sexta-feira, 29 de maio de 2015

ORGANIZAÇÃO



ORGANIZAÇÃO
 Organizar: Pôr em ordem o que já existe, arrumar; dispor para funcionar. Constituir em organismo. Preparar. Estabelecer as bases de algo. Tomar forma regular. Arranjar, colocar, dispor, preparar. Instituir padrões ou métodos de orientação. Traçar caminhos a serem seguidos. Ordem, disposição ou estrutura adequada para a efetivação de certas funções, configurações, finalidades. Agrupar,      acomodar,   acondicionar,   ajeitar,   classificar. Dispor algo de tal forma que se torne funcional e operacionalmente eficaz.


A expressão organização inspirou-se no funcionamento dos órgãos do corpo humano, que desempenham as suas funções em perfeita harmonia, ordem, sincronia, equilibro, tempestividade e eficácia em prol da manutenção da vida corporal individual; constituindo-se num organismo.
Organização: do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Forma como as pessoas se inter-relacionam na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade. Trabalhar de forma coordenada em determinado ambiente visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
A 0rganização: é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. A Organização é um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetada para um dado fim e balizada por um conjunto de imperativos determinantes.
A estrutura de uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros. O termo organização é utilizado para se referir à ação ou resultado de organizar ou organizar-se. Sistema constituído para atingir satisfatoriamente determinados objetivos ou metas.
Uma organização é um grupo de pessoas, com uma série de tarefas e uma administração, que interagem no âmbito de uma estrutura sistêmica com a meta de cumprir certos objetivos propostos. O traço essencial é que as pessoas que a integram se comuniquem e estejam de acordo em atuar de forma coordenada no atingimento dos objetivos propostos que os levem a cumprir efetiva e satisfatoriamente com sua missão. Observando normas que servem para a consecução de propósitos.
As características que distinguem uma organização: conjunto de pessoas com recursos, objetivos atribuídos, normas e ordem hierárquica estabelecidas, satisfação de necessidades, produção ou venda de bens ou serviços, transmissão de cultura, geração de trabalho, criação, conservação e transmissão de conhecimento, entre outras.
As organizações são classificadas de acordo com os seguintes critérios: por sua finalidade (com fim lucrativo e sem fim lucrativo), por sua estrutura (formais e informais), por seu tamanho (pequena, média, grande, micro empresa), por sua localização (multinacional, regional, nacional), por seu tipo de produção (bens ou serviços), pelo tipo de propriedade (privada, pública ou mista), pelo grau de integração que apresenta (totalmente integrada ou parcialmente integrada) e por sua atitude frente às mudanças (rígida ou flexível).
Organizações civis: Com agrupamentos cidadãos, criadas para cobrir alguma necessidade social, como os partidos políticos, as ONGs, sindicatos, clubes, entre outras.  As Organizações governamentais: criadas pelo estado para desenvolver algum tipo de tarefa social e que estão dirigidas pelo governo em função e financiadas através de fundos públicos. Organizações  empresariais: criadas por uma ou mais pessoas, na condição de sócios ou acionistas, para explorar atividades econômicas. Existem vários elementos-base nesta estrutura: a burocracia, a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de descentralização da mão de obra, e a formalização. A forma como as empresas são organizadas é estudada na gestão e administração de empresas, que explica a maneira pela qual os recursos e processos são geridos. Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Uma organização é um grupo social formado por pessoas, tarefas e administração, que interagem no contexto de uma estrutura sistemática para atender seus objetivos. Note-se que uma organização só pode existir quando nela há pessoas que estão dispostas a se comunicar e agir em conjunto para cumprir a missão. As organizações operam por regras que foram estabelecidas para concretizar os propósitos. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos, normas e procedimentos. Então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
Programa 5 S:
SEIRI: que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
SEITON: que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.
SEISO: que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
SEIKETSU: que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.
SHITSUKE: que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.
Os cinco S devem ser praticados de forma sistemática e contínua e ser resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.
Estrutura Organizacional: Trata da forma como a organização será racionalizada, seus métodos e estruturação para agir.
Organização na empresa: é a função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa, envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autorização de um chefe. A organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relações de autoridade e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcançados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser ser adequadamente agrupadas e a autoridade convenientemente distribuída.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO
A organização administrativa deve basear-se em cinco princípios de organização:
a) Princípio da Especialização:
A organização deve fundamentar-se na divisão do trabalho que provoca a especialização das pessoas em determinadas atividades e produz um incremento da quantidade e qualidade de trabalho executado.
b) Princípio da Definição Funcional:
O trabalho de cada pessoa, a atividade de cada órgão e as relações de autoridade e responsabilidade devem ser claramente definidos por escrito. As empresas utilizam o
organograma, a descrição do cargo ou o Manual de Organização para atender ao princípio da definição funcional, deixando claro a posição de cada pessoa ou órgão na estrutura organizacional da empresa.
c) Princípio da Paridade da Autoridade e Responsabilidade: A autoridade é o poder de dar ordens e exigir obediência do subordinado, e responsabilidade é o dever de prestar contas ao superior. O princípio da Paridade salienta que deve haver uma correspondência entre o volume de autoridade e de responsabilidade.
d) Princípio Escalar: Cada pessoa deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui autoridade. Refere-se à cada cadeia de relações diretas de autoridade de um superior para um subordinado em toda a organização, desde a base até a cúpula, onde geralmente está o chefe principal como autoridade máxima.
e) Princípio da Funções de Linha e de Staff: Deve-se definir, da maneira  clara a quantidade de autoridade atribuída a cada pessoa ou órgão, a natureza dessa autoridade; a distinção entre as funções de linha e de staff dentro da empresa. As funções de linha são aquelas diretamente ligadas aos objetivos
principais da empresa; as funções de staff são aquelas que não se encontram diretamente ligadas àqueles objetivos.
COMPONENTES DA ORGANIZAÇÃO:
1. TAREFAS: O que tem que ser feito.
2. PESSOAS: Quem fará.
3. ÓRGÃOS:  Onde se faz.
4. RELAÇÕES: Com quem se conecta interna e externamente, pessoalmente e complementarmente recursal.
“A mente consegue mover-se, quase que ilimitadamente, por onde a matéria jamais o conseguirá, a não ser virtualmente. (EM).”


quinta-feira, 28 de maio de 2015

O MISTÉRIO DO UMBIGO HUMANO


O MISTÉRIO DO UMBIGO HUMANO
Um intrincado mistério é o umbigo humano. Tudo no corpo humano cicatriza e fecha-se, após procedimentos ou medicamentos, mas o umbigo continua aberto. Para que serve o umbigo depois do nascimento? Para nada. Após ter servido de elo entre a mãe e o feto, passa a ser apenas uma cicatriz no corpo. Sinaliza que é assim mantido, por suposição lógica, para uma utilização futura. Tudo indica tratar-se de um mistério da mesma dimensão daquele relacionado à origem do cósmico e do invisível.
Umbigo, do latim umbilicus, com o sentido de saliência arredondada em uma superfície. Do grego omphalós. Palavra cujo significado primitivo era de elevação, proeminência,  evoluiu semanticamente para designar a depressão anatômica  a cicatriz umbilical.
Durante a gestação o cordão umbilical, tem a função de alimentar o feto. Depois o cordão dentro do corpo, já que não tem mais  função. Antes de nascer, o cordão umbilical tem uma função importantíssima nos mamíferos, Ele é a comunicação entre o embrião e a placenta. Além da garantia de nutrientes é responsável pela troca gasosa. Depois do parto os bebês já podem respirar sozinhos e começam a se alimentar e o cordão umbilical não tem mais utilidade. Sempre é deixado um pedaço do cordão que seca e cai naturalmente, restando apenas o umbigo.
O umbigo em si, não serve para NADA! É apenas a cicatriz deixada pelo cordão umbilical, não existe nenhuma ligação do umbigo com os órgãos, internamente existe musculatura. Nessa região existe também, uma área glandular de reconhecimento imune, o linfonodo, que atua na defesa do organismo e produz anticorpos, mas que não tem ligação com o umbigo. O umbigo é considerado uma área erógena para algumas pessoas. O umbigo é um dos maiores mistérios da humanidade e da vida. Tem ligação direta com a existência humana e com a própria Terra.
Há algo de metafórico e de metafísico no umbigo, cada pessoa tem um umbigo absolutamente único. O umbigo tem um significado especial na mente do homem por representar o elo biológico que liga a mãe ao filho e expressar a relação de dependência entre uma vida e outra. No subconsciente, o umbigo simboliza a vinculação do ser com o mundo exterior e identifica-se com o centro do corpo.
Os pelos que as pessoas tem espalhados pelo corpo e ao redor do umbigo, possuem escamas que funcionam como pequenos ganchos, que aumentam o atrito entre o tecido das roupas e o corpo, fazendo com que fiapos se soltem e vão parar no umbigo. Os hospedeiros normais dos fiapos de umbigo são homens de meia idade, com excesso de peso e com a barriga peluda.
O umbigo lembra ao homem que um dia ele esteve ligado verdadeiramente a alguém. É a marca incontornável de que somos eternamente incompletos, pedaços de alguma coisa maior a que devemos nos integrar. No fundo o que queremos é refazer o nosso cordão umbilical. Um dos maiores mistérios da biologia humana. E por que é que o umbigo dos homens ajunta plumas e o das mulheres não?. Por que os homens têm mamilos? As plumas são acumuladas quando os pelos abdominais capturam fibras das roupas e as canalizam para o umbigo, onde elas são compactadas em uma matéria parecida com o feltro. A matéria-feltral-umbilical. As plumas têm um acréscimo de compostos de nitrogênio e enxofre, devido ao suor e ao acúmulo de células mortas da pele. A capacidade máxima de acúmulo de pelos do umbigo é de 9,17 miligramas.
Criaturas que habitam os umbigos: 2.368 espécies de bactérias; 67 espécies diferentes, 1400 estirpes de bactérias diferentes.
As Pessoas voltam à Terra em que o umbigo foi enterrado, mais cedo ou mais tarde. É um fato real e misterioso. Uma energia, uma força superior puxa às pessoas para os locais em que nasceram. Ninguém nunca esquece o torrão natal, terra em que nasceu.
O fôlego da vida abandona o corpo de forma gradual, a cabeça e o umbigo são as primeiras áreas a perder sua força vital. A virilha e o coração os últimos pontos de ligação antes de o processo ser finalizado.

“O mistério do umbigo ainda não foi revelado, mas fica uma certeza, tanto o umbigo quanto os mamilos do homem, se estão configurados, devem ter uma finalidade biológica, querem transmitir uma mensagem e têm conectividade cósmico-universal. (EM).”

terça-feira, 26 de maio de 2015

SIGNIFICADO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS

SIGNIFICADO DAS FORMAS GEOMÊTRICAS
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
O quadrado: É uma forma associada ao domínio da racionalidade, da impessoalidade e da neutralidade, ligada ao mundo tridimensional, ao plano objetivo, agrega significados como firmeza, organização, solidez, sobriedade, repouso, passividade, estrutura, estabilidade, ordem, associa-se ao pensamento cartesiano, analítico. Indica frieza, precisão, cálculo, perfeição matemática. Estabilidade; Estrutura; Fundação; Direção; Integridade; Planejamento; Equilíbrio; Ordem; Pragmatismo.
O círculo: Símbolo da totalidade original do Universo. Todos os atributos que acompanham o todo ou o absoluto, a perfeição, o infinito, o ilimitado, o atemporal, o inespacial, a completude, a inteireza. Os grandes astros do macrocosmo - a Lua, o Sol, os planetas, as estrelas, os componentes do microcosmo - células, átomos elétrons, - são representados pela forma circular. Inclusão; Totalidade; Unidade; Ciclo; Foco; Perfeição; Útero; Infinito; Realização.
O triângulo: Significa crescimento em direção a um objetivo. O triângulo eqüilátero simboliza divindade, harmonia e Proporção. O  triangulo retângulo  a representação da terra. O triângulo de vértice para cima simboliza o Fogo que é o símbolo da sexualidade masculina, invertido representa a Água, e sexualidade feminina. Iluminação; Misticismo; Subjetividade; Mistério; Gênero; Manifestação; Criatividade/ Criação; Proporção; Integração.
A espiral: Simboliza o pensamento holístico, a conectividade, a união do indivíduo com as energias cósmicas, o desprendimento, a liberação, a paz interior a sabedoria que emerge, o controle absoluto em qualquer situação. Representa a conectividade com Deus, os estados alterados da consciência, a fonte misteriosa da inspiração. O constante movimento do Universo e dos astros, o infinito. Equilíbrio; Evolução; Direção; Iniciação; Expansão; Conexão; Consciência, Desenvolvimento.
O ponto: Representa o universo primordial, o ovo cósmico, configuração inicial do cosmo, onde tudo estava encerrado na forma de potência, a energia ainda não manifestada no mundo real. A forma esférica dos corpos celestes, dos grãos fundamentais da matéria, dos átomos e do próprio universo. 
O Princípio, a Inteligência Admirável, Potência Incriada, origem de tudo que existe. O Número Um, indivisível, inacessível à consciência humana. Condensa todas as formas e expressões do universo em potência, assim como o ovo condensa a forma do ser que ele encerra. Na física atômica, esse símbolo é a Singularidade.  O ponto no centro do círculo representa o nascimento do universo, momento em que a luz é tirada das trevas. Momento sublime em que ele se divide em matéria e espírito, criando o mundo das realidades materiais, o universo passa a ser constituído de matéria(massa) e espírito (luz, energia).
O cubo: Simboliza a estabilidade; a perfeição, a realização espiritual, a totalidade das coisas, o universo.
Etimologia Geométrica:
Geometria: do Grego “medida da terra”, de geo., “terra”, mais metrein, “medir”.
Círculo: do Latim circulus, “pequeno anel”, do Grego kyklos, “redondo, circular”.
Quadrado: “o que foi cortado seguindo ângulos retos”, do latim quadrare, “tornar simétrico, esquadrar”.
Polígono: Do grego POLYS “vários, muitos”, mais GONIA, “ângulo”.
Triângulo: De tri, “três”,  mais “ângulo”.
Ângulo: do Latim angulum, “esquina, canto, dobra”.
Isósceles: Do grego isos, “igual” mais skelos, “perna”.
Escaleno: Do Grego, skalenos, “desigual, desparelho, grosseiro”, de skallein, “cortar, limpar vegetação”.
Eqüilátero: Do Latim aequi, “igual”, mais lateralis, “relativo a lado”, de latus, “lado”.
Hipotenusa: Do Grego hypotenousa, “o que se estende debaixo (do ângulo reto)”, hypo, “debaixo”, mais teinein, “esticar, alongar”.
Cateto: Do Grego káthetos, “descido, abaixado de maneira reta”, de kathíenai, “fazer descer, empurrar”, de kata, “para baixo”, mais híenai, “enviar, mandar”.
Tangente: Do Latim tangens, “o que toca”, do verbo tangere, “tocar”.
Secante: Do Latim secans, “o que corta”, do verbo secare, “cortar”.
Elipse Do Grego elleipsis, “falta, defeito”, do verbo elleipein, “não alcançar, deixar de fora”.
Espiral: Do Latim spiralis, “o que se curva que se torce”, do Grego speira, “volta, torcida”.
Cubo: Do Grego kybos, “dado, vértebra”.
Prisma: Do Latim como e do Grego, “algo serrado”, prizein, “serrar”.
Pirâmide: Do Latim pyramis. Em Grego também. Do Egípcio pymar, “pirâmide”.
Tetraedro, hexaedro, dodecaedro: Do Grego hedra, “base, assento, superfície plana onde se pode sentar”.
“A realidade interna transcende às formas externas. (EM).”










segunda-feira, 25 de maio de 2015

COACHING



COACHING
Conceitos: A palavra Coaching significa treinamento, de origem inglesa (Coach). Treinador, gerenciador de pessoas. A palavra Coach significa: tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. Treinador que tem o objetivo de encorajar e motivar o seu assistido a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem o seu aprendizado.

Operacionalização: Coaching é um processo conduzido por um profissional denominado Coach e o seu orientado é o coachee. Coaching  indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor, o Coach ajuda o coachee a evoluir em alguma área existencial ou institucional. O trabalho de Coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo assistido, nas mais diversas áreas e a rigor não existe um tempo determinado para esse intento ser atingido.  Tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para a empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.
Modalidades:
Coaching de existência ou vivência: Atua no alinhamento, na definição, na revisão de metas e objetivos pessoais, financeiros, de relacionamento, de saúde e tudo aquilo que está relacionado à existência do indivíduo, como pessoa física.
Coaching de Carreira: Relacionado à atividade profissional do indivíduo, como pessoa física, e todos os seus aspectos, no momento, no futuro, as lacunas de competências ou aprimoramentos, nível de identificação com o trabalho e similares.
Coaching Executivo: Tem como objetivo, através um profissional qualificado com a utilização metodologias, técnicas e ferramentas, para o benefício de uma organização ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional, o desenvolvimento de competências direcionadas à meta da organização, a pessoa Jurídica.
Coaching financeiro: é um treinamento especial para capacitar de forma a alcançar resultados financeiros na área pessoal e empresarial.
 Mentoring: Traduzido como "tutoria" ou "apadrinhamento". O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, com vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo assistida. Inclui conversas e debates acerca de assuntos que não estão ligados ao trabalho.

Adoção de uma postura Coach:

Rever valores, questionar crenças, estabelecer metas desafiadoras, mensuráveis e possíveis, quebra de paradigmas, e promover inovação. Estas posturas, quando praticadas tem uma repercussão impactante, fortalecendo de maneira eficaz a  um conjunto de valores que ajudarão, na construção de uma consciência disruptiva,  protagonista e responsável. O indivíduo que apodera-se de suas qualidades, enfrenta com maior leveza as dificuldades, compartilha conhecimentos, desenvolve a empatia e permite-se apreciar não apenas o ensinar, mas principalmente o aprender. Passa a ser um instrumento ativo da aprendizagem conjunta, da troca e do engrandecimento coletivo. Superando eventuais crenças limitantes, formas de superá-las, eliminá-las ou modificá-las, de maneira a encontrar o equilíbrio o real conjunto de valores, a definição do caminho pelo qual deseja de fato percorrer e que faça real sentido. A construção de equipes com valores compartilhados, que tenham objetivos  profissionais semelhantes, capazes de criar ambientes de sinergia, favorecendo a todos.
“A existência apresenta problemas, mas  também gera muito conhecimento e valiosas lições. (EM).”



quinta-feira, 21 de maio de 2015

A INFLUÊNCIA DOS SERES INANIMADOS

A INFLUÊNCIA DOS SERES INANIMADOS
Tanto os seres animados, quanto os seres inanimados influenciam e são influenciados. Emitem energias positivas ou negativas, através de ondas, afetando os indivíduos e o seu contexto ambiental, com o seu magnetismo. Os objetos emanam um padrão de energia e devem ser retirados aqueles que dificultam a caminhada evolutiva. O ambiente transmite sensações e quanto mais sensível a pessoa é, mais é influenciado pela harmonia ou desarmonia de um ambiente.
Quanto mais se conhece as influências que se recebe mais poder se tem de direcioná-las para a conquista de  objetivos. A verdadeira harmonia brota do interior das pessoas. As técnicas buscam criar essa harmonia nos ambientes para que seja mais fácil encontrá-la dentro do indivíduo. Cada um é um microcosmo que precisa inserir-se harmoniosamente no macrocosmo.


O Quarto e o posicionamento da cama:
>Posicionar a cama voltada para o leste, tendendo para o norte, mas nunca frontal à mesma direção da porta.
>A cama deve possuir cabeceira, de preferência de madeira. Colocando na parede da cabeceira, um quadro que simbolize o amor ou uma imagem da natureza.
>Não deixar e nem guardar sapatos no quarto.
>Evitar excesso de fios, estantes e vigas atrás da cabeceira.
>Manter tudo organizado nas gavetas e armários e espaços do quarto.
 >Espelhos bem colocados são favoráveis.
>No caso de suíte, o banheiro deve ficar com a porta fechada.
>Evitar no quarto computador, celular e TV. Se não for possível, respeitar uma distância de no mínimo 1,20m da cabeceira da cama.
 >Evitar materiais de estudo ou trabalho ao lado da cabeceira, revistas, jornais, Livros.
>Fotos de pessoas que já se faleceram, Quadros que evoquem sofrimento ou tristeza devem ser mantidas nos álbuns, mas não dentro do quarto.
>corredores escuros e compridos prejudicam a entrada da energia benéfica recebida pelo quarto.
Postes de alta tensão perto da janela e vista desagradável do exterior influenciam a harmonia dentro do quarto.

>quarto acolhedor: depende de cores, móveis, luzes, espaço ocupado e organizado conforme a finalidade a que se destina.
>Colocar colchas e cobertores alegres, de tons de cores quentes. Caramelo, rosa ou verde.
>É muito positivo ter um quadro que  inspire proteção espiritual  diante da porta da entrada do quarto.
>Evitar materiais de vidro e metal.
>Colocar tapetes bem conservados e alegres.
>Proteger a privacidade do quarto, não receber visitas ali.
>Escrever atrás de um quadro no quarto: “Eu amo, respeito e honro a minha pessoa, base para viver o amor.
O Amor nos envolve e alimenta.
Espontaneidade e diplomacia são caminhos para o amor manifestar-se em nossas vidas.”

>Evitar encostar a cama na parede onde passarem os canos de esgoto e do vaso sanitário.
>Evitar que a cama fique alinhada com a porta de um banheiro.
>Evitar a cama cuja cabeceira é embutida em armários.
>Não deixar vigas expostas sobre a cama.
>A cama deve ficar numa posição que permita visão completa da porta de entrada do quarto.
>Não colocar um espelho em frente dos pés da cama.
>A cabeceira da cama não deve ficar afastada da parede.
>Abrir as janelas sempre que possível para permitir a entrada do sol.
>O banheiro e nem escadas devem estar  no piso superior da casa sobre a cama.
>Evitar colchões d'água.
A influência das cores:
BRANCO: É uma cor neutra aplicada em qualquer ambiente, ligada ao elemento Metal. Representa sensações diversificadas de infinito, frieza, hostilidade e vazio. Ou na decoração traz a sensação de paz, calma, tranqüilidade e serenidade. Dá uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados. Uma sensação de limpeza e de mais claridade.
PRETO: Pode ser uma cor opressiva e depressiva. Está ligada ao elemento água. Passa a sensação de angústia lembra luto, perdas e tristezas. 
Na decoração usada em pequenos detalhes um efeito especial, para fazer contrastes,

VERDE: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Significa esperança e satisfação. Eleva a energia do local. Para a saúde, o verde é uma ótima cura.
Na decoração traz alegria, vida detalhes e lembra a natureza.

LILÁS/VIOLETA: Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.
LARANJA: Cor do intelecto e mental. Estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Favorável para sala de visitas, de jantar e cozinhas. 
Na decoração, Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e remete à infância, às brincadeiras e aos doces e estimula o apetite e sugere estabilidade.

VERMELHO: Estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Está ligado ao elemento fogo. É uma cor excitante e estimulante. É uma cor energética e vibrante.
AZUL: É uma cor que tem um efeito calmante e tranqüilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Está associada ao elemento água.
Mais escuro transmite autoridade e poder.

AMARELO: Cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Na decoração Nos ambientes é usado para esquentar e iluminar áreas escuras e frias. Em pisos, provoca sensação de avanço.
Terreno:
>Escolher o terreno em que todas as casas possuem dimensões semelhantes.  
>Evitar comprar terrenos com ruas retas de frente para sua casa. 
>Evitar morar numa casa em que o terreno ainda não adquiriu sua vegetação e a terra esteja sendo trabalhada.
>Preferir terrenos quadrados ou retangulares.
>Procurar terrenos com árvores próximas.
>Evitar terrenos em "T", "U" e "L".
>Manter o equilíbrio entre o tamanho da casa e do terreno. 
Equilibrar a parte cimentada com a área verde. 

>A casa deve estar posicionada no centro do terreno, Deixando a área da frente do terreno levemente maior que os fundos. 
Mesa do Escritório:
>Os objetos sobre a mesa do escritório e nos demais locais deste espaço devem ser reorganizados segundo esta disposição, tendo como referência a cadeira:
*Devem ser posicionados à esquerda: vasos com plantas, luminárias de chão, objetos e similares altos, Tudo que envolva recebimento e reflexão, livros de estudo, coisas para consolidar, fotos da família.
*À Direita: Evitar coisas altas deste lado. Tudo que envolva execução, cadernos e blocos de anotações, coisas para expandir, cartões de visita e materiais de divulgação.
*Na frente: Evitar sentar de frente para a parede. O ideal é que a frente da mesa esteja voltada para um local aberto, uma janela, trabalhos que envolvam concentração, rotina e formatação pode se sentar de frente para uma parede.
*Atrás: Apoio alto nas costas, poltrona de encosto alto, parede ou divisória.

Edificações:
>Evitar Telhados em forma de pirâmide.
>Evitar a entrada de veículos de frente para a porta de entrada. 
>Uma entrada em formato curvado otimiza o fluxo da boa sorte, que se move de forma circular. 
>Evitar cômodos com vigas expostas. 
>Quartos, estúdios e ambientes familiares  devem estar nos andares superiores.
>As escadas nunca devem começar diretamente na frente da porta principal, nem ficar de frente para as portas dos ambientes dos andares superiores. 
>Preferir escadas curvas sem degraus vazados.
>Evitar apartamentos que possuem escadas à frente da porta de entrada.
>Evitar propriedade espremida entre dois prédios altos. 
>Evitar residências próximas de torres de transmissão, postes de eletricidade, torres de energia, viadutos, represas ou tanques de água. 
>Diante um prédio com telhado em forma de lápis refletir o efeito de suas flechas de energias negativas com um espelho. 
>Evitar edificar na frente para estradas ou vias sem saída, ferrovias ou cruzamentos em "T", cruzes, campanários de igrejas, 
próximo a igrejas, cemitérios, sepulturas, crematórios e hospitais. 

>Para o equilíbrio em casa é muito importante a correta disposição dos móveis e a combinação de cores e a luz solar. O sol da tarde deve ser evitado.
>A entrada da casa deve ser convidativa e espaçosa com objetos de forma arredondada.
>Pedras e plantas são benéficas.
>Jardins sinuosos e com níveis são positivos.
>Jogar fora as plantas mortas.

Objetos favoráveis:
>O sapo disposto atrás da porta principal em um vaso com planta. 
>Os cristais dispostos no sudoeste, noroeste ou no centro da edificação.
Peixes de verdade ou porcelana perto da entrada ou junto à mesa de jantar.
>Vasos chineses.
>As flores. Nunca use flores secas ou murchas.
>Globos.
>As trepadeiras com muitas folhas.
>Girassóis.
>Luzes fortes na entrada. 
>Espelhos na sala de jantar.
>Mesas redondas.
>Uma pequena fonte de água. 
>Esculturas e objetos de arte bem equilibrados nas cores e materiais. 
>Moedas antigas simbolizando o ouro.
>Água corrente limpa e clara. 
>O elefante. 
>Pinheiros, bambus, grous e pêssegos.

Os cinco elementos:
O Fogo, A Terra, O Metal, A Madeira e a Água. No Ciclo Construtivo madeira alimenta fogo; fogo produz terra; terra cria metal; metal gera água; água nutre madeira. No Ciclo Destrutivo a madeira consome a terra; a terra represa água; a água apaga fogo; fogo derrete metal; metal corta madeira. 
PARA ENCONTRAR 0 SEU ELEMENTO: 
Para saber o elemento que mais o representa, utilizar o último número do ano em que nasceu:
ÚLTIMO NÚMERO DO ANO
YIN/YANG
ELEMENTO
0
yang
metal
1
yin
metal
2
yang
água
3
yin
água
4
yang
madeira
5
yin
madeira
6
yang
fogo
7
yin
fogo
8
yang
terra
9
yin
terra

CADA UM DESTES ELEMENTOS E SEUS CICLOS VITAIS:
MADEIRA: este elemento simboliza o início do Ciclo Vital, a energia que se expande em todas as direções, o poder de germinação, a forma retangular. As coisas emergem e começam a crescer. Cor verde e o nascer do sol. Direção Leste e a estação do ano a Primavera. Corresponde aos fluxos de órgãos do fígado e da vesícula biliar; o sabor o azedo; idéias; energia sem forma; novos começos; o estágio da energia antes de sua manifestação; raiva. Representado por plantas vivas, flores frescas, fibras de tecido, todo tipo de madeira.
FOGO: é o auge do Ciclo Vital, forma  triangular. Representado pela estação Verão e pela Lua Cheia, brilhante e total. Direção  Sul. Corresponde aos fluxos de órgãos do coração e intestino delgado; a cor vermelho; o sabor  amargo. O elemento fogo produz entusiasmo; ação; paixão; fé; abertura para ser guiado pelo poder superior; conhecimento da fonte; espírito; esgotado; intenso; não saber o momento de parar; pretensão e energia. É dinâmico. Esse elemento está associado ao sucesso e à sorte. Representado lareiras, cristais, flores vermelhas, candelabros.
TERRA: é a pausa do Ciclo Vital. A energia da terra se move horizontalmente em volta de seu próprio eixo e afeta o período de mudanças entre as estações. Forma quadrada, representada pelas cores amarela ou marrom. É representado pelo amarelo e pela lua antes da fase minguante, grande, dourada e cheia. Corresponde aos fluxos de órgãos do estômago e baço; todas as estações ou o período mais quente do ano; o sabor doce; a direção centro. O elemento terra proporciona segurança; estabilidade; bom senso; manifestação; forma; simpatia; estrutura; lentidão física; apego; construção; ancoragem; habilidade de manifestar idéias; habilidade de ser firme e consistente; obstinado; rígido; obcecado; preocupação. Esse elemento quando em desequilíbrio, pode gerar rigidez, incapacidade de encarar mudanças e progredir. Representação através de objetos de cerâmica, rochas, carvão, areia, objetos quadrados.
ÁGUA: Simboliza o início de um novo ciclo, a simpatia da docilidade, a sabedoria e a comunicação, quando as coisas alcançam o seu ponto máximo, pela forma horizontal e curvilínea. Representado pela estação inverno e pelas cores preto e azul. Corresponde aos fluxos de órgãos do rim e bexiga; o sabor salgado; a direção norte. Esse elemento é essencial à vida. O elemento água proporciona reflexão; receptividade; sentimentos; compaixão; permitir o fluxo dos sentimentos; sem forma própria; apego às emoções; assumir sentimentos ou emoções dos outros; medo. Representação é feita através de aquários, fontes, vidros, espelhos, plantas aquáticas.
METAL:  é o crepúsculo do Ciclo Vital, é o elemento da personalidade vigorosa e eficaz, corresponde aos fluxos de órgãos do pulmão e intestino grosso; a estação é o outono; a cor é o branco e cores metálicas,  forma  redondo; o sabor  pungente ou picante; a direção  oeste. É o sucesso financeiro. Representa a capacidade de administração; organização; comunicação; intelecto; pensamento; inspiração; idéias; definir e comunicar para si mesmo ou para os outros aquilo que você deseja; não limitado pela forma; possibilidades infinitas; a semente de uma nova forma; soltar; aéreo; não ancorado; nervoso; pesar, entretanto se usado em excesso, pode induzir às explosões emocionais, podendo inclusive chegar à violência. Representado por um Tigre Branco. Por ser produzido pelo movimento interior da energia, é o mais denso de todos os elementos e indica que a energia esta decrescente. E associado ao Sol Poente. Representação é feita através de metais, minerais, moedas, objetos redondos, objetos em prata, ouro cobre.
 

A ENERGIA DOS NÚMEROS:
PARA CALCULAR O NÚMERO DE SUA CASA:

Para determinar o número que influencia a sua casa, somar todos os dígitos do numero da casa e reduzir a um único algarismo.
No caso de edifícios e condomínios, dois tipos de influências:
a) A numeração só do apartamento ou casa;
b) A somatória da numeração da rua com a numeração apartamento ou casa.

O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS:

- Número 1: É a típica residência, onde as pessoas são agitadas, dinâmicas, alegres, falantes e inquietas. Seus moradores tendem a gostar de coisas diferentes, exóticas e chamativas, vida social intensa, agenda sempre cheia. Vida profissional muito movimentada. São pessoas que saem muito e gostam de promover reuniões com amigos e parentes, bem movimentadas, alegres e barulhentas. É uma casa que traz aos moradores Prosperidade e Sucesso.
- Número 2: Típica casa que faz lembrar da época infantil. Moradia bem cuidada nos pequenos detalhes. É um local acolhedor, tranqüilo e bonito. As pessoas são simpáticas, amáveis e ótimas anfitriãs. Os moradores preferem mais receber do que fazer uma visita. Sala e cozinha são os locais mais movimentados da casa.
- Número 3:  é uma das residências mais alegres. Será muito difícil ver alguém triste, de mal ou desanimado. As melhores festas e reuniões serão dadas nesta casa. Pessoas animadas, joviais e otimistas. Em geral, é uma casa de cores claras e alegres. São pessoas dinâmicas e expansivas, fazendo com que sempre estejam mudando algo.
- Número 4: Típica residência que tudo está no lugar certo. É uma casa funcional, organizada, prática e cheia de normas, obrigações e deveres, que deverão ser seguidas por todos os moradores. São pessoas conservadoras e apegadas a tradições familiares. Agenda. A decoração é móveis de madeira bem tradicionais. As pessoas são equilibradas e reservadas. É uma típica casa familiar.
- Número 5: Uma residência alegre, agitada, dinâmica e cheia de movimento. São moradores que têm capacidade adaptativa para trabalhar com mudanças constantes; promovem muitas transformações na vida. Estão sempre trocando os móveis de lugar e fazendo reformas. São pessoas que gostam de se manter informadas. Jornais, televisão, rádio, livros e internet, fazem parte da rotina desta casa.
- Número 6: Residência familiar e estável. Este número pode trazer muita sorte e harmonia. Ótimos anfitriões e amigos. Preocupação com o seu bem estar dos visitantes. Gostam de conforto e luxo. Cuidam muito bem da casa, nunca a deixam deteriorada, desarrumada ou suja. Sala de estar, de televisão e cozinha são os locais preferidos da casa.
- Número 7É uma residência discreta e reservada, com moradores reservados. Seus moradores gostam de ler, estudar e praticar ensinamentos espirituais, místicos e filosóficos. As reuniões feitas nesta casa sempre serão para discutir assuntos espirituais e filosóficos, ou para descontração. Um casal com um filho. Sala de leitura e meditação são cômodos obrigatórios.
- Número 8: É a casa dos deslumbrados.   Passa uma vibração de sucesso, riqueza, solidez material, segurança e poder. Seus moradores aprendem a trabalhar bem com a sua carreira, prosperidade e abundância. Pessoas que progridem na vida.
- Número 9: É a residência com mel, casa que quando se entra, não se deseja sair mais. Estas são acolhedoras, amistosas e de boas energias, que seus moradores devem tomar o cuidado para que as pessoas não invadam a sua intimidade. Todos que habitam são desapegados. Têm uma preocupação com o próximo e a comunidade. Entre os moradores, um médico, um líder comunitário, uma assistente social ou as pessoas trabalhando como voluntários. As pessoas terão muita facilidade em compreender os problemas o próximo.
Os quatro pontos cardeais:
Oeste: O Oeste é uma área de imprevisibilidade e. Contém o combate e a força, raiva, rapidez e violência, potencial. A cor do Oeste é o branco, seu elemento é o metal, e animais são o cão, o galo e o macaco. Sua estação é o outono, é imprevisível.
Sul: O Sul representa a sorte, o verão, fama e fortuna, felicidade, luz alegria e esperança. Seu elemento é o fogo. Os animais são a cabra, o cavalo e a cobra. Sua estação é o verão. É revigorante. 
Norte: O Norte representa o oculto, o misterioso, frio, sono, ritual, nutrição e cuidado. A cor do Norte é o preto. Seu elemento é a água. Seus animais são o javali, o rato e o búfalo. Sua estação é o inverno. É protetor e nutridor.
Leste: O Leste é protetor, culto, sábio e representa novos crescimentos, gentileza e aprendizado. A cor do Leste é o verde; seu elemento é madeira, seus animais são o tigre, a lebre e o dragão. Sua estação é a primavera, É expansivo e maduro.
Espelhos:
>A função do espelho é redirecionar a circulação de Energia  em um ambiente.
>Usado para refletir e dobrar uma imagem positiva na casa.
>Ajuda a aumentar espaços muitos estreitos e pequenos.
>Ajuda a iluminar locais muito escuros quando colocado em locais que refletem um luminoso ou uma janela.
>Um espelho pequeno pelo lado de fora da porta de entrada de uma residência impede a entrada de Energias Negativas. O ato de colocar um espelho acima da porta de entrada, pelo lado de fora, ativa a energia de proteção da casa contra as energias negativas. Não colocar espelho na parede que fica de frente a uma porta de entrada, do lado de dentro da casa.
>É muito bom ter um espelho ao lado da porta de entrada. Ele irá dobrar a entrada de oportunidades.
>Se colocar um espelho que refletir a mesa de jantar,  dobra a prosperidade desta mesa e colocar sobre a mesa uma bela fruteira cheia de frutas, flores vermelhas e amarelas.
>Numa janela ou varanda que dá para, um jardim ou parque cheio de árvores ou flores, colocar um espelho de frente a esta janela, refletindo esta bela paisagem dobrará a prosperidade na casa.
>Colocar um espelho pequeno na cozinha, atrás do fogão representa prosperidade.
>No quarto de dormir o espelho não pode, de forma alguma, refletir a cama, as pessoas dormindo.
Recomendações diversas:
>Um girassol, flor do elemento fogo, que sempre deve estar presente quando se chega a um lugar novo, seja escritório ou casa, atrai boas energias.
>Colocar uma planta de raiz forte no canto da prosperidade, que é o canto esquerdo no lado oposto à porta de entrada. Nesta área colocar de contratos de clientes importantes e tudo aquilo que quer manter no escritório. A planta traz estabilidade.
>A área do sucesso fica em frente à porta. Colocar um prisma, espelho, ou um sol, objetos que reflitam a luz e possam dar a sensação de prosperidade.
>Para atrair a harmonia entre os funcionários, colocar uma árvore da felicidade na área do relacionamento, que fica no canto direito, no lado oposto à porta de entrada.
>É conveniente também ter sempre por perto plantas que tragam o elemento terra, como orquídeas. Pois a terra traz harmonia.
"Não existe nada isolado; tudo está relacionado com algo. Principalmente, quando se trata do que é invisível e quase tudo que é importante é invisível, mas tem um poder impulsionador inestimável. (EM)".