sexta-feira, 31 de julho de 2015

A PERGUNTA CERTA

A PERGUNTA CERTA
Quando nos defrontamos com algum problema mais peculiar, temos o hábito de questionar porque isto aconteceu conosco.
Empregamos, então, a expressão por quê?
Ao invés desta forma de expressão, devemos nos reportar assim: como devo fazer para reverter/resolver/lidar/acabar com este problema ou impasse?
Portanto, o eficaz é “como posso resolver?” e não “por quê ocorreu comigo?”.
Para manifestar um desejo a ser alcançado, é necessário pedir, adequadamente, por ele. Transformando o  desejo na pergunta certa; a partir da  sabedoria interior infinita. Alcançando o nível mais profundo da mente subconsciente, em estado de profundo relaxamento. Quando a mente consciente lógica é desligada para que se possa acessar a sabedoria interior infinita e a fonte das respostas. O relaxamento é tão poderoso que se experimenta uma imensa sensação de renovação após à sua prática.
O poder da mente subconsciente e a sua infinita sabedoria interna só é acessível em níveis de vibração que vão além do nível consciente. Neste nível que o subconsciente consegue ser acionado, desencadeando o poder da mente para encontrar as respostas para o que se deseja.
Os julgamentos e os bloqueios da mente lógica consciente acabam interferindo no fluxo para a mente subconsciente. Dessa forma, impedem quando a mente subconsciente surge com as respostas para qualquer problema. As respostas e as ótimas idéias surgirão facilmente a partir do interior do indivíduo, quando em estado de relaxamento profundo.
É de alta eficácia atuar nas medidas de resolução de problemas; mas, é muito importante visualizar os resultados como se já atingidos.
“Organização chama ordem; desleixo atrai anarquia. (EM).”



quarta-feira, 29 de julho de 2015

MULTITAREFAS


MULTITAREFAS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Quando fazemos mais de uma tarefa ao mesmo tempo, dividimos a nossa atenção de uma tarefa para trabalhar em outra e damos a cada uma apenas atenção parcial. Portanto é diminuída a atenção dada a cada tarefa num percentual significativo. Há um limite para o montante global de ativação cerebral em uma situação de dupla tarefa concorrente. Isto implica em performances pessoais muito pouco eficazes.
A atenção é uma capacidade humana limitada. A concentração mental é atacada pela distração, que ocasiona a mudança de foco, desestabilizando a inferência. Desencadeando um processo de queda da qualidade da performance do indivíduo. Configurando-se um cenário de ineficiência.
Parâmetros científicos comprovam que a retomada da atenção, quando do seu desvio por qualquer motivo, exige um tempo mínimo de quinze minutos, até reencetá-la.
É possível e saudável, conscientemente,  trazer toda a  energia da atenção para um único foco e mover-se seqüencialmente e deliberadamente para concluir exitosamente as tarefas. Quanto mais for praticado este processo concentracional mental, mais vigorosa fica a capacidade de atenção. Pode-se exercer o controle sobre a nossa atenção, conscientemente e intencionalmente. Colocando em prática a idéia de trabalhar e agir com concentração.
“Fazer uma tarefa de cada vez, com a marca do sucesso, colimando com uma alta performance. (EM).”




terça-feira, 28 de julho de 2015

FECHAMENTO EFICAZ DE NEGÓCIOS



FECHAMENTO EFICAZ DE NEGÓCIOS
 O sucesso do fechamento de um negócio depende muito da capacidade de quem conduz a sua gestão; em estabelecer a lucrativa interação daquilo que a empresa vende com aquilo que o cliente quer comprar, que lhe satisfaça melhor às suas expectativas de solução e preço. Principalmente, que lhe surpreenda favoravelmente, a forma de atendimento, a orientação de como melhor aproveitar a utilidade do que vai adquirir, a comparabilidade vantajosa em relação a produtos similares, o conhecimento, seriedade e credibilidade expressa na fala do vendedor. Fazendo com que o cliente, pelas circunstâncias favoráveis, entre num estado de satisfação e emoção, impulsionadoras da tomada de uma decisão pró compra.
Processo típico de venda: Etapas: prospecção, abordagem, apresentação, proposição, negociação, fechamento e pós-venda. Outra seqüência lógica: Uma solução, sob a forma de um produto ou serviço, que pode satisfazer uma determinada necessidade de uma dada parcela de possíveis usuários desta solução. A solução existe; o problema existe; existe uma correta adequação da relação custo-benefício.
Prospecção: conjunto de ações orientadas para identificar, quantificar, qualificar e localizar prospects.
Abordagem: formas que a empresa utilizará para comunicar a seus prospects que possui a solução, como ela é e como e onde ela está disponível.
Apresentação: técnicas para descrever para os prospects todas as facetas da correta relação custo-benefício resultante da futura transação comercial entre a empresa (oferta) e a sua demanda (prospects). Ao apresentar um produto deve-se concentrar-se em vender soluções que respondem aos problemas concretos do cliente.
Proposição: a oferta das condições comerciais: preço, prazo de pagamento, prazo e forma de entrega, serviços pós-venda, garantias.
Negociação: a adequação das condições comerciais gerais às peculiaridades de cada prospect.
Fechamento: a concretização formal da transação. Ao fechar uma venda deve se antecipar às eventuais objeções, incluindo as relativas ao preço.
Pós-venda: etapa onde acontece a confirmação do feliz entrosamento entre a "solução" (produto ou serviço) e a "necessidade". É a fase em que o vínculo inicial entre a empresa e seus clientes (ex-prospects) será fortalecido por suas ações de fidelização.
Se desempenhadas com eficiência, permitem que as transações ocorram de modo fluido e objetivo, para as partes envolvidas.
Recomendações:
>É necessário que os vendedores tenham pleno conhecimento do que vendem: qualidades técnicas do produto, utilidade, forma de uso, vida útil, comparação, produtos e soluções alternativas e complementares.
  >Deve-se qualificar as visitas e a sua quantidade, quando do processo de vendas realizado por vendedores visitadores de clientes.
>Manter um controle estatístico das modalidades de abordagem de clientes, segundo à sua maior eficácia, para melhorar ou modificar o seu formato.
>Avaliar permanentemente todos os fatores que interferem no processo de vendas, para adequá-lo à aceitação da demanda.
>É fundamental que o vendedor, ao praticar o processo de vendas tenha uma imaginação competente, otimista e criativa, com o foco da venda direcionado para a melhor solução para o problema do cliente, segundo à sua real necessidade e anseio e busque o melhor produto ou serviço para atendê-lo. Isto praticado com eficácia, com absoluta certeza levará ao fechamento do negócio! O cliente tende a fechar negócio, quando fica convencido de que tal produto ou serviço é justamente o que lhe satisfaz as suas necessidades específicas de demanda.
>É sempre mais fácil vender cara a cara com o cliente.
>Estar atento aos sinais emocionais do cliente como o grau de atenção, os gestos; a expressão facial ou o tom de voz.
>Saber que as objeções se referem a: qualidade, preço, competidores, eficiência e durabilidade, serviços pós-venda e garantias. Determinando eventuais conexões com o produto ou serviço a ser vendido e preparando antecipadamente argumentos sólidos para cada uma delas.
Seqüência de procedimentos para Vender:
>Explicar de forma correta as características do produto ou serviço, quando estiver sendo efetuada a sua apresentação.
>Apresentar os benefícios do produto ou serviço. Com argumentos fortes como: consome menos energia, é ecologicamente correto, tem garantia de tanto tempo...
>Buscar respostas indutoras de fechamento de negócio como: Em nome de quem faremos o contrato?, De que forma quer pagar? Em que local será feita a entrega? Onde será executado serviço? Nunca perguntar se o cliente quer comprar.
>Nunca utilizar termos inadequados, de mau gosto, vulgares, expressões de tratamento intimistas, depreciativos, gírias e outros como: caro, gastar, preço e similares.
>Utilizar termos valorizantes como: útil, solucionador, diferenciado, resistente, durável e outros qualificativos.
>Quando o cliente apresentar objeções, ouvir atentamente e depois contra argumentar com inteligência, desmanchando com argumentos as objeções contra o produto ou serviço. Incluindo depoimentos favoráveis de outros clientes, atestados de capacitação, test-drive, reforçando os benefícios do produto ou serviço, que se trata de uma idéia que o vai fazer poupar muito dinheiro, reforçando a credibilidade da empresa, mostrando as garantias.
Considerações especiais:
>Ligar cedo para os clientes, porque no período matutino que é gerada a maior quantidade de decisões.
>Fazer a proposta de venda e esperar que o cliente retorne resultará em quase nada.
>Conduzir o cliente para o fechamento do negócio, explicando completamente o que é o produto ou serviço e para que é útil na solução de problemas ou necessidades do cliente e mostrando como ele deve comprar. Propondo o fechamento do negócio no ato.
>Coletar todos os dados necessários sobre o cliente para a elaboração da documentação da venda; evitando esquecimento ou solicitação adicional de informações.
>Fechar o negócio da venda o mais rápido possível. O resultado da venda é em função da  qualidade do que é dito, do estilo e das necessidades do cliente. Atentando para os sinais de que o cliente está pronto para compra, manifestado através de perguntas como “Quando vocês me entregam?”e outras ações visíveis de intenção de comprar.
>Negociar propostas sempre que for necessário, fazendo concessões para que se caracterize a concepção “ganha-ganha”. Por meio de descontos, reduções, prazos, datas e outras modalidades facilitadoras de entendimento.
>Sempre propor um valor mais elevado e  depois  a oferta com os valores menores.
>Quando o cliente fizer objeções durante as negociações, repetir a objeção dele, insira após “mas” e depois reforçar porque ele deve fechar o negócio de compra. Usando os argumentos ou as frases que possam anular a objeção. O “mas” funciona inconscientemente como um apagador da primeira parte da frase e reforça a segunda parte, principalmente se for aumentada a entonação de voz.

“A grande lógica de praticamente tudo, no caminho da eficácia intencional, não consiste no “porque”, mas sim no “como” conseguir. (EM).”

sexta-feira, 24 de julho de 2015

QUALIFICAÇÕES


QUALIFICAÇÕES
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
 >Capacidade de expressar idéias claramente em apresentações orais.
>Capacidade de expressar as próprias idéias claramente, por escrito.
>Capacidade de criar uma boa impressão e inspirar confiança.
>Raciocínio criativo e resolução de problemas.
 >Conhecimento tecnológico.
>Liderança e autogerenciamento.
> Capacidade autônoma de Aprender a Aprender.
>Criar, transformar, investigar e pesquisar novos referenciais, na busca constante do desenvolvimento.
>Comunicar-se e Colaborar solidariamente, integrando-se para obter um efeito sinérgico e multiplicador.
>Compartilhar idéias.
>Criatividade com desafio à inovação.
>Ser agente de mudanças.
>Antecipar-se às situações previsíveis, planejar inovações, analisar situações, pensar criativamente e solucionar problemas. >Sugerir melhorias, de maneira constante e contínua.
>Estar conectado com a realidade e atualidade.
>Desenvolver espírito empreendedor, com pensamento estratégico e o comportamento de assumir riscos, que resultam na criação de novas oportunidades, acreditando que detêm o controle do seu próprio destino.
>Alto nível energético, persistência,  trabalho duro e disposição para exercer esforços extraordinários para vencer, com alta necessidade de realização.
 >Autoconfiança saber-se competente, acreditar em si mesmo e querer tomar decisões, sem perder tempo valioso.
>Capacidade presumida de estimular as pessoas a fazerem aquilo que precisa ser feito,  segundo  a tendência dos seguidores de seguirem aqueles que percebem como instrumentais, para satisfazerem os seus próprios objetivos e necessidades pessoais.
>Assegurar as qualificações, o conhecimento e as competências necessárias para o cenário de sucesso.
>Sempre mobilizar recursos para resolver as novas situações, com postura dinâmica, diagnosticadora, intervindo proativamente e antecipando-se aos acontecimentos e sendo eficiente, eficaz e efetivo.
 >Conhecimento e habilidades sobre o ato de planejar, organizar, controlar, administrar recursos, tempos e conflitos.
>Como líder de vanguarda, praticar um conjunto de atitudes agregadas à sua ação cotidiana, adequadas ao contexto.
>Sensibilidade interpessoal, qualificando os seus contatos.
>Energia e Iniciativa para resolver problemas.
>Disponibilidade para ouvir e para receber feedback.
>Interesse e curiosidade científica.
>Tenacidade, persistência, flexibilidade, adaptabilidade, demonstração de atitude aberta e receptiva à inovações.
>Integridade e bom senso no trato com as pessoas.
>Partilhamento do sucesso com os colaboradores e reconhecimento público das suas contribuições.
>Senso de honestidade e ética.
>Compromisso com resultados.
>Atitudes de respeito, disposição, pontualidade, atualização, proatividade,  resiliência, profissionalismo, coragem, temperança, altruísmo e empatia.      
>Facilidade para aprender, entusiasmo, dedicação, participação, responsabilidade, disponibilidade, disposição e cooperação.

“As exceções à regra dão causa à queda da qualidade e quando isto se configura perecem a ordem, a moral, a ética e a retidão. (EM).”

GERENCIAMENTO


GERENCIAMENTO
GESTÃO: É a ação de gerenciamento para a administração de algo ou instituição, visando o cumprimento de um objetivo específico de cada modalidade gerida. Através de competências, habilidades, dedicação, conhecimento, preparo e esforço humano organizado, de um gestor e dos seus  colaboradores multi funcionais, na condição de componentes dos recursos humanos institucionais. O processo de gestão ocorre na Administração pública e privada, independente da finalidade social ou econômica.
Na formatação da gestão configura-se a aplicação de conhecimento científico, com metodologia e tecnologia adequadas para cada circunstância e evento; objetivando à solução mais adequada, eficaz e sinergética para a problemática funcional e operacional institucional. A gestão administrativa  nuances do direito, da contabilidade, economia, psicologia, matemática, estatística, sociologia, a informática entre outras.
Compete ao gestor: planejar, diagnosticar problemas, fixar as metas a alcançar através do planejamento, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, comunicar-se interna e externamente, liderar, e estimular as pessoas, tomar decisões precisas, avaliar, controlar todo o processo.
A gestão de projetos consiste em medidas temporárias, que contribuem para o desenvolvimento de um produto ou serviço. Aplicando técnicas e metodologias para alcançar um conjunto de alvos estabelecidos; nas cinco fases da gestão de projetos: início, planejamento, execução, monitoramento e controle e conclusão.
A gestão ambiental é relacionada à sustentabilidade e planejamento ambiental, numa abordagem econômica, social e ambiental das atividades empresariais.
GERENCIAMENTO: É a ação e efeito de administrar ou gerenciar algo. Executando atividades que visam conduzir ao atingimento de um objetivo determinado, cujo resultado positivo, foi planejado e desejado. Para atingir tal intento, desenvolvem-se ações de direção, comando, liderança, estabelecimento de diretrizes e metas, disposição de recursos, conhecimento, organização, metodologia, tecnologia, comunicação, avaliação e feedback.
Modalidades de gerenciamento: Resolução de algo específico; Concretização de um projeto; Direção e administração institucional pública, empresarial, social; Colimação de um negócio específico; Gerenciamento do conhecimento; Gerenciamento ambiental.
Gerente: É o agente incumbido de organizar, planejar, tomar decisões e executar atividades que tornem eficaz o processo de trabalho institucional, para a consecução dos seus objetivos, expressos através de resultados positivos almejados. Como responsável pelo desempenho do trabalho dos recursos humanos. Atuando em posições com uma variedade de títulos. Empregando habilidades, competências, conhecimento, liderança, experiência e comunicabilidade satisfatória e estratégica. A gerência dá-se sobre coisas, pessoas e atividades necessárias à performance institucional; a Gerência é a arte de pensar, de decidir e de agir, de fazer acontecer, de obter. Gerentes são pessoas a quem outras pessoas se reportam. A tarefa de todo gerente se vincula a uma responsabilidade principal: ajudar uma organização a alcançar alto desempenho, otimizando a utilização de todos os seus recursos humanos e materiais. O sucesso das Organizações depende, direta ou indiretamente do sucesso dos gerentes, em suas atividades internas ou externas. O trabalho gerencial é fundamental na definição e alcance dos objetivos organizacionais, na formulação e implementação de estratégias e na realização da visão de futuro da empresa.
Conotações Gerenciais:
>Selecionar cuidadosamente os trabalhadores com as habilidades certas para a função;
>Treinar cuidadosamente os trabalhadores para fazer a tarefa e dar-lhes os incentivos adequados para cooperar com a ciência da função;
>Apoiar os trabalhadores, planejando o seu trabalho e facilitando o caminho, enquanto eles cuidam de suas funções;
>Os gerentes devem ser capazes de dar ordens. A autoridade lhes dá este direito. Junto com a autoridade, a responsabilidade. Sempre que a autoridade é exercida, a responsabilidade aparece;
>Unidade de Comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior;
>Unidade de Direção. Cada grupo de atividades organizacionais, que tenha o mesmo objetivo, deve ser dirigido por um gerente, usando um plano;
>Descentralização. Refere-se ao grau em que os subordinados estão envolvidos na tomada de decisão; encontrando o grau ótimo de descentralização para cada situação;
>Os gerentes devem ser gentis e justos com seus subordinados;
>A Hierarquia das Necessidades Humanas com o conceito de auto-realização e o potencial para as pessoas experimentarem a satisfação no seu trabalho;
>A disponibilidade de microcomputadores possibilitando aos gerentes o uso de métodos matemáticos, capazes de ajudá-los a resolver problemas;
>Busca pela vantagem competitiva nos mercados e o compromisso com a qualidade e excelência de desempenho, para alcançar a satisfação do cliente em cem por cento do tempo, orientando as organizações no sentido da Gestão da Qualidade Total e do aperfeiçoamento contínuo das operações;
>O Agente gerencial precisa adquirir e agregar constantemente novas competências que sejam fundamentais para o sucesso do empreendimento gerenciado; porque as Competências mudam com o passar do tempo e focalizam as necessidades institucionais, igualmente mutáveis. É preciso mapear e identificar continuamente as competências necessárias ao sucesso da organização e das pessoas;
>Gerir competências e alcançar resultados significativos por meio delas. Equipando a organização com talentos e competências, para poder acompanhar a forte mudança e evolução;
>Selecionar pessoas mais eficazes: que sabem agir, julgar, escolher, decidir, criar sinergia, comunicar-se, trabalhar, transmitir informações, conhecimentos, integrar-se, engajar-se, comprometer-se, assumindo riscos, responsabilidades e as conseqüências de suas;
>A gerencia tem que ter visão estratégica, conhecer e entender o que está gerindo, o seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas; Com liderança capaz de influenciar outros para desempenhar tarefas, capacidade de avaliar a si próprio, realisticamente; pensamento analítico suficiente para interpretar e explicar padrões na informação. Flexibilidade comportamental para modificar o seu comportamento pessoal
visando atingir um objetivo.
“O resultado positivo está na razão direta do planejamento, clareza, preparo, adequação, recursos, determinação, esforço e persistência convicta do seu sucesso. (EM).”


terça-feira, 21 de julho de 2015

NOMENCLATURA E SIGNIFICADOS

NOMENCLATURA E SIGNIFICADOS
ARISTOCRACIA: Significa nobreza. É a classe social superior. Do grego “aristokrateia”, que significa “governo dos melhores”. Aristocracia é uma forma de organização social e política em que o governo é monopolizado por uma classe privilegiada. Para Aristóteles, a aristocracia era o governo de poucos, dos melhores cidadãos no sentido de possuírem melhor formação moral e intelectual para atender aos interesses do povo.
AUTOCRACIA: é um conceito político. Do grego Auto (auto) e kratos (governo ou poder). Refere-se ao sistema de governo cuja autoridade repousa com uma pessoa sem limites: o autocrata (aquele que rege-se).
BURGUESIA: é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital: comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção. Do latim "burgus", significa fortaleza.
BUROCRACIA: é um termo oriundo do latim e do francês que significa escritório. Burocracia significava todas as repartições públicas e também o poder e ação dos funcionários nos escritórios e qualquer outro ambiente de trabalho. A sua razão de existência baseia-se num esquematismo "correto", meticuloso. Caracteriza-se especialmente pela sua impossibilidade de se afastar das normas e instruções "seguras" e ortodoxas, já conhecidas e experimentadas.
CAPITALISMO: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada.
COMUNISMO: é uma doutrina social, segundo a qual se pode e deve "restabelecer" o que se chama "estado natural", em que todos teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada. Do latim comunis, significa comum. Na atualidade, o comunismo se exprime primeiramente como uma doutrina através do marxismo, marxismo-leninismo e maoísmo marxista, fundamentalmente uma doutrina destinada à igualdade compulsiva da maioria. O comunismo passou a ser reivindicado pelos partidos comunistas.
CUSTOMIZAÇÃO: Do inglês customization é empregada no sentido de personalização, adaptação, adequação. É adaptar ou adequar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; Alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente. Significa transformar uma peça a fim de deixá-la nova e única.
DEMOCRACIA: é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Do grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
DINASTIA: é o período de sucessão, que reis e rainhas, pertencentes a uma mesma família, permanecem no poder. Do grego dynasteia, que significa poder, senhorio e comando. O conceito de dinastia remete para soberanos que pertencem à mesma família. Na dinastia o poder é transmitido por hereditariedade, podendo a mesma família permanecer no trono durante séculos. A dinastia é perpetuada pela escolha do sucessor do trono, que automaticamente passa para o filho primogênito do rei ou rainha. Quando o soberano não deixa herdeiros, os demais membros da família entram para a linha de sucessão. Em alguns casos a sucessão passa para descendentes não biológicos, como no caso de filhos adotivos.
DITADURA: é um regime governamental onde todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e idéias, possui poder e autoridade absoluta. É um regime antidemocrático onde não existe a participação da população. Na ditadura ficam todos os poderes apenas em uma instância.
EPISTIMOLOGIA: De origem grega,  Significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. Estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento. Como teoria do conhecimento, relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. Trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano.
FEUDALISMO: foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais. Originado na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. O feudalismo é  precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo. Os senhores feudais conseguiam as terras doadas pelo rei. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal. Acabou revelando um novo sistema econômico, político e social.
HIERARQUIA: é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente. É uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.
ILUMINISMO: Foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, principalmente na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Teve grande influência cultural, social, político e espiritual. Conhecido como Época das Luzes, com transformações na estrutura social da Europa. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão. Iluminismo é uma doutrina filosófica e religiosa preconizada no século XVIII, baseada na existência de uma inspiração sobrenatural.
As origens do Iluminismo já se encontravam no século XVII, nos trabalhos do francês René Descartes, que lançou as bases do racionalismo, como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta.
LIBERALISMO: é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. De acordo com essa doutrina, o interesse geral requer o respeito pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos. Indica que a razão humana e o direito inalienável à ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor caminho para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. Exigia a liberdade de pensamento, a liberdade política e econômica. Acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais. No âmbito político: os direitos humanos; o princípio da liberdade na vida econômica.
MONARQUIA: é um sistema político que tem um monarca como líder do Estado. O significado de monarquia é também o rei e a família real de um determinado país. Monarquia é o mesmo que a realeza. A monarquia hereditária é o sistema mais comum de escolha de um monarca. Monarquia é a forma política em que o poder supremo do estado se concentra na vontade de uma só pessoa.
MONOGAMIA: é a condição daquele que é monogâmico, ou seja, que tem um só parceiro. É uma forma de matrimônio que ocorre entre um homem e uma mulher.
NEPOTISMO: é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos públicos e políticos. Do latim nepos, significa literalmente “neto” ou “descendente”. Concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público.
OLIGARQUIA: Do grego "oligarkhía" cujo significado literal é “governo de poucos”, designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico, em benefício de interesses próprios.
OBSCURANTISMO: Estado do que se encontra na escuridão. De completa ignorância. Oposição sistemática a todo o progresso intelectual ou material. Atitude ou política contrária à difusão e transmissão de conhecimento, especialmente entre as massas.
POLÍTICA: é a ciência da governança de um Estado ou Nação e a arte de negociação para compatibilizar interesses. Do grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. A política tem uma perspectiva filosófico-jurídica.
PLUTOCRACIA: significa governo da riqueza, trata-se de um sistema político em que o poder está concentrado nas mãos dos indivíduos que são detentores das fontes de riqueza da sociedade. Plutocracia exerce presença real quando os representantes políticos atendem interesses apenas daqueles que os apoiaram no financeiramente no processo eleitoral, deixando de ser o cargo político uma representação do povo. Deste modo, o financiador exerce controle sobre as ações do representante. É um conceito, não um tipo de poder institucionalizado de maneira oficial.
PRESIDENCIALISMO: é um sistema de governo no qual o Presidente da República é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, ele escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
PARLAMENTARISMO: é um regime político ou governo que possui um gabinete de ministros, que formam o parlamento. Todos os projetos, leis e demais decisões do governo estão submetidos a votação deste parlamento. Em uma República Parlamentarista, o presidente da república é o responsável pela nação, como Chefe de  Estado e o controle do governo fica a cargo do primeiro-ministro. Em uma Monarquia Parlamentarista, o monarca é o Chefe de Estado, os ministros são os responsáveis por controlar o governo. O primeiro-ministro, chamado de chanceler, exerce a chefia do Poder Executivo. A escolha do parlamento é feita a partir de um voto de confiança.
REPÚBLICA: Do latim res publica, "coisa pública" é uma estrutura política de Estado ou forma de Governo em que são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas; uma comunidade de interesses e de fins e um consenso do direito. Sistema de governo cujo poder emana do povo. Refere-se ao Estado e ao governo. Forma de governo ou regime. República é o tipo de Governo, fundamentado na igualdade formal das pessoas, em que os detentores do poder político exercem-no em caráter eletivo, representativo, transitório e com responsabilidade.
TEOCRACIA: Literalmente governo de Deus. Estado teocrático é um país ou nação que possui um sistema de governo que se submete às normas de uma religião específica. As regras que gerem as ações políticas, jurídicas, de conduta moral e ética, além da força policial deste modelo de governo estão baseadas em doutrinas religiosas. Do grego, em que teo significa "deus" e cracia quer dizer "governo", ou seja, teocracia significa "Governo de Deus" ou "governo divino".
“Somente Deus é o Todo Poderoso, Senhor e Absoluto. (EM).”








segunda-feira, 20 de julho de 2015

A DIFERENÇA ENTRE REPÚBLICA E DEMOCRACIA

A DIFERENÇA ENTRE REPÚBLICA E DEMOCRACIA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
DEMOCRACIA: Forma de governo, do grego (demo + kratos), significa “governo do povo” e originou-se nas cidades-estado gregas.
Na democracia das cidades-estado gregas, o poder estava nas mãos do povo, todos os que fossem do sexo masculino e não fossem escravos. Uma reunião era convocada, o problema era exposto e era feita uma votação. Significando que as decisões de cada problema eram tomadas por voto direto e no final a maioria vencia. O peso de cada cidadão era de exatamente um voto na tomada de decisão.
Democracia é dividida democracia direta  ou democracia pura, onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa ou democracia indireta, onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram. Outro detalhe na democracia é a definição clara de quem tem direito ao voto; e qual o sistema que deve ser usado para a eleição dos representantes e dos executivos.
Democracia se refere somente ao regime direto.
A democracia é uma forma de governo simples que funciona mais compativelmente, quanto menores forem as dimensões do contexto social e mais homogêneo. Surge um problema, basta convocar todos os cidadãos para votar e rapidamente uma decisão será tomada. Não é necessário manter a dispendiosa estrutura de governo. Com populações grandes ou complexas não é viável reunir o povo fazer uma votação para cada decisão.
REPÚBLICA: Forma de governo, do latim (res+publica), significa “coisa do povo” e está associada à República Romana.
Em uma república são eleitos representantes: senadores e deputados, vereadores para tomarem as decisões em nome do povo. Aqui está a diferença, o povo não toma as decisões diretamente, mas  escolhe representantes para tomar as decisões. Os deputados, senadores e vereadores eleitos na república devem dedicar-se em tempo integral a estudar os problemas, fazer propostas de leis, discutir os pontos de vista e tomar decisões bem informadas.
O Regime representativo é pertinente à república.

“Pior do que não ter algo; é não saber usar adequadamente o que tem em abundância. (EM)”. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

MISTÉRIO

MISTÉRIO
Conceito: É algo secreto, escondido, de significado ou causa oculta; um fenômeno que ocorre e não se tem conhecimento de quais as causas; algo que não se pode explicar. Do grego, mystérion, coisa secreta, tem relação com a ação de calar a boca; o verbo é mýein, fechar, se fechar, calar, mýstes, que se fecha, o que guarda segredo, o iniciado.
Sinônimos: Secreto, oculto, vago, confuso, enigmático, incompreensível, escondido,     segredo,      preservação,     resguardado, velado, desconhecido, só percebe-se os efeitos, impreciso. 
 Precedentes: Os mistérios pagãos, os mistérios eleusinos, órficos ou dionisíacos constituíram-se em uma significação tardia da palavra mistério que vem das escolas neo-pitagóricas e neo-platônicas. Na origem, o termo mistério designa uma práxis, uma ação, gestos e atos pelos quais uma ação divina se mostra e se realiza no mundo para a salvação do homem que participa de tal mistério. Neste contexto: De qualquer modo, pelo simples fato de que um ato se cumpra, pelo simples fato de uma palavra ser dita, de um gesto ser cumprido, o efeito se produz absolutamente, sem falta. O mistério litúrgico é o mistério da operatividade, de uma eficácia radical. Uma ação absolutamente eficaz sem relação com as condições que habitualmente garantem a eficácia de uma ação humana.
Os Mistérios de  Elêusis: Eram ritos de iniciação ao culto das deusas agrícolas Deméter e Perséfone, que se celebravam em Elêusis, localidade próxima de Atenas. Eram considerados os de maior importância entre todos os que se celebravam na antiguidade. Estes mitos e mistérios se transferiram ao Império Romano e sinais dele podem ser notados em práticas iniciáticas modernas. Os ritos e crenças eram guardados em segredo, só transmitidos a novos iniciados. Deméter e sua filha, Perséfone, presidiam aos pequenos e aos grandes mistérios. Os mistérios eleusinos celebravam o regresso de Perséfone,  que era também o regresso das plantas e da vida à terra, depois do inverno. As sementes que ela trazia significavam o renascimento de toda a vida vegetal na primavera. Se o povo reverenciava em Deméter a terra-mãe e a deusa da agricultura, os iniciados viam nela a luz celeste, mãe das almas e a Inteligência Divina, mãe dos deuses cosmogônicos. Os sacerdotes de Elêusis ensinaram a grande doutrina esotérica que lhes veio do Egito. O ritual dos Mistérios de Elêusis encontrava expressão na lenda da deusa Deméter e sua filha Perséfone, raptada por Hades (Plutão), rei do Mundo Inferior, quando colhia flores com suas amigas, as Oceânides, no vale de Nisa. Deméter, ao tomar conhecimento do rapto, ficou tão amargurada que deixou de cuidar das plantações dos homens aos quais havia ensinado a agricultura. Os homens morriam de fome, até que Zeus (Júpiter), que havia permitido a seu irmão Hades raptar Perséfone, resolveu encontrar uma forma de reparar o mal cometido. Decidiu, então, que Perséfone deveria voltar à Terra durante seis meses para visitar sua mãe e outros seis meses passaria com Hades.
O mito simboliza o lançar sementes à terra e o brotar de novas colheitas, uma espécie de morte e ressurreição. No seu sentido íntimo, é a representação simbólica da história da alma, de sua descida na matéria, de seus sofrimentos nas trevas do esquecimento e depois sua re-ascensão e volta à vida divina.
O mito de Elêusis ainda se encontra vivo hoje nas diversas escolas Iniciáticas que ainda persistem: É a Doutrina da vida Universal, que se encerra no simbólico grão de trigo de Elêusis, que deve morrer e ser sepultado nas entranhas da terra, para que possa renascer como planta, à luz do dia, depois de abrir caminho através da escuridão em que germina.
O que era o culto grego secreto, os Mistérios de Elêusis, ninguém sabe ao certo os detalhes. Os Mistérios de Elêusis eram o mais famoso ritual religioso secreto da Grécia antiga, realizado entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Tudo o que ocorria nos Mistérios sempre foi cercado de segredo - os participantes que revelassem algo podiam até ser condenados à morte. Os Mistérios de Elêusis eram cerimônias de iniciação, com algum ritual pessoal a ser executado pelo novo participante. O culto era complexo, desenvolvido em vários dias.
A inspiração para os Mistérios de Elêusis está num mito do poema Hino a Deméter, atribuído ao poeta grego Homero. Em sua jornada, Deméter teria ido a Elêusis, cidade a 23 quilômetros de Atenas, onde se tornou amiga da família que governava o local, que construiu para ela um templo, onde a deusa passou a morar. Quando Deméter, afinal, recuperou a filha, as colheitas voltaram mas, como parte de um acordo entre os deuses, Perséfone seria obrigada a ficar um terço de cada ano ao lado do marido, Hades, sob a terra. Esse mito simbolizava os períodos da agricultura grega.
Os quatro meses que Perséfone passava no reino subterrâneo de Hades representavam o período improdutivo, logo após a colheita e no ápice do verão; o retorno dela marcava o renascimento trazido pelas chuvas de outono, que permitiam à semeadura da próxima safra. Não havia restrições para quem quisesse participar dos rituais, que reuniam até 3 mil pessoas. Qualquer um que falasse grego, incluindo mulheres e escravos, podia ir no culto. A cerimônia entrou em declínio quando as cidades gregas estavam sob o domínio do Império Romano e o imperador Constantino passou a promover o Cristianismo, no início do século 4. As religiões pagãs foram proibidas e seus templos destruídos. No ano 395, quando os romanos já tinham dificuldades de conter as invasões bárbaras, povos germânicos destruíram Elêusis.
Ritual tinha procissão, encenações e  efeitos especiais
1 - O culto era em meados de setembro e a preparação incluía sacrifícios de animais e dias de jejum para os candidatos a iniciados, os mystai. O dia da cerimônia começava com uma procissão que partia de Atenas, ao amanhecer, com destino a Elêusis. Com ramos de murta (um arbusto) nas mãos, os mystai caminhavam como se seguissem os passos da deusa Deméter em busca da filha Perséfone. Sacerdotisas carregavam objetos sagrados dentro de cestas sobre a cabeça.
2 - Ao cruzar o rio Kephisos, os mystai assistiam a encenações em que uma mulher, ou um homem em trajes femininos, representava Baubo, ser que simbolizava o divertimento. Segundo a mitologia grega, Deméter, triste pela perda da filha, só teria conseguido sorrir quando Baubo contou-lhe piadas e fez gestos maliciosos.

3 - Em um trecho mais adiante da procissão, os mystai tomavam uma bebida supostamente alucinógena feita para a cerimônia. Sob o efeito desse misterioso líquido, eles carregavam uma estátua de Dioniso - deus grego da fertilidade, do vinho e da embriaguez - e invocavam o nome dele. Ao passarem por um segundo curso d’água, o riacho Rheitoi, os mystai eram reconhecidos como iniciados após repetirem algumas frases que descreviam todo o ritual dos Mistérios.
4 - Ao anoitecer, a procissão chegava a Elêusis para uma cerimônia num templo chamado Telesterion. A fase final e mais secreta do ritual. Era comandada por um sacerdote, o Hierofante. A celebração misturava efeitos especiais, como luzes misteriosas, com a exibição de falos - representações do símbolo da fecundidade da natureza. E dramatização de cenas do Hino a Deméter.
“Não existe causa sem efeito; não existe ação sem reação e não existe agora sem depois. (EM).”