quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
As relações do homem com a tecnologia, nas suas variáveis: hipertecnologia, inteligência artificial, nanotecnologia e biotecnologia, determina a ocorrência de riscos, ainda não sobre pleno controle. Não há limites intransponíveis para a tecnologia, ela sempre prosseguirá.
A inteligência artificial numa simbiose com  a biotecnologia está gerando seres artificiais conscientes. Sinalizando para o processo de replicação do ser humano. Mesmo sem uma compreensão completa da natureza da consciência humana. Robôs associados a cérebros humanos vão gerar inteligência artificial biológica; nisto está convergindo a robótica e a neurociência, modificando a antropologia.
Os contemporâneos estão absolutamente dependentes da Informática e da Internet. Cada vez mais profundamente nos adaptamos a este quadro, acabamos nos tornando extensão e periféricos em relação a esta tecnologia, que adquiriu vida própria e coordena o ritmo humano. Tendendo, estas tecnologias mentais, a substituir os humanos no seu raciocínio, memória e capacidade de calcular; exigindo que a plasticidade do cérebro se reconfigure com mais agilidade. A tecnologia, quase autônoma, passa a orientar até temas filosóficos. Estamos perdendo espaço para a ficção científica.
Um programa de computador manipula símbolos, que não tem significado algum para esta máquina; por enquanto! Como a consciência e a inteligência são exclusivas dos humanos, com os seus cérebros biológicos complexos, para produzir inteligência artificial, será necessário replicá-lo. O movimento transumanismo está adiantado nisso, com a tese do surgimento de vida a partir da matéria inanimada; culminando com o abandono da mente humana, gradativamente, da sua base neural e migrando para uma nova base material que substitua o seu corpo perecível. Com o cérebro podendo ser escaneado e transformado num software, cabível num minúsculo computador. Os transumanistas já vislumbram isso brevemente. Segundo eles o fenômeno da singularidade, vai chegar a um nível em que o tempo será zero ou nulo. Neste momento a inteligência das máquinas será igual à inteligência humana e assim as máquinas herdam consciência humana, num processo de replicação mecânica. Neste estágio chips implantados no cérebro, ensejarão falar e escrever em todos os idiomas; raciocinar e manipular velozmente; expandindo imensamente a memória humana e até uma conexão permanente com a Internet. Palavras pronunciadas podem ser lidas em inscrições no espaço, sem tela.
Outro estágio, segundo os transumanistas, é a intervenção no código genético, o DNA. Com a sua consequente manipulação. Uma máquina cuja inteligência se iguala a do ser humano, inclusive com emoções e sentimentos; que seleciona informações relevantes, necessárias para agir apropriadamente. Decorre desse avanço tecnológico o risco de geração de robôs pouco amigáveis, humanoides inteligentes alienígenas ameaçadores incontroláveis e autônomos.
Neste mesmo diapasão tecnológico, serão construídos robôs para os cérebros humanos. Não replicando a vida, mas associando-se a ela. Estes robôs terão mais capacidade do que os humanos, para processar informações e aprendem com os seus erros para não repeti-los. A biotecnologia conceitua-se na ideia da replicação de humanos através da inteligência artificial. As máquinas do futuro chegarão ao auge de ter corpo de carne e osso, como androides, mas não nascem e nem morrem como os humanos; são produzidas e mais tarde, defasadas, são desativadas. Produzirão outras máquinas mais inteligentes, então será a última era da tecnologia. Nada mais se acrescentará é o ápice tecnológico. Elas vão gerar tecnologia eficiente, mas talvez incompreensível para a inteligência humana. Chegar-se-á a um nível de máquinas espirituais.
Conceito de virtual: é uma alucinação consensual. Uma prótese intersubjetiva para ampliar a imaginação. Um sonho lúcido. Ambiente sintético que se mistura com a experiência cotidiana.
Com a singularidade gera-se dispensabilidade de certas funções, modifica-se o conceito do trabalho humano, os valores monetários dos bens, as vendas, as compras, as profissões terão uma nova reconfiguração espantosa. Resultando, em síntese, a substituição de tudo, pelas máquinas. Uma emanação cósmica transcendente reflete que a inteligência humana não é mais única e nem  abrange todas as formas possíveis de existência inteligente. O ser humano criará as máquinas, elas serão mais inteligentes do que ele e vão se tornando autônomas. Isto já ocorre no presente, onde vários cientistas foram vítimas dos seus próprios inventos.
O humano chegará num momento em que se não se associar com as máquinas não conseguirá mais gerir a sua existência. Terá que praticar a estratégia: não podendo competir com uma realidade maior do que o seu potencial, a única forma é aliar-se e aderir. Já estão no mercado veículos auto dirigíveis, isto é uma sinal da supremacia e autonomia alarmante e preocupante das máquinas. Seremos controlados pelos nossos próprios inventos. A grande revolução científica está na intervenção da robótica, diretamente no contexto biológico e físico do ser humano. O biônico é uma realidade, o implante de órgãos gerados pela inteligência artificial no corpo humano será uma realidade cruel, uma mistura homem-robô e assim também será na robótica; mistura robô-homem. Com interferência direta no DNA e aplicação do seu código genético binário e as suas variações, construindo corpos vivos para os robôs. Não é o material do que é feito o ser vivo, o importante; mas como ele é combinado com moléculas de carbono. Os neurônios serão, progressivamente, substituídos por neurônios de silício.
Os computadores são capazes de mudar a sua programação aleatoriamente. Eles aprendem com repetição das funções. Com inteligência artificial podem fazer escolhas, criar ideias, ter reações, intenções, ter plena autonomia e consciência. Mas, pouco farão no tocante a ponderar e refletir sobre as consequências dos seus impulsos. O Robô é totalmente inorgânico. Os humanos que sofrem intervenção da robótica são ciborgues.
A inteligência artificial ajudará a tornar os humanos mais inteligentes e capacitados, alterando o código genético, o DNA humano. Também está em pauta a longevidade humana, através da mistura do DNA humano com o de alguns animais mais longevos, além disto a ampliação da capacidade de visão, a expansão da memória. Em suma, a unificação da ciência da computação com a neurociência.
“Filosoficamente, uma verdade é o degrau para descobrir outra nova verdade e assim sucessivamente, pois o conhecimento e o infinito são infindáveis. E o invisível é que gera e move o visível. (EM).”


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

EXPRESSÕES INGLESAS E DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

EXPRESSÕES INGLESAS E DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Expressões Idiomáticas:
Act your age = Não seja infantil
All day long = O dia todo
Beyond a shadow of doubt = Sem sombra de dúvida
Blood is thicker than water = Os laços de família são mais fortes
Cross my heart = Juro por Deus
Everybody says so =Todos falam assim!
For goodness’ sake! = Pelo amor de Deus!
Good Lord! = Meu Deus!
Hand in Hand = De mãos dadas
I did quite well = Sai-me muito bem
Keep your eyes peeled = Fique atento  
Leave it to me = Deixa comigo
Like hell! = Uma ova!
May I have the floor? = Posso falar?
Mum’s the word = Boca de siri  
Never heard of = Nunca ouvi dizer
Never mind = Deixa prá lá / Não tem importância
Once and for all = De uma vez por todas
One never knows = Nunca se sabe
Pretty soon = Em breve
Quite a bit = muito, um montão, bastante, um bocado
Right over there = Logo ali
See you there = Até lá
Shoot the works = Manda brasa
Talk is cheap = Falar é fácil
Thank God = Graças a Deus
It is up to you = Você que sabe
You know best = Você é quem sabe
Take your time = Não se apresse
So far, so good? = Até aqui, tudo bem?
It is not your business = Não é da sua conta
To kick the bucket = Bater as botas / Morrer
How come? = Como é que pode?
How are you doing? = Como está?
Ciência da Informação:
Backup Fazer um back up significa fazer uma cópia.
BIOS Basic Input and Output System: o Sistema básico de entrada e saída.
Browser: navegador.
Bug: inseto, mau funcionamento do sistema,  falha de desenvolvimento.
Copyright: registrado.
Crack: resolver, decifrar.
Download: baixar dados.
Data: dados, informações.
Database: banco de dados.
Dial up: é a porta de comunicação entre o computador e a Internet.
Full screen: tela cheia ou completa.
Freeware: programa gratuito.
Features: características.
Home page: página principal.
Input: entrada.
Join: unir-se, juntar-se.
Keyboard: teclado de computador.
Keyword: palavra chave.
log in /on: iniciar a sessão, conectar-se a algo.
lay out (planta de um projeto).
log off / log out: encerrar a sessão, desconectar-se de algo.
Load: carregar.
Link: Ligação.
Membership: associação.
Network: rede de computadores.
Nickname: apelido.
Output: saída.
Online: conectado a internet.
on average: em média.
Password: senha.
Password Cracking: Quebra de Senha.
Shareware: programas de teste ou avaliação. Set-up: preparação.
Settings: configuração ou ajustes de máquinas.
sign in/out: registrar a entrada/saída.
To paste: colar.
To cut: recortar.
to reboot: reiniciar.
To search: buscar, pesquisar.
To develop: desenvolver.
to print: imprimir.
Trojan horse: cavalo de tróia.
USB (Universal Serial Bus: Porta Serial Universal, É um recurso disponível para os PC´s que permite a conexão de diversos periféricos.
Upload: carregar dados para internet.
Update: atualizar.
Upgrade: melhorar, atualizar hardware.
Wireless: sem fio.
Zoom in: ampliar tamanho da tela.
Zoom out: reduzir tamanho da tela.
Zip code: código postal.
Attachment: significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém.
Antivírus: Programa que detecta e elimina vírus de computador.
Backbone: Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet.
Banco de Dados: Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto.

Banner: É um anúncio de propaganda colocado num website, estandarte.
Bit: A menor unidade de informação utilizada em informática.
Bookmark: Tipo de agenda onde guarda os endereços visitados na Internet.
Bps: Significa bits por segundo.
Byte: é uma unidade que determina uma informação.
Cache: armazena as últimas imagens e páginas visitadas na memória.
Cookie: São arquivos que contêm informações como nome e preferências dos visitantes de um website.
DNS (Domain Name System): É um sistema hierárquico de base de dados distribuídos que converte um nome de domínio em um endereço IP.
Domínio: Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede Internet.
Dial-Up: Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
DVD - O Digital Versatile Disc, disco digital versátil.
 E-comerce: comércio eletrônico.
 E-mail ou Eletronic Mail: correio eletrônico.
Emoticons: são caracteres usados para simbolizar sentimentos e estados de humor em comunicações pela Internet.
FAQ - questões frequentemente perguntadas.
Freeware: São programas de computador de domínio público.
FTP: Significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet.
Gateway: Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.
GIF (Graphics Interchange Formal) permite salvar imagens em tamanho reduzido, HTML.
HTML - Hypertext Markup Language, linguagem de marcação de hipertexto.
HTTP - Hypertext Transfer Protocol, protocolo de transferência de hipertexto.
Internet: Rede mundial de computadores.
IP: Internet Protocol.
Blog: são plataformas de para publicação de conteúdo.
Embedar: consiste em inserir um conteúdo multimídia em uma página na Internet através do código HTML.
GPS: é um recurso básico que integra os novos smartphones (Foto: Allan Melo / TechTudo)
O GPS é um recurso que integram os novos smartphones. É um sistema de navegação via satélite capaz de determinar com boa precisão o posicionamento do seu usuário.
HDMI: High-Definition Multimedia Interface, é um tipo de conexão capaz de transmitir áudio e vídeo em um único cabo em sinal totalmente digital.
Hotsite: páginas de Internet criadas especialmente para uma ação de marketing. - HTML
Inbox: Caixa de Entrada.
 Jailbreak: no iOS para eliminar restrições da Apple.
 Java: é uma linguagem de programação usada na construção de aplicações, jogos e páginas da Internet.
 Kernel: é o núcleo de um sistema operacional,  a sua unidade básica, responsável por fazer a ponte entre os programas e os componentes físicos do computador.
Login: para a identificação de um usuário em sites ou serviços que necessitam de autenticação.
Mobile: classifica aparelhos e serviços criados para dispositivos móveis, smartphones e tablets.
Nuvem: expressão utilizada para batizar serviços de armazenamento na Internet.
Notebook: caderno
Pixel: a menor unidade de dispositivos de exibição como TVs e monitores.
Root: desbloqueio de smartphones com Android.
Selfie: fotografia de si mesmo através da câmera de celulares e tablets.
SPAM: prática de enviar e-mails em massa com propagandas não solicitadas pelo usuário. E para a propagação de vírus e outras ameaças. Tags: etiquetas.
Twitter: som  dos pássaros: “piar“, “gorjear“, “trinar“, “chilrear” ou “pipilar” “falar sobre coisas tolas e sem importância.
URL: Uniform Resource Locator, é utilizada para batizar o endereço de algo dentro de uma rede.
Viral: conteúdo de grande sucesso e com compartilhamento muito rápido na Internet e redes sociais.
 Web 2.0: termo utilizado para batizar uma fase posterior aos primeiros sites criados para a Internet.
XML: para organizar o conteúdo dos sites e permitir o pleno funcionamento de softwares leitores de tela.
SMS: Short Message Service, Serviço de Mensagens Curtas.
Whatsapp: é um software para smartphones  para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão a internet.
MMS: serviço de mensagens multimídia. transmissão de texto, imagem, áudio e vídeo entre telefones celulares ou entre celular e email.
Facebook: face: cara e book: livro, livro de caras.
Scrap: fragmento, pequeno pedaço ou bocado.
Scrapbook: é um livro com páginas em branco onde podem ser livremente inseridos recortes de textos, imagens, fotos e outros itens relacionados a momentos importantes que se queira recordar futuramente.
WAP: Wireless Application Protocol, Protocolo para Aplicações Sem Fio.
Smartphone: é um telefone celular, telefone inteligente.
iPad: iPad é um tablet produzido pela empresa Apple Inc. usa o sistema operativo iOS, o mesmo do iPod e iPhone. Com tela multitouch.
Wi-Fi: é a abreviação de “Wireless Fidelity”, fidelidade sem fio.
Meme: Do grego que significa imitação. Referindo-se ao fenômeno de viralização de uma informação, que se espalha entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.
Hit: O que tem bom resultado, boas vendas ou muita popularidade. Êxito sucesso.

Smart: Designa aparelhos inteligentes. Trata-se de um tipo de dispositivo com características especiais que o diferenciam dos restantes aparelhos. Caracteriza-se por ter conexão à Internet e por estar preparado para oferecer diversos serviços digitais. 
“Quem acredita e age, consegue; mas tudo ao seu respectivo tempo. (EM).”


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

EXPRESSÕES EM

EXPRESSÕES EM LATIM
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
AB ABSURDO     por absurdo
AB AETERNO      desde a eternidade
AB ATIQUO pelo modo antigo
ABERRATIO DELICTI      erro na execução pretendida
ABERRATIO ICTUS   ato que, dirigido à alguém, atinge indiretamente a terceiro
AB INITIO   desde o começo
AB INTESTATO  sem testamento
ABOLITIO CRIMINIS      abolição do crime
AB ORIGENE      desde a origem
AB OVO desde o início
ABSENTE REO    na ausência do réu
ACCIDENTALIA NEGOTII      negócios acidentais
ACCIPIENS  credor de boa-fé de prestação que não lhe é devida
ACIDENTE IN ITINERE   aquele ocorrido no trajeto que o empregado utiliza para ir  e voltar do trabalho
ACTIO AD EXHIBENDUM       ação de exibição
ACTIO DE IN REM VERSO     ação de repetição de indébito
ACTIO DE NEGOTTIS GESTIS      ação de tomada e prestação de contas do gestor de negócios
ACTIO EX EMPTO     ação de reivindicação pelo comprador da entrega da coisa vendida
ACTIO IN PERSONAM     ação pessoal ou sobre pessoa
ACTIO IN REM   ação real ou sobre coisa
ACTIO IUDICATI      ação de coisa julgada
ACTIO LIBERA IN CAUSA      ação livre na causa do crime
ACTIO NEGOTIORUM GESTORUM      ação do gestor de negócios para haver o reembolso das despesas em virtude da gestão
ACTIO QUANTI MINORIS     ação de abatimento de preço ou indenização por defeitos da coisa vendida
AD ARBITRIUM  com arbítrio
AD ARGUMENTANDUM TANTUM só para argumentar
AD CAUSAM para a causa
AD CAUTELAM   para cautela
AD DIEM      dia final de um prazo
AD EFFECTUM    para efeito
AD EXEMPLUM   por exemplo
AD HONOREM    por honra
AD INSTAR  à semelhança de
AD INTERDICTA diz-se da posse que se exerce por interditos possessórios
AD INTERIM      provisoriamente
AD IUDICIA para o foro em geral
AD LIBITUM       à vontade
AD LITEM    para o processo
AD LITTERAM    literalmente
AD MESURAM    por medida
AD NECESSITATEM  por necessidade
AD NEGOTIA      para negócios
AD NUTUM  pela vontade de
AD PROBATIONEM   para a prova
AD PROCESSUM para o processo
AD REFERENDUM     para a aprovação
AD RETRO   cláusula de retrovenda
AD SOLEMNITATEM que se exige uma solenidade legal
AD TEMPUS de modo temporário; por algum tempo
AD USUCAPIONEM   diz-se da posse que se exerce por usucapião
AD VALOREM     segundo o valor
AD VOLUNTATEM     segundo a vontade
AFFECTIO MARITALIS    ânimo de serem marido e mulher
AFFECTIO SOCIETATIS  ânimo de constituição de sociedade
AFFECTIO TENENDI ânimo de ter, de possuir
AFFIRMANS PROBAT      quem afirma deve provar
A LATERE    ao lado
ALEA JACTA EST       a sorte está lançada
ALIENA GRATIA diz-se do mandato outorgado no interesse de terceiro
ALIENO NOMINE      em nome alheio
ALIENO TEMPORE    intempestivamente
ALTER EGO  outro eu
ALIUNDE     de outro lugar
ANIMUS      ânimo; intenção
ANIMUS ABUTENDI intenção de abusar
ANIMUS ADIUVANDI      intenção de ajudar
ANIMUS AEMULANDI     intenção de imitar
ANIMUS APROPRIANDI intenção de apropriar-se
ANIMUS CALUMIANDI   intenção de caluniar
ANIMUS COFITENDI       intenção de confessar
ANIMUS CONTRAHENDI intenção de contratar
ANIMUS CORRIGENDI    intenção de corrigir
ANIMUS DECIPIENDI     intenção de enganar
ANIMUS DEFENDENDI   intenção de defender
ANIMUS DELINQUENDI intenção de delinquir
ANIMUS DERELIQUENDI      intenção de abandonar
ANIMUS DIFAMANDI     intenção de difamar
ANIMUS DISPONENDI   intenção de dispor
ANIMUS DOLANDI   intenção de prejudicar
ANIMUS DOMINII    intenção de domínio ou posse
ANIMUS DONANDI  intenção de doar
ANIMUS FALSANDI  intenção de falsear a verdade
ANIMUS FALSIFICANDI intenção de falsificar
ANIMUS FRAUDANDI     intenção de fraudar
ANIMUS FURANDI   intenção de furtar
ANIMUS INFRINGENDI  intenção de infringir
ANIMUS INIURIANDI     intenção de injuriar
ANIMUS INSAEVIENDI  intenção de exercitar crueldade ou sevícia
ANIMUS JOCANDI   intenção de brincar
ANIMUS LAEDENDI  intenção de ferir
ANIMUS LUCRANDI intenção de lucrar
ANIMUS MANENDI  intenção de fixar residência definitiva
ANIMUS NARRANDI intenção de narrar
ANIMUS NECANDI   intenção de matar
ANIMUS NOCENDI   intenção de inovar (substituir uma obrigação antiga por uma nova)
ANIMUS NOVANDI  intenção de novar
ANIMUS OFFENDENDI   intenção de ofender
ANIMUS POSSIDENDI    intenção de possuir
ANIMUS PREVARICANDI      intenção de prevaricar
ANIMUS RECIPIENDI     intenção de receber
ANIMUS  RENUNCIANDI       intenção de renunciar
ANIMUS RETINENDI      intenção de reter a posse
ANIMUS SIMULANDI      intenção de simular
ANIMUS SOLVENDI intenção de violar
ANIMUS TENENDI    intenção de conservar ou manter
ANIMUS VIOLANDI  intenção de violar
A NON DOMINO que não vem do dono
ANTE ACTA  antes do ato
A POSTERIORI  segundo os acontecimentos previstos e realizados
A PRIORI    segundo os acontecimentos não previstos nem realizados
APUD ACTA junto aos autos
AUCTORI INCUMBIT PROVATIO ao autor da alegação incumbe o ônus da prova
AUCTORITAS     autorização
BENS PRO DIVISO   bens divisíveis
BENS PRO INDIVISO      bens indivisíveis
BIS IN IDEM      incidência duas vezes sobre a mesma coisa
BONI MORES     bons costumes
BORDEREAU      fatura
BREVI MANU     de pronto
BUREAU      departamento de registro ou informação
CAPITIS DEMINUTIO     diminuição da capacidade
CAPUT  no inicio
CASAMENTO IN EXTREMIS   aquele celebrado nos últimos momentos de vida
CASO SOB JUDICE   caso sob julgamento
CAUÇÃO DE DAMO INFECTO caução de dano temido
CAUÇÃO DE RATO    caução de mandato
CAUSA DEBENDI      causa da dívida
CAUSA MORTIS por causa da morte
CAUSA PETENDI       causa de pedir
CAUSA TURPIS  causa torpe
CITRA PETITA    aquém do pedido
COMMODUM      proveito; interesse; vantagem
COMMUNIS OPINIO opinião comum
COMMUNI CONSENSU    de comum acordo
CONCESSA VENIA    com o devido consentimento
CONDITIO SINE QUA NON   condição sem a qual não; requisito essencial
CONSCIENTIA ACELERIS      condescendência criminosa
CONSUUS    cúmplice
CONSUETUDO    costume
CONSILIUM FRAUDIS    plano de fraude
CONSTITUTI      diz-se da cláusula que contém uma obrigação de transferir a coisa
CONTRADICTIO IN ADIECTO      contradição na afirmação
CONTRADICTIO IN TERMINIS    contradição nos termos
CONTRARIUS CONSENSUS   consenso contrário (aplica-se ao contrato)
COTRA LEGEM   contra a lei
CORAM LEGE     em face da lei
CORPUS DELICTI     corpo de delito
CORPUS IURIS CANONICI    Código de Direito Canônico
CUIQUE SUUM TRIBUERE     dar o seu a seu dono
CURRICULUM VITAE       carreira de vida
DAMNUM EMERGENS      dano emergente
DAMNUS INFECTO   dano temido (diz-se da caução)
DATA PERMISSA      com a devida permissão
DATA VENIA      com devido consentimento
DATIO IN SOLUTUM dação em pagamento
DE AUDITU  por ouvir dizer
DEBITUM CONIUGALE    débito conjugal
DECISUM     decisório
DE CUJUS    morto; falecido
DE FACTO    de fato
DEFENSOR EX OFFICIO  defensor público
DE IURE      de direito
DE IURE CONDENDO OU CONSTITUENDO      do direito a ser constituído
DE IURE CONDITO   do direito vigente
DE IUER CONSTITUTO    do direito constituído
DE LEGE CONDENDA       da lei vigente
DE LEGE FERENDA   da lei a ser criada
DE LEGE LATA    da lei criada
DEL CREDERE    diz-se da comissão na qual o comissário assume a obrigação do pagamento pelo cedente
DELIRIUM TREMENS      delírio de alcoólatra
DE MERITIS do mérito
DE RATO      para o mandato (diz-se da caução)
DESUETUDO      desuso
DE VISU      de vista
DIES AD QUEM  último dia na contagem de um prazo certo
DIES AD QUO    primeiro dia na contagem de um prazo certo
DIES CERTUS AN ET QUANDO     dia certo quando
DIES CERTUS AN INCERTUS QUANDO     dia certo e incerto quando
DIES INCERTUS QUANDO     dia incerto quando
DIES INTERPELAT PRO HOMINE o termo interpela pelo homem
DOLUS BONUS  dolo bom
DOLUS MALUS   dolo mau
DOLUS RES IPSA      dolo presumido
DOMINUS    dono; senhor; proprietário
DOMINUS LITIS       diz-se daquele que tem comando sobre os atos judiciais
DOMUNUS NEGOTII senhor do negócio jurídico
DO UT DES  dou se deres
DO UT FACIAS   do se fizeres
DURA LEX SED LEX  a lei é dura mas é lei
EADEM CAUSA   mesma causa
EADEM PERSONAE   mesmas pessoas
EADEM REM mesma coisa
ELECTA UNA VIA NON DATUR REGRESSUS AL ALTERUM  eleita uma via judicial não se pode substituí-la por outra
ERGA OMNES     contra todos (terceiros)
ERROR FACTI    erro de fato
ERRO IN ELIGENDO erro na escolha
ERROR IN IUDICANDO   erro de julgamento
ERROR IN ONJECTO erro sobre o objeto
ERROR IN PERSONA       erro sobre a pessoa
ERROR IN PROCEDENDO      erro no procedimento
ERRO IN VIGILANDO     erro na vigilância
ESSENTIALIA NEGOTII  negócios essenciais
EST MODUS IN REBUS   há um limite em todas as coisas
ET ALII e outros
ET CAETERA       e as demais coisas
EVENTUS DAMNI     evento do dano
EX ABRUPTO      de súbito
EX ABUNDANTIA      com abundância
EX ADVERSUS    do lado contrário
EX AEQUO   igualdade de mérito ou de título
EX AEQUO BONO     segundo a equidade e o bem
EX ANTE      de antemão
EX AUTORITATE PROPRIA    por sua própria autoridade
EX BONA FIDE   de boa-fé
EX CAUSA    diz-se das custas na justiça gratuita
EX CATHEDRA    do alto da cadeira; expressar-se como catedrático
EXCEPTIO   exceção
EX DELICTO diz-se do dano causado por ilícito penal com repercussão na área cível
EXCEPTIO PROPRIETATIS    exceção de domínio
EXCEPTIO STRICTI IURIS     exceção substancial
EXCEPTIO VERITATIS    exceção e verdade
EX CONFESSO   em resultado de confissão
EX CONFENSU   com o consentimento
EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS     exceção de contrato não cumprido
EXEMPLIGRATIA      por exemplo
EX EMPTO   que é decorrente de compra
EXEQUATUR       execute-se; cumpra-se;
EX EXPOSITIS   do que ficou exposto
EX FACTO ORITUR IUS   o direito é gerado dos fatos
EX INTEGRO      na íntegra
EX IURE       conforme o direito
EX LEGE       pela lei; de acordo com a lei
EX LOCATO diz-se da relação locatícia
EX MANDATO     em razão de mandato
EX MORE     de acordo com o costume
EX NECESSITATE     em razão da necessidade
EX NIHILO  de nada
EX NUNC     agora, presentemente
EX OFFICIO ato oficial que se realiza sem provocação das partes
EX POSITIS posto isto
EX POST FACTO depois de fato
EX RERUM NATURA  não só o direito nasce do fato
EXPRESSIS VERBIS de maneira expressa
EX PROFESSO    de forma magistral
EX PROPRIO IURE   por direito próprio
EX RADICE  desde a raiz; pela raiz
EXTRA COMMERCIUM     fora do comércio
EXTRA MATRIMONIUM   fora do casamento
EXTRA MUROS   fora dos limites
EXTRA PETITA   diz-se da sentença, quando em desacordo com o pedido
EXTREMA RATIO      extrema razão
EX TUNC      com efeito retroativo
EX UNO LATERE de um lado; de cada lado
EX VI    por força de. EX VI LEGIS     por força da lei
FACIES formar exterior
FACIO UT DES   faço se deres
FACIO UT FACIAS    faço se fizeres
FACTA CONCLUDENTIA  fatos concludentes
FACTA PRAETERITA fatos passados
FACTI SPECIES  espécies ou modelo de um fato
FACTUM PRINCIPIS fato do príncipe
FACULTAS AGENDI  faculdade de agir
FACULTAR BELLANDI     faculdade de declarar guerra
FALLITUI FRAUDATOR   falido, logo fraudador
FAZ direito natural, de origem divina
FICTA CONFESSIO   confissão fictícia
FICTA PROSSESSIO posse fictícia
FICTIO IURIS    ficção jurídica
FIDEIUSSIO INDEMNITATIS       fiador
FINUM REGUNDORUM    ação de demarcação ou regulação de prédios
FRAUS LEGIS     fraude à lei
FURTUM IMPROPRIUM   furto impróprio
FURTUM PROPRIUM furto próprio
FUMUM BONI IURIS       fumaça do bom direito
 GRATIA ARGUMENTANDI    apenas pelo favor de argumentar
 HABEAS CORPUS    assegurar liberdade de ir e vir sem constrangimento pessoal
HABEAS DATA   para obter informações atinentes à pessoa junto aos bancos de dados e para retificação dos mesmos
HERCTO NON SITO  herança não permitida
HIC ET NUNC     aqui e agora
HOMO MEDIUS  homem comum
HONESTE VIVERE    viver honestamente
HONORIS CAUSA     para honra
IBIDEM no mesmo lugar
ICTU OCULI num golpe de vista
ID EST  isto é
IDEM PER IDEM o mesmo pelo mesmo
IMPRIMATUR     imprima-se
IMPROBUS  desonesto
IMPROBUS ADMINISTRATOR      administrador desonesto
IMPROBUS LITIGATOR  litigante desonesto
IN ABSENTIA     na ausência
IN ABSTRACTO  em abstrato
IN ACTU      no ato
IN ALBIS     em branco
IN ARTICULO MORTIS    momento próximo à morte
INAUDITA ALTERA PARS      sem ouvir a outra parte
IN BONAM PARTEM quando benéficas
IN CAPITA   por cabeça
IN CASU      no caso
IN COMMITENDO     em cometer a culpa
IN CONCRETO   em concreto
IN CONTINENTI       imediatamente
IN CUSTODIENDO    em guardar
IN DUBIO CONTRA FISCUM  em dúvida contra o fisco
IN DUBIO PRO LIBERTATE   em dúvida pela liberdade
IN DUBIO PRO REO em dúvida a favor do réu
INDULGENTIA PRINCIPIS    indulgência do príncipe (Estado)
IN ELIGENDO    em escolher
IN EXTENSO      na íntegra
IN EXTREMIS     nos últimos momentos da vida
IN FACIENDO    diz-se da culpa decorrente da ação
IN FIERI      prestes a nascer
INFIATIO    denegação; recusa
IN FINE       o fim
INFORMATIO DELICTI   informação do delito
IN FRAUDEM LEGIS em fraude à lei
IN FUTURUM     no futuro
IN GENERE  em gênero
IN INITIO LITIS      antes de propor a ação; no início da lide
IN INJURE CESSIO  uma das maneiras de transmissão do domínio, via cessão judicial
IN INTEGRUM    por inteiro
IN ITINERE diz-se do acidente ocorrido no trajeto de ida e volta do empregado ao local de trabalho
IN LIMINE   preliminarmente
IN LIMINE LITIS      no começo da lide
IN LOCO      no próprio local
IN MELLIUS lei melhor
IN MEMORIAM  em memória
IN NATURA ao natural
IN NOMINE em nome
IN OMITTENDO em omitir
IN OPPORTUNO TEMPORE    em tempo oportuno
IN PARI CAUSA em caso semelhante
IN PEJUS     lei pior
IN PERPETUUM para sempre
IN RE    que se refere a coisa ou direito real
IN REM que se refere a coisa ou direito real
IM REM PROPRIAM  no interesse próprio
IN REM VERSO  no interesse de outrem
IN RERUM NATURA  coisas da natureza
IN SITU       no local
IN SOLIDUM      por inteiro
IN SOLUTUM     em pagamento
IN SPECIE   em espécie
IN STATU QUO ANTE      no mesmo estado anterior
INTENTIO LEGIIS    vontade da lei
INTENTIO LITIS       finalidade da lei
INTER ALIOS     feita entre outros
INTERCESSIO    poder de veto
INTERDICTUM   decisão provisória
IN TERMINIS     no término
INTERNA CORPORIS      no âmbito interno
INTER NOLENTES    entre litigantes
INTER PARTES   entre partes
INTERPOSITA PERSONA       por interposta pessoa
INTERPRETATIO CESSAT IN CLARIS a interpretação cessa quando a lei é clara
INTER INVITOS entre obrigados
INTER VIVOS     entre vivos
INTERLOCUTIO decisão interlocutória
IN THESI     em tese
IN TOTUM   no todo; na totalidade
INTRA MUROS   dentro dos limites
INTRA VIRES HEREDITATIS obrigação de herdeiro dentro e nos limites da herança
INTUITU PERSONAE       em consideração a pessoa
IN VERBIS  nas palavras; textualmente
INVETERATO CONSUETUDO costume antigo
IN VIGILANDO  em vigiar
IPSIS LITERIS   textualmente
IPSIS VERBIS    com as mesmas palavras
IPSO FACTO      pelo mesmo fato
IPSO IURE  pelo mesmo direito
ITA EST       isto é
ITER CRIMINIS itinerário do crime
IUDEX ESTO      sê juiz
JUDICATUMSOLVI   pague-se o que está julgado
IURA IN RE ALIENA direitos sobre coisa alheia
IURA NOVIT CURA   os juízes conhecem o direito
IURE ET FACTO  por direito e de fato
IURE PROPRIO  razão do próprio direito
IURIS ET DE IURE    de direito e por direito IURIS PRAECEPTA       normas jurídicas
IURIS TANTUM  presunção relativa
IUS ABSTENDI  faculdade do herdeiro de renunciar à herança
IUS ABUTENDI  direito de abusar
IUS AD REM       direito sobre a coisa
IUS AGENDI      direito de agir
IUS AMBULANDI      direito de locomoção
IUS APPLICATIONIS      direito de aplicação
IUS BENIGNUM direito benigno
IUS CIVILE  direito civil
IUS COMMENTICIUM      direito falso
IUS COMMUNE  direito comum
IUS CONDENTUM     direito a ser constituído
IUS CONDITUM direito já constituído
IUS CONNATUS direito natural
IUS DISPONENDI    direito de dispor
IUS EX FACTO ORITUR   o direito nasce do fato
IUS FRUENDI    direito de gozar
IUS GENERALE  direito geral
IUS GLADII direito da força
IUS GENTIUM    direito das gentes
IUS GESTIONIS direito da gestão
IUS HONORARIUM  direito honorário
IUS IMPERII      direito de império
IUS IN RE    direito real
IUS IN RE ALIENA   direito real sobre coisa alheia
IUS MANENDI   direito de permanecer
IUS IN CORPUS direito ao corpo
IUS NATURALE  direito natural
IUS NON SCRIPTUM       direito não escrito; costume
IUS NOVUM direito novo
IUS PERSEQUENDI  direito de perseguir
IUS POSSESSIONIS direito de posse
IUS POSSIDENDI     direito de possuir
IUS POSTULANDI    direito de postular
IUS PUNIENDI  direito de punir
IUS PRIVATUM  direito privado
IUS PROTECTIONIS direito de Estado de proteger seus cidadãos
IUS PUBLICUM  direito púbico
IUS QUAESTIUM      direito adquirido
IUS RESISTENTIAE  direito de resistir
IUS RETENTIONIS   direito de retenção
IUS SANGUINIS       direito do sangue
IUS SCRIPTUM  direito escrito
IUS SINGULARE       direito singular
IUS SOLI     direito do solo
IUS SUFRAGII   direito de sufrágio
IUS UTENDI       direito de usar
IUS VARIANDI  direito de mudar
IUS VICINITATIS     direito de vizinhança
LANA CAPRINA  assunto irrelevante
LAPSUS CALAMI       lapso no escrever
LAPSUS LINGUAE    lapso no falar
LATO SENSU      sentido geral, amplo, irrestrito
LEGEM HABEMUS     temos lei
LEGITIMATIO AD CAUSAM   legitimação para o processo
LEGITIMATIO AD PROCESSUM    capacidade para agir ou reagir em juízo, por si ou representado por outrem
LEX DOMICILII  lei do domicílio
LEX FORI     lei do foro
LEX FUNDAMENTALIS    lei fundamental
LEX LOCI     lei do lugar
LEX LOCI CELEBRATINIS      lei do lugar da celebração
LEX LOCI CONTRACTUS lei do lugar do contrato
LEX LOCI DELICTI    lei do lugar do direito
LEX LOCI SOLUTIONS    do negócio jurídico
LEX MITIOR       lei mais benigna
LEX PATRIAE     lei da pátria
LEX PRIVATA     lei privada
LEX LOCI REI SITAE lei da situação da coisa
LEX POSTERIOR DEROGAT PRIORI   a lei posterior derroga a anterior
LITIS CONTESTATIO      contestação da lide
LOCO CITATO    no lugar citado
LOCUS REGIT ACTUM     a lei do lugar é que rege os atos
LOCATIO REI     locação da coisa
MANDATUM mandato
MANU MILITARI      mão militar
MANUS INJECTIO    ação executiva
MAXIME      principalmente, mormente
MENS LEGIS      espírito da lei
MENS LEGISTATIONS     vontade do legislador
MERITUM CASUAE   mérito da causa
MEO JUDICIO    a meu juízo
META OPTATA   fim desejado
MIRABILE DICTU     admirável de dizer
MODUS ADQUIRENDI     modo de adquirir
MODUS FACIENDI    modo de fazer
MODUS IN REBUS    medidas das coisas e ideias
MODUS OPERANDI  modo de trabalhar
MODUS PROBANDI  modo de provar
MODUS PROCEDENDI     modo de proceder
MODUS VIVENDI     modo de viver
MORA ACCIPIENDI  mora do credo
MORA DEBITORIS    mora do devedor
MORA EX PERSONA mora fixada por interpelação judicial
MORA EX RE      mora por inadimplemento
MORA SOLVENDI     mora do devedor
MORE UXORIO  concubinato
MOTU PROPRIO por iniciativa própria
MUTATIS MUTANDIS      mude-se o que deve ser mudado
 NATURALIA NEGOTII    negócios naturais
NATURA NON FACIT SALTUS      a natureza não dá saltos
NEGOTIORUM GESTIO   gestão de negócios
NEGOTIUM IURIS    negócio jurídico
NEMINE DISCREPANTE  decisão unânime
NEMINEM LAEDERE a ninguém ofender
NEMO IUDEX SINE LEGE       não há juiz sem lei
NEMO POTEST PRECISE COGI AD FACTUM     ninguém pode ser diretamente obrigado/coagido a praticar ato a que se obrigara
NIHIL OBSTAT  nada obsta
NOMEM IURIS   denominação legal
NON AEDIFICANDI  proibida a edificação
NON BIS IN IDEM    não incidirá duas vezes NON DOMINUS  não dono
NON LIQUET      não esclarecido
NON PLUS ULTRA    não mais além
NORMA AGENDI       norma de agir
NOTA BENE        nota bem
NOTITIA CRIMINIS notícia do crime
NOVATIO LEGIS       renovação da lei
NULLA EXECUTIO SINE TITULO  nula a execução sem título que a autorize
NULLA POENA SINE LEGE     não há pena sem lei
NULLUM CRIMEN SINE LEGE       não há crime sem lei
NUMERUS CLAUSUS número restrito
OBLIGATIO DANDI  obrigação de dar
OBLIGATIO FACIENDI    obrigação de fazer
OCCASIO LEGIS ocasião da lei
ONUS PROBANDI     ônus da prova
OPE CONTRACTUS   por força do contrato
OPE IURIS  por força do direito
OPE LEGIS  por força da lei
OPE SENTENTIA       por força da sentença
OPINIO IURIS   de direito
OPINIO IURIS SIVE NECESSATIS     opinião de direito como sendo necessário
OPINIO IURIS DOCTORUM   opinião jurídica dos doutores
OPPORTUNO TEMPORE  em tempo oportuno
 PACTA SUNT SERVANDA      cumpram-se os contratos
PACTUM DE CONTRAHENDO tratado preliminar
PACTUM DE NON ALIENADO pacto de não alienação da coisa
PACTUM DE NON CEDENDO  pacto de proibição da cessão de créditos ou direito
PACTUM DE NON PETENDO  pacto de não executar judicialmente o crédito
PACTUM QUOTA LITIS   pacto que não fixa os honorários de advogado no ganho obtido na processo
PACTUM PRAELATIONS  pacto de preferência
PACTUM SCELERIS   pacto criminoso
PAR IN PAREM NON HABET IMPERIUM   entre os iguais não há império
PARI PASSU      no mesmo passo
PATRIA POTESTAS   pátrio poder
PENDENS CAUSA     causa pendente
PENDENTE LITE durante a pendência da lide
PER CAPITA por cabeça
PER FAS ET NEFAS   pelo justo e pelo injusto
PERICULUM SORTIS       perigo de sorte
PERMISSA VENIA    com o devido consentimento
PERSECUTIO CRIMINIS persecução do crime
ERSONA ALLIENI IURIS pessoa juridicamente capaz
PERSONA NON GRATA   pessoa não grata
PLENO IURE      pelo direito
PORTABLE   pagamento que deve ser efetuado no domicílio do credor
POSSE PRO EMPTORE    aquela que se origina da tradição da coisa
POST FACTUM   depois do fato
POST MORTEM  depois da morte
POST TEMPUS   fora do prazo
POST SCRIPTUM depois de escrito
POTESTAS   poder do magistrado
PRAETER LEGEM      além da lei
PRAECEPTA IURIS   preceitos de direito
PRAESCRIPTO   prescrição
PRAETER CONTRACTUM além do contrato
PRETIUM DOLORES preço da dor
PRIMA FACIE     a primeira vista
PRIMUS INTER PARES    o primeiro entre os iguais
PRO DESERTO   abandonado
PRO DIVISO      divisível (diz-se dos bens)
PRO FORMA       por formalidade
PRO INDIVISO  diz-se dos bens que não estão divididos
PRO MISERO     a favor do miserável
PRO LABORE      pelo trabalho
PROPTER NUPTIAS  doação condicional feita no pacto antenupcial, com validade após a morte do doador
PROPTER REM   diz-se da obrigação acessória real
PRO RATA   pagando ou recebimento cada um a parte que lhe toca num rateio
PRO SOLUTO     para o pagamento
PRO SOLVENDO para pagar
PRO TEMPORE   temporariamente
PRO VERITATE  pela verdade
PUNCTUM SALIENS ponto principal
QUAESTIO FACTI     questão de fato
QUAESTIO IURIS     questão de direito
QUANTI MINORIS    diminuição do preço
QUANTUM DEBEATUR    quantia devida
QUANTUM SATIS     quanto basta
QUERABLE  pagamento que, na ausência de indicação em contrário, deve ser feito no domicílio do devedor
QUERELA PROPRIETATIS      pendência em razão da propriedade
QUID INDE  e daí?
QUID IURIS       qual o direito?
QUID SIT IUS    qual é o direito?
QUID SIT IURIS       o que é direito?
QUI PRO QUO    confusão
QUOTA LITIS     cota-parte
RATIO AGENDI  razão de agir
RATIO ESSENDI razão de ser
RATIO IURIS     razão jurídica
RATIO LEGIS     razão legal
RATIONE AUCTORITAS  em razão da autoriade
RATIONE CONTRACTUS em razão do contrato
RATIONE LOCO em razão do lugar
RATIONE MATERIAE       em razão da matéria
RATIONE PERSONALAE  em razão da pessoa
RATIONE TEMPORIS      em razão do tempo
RATIONE VALORI    em razão do valor
REATUS condição de réu
REBUS SIC STANTIBUS  mesmo estado das coisas
RECTIUS      mais corretamente
RDIMENDI  diz-se da cláusula contratual que prevê retrovenda
REDUCTIO AD AEQUITATEM diligência para restabelecer a equidade
REFERENDUM    referendo, plebiscito
REFORMATIO IN MELIUS      reforma para melhor (sentença)
REFORMATIO IN PEJUS reforma para pior (sentença)
REI SITAE   situação da coisa
REMEDIUM IURIS    remédio de direito
RES ALIENA       coisa alheia
RES ANCIPTIS USUS      coisa de uso ambíguo
RES COMMUNIS coisa comum
RES COMMUNIS OMINIUM   coisa comum de todos
RES EXTRA COMMERCIUM    coisa fora do comércio
RES FURTIVA     coisa furtada
RES HABILIS     coisa hábil
RES HUMANIS IURIS     coisa de direito humano
RES IN COMMERCIUM    coisa em comércio
RES IN JUDICIUM DEDUCTA questão debatida em juízo
RES INTER ALIOS ACTA coisa feita entre outros
RES IPSA     diz-se do dolo presumido
RES JUDICATA   coisa julgada
RES LITIGIOSAE      coisa litigiosa
RES MOBILIS, RES VILIS      coisa móvel, coisa sem valor
RES NON VERBA      coisa e não palavras
RES NULLIUS     coisa de ninguém
RES PERIT DOMINO a coisa perece por conta do dono
RES PETITA coisa perdida
RES PRIVATAE   coisa privada
RESTITUTIO IN INTEGRUM  restituição por inteiro
RES UXORIAE    dote
SANCTION IURIS     sanção jurídica
SECUNDUM IUS segundo o direito
SECUNDUM LEGEM  segundo a lei
SECUNDUM VERBA  segundo as palavras
SECUNDUM VOLUNTATEM    segundo a vontade
SEDE VACANTE  sede vaga
SENSU LATO      sentido amplo
SETENTIA JUDICIS  decisão judicial final
SIC ET SIMPLICITER      pura e simplesmente
SINE DIE     sem data
SINE IURE   sem direito
SINE QUA NÃO  sem a qual não
SI VOLET     se deseja
SOCIETAS SCELERIS      associação de criminosos
SOLVE ET REPETE    paga e retorna
SPES IURIS expectativa de direito
SPECULUM IURIS     espelho do direito
SPONTE PROPRIA    por vontade própria
SPONTE SUA      por sua própria vontade
STATU QUO estado em que se encontra
STATUS CIVITATIS  estado de cidadania
STATUS FAMILIAE   estado de família
STATUS LEBERTATIS      estado de liberdade
STRICTO IURE   direito estrito
STRICTO SENSU       entendimento estrito
SUB CENSURA   sob censura ou crítica
SUB CONDITIONE    sob condição
SUB EXAMINE   sob exame
SUB JUDICE       sob julgamento
SUB MODO  subordinado a encargo
SUB QUA LEGIS VIVES? sob qual lei vive, cuja obediência está sujeito?
SUB SPES RATI dependente de ratificação
SUB VOCE   sob a palavra
SUI GENERIS     especial
SUI IURES   direito próprio
SUMMUM IUS, SUMMA INJURIA o excessivo apego à lei gera injustiça
SUO IURE    por direito próprio
SUO TEMPORE   no tempo próprio
SUPERFICIES SOLO CEDIT   as benfeitorias acompanham o solo
SURSIS suspensão condicional da pena
SUUM CUIQUE TRIBUERE     dar a cada um o que é seu
TABULA RASA    falta de experiência
TACITUM PACTUM   pacto, acordo de consentimento perceptivo
TANTUNDEM      outro tanto
TEMPUS LUGENDI    tempo de luto
TEMPUS REGIT ACTUM   o tempo rege o ato
TERTIUM GENUS      nova classificação
TESTIS UNUS TESTIS NULLUS    uma só testemunha é o mesmo que nenhuma
THEMA PROBANDUM      tema a se provar
TOLLITUR QUAESTIO     fim da questão
TRADENS    aquele que transfere uma coisa a outrem
TURPIS CAUSA  causa torpe
UBI SOCIETAS, IBI IUS onde há sociedade estável há direito
UBI EADEM LEGIS RATIO, IBI EADEM LEGIS DISPOSITIO       onde está uma mesma razão legal, está uma mesma razão do dispositivo
ULTIMA RATIO  última razão
ULTRA PETITA   sentença que concede além do pedido do autor
ULTRA PARTES  além das partes
ULTRA VIRES HEREDITATIS além do conteúdo da herança
ULTRA VIRES SOCIETATIS   além do conteúdo da sociedade
UNA VOCE   uma voz; unanimidade
URBZI ET ORBI à cidade ao mundo
USQUE  até
USUS FORI  praxe forense
UT INFRA    como abaixo
UTI POSSIDETIS      posse na forma em que a coisa se encontra
UTI UNIVERSI   de forma conjunta
UT QUID?    por que razão?
UT RETRO    como atrás; como mencionado
UT SINGULI       de forma singular
UT SUPRA   como citado acima
VACATIO LEGIS vacância da lei
VAE VICTIS ai dos vencidos
VANUM ARGUMENTANDUM  argumento vazio
VENIA PERMISSA    permissão concedida
VERBA IURIS     palavras de direito
VERBALEGIS      palavra da lei
VARBA VOLANT as palavras voam
VERBI GRATIA (V.G.)     por exemplo
VERBO AD VERBUM palavra por palavra
VEXATA QUAESTIO  questão em debate
VINCULUM IURIS    vínculo jurídico
VIRGO INTACTA       mulher virgem
VIS ABSOLUTA  violência absoluta
VIS ATRACTIVA força atrativa
VIS COMPULSIVA    coação moral
VIS CORPORALIS     violência física
VIS MAIOR  força maior
VIS SANGUINIS       força do sangue
VOCATIO IN IUS      chamamento a juízo
VOCES INANES  palavras sem sentido
VOLENTI NON FIT INJURIA a quem consente não se comente injúria
VOX POPULI, VOX DEI   a voz do povo é a voz de Deus.

“Não existe meia verdade. Tudo o que não contiver absoluta veracidade é enganadora mentira. (EM)”.