quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CONFLITOS

CONFLITOS
Conceito: Qualquer desacordo que evita a convergência de posicionamentos pessoais.
O conflito está associado com alternativas e incompatibilidades. Revela-se negativo entre as partes e obstaculiza a integração. Está ligado a divergência de interesse da cada parte. Implica em concorrência.
O conflito se configura em diversas situações da existência humana. Gera dúvidas, indecisões, preocupações, tensões e similares. Mas, tem sempre uma geratriz vinculada à satisfação plena de necessidades e interesses pessoais, em confronto com limitações e  incompatibilidades.
Conflito é uma situação de concorrência, onde as partes estão conscientes da incompatibilidade de futuras posições potenciais, e na qual cada uma delas deseja ocupar uma posição incompatível com os desejos da outra.

Necessidades e Interesse: O ser humano tem necessidades e estas se resolvem com a aquisição bens. Isto gera interesse em satisfazer plenamente cada necessidade. Mas, os bens são limitados; todavia, a vontade de satisfazer às necessidades não tem limites. Os interesses são diferentes e se dão, segundo à expectativa de cada indivíduo. Esta realidade propicia ao surgimento de conflitos de toda a ordem. No ambiente social, para harmonizar a convivência humana, foram constituídas normas de procedimento, as regras de convivência em sociedade, embasadas na concepção de coletivo, supremacia de interesse, presunção de legitimidade, benefício comum, convergência de interesse e sacrifício do interesse menor ao interesse maior.
O conflito de interesses nasce quando a situação favorável à satisfação de uma necessidade excluir a situação favorável à satisfação de uma necessidade distinta. O conflito de interesses é o elemento material da lide, os elementos formais são a pretensão  e a resistência. O interesse coletivo é interesse externo, que é a raiz do Direito.
Resolução ou Administração de Conflitos:                   Os conflitos podem ser resolvidos ou administrados.
O conflito só se resolve pela ação dos próprios conflitantes ou mediante decisão imperativa de terceiros.
Meios de solução de conflitos: A autotutela, a autocomposição (a transação, a renúncia a desistência) e a heterocomposição (a arbitragem, a mediação e a forma judicial).
Jurisdição: É a função do Estado visando a atuação da vontade concreta da lei por meio da substituição, pela atividade dos órgãos públicos, da atividade de particulares ou de outros órgãos públicos,  afirmando a existência da vontade da lei, torná-la, pratica e efetiva.
 Ação: É o direito subjetivo que cada pessoa tem de pedir ao Estado a tutela. O titular da pretensão resistida ou insatisfeita, necessita assim provocar a atuação jurisdicional do Estado, iniciando ao processo.
 Processo: É a série de procedimentos que devem ser praticados para que se julgue a pretensão.
Administração de Conflitos: Para uma eficaz administração de conflitos é necessário:
1-Criar uma atmosfera afetiva;
2-Esclarecer as percepções vivenciadas;
3-Focalizar necessidades individuais e compartilhadas;
4-Construir um poder positivo e compartilhado;
5-Olhar para o futuro e, aprender com o passado;
6-Gerar opções de ganhos mútuos;
7-Desenvolver passos para a ação a ser efetivada;
8-Estabelecer acordos de benefícios mútuos.
9-Saber comunicar;
10-Saber ouvir;
11-Demonstrar interesse genuíno pelo que a pessoa está falando;
12-Evitar criticar ou tentar dirigir conversa;
13-Adotar uma posição afirmativa e de respeito ao interlocutor;
14-Saber perguntar;
15-Buscar solução não culpados;
16-Atentar para  os ganhos da solução;
17-Dialogar, não discutir;
18-Evitar ironias, sarcasmos e agressividades:
19-Ter habilidade para falar e ouvir, controlando o tom e voz e os gestos;
 20-Analisar situações alternativas;
21-Adotar uma crítica construtiva;
22-Praticar uma solução ganha-ganha;
23-Eliminar resistências;
24-Manter a calma e o humor;
25-Quando estiver errado reconhecer o erro;
26-Enfrentar os problemas, não evitar;
27-Elaborar um processo de comunicação eficaz;
28-Estar ciente de que existem diferenças individuais;
29-Atrair inteligências múltiplas;
30-Sempre ter a visão do todo, o conhecimento global, estar ciente de todos os fatores que afetam a análise;
31-Colocar as idéias em prática e  ser persistente;
32-Atentar que só existe objetivo comum quando há o sentimento de pertencer em cada indivíduo submetido ao coletivo.
“A resposta satisfatória exige uma pergunta adequada. A pergunta didaticamente elaborada é garantia de ganho pedagógico. (EM).”






quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TENDÊNCIAS, TRANSFORMAÇÕES E PERSPECETIVAS MUNDIAIS

TENDÊNCIAS, TRANSFORMAÇÕES E PERSPECTIVAS MUNDIAIS
Ante um constante processo de transformação mundial é necessário inovar no contexto do planejamento, mercado, consumidor, competências internas e concorrentes.
Os movimentos são impulsionados pelas transformações e as tendências originam-se de movimentos espontâneos, condicionantes históricos e fatores externos como a legislação, a publicidade e os comportamentos notáveis. Cada empresa deve analisar as tendências para concluir qual delas é mais compatível com a sua realidade e expectativa.
As tendências abaixo estão influenciando o padrão de consumo, o comportamento e o relacionamento:
*A otimização das fontes energéticas, utilizando menos força e com melhores resultados, e energia mais eficiente;
*As mudanças climáticas;
*Os problemas de mobilidade urbana, com a circulação de veículos e transporte de pessoas em níveis de saturação espacial;
*A expansão dos meios de comunicação e tecnológicos;
*A facilidade de conectividade entre os aparelhos;
*A ascensão social e o aumento do poder aquisitivo;
*Edificações mais compatíveis com a preservação ambiental e com aproveitamento de recursos naturais, na concepção de construção verde;
*A inclusão tecnologia, com acessibilidade cada vez ampla das pessoas de todos os níveis e regiões;
*Mudanças demográficas, as pessoas tem uma nova visão sobre saúde, educação, meio ambiente e avanços sociais;
*Globalização os produtos circulam pelos países, os comportamentos se  socializam nas diferentes culturas, formam-se Blocos econômicos homogêneos e de  interesse comum;
*escassez de recursos, impondo o seu emprego mais proveitoso e sem desperdício;
*A urbanização acentuada das regiões, identificando e interligando os mais evoluídos com aqueles que estão em evolução.
Conhecidas as grandes tendências, cabe a cada empresa, reinventar-se estrategicamente, para colocar-se inovadoramente no cenário dos empreendimentos competentemente habilitados para concorrer, competitivamente, no mercado cada vez mais seletivo e exigente de qualidade de produtos e agregação de valor.
“O cliente procura para comprar aquilo que mais se compatibiliza com a sua expectativa e satisfaz a sua necessidade. Tedo ao seu favor o handicap de poder fazer escolhas entre as ofertas e condições disponíveis. (EM).”

 




POSTURA QUALIFICADA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

POSTURA QUALIFICADA EM TODAS  AS CIRCUNSTÂNCIAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
*Falar e escrever corretamente, segundo o vernáculo, com concisez e moderação na semântica; evitando modismos, gírias, piadas, expressões vulgares e gracejos de mau gosto; acentuação gráfica e pronuncias fonéticas destoantes, troca de letras na pronuncia de palavras por se entender charmoso, cacoetes, repetição irritante de chavões, troca de gênero por espécie e outros vícios de linguagem, denotantes de falta absoluta de cultura, classe e qualidade pessoal.
*Portar-se com seriedade ao comunicar-se com as pessoas, nas lides diárias, pessoais e profissionais; demonstrando educação, cultura, classe, prudência, responsabilidade e conhecimento adequado de causa.
*Preservar o conceito pessoal, demonstrando controle e capacidade para tratar de conflitos, com sobriedade; sem explosões intempestivas, histéricas, afobadas, inopinadas e atestadoras de falência qualitativa social e cultural. Aprender a ouvir, analisar, ponderar e só depois de ter uma noção completa do quadro-problema, adotar a atitude compatível e estratégica para a resolução do impasse.
*Ser coerente em todas as situações. Fazendo com que as atitudes, por si só, se  constituam em testemunho constante e concreto do padrão de qualidade pessoal. Consolidando-se como um paradigma de excelência, quando avaliado no contexto sócio-econômico e cultural. Evitando assumir compromissos para os quais não possa cumprir; atrasos ou não comparecimento em eventos marcados e falta com a palavra empenhada.
*Ter consciência, sabedoria e inteligência suficientes para estar sempre aprendendo; praticando catarse, na concepção: aprender a desaprender para reaprender. Desprendendo-se de conceitos funcionais e operacionais ultrapassados; mas nunca sepultando os princípios, valores e virtudes perenes. O bem nunca defasa, será sempre benéfico e o mal só evolui para o malefício destrutivo.
Manter autocontrole e equilíbrio emocional, evitando extravasar o mau humor individual, sobre as demais pessoas próximas. Controlar o volume de voz ao falar, respeitando os ouvintes. Ser conveniente em todas as circunstâncias, evitando insinuações grotescas, maus modos e saliência inoportuna.
“Quem cala oportunamente e se retrai estrategicamente, contribui para minimizar a prática de besteiras de mau gosto. (EM).”







SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é inovação, com aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A prática da sustentabilidade abrange todas as fases do processo empresarial.
Doravante o setor que não praticar medidas de preservação ambiental e inclusive de espécies animais, estará fadado ao insucesso dos seus empreendimentos.
Terão preferência os fornecedores com práticas preservativas do meio ambiente, trato adequado com empregados e com a comunidade. Isto determina o surgimento de empresas solidárias, que praticam e privilegiam nas suas transações, aqueles de comungam com a mesma idéia sócio-econômica-ambiental.
É necessário implantar processos adequados de extração de matérias primas, processos fabris, políticas de comercialização, trato com os empregados e a comunidade. Processos para evitar a poluição, com a emissão, efluentes e resíduos gerados pela atividade econômica.
Esta época exige uma produção mais limpa, com prevenção da poluição, redução de perda de matéria prima, substituição de materiais de impacto negativo ambiental, redesenho de processos, equipamentos mais eficientes para a produção e com redução de consumo de energia elétrica.
Devem ser adotados projetos de reciclagem, neutralização de materiais, logística reversa; evitando matérias primas nocivas poluentes com metais pesados ou solventes; não produzindo resíduos poluidores. Os projetos devem prevenir a poluição e trazer benefícios econômicos.
Está tomando corpo uma consciência de preservação ambiental, em todos os segmentos sociais; desencadeando comportamentos que consideram o impacto sobre o meio ambiente, na ora de comprar, vender, vestir, alimentar e habitar. Qualquer produto ou similar em desacordo é rejeitado pelo interessado, na condição de consumidor ou similar.
No futuro os profissionais, cujas atividades e especializações estejam voltadas ao monitoramento ambiental, terão grande espaço no mercado e serão até de contratação determinada pela legislação dos países.

 “Cada época tem as suas necessidades compulsórias e a sociedade precisa oferecer respostas adequadas a estas demandas. (EM).”


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DOIS EFEITOS, DOIS IMPACTOS



DOIS EFEITOS, DOIS IMPACTOS
É perceptível e está cientificamente comprovado, que certos paradigmas e propósitos, geralmente apresentam duas facetas. Apresentam uma evolução, um desenvolvimento e um crescimento a priori, classificados como positivos; todavia, visto por outro ângulo, geram efeitos de impactação negativa.
A competição para prosperar e ter a marca de vencedor move forças internas, hipoteticamente positivas e também forças externas, com efeitos colaterais, nem sempre éticos, morais e construtivos. As mudanças inovadoras, na intenção de obtenção da eficácia pessoal e profissional estão afetando profundamente os valores, e as personalidades. Exercem uma pressão implacável sobre as pessoas. O padrão é vencer, afirmar-se, destacar-se e qualificar-se meritocráticamente; isto favorece certos traços de personalidade e reprimem outros.
Para construir a expressividade pessoal e profissional, com o objetivo de conquistar o máximo de apoio possível, ocorrem exageros de informação e até pseudo verdades. Isto interfere negativamente, gerando traços de personalidade indutores contumazes de práticas antiéticas.  A pessoa consegue mentir de forma convincente e quase não sente culpa. Nunca assumindo a responsabilidade por seu próprio comportamento.
É diferenciado ser flexível e impulsivo, sempre buscando novos estímulos e desafios, ousadamente, porque é necessário correr riscos, mas isto produz a idéia errônea de que não importa os meios, o relevante e atingir os fins.
Em nome de conquistas financeiras e econômicas, os laços sociais se enfraquecem e o comprometimento emocional perde conceito e sentido.
As avaliações de desempenho no trabalho, necessárias são, mas podem causar uma queda na autonomia e uma dependência cada vez maior de normas externas e em constante mudança, além de emulação entre colegas, com sentimentos mesquinhos de suplantação e vingança. E também impedem às pessoas de pensar de forma independente. Além do dano à sua auto-estima.
A afirmação de que qualquer pessoa pode “chegar lá” caso se esforce o suficiente. Isto coloca cada vez mais pressão nos ombros dos indivíduos. Quando a pessoa fracassa, gera sentimentos de humilhação, culpa e vergonha. A liberdade de escolher algo fora da narrativa de sucesso é limitada.
A meritocracia prega que o sucesso depende do esforço e do talento das pessoas,  a responsabilidade é toda da pessoa, parece que prometem liberdade. Junto com a idéia do individuo perfeito, a liberdade que acreditamos ter no Ocidente é a grande mentira dos dias atuais e de nossa época.
Precisamos ser bem-sucedidos, mas estamos perdendo normas e valores, uma mudança de ética e uma mudança de identidade. O sistema econômico atual está revelando a pior faceta.
Esta colateralidade destes padrões referenciais de sucesso econômico e profissional, repercutem no sistema psíquico das pessoas, gerando pressões, tensões e  até males de origens psicossomáticas; afetando o ambiente da harmonia social e da tranqüilidade pessoal.
“Num contexto de relatividade, cada fator é relevante e precisa ser adequadamente avaliado e conceitualizado. (EM).”