciada,  é animar os liderados com visão,  imaginação, cuidar das pessoas, atentando para os seus sentimentos, emoções e reações. É preciso reunir a equipe, abordar pessoalmente, ouvir as suas angústias, fazendo-os sentir que o líder está junto e, apesar do momento crítico, externa esperança e certeza de que tudo passará e o convívio harmônico e solidário permanecerá, aquecendo os corações humanos fraternalmente. Enfatizar a liderança o tempo todo. Isto conforta, gera simpatia, admiração, solidariedade e afaga o ego.
O líder deve celebrar com o seu pessoal cada pequena vitória diária, porque senão ficamos fragilizados emocionalmente pelo impacto da crise, baixando a auto-estima e acumulando tristezas e decepções que a crise produz.
Quando não podemos dispor de dinheiro para cumprir demandas; devemos gastar tempo, imaginação, criatividade, inovação e inteligência para achar soluções alternativas e motivar às pessoas para avançar rumo à luz que está mais adiante.
Empregar o ilimitado poder da mente, para na condição de líder, criar e compartilhar idéias criativas. Na crise, devemos retirar o “s” da palavra e obedecer ao comando que resultou desta supressão: CRIE!

O líder de alta performance, convida aos seus liderados, para fazer dos obstáculos, a matéria para pavimentar o caminho, tornando-o mais adequado para o seu percurso, pela experiência adquirida, a aprendizagem acumulada e a satisfação de registrar vitórias curriculares. Agindo assim, o líder consegue  tirar, por um momento ao menos,  os olhos dos seus liderados da rotina da crise e fazê-los, ter esperança e sonhar com os dias melhores, que certamente virão. Não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe!

“A pior coisa é não fazer nada diante do infausto. (EM).”

sexta-feira, 17 de junho de 2016

LEITURA EM ALGARISMOS IDÊNTICOS

LEITURA EM ALGARISMOS IDÊNTICOS
Leitura das palavras transformadas em algarismos:
Algarismo: 5 = Número: 5;
Amor: 2 = Afeto: 2;
Bom: 3 = Bondoso = 3;
Cor: 9 = Colorir: 9;
Capaz: 2 = Capacidade: 2;
Chuva de pedras: 9 = Granizo: 9;
Cantor: 8 = Canto: 8;
Cozer: 4 = Cozinhar: 4;
Dia: 5 = Luz: 5;
Dormir: 5 = Repousar: 5;
Esportes: 9 = Disputa: 9;
Farmácia: 7 = Remédios: 7;
Fome: 3 = Alimentar: 3;
Feliz: 4 = Felicidade: 4;
Guerra: 7 = Armas: 7 = Soldado: 7;
Homem: 9 = Humano: 9;
Inverno: 7 = Gela: 7;
Jesus: 2 = Salvador: 2;
Lentes: 3 = Óculo: 3;
Livro: 4 = Leitores: 4;
Médico: 5 = Saúde: 5;
Mente: 3 = Cérebro: 3;
Mal: 8 = Maldosos: 8;
Olho: 5 = Pestanas: 5;
Navios: 8 = Oceano: 8;
Olhar: 9 = Ver: 9;
Querer: 3 = Conseguir: 3;
Rio: 6 = Peixes: 6;
Rei: 5 = Realeza: 5;
Sono: 9 = Cama: 9;
Sol: 1 = Astro: 1;
Ultra: 9 = Acima: 9;
Veículo: 6 = Motores: 6;
Vitória: 4 = Vencer: 4;
Ventos: 5 = Ventanias: 5.
“Uma das mais avançadas descobertas da humanidade; se isto for acessível; será a amplitude da mente humana. (EM).”  








IMÓVEIS E  OS PROCEDIMENTOS CARTORIAIS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A legalização da titularidade dos bens imóveis territoriais e prediais se processa sob formalidades no Cartório de Registro de Imóveis.
A MATRICULA: É o ato cartorário que individualiza o imóvel, identificando a sua correta localização e descrição.  Na matrícula do imóvel são lançados o registro e a averbação, configurando a real situação jurídica do imóvel.
O  REGISTRO: É o ato cartorial que declara quem é o proprietário formal e legal do imóvel, e quando a propriedade de um imóvel está sendo transmitida de uma pessoa para outra. Nenhum registro poderá ser feito sem que o imóvel a que se referir esteja matriculado.

 AS ESCRITURAS: De Compra e Venda ou de Hipoteca de um imóvel são registradas, por ato cartorial, na sua matrícula, detalhando os dados referentes ao negócio que ocasionou a sua transferência.
A AVERBAÇÃO: É o ato cartorial de anotar todas as alterações ou acréscimos referentes a um imóvel ou às pessoas que constam do registro ou da matrícula deste imóvel. Como o Habite-se, as mudanças de nomes pessoais de titulares, as modificações de estado civil, para informar formal e juridicamente sobre os eventuais cancelamentos de hipotecas, penhoras, arresto, entre outros.
REGISTROS ADMITIDOS: De acordo com as Leis 6.015/73, 6216/75, 12.424/2011:
->Escrituras públicas;
->Escritos particulares autorizados por lei, assinados pelas partes e testemunhas, com as firmas reconhecidas;
->Atos autênticos de países estrangeiros, com força de instrumento público, legalizados e traduzidos na forma da lei, e registrados no cartório do Registro de Títulos e Documentos, e as sentenças proferidas por tribunais estrangeiros após homologação pelo Supremo Tribunal Federal;
->Cartas de sentença, formais de partilha, certidões e mandados extraídos de autos de processo;
->Contratos ou termos administrativos, assinados com a União, Estados, Municípios ou o Distrito Federal, no âmbito de programas de regularização fundiária e de programas habitacionais de interesse social;
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
-> Em todas as escrituras e em todos os atos relativos a imóveis, bem como nas cartas de sentença e formais de partilha, o tabelião ou escrivão deve fazer referência à matrícula ou ao registro anterior, seu número e cartório. Ficam sujeitas à obrigação, as partes que, por instrumento particular, celebrarem atos relativos a imóveis.
->Nas escrituras, lavradas em decorrência de autorização judicial, serão mencionadas por certidão, em  relatório com todos os detalhes que permitam identificar os respectivos Alvarás.
->Os tabeliães, escrivães e juízes farão com que, nas escrituras e nos autos judiciais, as partes indiquem, com precisão, as características, as confrontações e as localizações dos imóveis, mencionando os nomes dos confrontantes e, quando se tratar só de terreno, se esse fica do lado par ou do lado ímpar do logradouro, em que quadra e a que distância métrica da edificação ou da esquina mais próxima, exigindo dos interessados certidão do registro imobiliário.   Os mesmos detalhes, com relação à caracterização do imóvel, devem constar dos instrumentos particulares apresentados em cartório para registro.
->Nos autos judiciais que versem sobre imóveis rurais, a localização, os limites e as confrontações serão obtidos a partir de memorial descritivo assinado por profissional habilitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, geo-referenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo INCRA.

“O homem é no máximo centenário; mas, a mente pode ter liames seculares. (EM).”

sábado, 11 de junho de 2016

PROPÓSITO

Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Que o bem sempre esteja junto comigo,
A educação que recebi me oriente,
Tenha nas virtudes o padrão de existência,
A humildade para ver as minhas limitações,
O discernimento na escolha múltipla,
A ousadia diante de riscos previsíveis,
A consciência austera do meu potencial,
A gratidão por todas as dádivas auferidas,
A ajuda caridosa e fraterna aos necessitados,
A capacidade para decidir estrategicamente,
A inteligência para ser prudente e avaliador,
A espiritualidade para comungar com o Divino;
A saúde mental e física, com vigor e vitalidade,
Amar e ser amado pelos meus familiares,
Pensar sabiamente e depois agir,
Saber quando falar e quando silenciar,
Nunca carecer de ajuda, sempre ajudar,
Estar sempre em estado de felicidade,
Ser próspero em todos os sentidos,
Contar com a proteção angelical permanente,
Dispor da Vicariedade de Jesus,
Ser repleto do Poder do Espírito Santo,
Ser merecedor da Misericórdia de Deus,
Ser benéfico para o meu próximo,
Exortar amavelmente aos desviados,
Compartilhar o sucesso,
Acreditar, perseverar e ter esperança,
Jamais pactuar com a aleivosia e a solércia,
Que não me falte competência e habilidade,
Que eu seja instrumento de bem estar e paz,
Para as minhas Filhas e Familiares o triunfo,
Que eu sirva com eficácia e resolutividade.
Que Eu e os meus estejamos na estatística dos resgatados para a eternidade, com vida plena!
Que conjuguemos sucessivamente otimismo, positivismo, perfeição, pureza mental, retas intenções e concretização dos nossos sonhos!
“Semear para colher; ter paciência para gerar esperança; em tudo a meritocracia. (EM).”  



O OPOSTO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
->TUDO: Completo, não falta nada.
->NADA: Vazio, falta tudo.
->TUDO: Não carece de nada.
->NADA: Carece de tudo.
->TUDO: Repleto.
->NADA: Oco.
->TUDO: Existência.
->NADA: Inexistência.
->TUDO: Tem tudo que o Nada não tem.
->NADA: Não tem nada do que o Tudo tem de tudo.
->TUDO: Nada do que existe ficou fora.
->NADA: Tudo o que existe ficou fora.
->TUDO: É Total.
->NADA: É nulo e neutro.
->TUDO: Contém.
->NADA: Não contém.
->TUDO; É infinito.
->NADA: Ainda nem foi referenciado, temporal, existencial e numericamente; e não configura uma grandeza.
->TUDO: Tem tanto que transborda.
->NADA: Nihil.
->TUDO: Uma quantidade e qualidades inimagináveis.
->NADA: ?
->TUDO: Concreto.
->NADA: Abstrato.
->TUDO: É o Cósmico, o Universo.
->NADA: É apenas um vocábulo.
->TUDO: É mensurável em estágios, degraus e graus.
->NADA: Só configura-se num antônimo.
“Todos os problemas do mundo, tem uma só causa. O fato de que cada indivíduo não pratica as virtudes. Portanto, a maioria, quase absoluta, só pratica o mal. Da matéria prima   resulta o produto. (EM).”


sexta-feira, 10 de junho de 2016

ETIMOLOGIA DA CASA

ETIMOLOGIA DA CASA
->CASA: Do Latim, cabana, barraca, tugúrio, choça, edificação rural de pequeno porte, residência térrea.
->COZINHA: Do Latim, coquere, submeter à ação do fogo, cozinhar, amadurecer.
->SALA: Do germânico, sal, edifício de uma só peça.
->BANHEIRO: Do Latim, balneum, lavagem corporal. BWC, do Inglês, Water Closet, que significa gabinete de água.
->QUARTO: Por se tratar do quarto cômodo da casa. ¼ da casa, a casa dividida em quatro partes, 25% do espaço residencial. A quarta parte da casa.
->SUITE: Do Francês, la chambre ensuite la salle da bain, significa o quarto seguido do banheiro.
->CORREDOR: Do Latim, currere, correr. Interliga os compartimentos da casa e permite rapidez de circulação por ser desimpedido.
->ESCADA: Do Latim scalare, subir.
->PATAMAR: Significa aquele que leva mensagens.
->DESPENSA: Do Latim, dispendere, gastar.
->TELHADO: Do Latim, tegula, telha, de tegere, cobrir.
->QUINTAL: Por se tratar da quinta parte de uma casa residencial tradicional.
->PÁTIO: Do latim, pactus, do occitano pàtu. Local descoberto externo.
->HORTA: Do sobrenome Huerte, um navegador que permaneceu um tempo numa ilha e plantou hortaliças para a sobrevivência.
->TERRENO: Do Latim, terrenum, formado de terra.
->JANELA: Do Latim, januellam, diminutivo de janua, pequena porta.
->PORTA: Do Latim, portus significa o local de passagem de um lugar para outro.
->PORÃO: Do Latim, planus, liso, chato, plano. 
->EDIFÍCIO: Do Latim aedes, casa, mansão. Edifícios de Roma, até cinco andares, moradias populares, insulae, ilhas. Apartamentos pequenos. Um magistrado romano chamado de aedilis para questões de habitação. Derivou o nome edil aos vereadores.
->PRÉDIO: Do Latim, praedium, de praes, fiador.
->MANSÃO: Do Latim, mansio, de mansus, manere, ficar, permanecer, Do Grego menein, permanecer.
->ELEVADOR: Do Latim, elevare, erguer.
->ESCADA ROLANTE: Do Latim, rotulum, cilindro, pequena roda.
->PAREDE: Do Latim, paries, laterais.
->CAMA: Leito estreito e baixo.
->LEITO: Do Latim, lectus, uma cama melhor “leito”.
->COLCHÃO: Do Francês, culche, cama, derivado de coucher, deitar-se. Do Latim, collocare, pôr algo em seu lugar.
->LENÇOL: Do Latim, linteolum, pano feito de linho, de linum, linho.
->COBERTOR: Do Latim, cooperire, encobrir, cobrir bem, tapar, ocultar, encobrir.
->TRAVESSEIRO: Do Latim, vertere, virar, fazer girar.
->FRONHA: Do Espanhol, funda, fronha, envoltório em pano ou couro. Do Latim, funda, bolsa.
->ALMOÇO: Do Latim, admordere, mordiscar, começar a comer, de ad, a, em, mais mordere, morder.
->JANTA: Do Latim, jantare, tomar a refeição da tarde, a maior do dia, jejunus, vazio.
->DORMIR: Do Latim, dormire, estar descuidado, ocioso, inativo.
->COMER: Do Latim, admordere, mordiscar,  devorar.
->CATRE: Do Malaio kattil, sofá, cama. Uma lona por colchão, dobrado durante o dia.
->ESTRADO: Do Latim, stratum, esteira para dormir, sternere, estender, colocar esticado por cima. A parte da cama que segura o colchão.
->COLCHÃO DE MOLA: Do Latim, mollare, afrouxar, deixar solto, de mollis, macio, brando, frouxo, não duro.
->DOSSEL: do Latim dorsum, costas. Armação de madeira das camas sobre a qual se estendem cortinas, tapeçarias, enfeite para ocultar. 
->CADEIRA: do Latim, cathedra, cadeira de braços.
->BANCO: Do Germânico, banka, mesa. Mesa pequena servia para sentar, assento sem encosto.
->CABIDE: Do Árabe, qabda, garra, gancho.
->ARMÁRIO: O móvel onde se guarda armas.
->GAVETA: Do Latim, gabata. Do Italiano, gavetta. Prato de madeira usado nas embracações.
->ESTANTE: Do Latim, stare, “estar, ficar de pé, ficar firme.
 ->PRATELEIRA: De prato. Eram guardados sobre divisórias horizontais.
->APARADOR: Do Latim, aparare, dispor, preparar. Móvel que apara, sustenta coisas.
->ROUPEIRO: Lugar onde se guarda a roupa. Do Germânico, raupjan, despojar, retirar as vestimentas.
->ESCRIVANINHA: Do Latim, scribanus, aquele que escreve, escrivão.
->SOFÁ: Do Árabe, çuffa, Do Francês sofa. Uma almofada grande sobre estrados de madeira.
->POLTRONA: Do Italiano, poltro, cama. Sofá para uma só pessoa.
->CRIADO-MUDO: Do Inglês, dumb-waiter, pequena mesa portátil ou elevador para alimentos. dumb significa estúpido, incapaz de iniciativa e waiter,  criado.
->TAPETE: Do Latim, tappetum, do Grego tapes, coberta, tapete.
“Por mais que se revele o conhecimento; nunca atingiremos o seu apogeu. Sempre haverá mais a conhecer, porque a sua extensão é infinita. (EM).”


























quinta-feira, 9 de junho de 2016

AS NOSSAS DECISÕES E OS SEUS IMPACTOS

AS NOSSAS DECISÕES E OS SEUS IMPACTOS
Todas as decisões que tomamos geram impacto sobre nós mesmos e sobre as pessoas e o meio onde elas interferem.
Tudo o que acontece, no contexto das intervenções pessoais, depende do tipo de decisão de cada indivíduo. Dai, depreende-se, que devemos nos perguntar, antes de agir: Se eu fizer isto o que resulta? e Se eu não fizer o que estarei evitando? O segredo é sempre levar em consideração todas as possibilidades imagináveis, principalmente em tomadas de decisão de grande relevância.

Saber a resposta do que resultaria as  nossas ações evita múltiplas duvidas e problemas que possam surgir nas nossas tomadas de decisão.
A mesma pergunta, diante de um evento, que exija decisões, pode ter vários significados para pessoas diferentes. Tudo está e só depende de nós, o fazer ou o não fazer.
Sabedoria, prudência, ponderação e cautela, muita análise e avaliação. Nossas ações poderão desencadear vários resultados, positivos ou negativos imprevisíveis.
A melhor alternativa é pensar se será melhor mudar as coisas ou deixá-las como estão.
Tudo depende da forma como conseguimos melhor trabalhar a nossa aptidão de ver as coisas por ângulos distintos e tirar, real e inteligente, proveito disto em todas as decisões. O exercício deste discernimento aperfeiçoa a sua aplicação em cada circunstância estratégica.
Em síntese, ter sempre em mente, antes de decidir, visitemos as variáveis e limitantes positivas ou negativas, para nós e para os demais e o contexto.
“Tudo depende de nós e da conectividade benfasta ou nefasta que impulsionamos. (EM).”




sexta-feira, 3 de junho de 2016

A SUTILEZA DA FELICIDADE

A SUTILEZA DA FELICIDADE
Para ser feliz não devemos nos preocupar em sermos felizes.
Já fomos felizes no passado e nem estávamos pensando, se éramos ou não felizes.
Quando insistimos em tentar encontrar a felicidade, tornamos a felicidade uma coisa. Ela não é isto. Ela é um estado de espírito. Diferente para cada pessoa; de acordo com os seus valores, princípios, moral, ética, filosofia, ideologia, sonhos e expectativas.
Devemos manifestar todos os nossos desejos e buscá-los, consciente, deliberada e beneficamente, com tranquilidade e despreocupação, sem atrelá-los ao alcance da felicidade sine qua nom.
Precisamos nos libertar do sentimento de não estar feliz. À medida que este quadro desaparece da mente, focamos as nossas energias, natural e espontaneamente, no existir plenamente, fazer o que nos incumbe e vamos adquirindo, incorporando e consolidando um estado mental, que satisfaz o pleno, sutil e nobre conceito de felicidade!
Nunca perseguir a felicidade. A felicidade é igual a uma borboleta, quanto mais corremos atrás mais ela se afasta. Um dia estamos distraídos e ela vem e pousa no nosso ombro.
Embora pareça utópico, adotando reflexões mentais adequadas podemos  escolher o que queremos ser e ter, , dentre as muitas realidades possíveis. Manifestando o que aspiramos como paradigma de existência. Criando abundância, tomando os rumos certos sem pressões e sobrecargas mentais. Fazendo o que deve ser, realmente, feito e deixando transcorrer sem condicionantes e variáveis opressivas.
“Cada um é feliz ao seu modo. Mas, com a consciência tranquila da prática do bem e da justiça, ela se torna mais real e excelente, edifica o caráter e satisfaz plenamente. (EM).”



  

  



  


quinta-feira, 2 de junho de 2016

PRÁTICAS SAUDÁVEIS

PRÁTICAS SAUDÁVEIS
->Recuperação da Saúde: Contribuem significativamente para a recuperação da saúde:
>A autoestima;
>O autocuidado;
>O gerenciamento do estresse;
>A ingestão de nutrientes em equilíbrio;
>A redução da obesidade;
>A espiritualidade;
>A meditação;
>O fortalecimento de uma rede de apoio;
>A inversão da medicina da doença focada em remédios, para uma saúde integrativa, com a reação do organismo para voltar ao equilíbrio, pois a capacidade de cura de cada um é inata e precisa ser estimulada;
>Conversar com o nosso corpo e fazer um pacto, a partir disto todas as moléculas, cada célula, cada órgão irá trabalhar em com junto, diariamente, para vencer a doença;
>Participação ativa da pessoa em sua gestão de saúde;
>Ingestão correta de nutrientes e correção dos desequilíbrios;
>Diminuir ao máximo a interferência de fatores externos e negativos;
>Priorizar os alimentos orgânicos.
->Alimentos como Amendoas, Castanhas e Nozes e aqueles que contém Ômega 3: Se ingeridos regularmente e sem exageros, são positivos para o cérebro, o coração. Facilitam o processo digestivo e a eliminação de impurezas do corpo. Atuam para a prevenção de osteoporose. Contêm os aminoácidos essenciais: triptofano, valina, isoleucina, lisina, metionina, leucina, fenilalanina, treonina e histidina, que não são produzidos pelo nosso organismo. Interferem no gerenciamento diabético. Auxiliam na redução do aparecimento de acne e no ressecamento cutâneo. Fortalecem unhas, cabelos e a pele. Podem reduzir as inflamações do organismo, o que diminuiria o aparecimento de celulites. O magnésio e o ômega 3 existentes nas castanhas, especialmente na castanha do Pará, diminuem a inflamação do corpo e melhoram a performance do músculo, freiam o processo de oxidação e expulsam os radicais livres do organismo.
“O corpo humano e o animal são produtos do meio e neste contexto está toda a solução da manutenção e reencontro da saudabilidade. (EM).” 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL

MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
->MUNICÍPAL: Os Municípios, (Do latim:
Aquela entidade que recebeu privilégios), Espaço territorial, o único realmente físico e existente,  que se governa segundo às suas próprias leis. A sua séde, a área urbana, chama-se cidade (Do grego: muitos habitando juntos). Divide-se em Distritos (Do latim: separação em partes), Vilas e Linhas. Poderes: Executivo e Legislativo. Cargos: Prefeito e Vice (Do Latim: posto acima dos outros; aquele que precede o que é feito). Secretários (Do latim, pessoa a quem se confia segredos). Vereadores (Do Português: aqueles que cuidam de várias funções das cidades). Funcionários (Do Latim: aqueles que tem deveres para que algo funcione). Os Vereadores, da Câmara de Vereadores, legislam e julgam as contas do Município. O Prefeito, na Prefeitura Municipal executa o governo do Município e os funcionários municipais executam as atividades necessárias ao funcionamento da entidade Municipal.
==============================
->ESTADUAL: Os Estados, (Do Latim status, condição, situação, de stare, estar, ficar de pé). Tem a sua Constituição e Leis. Dividido em Municípios. Na realidade não tem espaço territorial físico, está delimitado, por convenção, sobre o espaço territorial dos Municípios que o circunscreve. Não existe um espaço territorial físico separado para o Municipal, para o Estadual e para o Federal, as três Entidades se assentam sobre o mesmo espaço territorial. A sua séde é uma cidade, denominada Capital, (Do latim CAPITALIS, que significa relativo à cabeça, principal, o que manda, CAPUT, cabeça.) Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cargos: Governador e Vice (Do grego, Timoneiro), Secretários, Deputados Estaduais (do latim, significa delegado, enviado em comissão legal; imputado, incumbido, destinado), Desembargadores (Do latim, aquele que tira obstáculos, tolhimentos), Juízes (Do latim, judex, ius (o correto) + dex (relacionado com dizer), é aquele que diz o que é justo e o que é certo; que diz o direito). Militares Policiais (Do latim, militantes, do grego, guarda das cidades) e Funcionários. Os Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa legislam e julgam as contas do Estado. O Governador exerce o cargo de execução da administração Estadual. Os Juízes e Desembargadores julgam as demandas judiciais e os Funcionários Estaduais executam as atividades necessárias ao funcionamento da Entidade Estadual. ============================
->FEDERAL: A República Federativa do Brasil, a União, o País, a Nação, a Pátria. (Do grego, território governado por um patriarca. Do Latim, Terra paterna. Do Latim, nascidos e homogênos). Tem a Constituição Federal, as Leis e compreende todo o território físico formado por todos os Municípios e ocupado por todos os Estados Membros, que acaba sendo o seu espaço territorial, delimitado pelas fronteiras com os demais países existentes.  A sua séde fica numa cidade denominada Capital Federal. Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cargos: Presidente e Vice (Do latim, praesidere significa estar sentado à frente e está situado em frente para proteger aos demais). Ministros (Do latim, servente). Senadores (do latim, Sen, senex, significa velho, idoso, mais respeitável). Deputados Federais. Ministros e Juízes Federais. Militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e Funcionários Federais. O Presidente governa, Os Senadores e Deputados Federais legislam, fiscalizam e julgam as contas Federais, Os Ministros e Juízes do Judiciário julgam as demandas, os Militares fazem a segurança nacional e os funcionários federais executam as atividades necessárias ao funcionamento da Entidade Federal.
“O sustentáculo de todos e de tudo está na organização adequada dos pensamentos, das atitudes, dos entes, entidades, espaços e movimentos. (EM).”