sábado, 28 de setembro de 2013

CONDIÇÃO E SANSAÇÃO

CONDIÇÃO E SENSAÇÃO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
ETIMOLOGIA:
Deus: Brilhante
Céu: Brilhante
Paraíso: Jardim cercado.
HERMENEUTICA TEOLÓGICA:
Quando na Bíblia constam termos como Céu, Jardim no Éden, Nova Jerusalém, Reino de Deus; trata-se de uma condição, uma sensação, não um local físico determinado.
A presença da Divindade ou de uma situação de perfeição gera uma condição e a sensação de algo paradisíaco, no local em que isto ocorrer.
TEXTOS BÍBLICOS:
João 4:24->Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
Lucas 24:39->Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho".
I Timóteo 1:17->Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.
João 8:21,23->Mais uma vez, Jesus lhes disse: "Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir".
Mas ele continuou: "Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo.
Salmo 115:16->Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra, ele a confiou ao homem.
Eclesiastes 5:2->Não seja precipitado de lábios,nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus.Deus está nos céus,e você está na terra,por isso, fale pouco.
Isaias 66:1-> Assim diz o Senhor: "O céu é o meu trono; e a terra, o estrado dos meus pés.Que espécie de casa vocês me edificarão?É este o meu lugar de descanso?
Atos 7:48-50->"Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:
O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
I Reis 8:27->"Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!
II Crônicas 2:6-> Mas quem é capaz de construir um templo para ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus? Quem sou eu, então, para lhe construir um templo, a não ser como um lugar para queimar sacrifícios perante ele?
Atos 17:24-> "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
II Crônicas 6:18->"Mas será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!
João 3:13->Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.
Lucas 17:20, 21->Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, Nem dirão ei-lo aqui! Ou Ei-lo ali!, pois o Reino de Deus está dentro de vós.
I Coríntios 4:20->Pois o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
Atos 7:33->E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
Êxodo 3:5->Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".
Romanos 11:16->Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão.
Mateus 23:19->Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Apocalipse 21:2,10,11,23->Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.
Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus.
Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.
A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.
Jó 38:4->Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.
Isaias 65:17->Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembranças  das coisas passadas nem mais se recordarão.
INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS TEXTOS BÍBLICOS CITADOS: Em ordem cronológica consta:
*DEUS é um espírito;
*Um espírito não tem carne nem ossos, não tem corpo. Por isto não ocupa espaço; pode estar em todo e espaço cósmico, sem ter que se deslocar. A sua comunicação é telepática, não idiomática; porque idioma é imperfeição, tem limitação, não une, não integra, separa;
*Deus é único, imortal e invisível. Só pode ser visto quando se manifestar com um corpo;
*Deus afirma que céu e para morada de espíritos e que Terra é morada para homens e animais. Jesus disse que os humanos não são compatíveis com o espaço celeste. O Céu, que etimologicamente significa brilhante não é um local fixo, compreende todo o espaço cósmico equivalente ao Universo e muito além;
*Deus não habita em ambientes materiais, como templos e similares, feitos por humanos criados, limitados e despojados de senhorio;
*Nenhum humano, pelo fato de ter corpo e se constituir em matéria, já subiu ao céu e nem subirá, em momento algum;
*O Reino de Deus não é um local, algo visível, é uma condição e uma sensação; não se pode afirmar é aqui ou ali. Consiste principalmente em poder de Deus que é o Senhor de Tudo:
*Onde a Divindade se manifestar será santo, terá uma condição e sensação santa, isto é separada;
*O Altar é que santifica a oferta; como a manifestação da Divindade é que santifica o espaço;
*A Nova Jerusalém não é um local físico, mas, uma condição gerada pela atenção Divina em momentos propícios, dando um sensação paradisíaca de plenitude, paz e perfeição inigualáveis;
*Todos os astros estão no espaço, nenhum está ligado ao outro, simplesmente suspensos e inter relacionados; nenhum está estacionado num local específico, todos em movimento e transformações constantes; criados, mantidos e movidos a energia, sem colisões.
CONCLUSÕES:
Salvo, ocorram prodígios transcendentais, conclue-se que seres espirituais, não tendo corpo físico, não ocupam espaço e como tal, não residem em locais fixos. Portanto o céu é apenas uma condição, que pela sua perfeição, gera uma sensação paradisíaca. A sua dimensão é todo o espaço; o que o referencia é a presença da Divindade. No espaço não existe em cima ou em baixo, existe apenas espaço infinito. O céu não é um espaço delimitado e fixo.
Quando a Bíblia faz referência à Nova Jerusalém, não se reporta a um local fixo sobre a Terra, mas a uma condição gerada pela presença da  Divindade, que produz sobre a humanidade uma sensação paradisíaca.
O ser humano nunca estará fora da Terra, apenas estará elevado durante o Milênio, que não é mil anos literais, mas uma simbologia etimológica que significa “repetir, repetir...”, para que possa ser purificado, para receber novo corpo e ingressar na Nova Terra, na condição de: justo, puro, santo, imortalizado, verdadeiro e perfeito.
O ser humano na Nova Terra não vai, está. Nos sábados, luas novas e festa dos tabernáculos, a presença da Divindade é que vai gerar a condição para estes eventos e a sua sensação paradisíaca para a humanidade.
O Jardim no Éden é uma prefiguração do acontecerá na Nova Terra; quando também havia comunicação da Divindade com o homem que fora criado, à imagem e semelhança de Jesus, o Filho do Homem, através do qual Deus se manifestou, no inicio do tempo do fim.
“Muito mais há que ser revelado; pois os tempos se configuram para a instantaneidade. (EM).”
 




terça-feira, 24 de setembro de 2013

GENOMA

GENOMA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
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 Genoma é toda a informação hereditária de um organismo codificada em seu DNA ou, em alguns vírus, no RNA. Inclui os genes e as sequências não-codificadoras, como intrão ou ADN-lixo, ou junk ADN.Ew. Este termo data de 1920, por autoria de Hans Winkler, professor de Biotecnologia na Universidade de Hamburgo. entretanto não é mais usado, porque se sabe que estas sequências não codificadoras são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções.
O genoma de um organismo é uma sequência de DNA completa de um conjunto de cromossomos; ou um dos dois conjuntos que um indivíduo diplóide contém em cada uma das suas células somáticas. O genoma de uma espécie  se reproduz sexualmente  sequenciado, refere-se à determinação das sequências de um conjunto de autossomos e de um de cada tipo de cromossomo sexual, que determinam o sexo.
A expressão constituição genética é usada para designar o genoma de um dado indivíduo ou organismo. O estudo das propriedades globais dos genomas de organismos relacionados chama-se genómica, termo que distingue essa disciplina da anatomia, que estuda as propriedades de genes únicos ou de grupos de genes.
No ser humano o genoma é constituído de 10 cromossomos diferentes. O Projeto genoma, compreende a tarefa de decodificação do DNA humano.
É de grande importância o Projeto Genoma Humano que deflagrou busca científica na área da biotecnologia. Proliferando atividades de acesso à partes do corpo humano, como tecidos e órgãos, objetivando coletar dados para conhecer a diversidade genética. Cujas ações são questionáveis do ponto de vista ético.
O genoma do Homo sapiens, é a sequência dos 23 pares de cromossomos do núcleo de cada célula humana diplóide. Dos 23 pares, 22 sãocromossomos autossômicos e um par é determinante do sexo (o cromossomo X nas mulheres e o cromossomo Y nos homens). O Projeto Genoma Humano produziu uma sequência de referencia do genoma humano eucromático, usado nas ciências biomédicas. O genoma humano possui cerca de 27.000 genes, que codificam todas as proteínas humanas com exceção daquelas codificadas pela mitocôndria.
A sequência de DNA que conforma o genoma humano contém codificada a informação necessária para a expressão altamente coordenada e adaptável ao ambiente, do conjunto de proteínas humanas. As proteínas são as principais biomoléculas reguladoras, sinalizadoras, organizando-se em enormes redes funcionais de interação. O proteoma fundamenta a morfologia e a funcionalidade de cada célula, assim como, a organização estrutural e funcional de células distintas conforme cada tecidoórgão e finalmente um organismo em seu conjunto. Assim o genoma humano contém a informação básica necessária para o desenvolvimento físico de um ser humano.

DILEMAS ÉTICOS:
Este fato deflagra dilemas éticos como: se alguém é portador de uma doença letal de manifestação tardia; O que fará depois que vier a saber disto?
Algumas pessoas querem saber, outras preferem não saber, mas todos têm o direito de saber.
Geralmente as pessoas querem ter o seu genoma mapeado. Mas como reagem se for descoberto em seus genes uma doença terminal?
 As doenças genéticas são doenças incuráveis. Existem genes que aumentam os fatores de risco para outras doenças. Entre os adultos com doenças crônicas, 10% tem algum problema de origem genética, e 33% das internações pediátricas tem problemas genéticos associados.
 Com as informações produzidas pelo Projeto Genoma Humano, o número de doenças caracterizadas como tendo componente genético tende a aumentar.
Estas doenças trazem consigo alguns dilemas éticos: é adequado diagnosticar doenças sem cura? É adequado testar indivíduos portadores assintomáticos, com risco apenas para a prole? É adequado realizar estes testes em pacientes com possibilidade de doenças degenerativas de início tardio ?
O tratamento destas doenças é por  terapia gênica, a partir de técnicas de Engenharia Genética.  A terapia gênica somática é utilizada para tratar doenças genéticas recessivas em células de diferentes tecidos não relacionados à produção de gametas. Provoca uma alteração no DNA do portador da patologia, através de retrovírus ou um adenovírus. Os problemas desta técnica são: o tempo de vida da célula hospedeira; a baixa expressão do gene; o controle da expressão gênica; a dificuldade de atingir o tecido-alvo e o seu potencial oncogênico.
Toda assistência genética, incluindo rastreamento, aconselhamento e testagem, devem ser voluntárias.
confidencialidade das informações genéticas deve ser mantida, exceto quando um alto risco de um sério dano aos membros da família em risco genético e a informação possa ser utilizada para evitar este dano;
privacidade de um indivíduo em particular deve ser protegida de terceiros institucionais: empregadores, seguradoras, escolas, entidades comerciais e órgãos governamentais,
O diagnóstico pré-natal deve ser feito somente por razões relevantes para a saúde do feto, para detectar condições genéticas e malformações fetais.

LEGISLAÇAO SOBRE O MAPEAMENTO GENÉTICO:
Lei 8974/95
Normas para o uso das técnicas de engenharia genética e  liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados
- proíbe a utilização de embriões em pesquisas e a manipulação de células germinativas.
Resolução 196/96
Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos
- todas as pesquisas que envolvem genética humana, realizadas no Brasil, devem ser aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa e pelo Comitê de Biossegurança de cada instituição e submetidos, posteriormente, à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
Instrução Normativa 08/97 CTNBio/MCT
- proíbe manipulação genética de células germinais e totipotentes e de clonagem em seres humanos.
PROCEDIMENTO RECOMENDADO:
No tocante ao mapeamento do genoma, deve-se proceder com prudência, entendida como sabedoria na deliberação, decisão e ação. A prudência considera a existência da incerteza, do risco, do desconhecido, componentes desta inovação científica. A prudência é que separa a ação do impulso, e dá fidelidade ao futuro, necessária na discussão dos aspectos éticos da genética.
Não somos capazes de responder a todos os problemas, na verdade, não respondemos completamente a nenhum deles. As respostas obtidas servem apenas para levantar um novo conjunto de questões.

“Não existe ação absoluta; tudo é relativo, interligado e necessariamente conectado. (EM).”

domingo, 22 de setembro de 2013

QUALIFICATIVOS PESSOAIS

QUALIFICATIVOS PESSOAIS
Alguns aspectos que destacam uma pessoa:
SER EDUCADO:
A educação envolve ética, procedimentos
que regulam as relações sociais
e tem objetivo harmonizar os interesses individuais e coletivos.
Há duas espécies de educação: a oriunda dos pais, do lar, da família e complementada pela religião; onde se educa para a ética, a moral, o respeito para os pais, os idosos e às autoridades civis, militares e religiosas. É a educação que forma a criança e o jovem para serem educados. Ela ensina valores e virtudes, sabedoria, prudência, humildade e consideração. A outra educação é a que vai formar a pessoa para a sua vida profissional, desenvolvida no Sistema Escolar. A primeira é  implementadora da segunda. Aprende mais e mais facilmente quem é educado.
Ser educado significa reconhecer de que existe uma razão para absorver os ensinamentos de quem se propõe a ensinar. Ser educado para se educar é uma condição necessária ao ser humano e que deve ver com gratidão, reverência e muito respeito quem lhe ensina para o seu próprio bem.
TER CONHECIMENTO:
É saber que conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, ter a idéia, a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. Por pressuposto saber identificar fenômenos com as suas causas e efeitos.
As categorias do conhecimento: sensorial, intelectual, popular ou empírico, científico,  filosófico e o  teológico.
TER CULTURA:
É acumular um conjunto de conhecimentos ao longo da existência, através do convívio com a família, parentes, amigos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos, a partir da infância. Periodicamente, comparando os valores abstraídos de todas essas pessoas, filtrando o que faz bem, juntando às  experiências e reciclando valores.
Cada pessoa tem a sua cultura de acordo com a sua conveniência. É necessário ser culto, ter cultura.
A construção do cabedal de cultura de uma pessoa é feita, especialmente, pela leitura.
A pessoa culta está preparada para extrapolar, interpretar, argumentar, comparar, associar, debater, posicionar-se, esclarecer e fazer opções.
TER ERUDIÇÃO:
É ter uma instrução vasta e variada, adquirida  pela leitura e pelo estudo, nomeada e direcionada a um conhecimento de cunho acadêmico. É sábia uma pessoa erudita, porque tem competências como prudência, moral e experiência de vida. Uma pessoa erudita usa os valores morais para manter uma correlação com a sociedade em geral, atribuindo seus conhecimentos àqueles que não possuem. O erudito é intelectual, porém nunca auto-suficiente. Isso porque uma pessoa só adquire autos suficiência quando ela já não mais precisa da ajuda de outras pessoas, e quando seus conhecimentos já excedem qualquer situação.
TER CLASSE:
É ser mais e mostrar menos. É ser agradável sem esnobismo. É ser suave e bondoso. É saber sair-se de situações constrangedoras com fidalguia. É saber escutar sem invadir. É saber de tudo e não comentar nada.
Uma pessoa de classe tem maneiras condizentes com as diferentes situações pessoais, sociais e profissionais. Tem bom senso, simplicidade, bom gosto, naturalidade e cordialidade em todos os momentos da sua existência.
As suas atitudes, maneiras, posicionamentos, vestuário são absolutamente naturais, como se já tivesse nascido assim. É como se tivesse convivido num meio refinado e educado todos os dias da sua existência.
Mas, Classe é um atributo que também pode ser adquirido. Ter classe é um movimento de dentro para fora. É a procura de um viver elegante e discreto, pautado pela simplicidade, amizade, atitudes de carinho, polidez e boa educação.
É a maneira de comportamento compatível em sociedade. Não sobressair, não falar alto, não gesticular exageradamente, não invadir salas e conversas, não ocasionar ruídos irritantes, com o batimento grosseiro de portas de salas e armários, arrastamento de móveis, risadas forçadas, emprego de gíria, uso inadequado de expressões de tratamento, incapacidade de distinguir o formal do vulgar.
As boas maneiras, a cortesia, a etiqueta e o respeito aos outros; são normas flexíveis que fazem parte da boa educação e do fato de ter classe. Portanto, Ter classe é ser civilizado e usar regras de etiqueta que combinem com seu estilo e melhorem as suas relações com as pessoas.
“Quanto mais importante for uma pessoa, em qualquer contexto; mais cativará se é austera, simples e oportuna. (EM).”







terça-feira, 17 de setembro de 2013

A MARGARINA

A MARGARINA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com 
 A MARGARINA foi fabricada para engordar perus. Todavia, acabou ocasionando a morte destas aves. No afã de recuperar o dinheiro investido na sua pesquisa, os seus idealizadores optaram por uma utilização alternativa. Juntaram um corante amarelo a esta substância tornando-a mais apetecível para consumo humano; como substituta da manteiga.

      
A margarina e a manteiga
têm a mesma quantidade de calorias.  A manteiga tem mais gorduras saturadas.
A margarina tende aumentar em 53% as doenças cardíacas e Triplica o seu risco, comparada com a manteiga. A  manteiga aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos, melhora o seu sabor, é mais saborosa, existe há séculos e traz mais benefícios nutricionais do que a margarina; que aumenta o colesterol total. Aumenta o risco de câncer em 500%; Diminui a resposta imunológica.
Diminui a resposta à insulina.
          
A margarina tem apenas uma molécula a menos do plástico e
possui 27 ingredientes utilizados nas tintas.
A margarina exposta: não atrai moscas, não sinaliza apodrecimento, decomposição e alteração no cheiro,
não forma bolor e nada se desenvolve ou cresce nela. Nem um pequeno microrganismo se interessa por ela.
A  margarina  é  quase  plástico,  não  é  alimento.
“Devemos olhar para trás: superação; para frente: metas; para dentro: auto-conhecimento; para o lado: socorrer, ajudar; para baixo: não pisar ninguém; para cima: Deus no controle.”


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SER SIMPLES

SER SIMPLES
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Para quem tem, realmente, classe pessoal, para se destacar com simpatia, basta-lhe o ser simples. Quanto maior for a sua importância social, cultural, intelectual, econômica ou política; a sua simplicidade mais cativará às pessoas.
Uma pessoa sempre deverá se sobressair pelo que é, e não pelo que tem. Os cargos e postos galgados, por mais importantes que sejam um dia passam e defasam, só resta a qualidade da pessoa; a sua dignidade, autenticidade e virtudes.
Ser simples é dar valor às pequenas coisas, aos pequenos gestos, à lealdade, à responsabilidade e à humildade. É respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo possuem de bens materiais. É evitar a arrogância  presunçosa. É ser normal, sem afetação, dando atenção e consideração às pessoas, olhando nos seus olhos com sinceridade, sendo educado o tempo todo, com todos.
Nunca perdendo a calma quando contrariado; moderando tom da fala, ouvindo e refletindo ponderadamente antes de manifestar-se e não se atendo à criticas e desabono dos outros.
Quem é simples e educado, pede licença, usa as expressões de tratamento adequadas, não interrompe falas e reuniões, não  invade espaços de privacidade; pede desculpa, diz por gentileza, agradece com deferência, respeita os mais graduados e experientes, evitando expressões vulgares e modismos alienantes. Sendo acima de tudo original, assumindo as suas crenças, sem tentar impingi-las aos outros.
“Quem é de verdade, não precisa dizer aos outros o que é; a sua postura coerente, manifesta o tempo todo é que lhe assegura, perante a opinião pública, o seu real grau hierárquico e valor. (EM).”


terça-feira, 10 de setembro de 2013

AGENTE DA SUA

AGENTE DA SUA HISTÓRIA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI  E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
1-O homem detentor do livre arbítrio, está potencialmente capacitado para escolher o seu destino.
2-O homem é vítima da sorte ou senhor do seu destino.
3-O homem pode ser senhor ou escravo; depende da escolha que fizer.
4-O homem é criador do seu ambiente e circunstâncias, e não produto deste meio.
5-A existência se expressa em ciclos, com ritmo harmonioso e compassado; segundo os impulsos cósmicos das leis naturais.
6-Todas as células animadas e as matérias inanimadas possuem movimento rítmico relacionado com os planetas, influenciando o nascimento, crescimento e desenvolvimento da vida vegetal e animal e o comportamento da natureza.
7-Se o homem agir em harmonia com as leis naturais, graças à cooperação dos ciclos da vida, colherá os generosos benefícios do plano cósmico.
8-Ao escolher, o homem está inevitavelmente, sujeito à lei da compensação e ao pagamento de um preço.
9-A lógica possibilita o raciocínio; mas, só as mentes superiores o buscam para entender as extraordinárias manifestações da vida; o mundo dos fenômenos; a energia que move e sustenta tudo; as coisas visíveis e tangíveis e as invisíveis, como: a eletricidade irretorquível, multi-universal, porém intangível e inesgotável.
10-Toda a energia do Universo provém de uma única origem, mas as suas emanações e radiações dividem-se em fases de ondulações cinéticas ou estáticas, na forma de oitavas.
11-O movimento é o principio fundamental de todas as coisas materiais. Sem ele não veríamos, ouviríamos, sentiríamos ou perceberíamos coisa alguma. A matéria resulta do movimento dos elétrons transferidos aos átomos e às moléculas; resultante das pulsações rítmicas da energia cósmica, segundo a Teoria da Relatividade de Einstein.
12-A consciência requer um oitavo de segundo para captar uma impressão, cujo registro na retina permanece um dezesseis avos de segundo. A captação demora mais do que a retenção.
13-Do elemento tempo para captar e transformar uma impressão mental em compreensão surgiu o hábito de associar a existência de tudo a um período de duração.
14-Cada humano possui um ciclo de existência, que se divide em períodos idênticos para todos os indivíduos. Inicia com o primeiro sopro de vida e se prolonga até aproximadamente cento e quarenta anos.
15-O respirar, o pulsar dos coração e o funcionamento dos órgãos são rítmicos e obedecem uma periodicidade. Tudo se move ritmicamente, cada coisa tem um ritmo natural, que se harmoniza com os ritmos cósmicos.
16-Deus no começo de toda a criação geometrizou tudo no Plano Universal e tudo se manifesta segundo princípios geométricos e matemáticos.
17-Os períodos da existência humana: O primeiro até os sete anos: Infância, auto descoberta, caminhar, falar, controle corporal, relação ambiental, base educacional e cultural; O segundo de sete a quatorze anos: Mudanças físicas; O terceiro de quatorze a vinte e um anos: Desenvolvimento psíquico, censo de responsabilidade, dignidade, amor próprio, caráter e fisiológico. O quarto período de vinte e um a vinte e oito anos: Desenvolvimento emocional, estabilidade e faculdades superiores; O quinto período de vinte e oito a trinta e cinco anos: Criatividade, ética, inventos, êxitos pessoais. O sexto de trinta e cinco a quarenta e dois anos: Exploração, investigação, revelação, período culminante; O sétimo de quarenta e dois a quarenta e nove anos: Desejo de descansar, meditar, refletir, religião e filosofia;  O oitavo de quanta e nove a cinqüenta e seis anos: Redução de ambições pessoais, redução da vitalidade, harmonia mental e psíquica, do físico para o espiritual; O nono dos cinqüenta e seis a sessenta e três anos: Amadurecimento   mental, debilitamento físico, espiritualização.
Os ciclos são iguais para todos; mas a manifestação maior ou menor dessas tendências, depende do grau de desenvolvimento de cada um; por fatores internos e externos; a evolução hereditária e de gerações sucessivas.
“O homem foi criado para ser agente da sua história e com capacidade para nortear o seu destino. (EM).”