quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIFERENÇA ENTRE QUÍMICA E FÍSICA




DIFERENÇA ENTRE QUÍMICA E FÍSICA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI  E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
QUÍMICA: É a ciência que estuda a composição, da estrutura e das propriedades da matéria, e as alterações sofridas durante as  reações químicas. Estuda a estrutura externa das substâncias e as suas transformações. A química moderna é a evolução da alquimia.
Existem diversos ramos dentro da própria química: a química orgânica, a química inorgânica, a bioquímica, a físico-química, a química analítica e a neuroquímica.
A química é uma ciência básica, que faculta conhecimento para numerosas áreas: a biologia, a medicina, a farmácia, a geologia, a astronomia e a engenharia. Estuda partículas fundamentais: Elétrons, Prótons e Nêutrons, partículas compostas: Núcleos Atômicos  Átomos e Moléculas e estruturas microscópicas: cristais/vidro, superfícies.
As primeiras experiências químicas surgiram com a utilização do fogo para transformar a matéria. A obtenção de ferro a partir do mineral, e o vidro a partir da areia; constatou-se que as substâncias tinham um poder de transformação. Procurou-se transformar o metal em ouro pela alquimia. química é uma ciência empírica, que recorre ao método científico através da observação, da experimentação e da quantificação.
Conceito de matéria: tem massa, volume e corpo.
Conceito de energia: é a grandeza que avalia a capacidade de um sistema para realizar trabalho. τ = F . d , onde: τ = trabalho; F é força e d é a distancia percorrida.
Energia cinética (Ec): relacionada ao movimento de um corpo ou objeto, calculada pelo produto: massa (m) por velocidade (v) elevada ao quadrado, e divida por dois. Ec = m . v²                                       
Energia potencial (Ep): é aquela armazenada em um corpo ou objeto submetido a gravidade (g), elasticidade, eletricidade ou magnetismo. Sua intensidade varia conforme a massa (m) do corpo e sua posição ou altura(h) em relação a um nível de referencia. Ep = m . g .h
Energia mecânica (Em): é a soma de  energia cinética e potencial.
Pressão: é uma força exercida por unidades de superfície.
Pressão atmosférica (atm): é a pressão exercida pela atmosfera terrestre em qualquer ponto, expressa pela massa da coluna de ar sobre unidade de área, multiplicada pela aceleração da gravidade no mesmo ponto.
Temperatura: é a medida da agitação térmica das partículas que constituem a matéria.

Calor: é energia em trânsito. Q = m . c . Δt, onde; m é a massa, c é o calor especifico e Δt é a variação de temperatura.
Temperatura crítica: é a temperatura a cima da qual uma substância só pode existir na fase gasosa.
Fusão: é a passagem da fase sólida para a fase líquida.
Solidificação: é a passagem da fase líquida para a fase sólida.
Ebulição: é a passagem da fase líquida para a fase vapor.
Evaporação: é uma sucessão de eventos, como um conjunto de fenômenos isolados e não relacionados, isto é, partículas que escapolem da superfície do líquido.
Condensação: é a passagem da fase vapor para a fase líquida. Se a condensação ocorre devido a um aumento de pressão, ela também pode ser chamada liquefação.

Sublimação: é a passagem da fase sólida para a fase vapor.
Ressublimação: é a passagem direta da fase vapor para a fase sólida.
Fenômeno físico: a composição da matéria é preservada, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.
Fenômeno químico: a composição da matéria é alterada.
Propriedades: Impenetrabilidade, Divisibilidade, Compressibilidade, Elasticidade, Inércia.
Grandeza: Massa: quilograma; Volume: metro cúbico; temperatura: kelvin; Comprimento: metro; quantidade de substância: mol; Pressão: pascal.

FÍSICA: É a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. Do grego φύσις (physis), significa natureza, nos seus primórdios ela estudava, indistintamente,  aspectos do mundo natural.
 DIFERENÇA ENTRE A QUÍMICA E A FÍSICA: A Física difere da Química, porque atenta menos para substâncias específicas e concentra-se na matéria em geral. Existem áreas em que as duas Ciências se cruzam na Físico-química, que aborda o âmago da matéria. A Física estuda uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, e o comportamento do universo material como um todo Cosmológico.
A Física é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas  Diferencia-se pelo estudo da Astronomia; enquanto a Química trata mais especificamente das estruturas das substâncias e das suas transformações. Inegavelmente existe alguma intercorrência entre a Física, a Química, a Biologia e Matemática; cujas fronteiras, a rigor não são estanques.
A Física Baseia-se na Matemática e na Lógica para a formulação de seus conceitos.
A Química estuda toda matéria existente no Universo e como ela se transforma e qual sua estruturação se baseando na Lei de Lavoisier.
A Física é o Estudo da Natureza e de Seus Fenômenos. Compreende  a: Mecânica - Estuda o movimento e suas causas. Termologia – estuda o calor. Acústica – estuda o som. Óptica – estuda a luz. Eletricidade – estuda a eletricidade. Física nuclear - procura entender as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria nuclear.
A Física e a Química combinam, físicos e químicos operam em campos próximos, porém distintos. A Física estuda os fenômenos naturais, observando seus agentes, registrando propriedades e estados visando explicar as interações entre eles. A Química observava e registra propriedades e estados,  com o foco nas substâncias, nas reações que fazem com que determinada substância se transforme em outra.
Em síntese: a Química está mais relacionada com a matéria, a sua composição e transformações. A Física com a natureza os seus movimentos e eventos e a complexidade astronômica.
“Toda a manhã estabeleça um objetivo para aquele dia. A sua existência vivenciará uma nova e surpreendente mudança positiva. (EM).”

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

APRENDENDO


APRENDENDO
*Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e aguardar com paciência.
*Aprendi que passo anos construindo uma verdade e posso destruí-la em apenas alguns segundos.
*Aprendi que posso fazer algo em um minuto e ter que responder pelas suas consequências o restante da minha existência.
*Aprendi que por mais que corte um bolo, cada fatia continua tendo duas faces; isto vale para o que cortamos em nossa existência.
*Aprendi que as circunstâncias da minha infância são em parte responsáveis pelo que sou; mas não pelas escolhas que faço como adulto.
*Numa briga tenho que escolher de que lado estou, mesmo não queira envolver-me.
*Aprendi que quando dois discutem não significa que se odeiam; quando dois não discutem não significa que se amam.
*Aprendi que por mais que eu queira proteger os meus amados, eles vão sofrer e eu também.
*Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre em poucas horas, por causa de pessoas que tinha visto antes.
*Aprendi que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas fora do contexto.
*Aprendi que os amigos precisam mostrar que são amigos.
*Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa existência, mesmo que tentamos retê-las para sempre.
*Aprendi que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente da pessoa que achei que iria piorar as coisas.
*Aprendi que posso ficar irritado, mas não tenho o direito de ser cruel.
*Aprendi que jamais devo dizer a uma criança que os seus sonhos são impossíveis.
*Não é bastante ser perdoado pelos outros é necessariamente indispensável perdoar-se a si próprio.
*Aprendi que não importa o quando estou sofrendo; o mundo não vai se importar por causa disto;
*Aprendi que vai demorar para me transformar na pessoa que quero ser e isto me exige paciência.
*Aprendi que posso ir além dos limites que me impus.
*Aprendi que preciso escolher entre controlar os meus pensamentos ou ser controlado por eles.
*Aprendi que heróis são pessoas que fazem o que devem fazer naquele momento; independentemente do medo que sentem.
*Aprendi que tenho muito que aprender ainda em minha existência.
“Se eu praticar, pela fé de que Jesus existe, tudo o que Ele recomendou; e ele não existe, não perdi nada. Todavia, se não praticar isto e Jesus existe, perdi tudo. (EM).”

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CÂNCER


CÂNCER
Segundo “JOHN HOPKINS-USA”, todos os indivíduos têm células cancerosas, que só aparecem nos testes normais, após se multiplicarem em milhões e atingirem um tamanho detectável.
Aparecem de 6 a 10 vezes na existência do indivíduo. Sendo o seu sistema imunológico forte, as células cancerosas são destruídas, impedindo a sua multiplicação e formação de tumores.
A manifestação do câncer denota múltiplas deficiências nutricionais, que podem ser vencidas com a mudança de hábitos alimentares, a inclusão de suplementos na dieta, reforçando o sistema imunológico.
A Quimioterapia envenena as células cancerosas, mas também destrói as células saudáveis da medula óssea, do trato gastrointestinal e pode danificar o fígado, rins, coração, pulmões, os tecidos e órgãos.  A quimioterapia reduz o tamanho do tumor cancerígeno, mas prolongadamente aplicada não o destrói e pode gerar infecções e complicações.
A cirurgia pode provocar disseminação cancerosa em todo o corpo.
Para combater o câncer deve-se alimentar as células cancerosas com algo que não possam multiplicar-se. A proteína da carne restante no intestino putrefaz-se acumulando toxinas que exigem enzimas digestivas. Menos carne ingerida, mais enzimas liberadas para combater e destruir as celas cancerosas.
O Sistema Imunológico é fortalecido pela vitamina E, e outros suplementos: IP6. Flor-ssence, Essiac, antioxidantes, minerais, EFAs.
O surgimento do câncer tem relação, dentre as outras causas, com fatores físicos e psíquicos. A mente positiva, acompanhada de posturas físicas adequadas, pouco açúcar, leite, carne; emprego de sal marinho ajudam muito no combate das causas deste mal.
Exercícios respiratórios e oxigênio destroem células cancerígenas. Legumes, grãos, sementes, nozes, frutas, sucos de vegetais, feijão, água purificada ou filtrada constituem-se em fatores preventivos contra o câncer. Nunca utilizar recipientes ou revestimento de plástico no micro-ondas porque geram dioxina.
“O que sensibiliza não são as palavras em defesa, mas o comportamento que desmonta os preconceitos. (EM)”

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MERCADO, CONJUNTURA E TECNOLOGIA


MERCADO, CONJUNTURA E TECNOLOGIA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
1-MARKETING: O cenário mundial, na atualidade, vive um quadro de crise, turbulências, problemas econômicos, dúvidas, sinais de recessão e incertezas; com consequências nos resultados empresariais.
Nestas circunstâncias, se requer uma conduta para o marketing, visando manter as empresas no mercado. Aproveitando o próprio processo problematizado e confuso, como um desafio para a superação.  Porque o Marketing tem mais amplitude, além de sua finalidade de propaganda. Deve ser encarado o problema, como uma oportunidade para evolução da capacidade resolutiva, criativa e inovadora.
O Marketing enseja uma inovação de ruptura nos negócios e uma visão ampla que monitora a conjuntura. A gestão da empresa precisa ter uma visão periférica, pois o futuro já está acontecendo.
Para fortalecer o marketing deve ser tirado proveito da turbulência; ir para onde está o crescimento; utilizar o marketing para impulsionar o futuro da organização;  intensificar a sua presença digital; convidar os clientes a co-criar o seu futuro; desenvolver o lado social do seu negócio.
O marketing enseja meios para a renovação dos negócios e permite detectar os fatores de declínio das empresas: Capital inadequado; Homogeneidade dos produtos e serviços oferecidos; Falta de inovação; Novos desejos do consumidor; Falta de adaptabilidade, flexibilidade e resiliência; Mudanças tecnológicas e  Competição intensa.
2-INOVAÇÃO: É uma ferramenta que permite às empresas alcançar objetivos únicos e estratégicos. A inovação não um fim, mas  um meio para atingir os objetivos estratégicos.
Para ser inovadora a empresa depende de ter estratégia única e relevante, clara e seguida implacavelmente, para diferencia-la da concorrência e ter a liderança de mercado. Com funcionários inovadores, dando-lhes liberdade e o incentivo, mesmo que ocorram eventuais fracassos; mas que não colocarão em risco as suas carreiras; assim ficam eles mais dispostos em assumir riscos com projetos inovadores que oferecem enormes recompensas potenciais para suas empresas.
As empresas inovadoras implementam ideias, oferecem um Ambiente de confiança e Autonomia. Dão aos funcionários metas claras, com a liberdade para encontrar seu próprio caminho para alcançar essas metas. Contratam pessoas inteligentes, capazes,  criativas e dão-lhes a liberdade de resolver os problemas, e a solução acontece.
3-VEÍCULOS MOVIDOS A HIDROGÊNIO: Já está sendo desenvolvida a tecnologia para os veículos rodarem com Hidrogênio. Embora seja um combustível mais caro que os demais.
O veículo a hidrogênio é uma versão modificada dos veículos a bateria,  ambos são movidos a eletricidade. Numa célula dentro do veículo, o hidrogênio é transformado em energia. O veículo se move e libera apenas água. O Hidrogênio permite 400 km de autonomia e abastecimento rápido.
O Hidrogênio é o gás que por ser produzido a partir de etanol, bagaço de cana ou outras opções pouco poluentes e do petróleo ou do carvão, com poluição.
O preço será mais será elevado, como ocorre com veículos híbridos, um motor elétrico e outro a diesel ou gasolina.
Os veículos a Hidrogênio e híbridos vão conviver, até que um deles prevaleça.
“O único responsável pela minha felicidade sou eu mesmo. (EM).”

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

OS ALGARISMOS COMPROVAM AS AFINIDADES


OS ALGARISMOS COMPROVAM AS AFINIDADES
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
As provas são cabais e demonstram que os algarismos e os números gerados por eles, estão sempre presentes, como algo indispensável, para uma ordenação sistemática do processo de comunicação de tudo.
As múltiplas coincidências algarismicas:
*Madeira: 6/Floresta: 6
*Direito: 7/Norma: 7
*Poder Judiciário: 4
Legislação: 3
Tribunais: 5
Comarcas: 1
Fórum: 1
Julgamentos: 2
Ministros: 1
Desembargadores: 1
Juízes: 9
Oficiais de Justiça: 1
Autos: 4
Processos: 3
Defesa: 4
Acusação: 1
Sentenças: 1
Réus: 9
Condenados: 4
Absolvidos: 1
Execução da Pena: 1
Apelação: 4
Transitado em Julgado: 2
 Soma: 4
*Tintas: 2/Pintor: 2
*Noite: 9/Escuro: 9
*Pé: 3/Calçado: 3
*Guerra: 7/Soldado: 7
*Idoso: 8/Velho: 8
*Cérebro: 3/Mente: 3
*Aviões: 8/Aéreos: 8
*Leite: 6/Café: 6
*Porta: 7/Janela: 7
*Ator: 9/Cinema: 9
*Roda: 2/Pneu: 2
*Algarismo: 5/Número: 5
*Lápis: 3/Escrita: 3
*Gasolina: 6/Combustível: 6
*Supremo: 8/Mega: 8
*Energia: 5/Eletricidade: 5
*Motor: 9/Movimento: 9
*Semente: 9/Safra: 9
*Boca: 3/Dente: 3
*Universidade: 5/Professor: 5
*Cereais: 6/Grãos: 6
*Óculo: 3/Visão
*Navios: 8/Oceano: 8
*Peixe: 5/Mar: 5
*Boi: 8/Pasto: 8
*Cobra: 3/Serpente: 3
*Lácteo: 2/Queijos: 2
*Conexão: 5/Articulação: 5
*Alimento: 8/Digestão: 8
*CNPJ: 7/CPF: 7
*Fé Pública: 3/Registro: 3
*Poderes Constitucionais: 3/Executivo, Legislativo, Judiciário: 3
*Casal: 9/Pai, Mãe: 9
*Patrimônio: 4/Bens: 4
*Cidade: 8/Urbano: 8
*Somar: 3/Juntar: 3
*Multiplicar: 8/Ampliação: 8
*Aprendizagem: 2/Assimilar: 2
*Capital: 8/Riquezas: 8
*Coincidência: 8/Confirmação: 8.
“Uma ação vai desencadeando outras sucessivamente. Por isto, a importância de agir. (EM).”





quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ESCRITURA E CERTIDÃO NEGATIVA


ESCRITURA E CERTIDÃO NEGATIVA
E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com


Certidão negativa não pode ser exigida para lavrar escritura. O direito relacionado à alienação e compra de um bem imóvel deve obediência exclusiva aos valores constitucionais e à vontade das partes, o que deixa sem força a restrição imposta em legislação infraconstitucional que negue esta liberdade.  
Este entendimento serviu de justificativa para o desembargador Venicio Salles, da 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, para não aceitar o ato de um Tabelião de notas que exigiu a apresentação da certidão negativa de débitos federais como condição para lavratura de escritura como referência à alienação de bem imóvel.
O relator, em seu voto, afirmou que a compra e venda não pode ficar condicionada a qualquer prova ou comprovação de regularidade fiscal ou previdenciária, salvo quando a própria transação tipificar fato gerador do imposto, “o que não é caso do imposto de renda que incide sobre os lucros, mas não sobre a própria venda e compra.”
A Lei 8.212/91 e o Decreto 3.048/99, que fazem a exigência da regularidade fiscal, já vêm sendo rechaçados pela jurisprudência,  provocando a edição das Súmulas 70, 323 e 547 do STF.
Decidiu o relator que além das hipóteses constitucionalmente previstas, qualquer forma direta ou indireta que venha restringir umas das prerrogativas do domínio se faz ineficaz.
“A propriedade, consubstanciada na prerrogativa de livremente usar, gozar e dispor de um bem imóvel, portanto, somente pode experimentar restrições determinadas pela 'função social', que é o vetor da melhor e mais harmônica formação das cidades; pela desapropriação, que representa a prevalência do direito coletivo sobre o individual; requisições em situações especiais e restrições urbanísticas que também possuem esteio na função social.”
Foi afastada a exigência da apresentação das certidões negativas referentes a quaisquer débitos tributários federais que não digam respeito ao ato negocial de alienação do bem imóvel. A ausência dessas pode “tão-somente constar do registro”.
“Aquilo que embora colocado objetivamente, mas carece de maior objetividade; derrapa para a subjetividade. (EM).”

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CICLO


CICLO
Por ERNIDIO MIGLIORINI E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com
 A rigor no Universo tudo é cíclico, nada é linear. Tudo se transforma, tudo se renova, tudo se movimenta com ênfase cíclica.
Ciclo é um período que marca a sucessão de fenômenos que se repetem sistematicamente. A cada ciclo os fenômenos astronômicos se reproduzem sucessivamente na mesma ordem.
O ciclo tem algumas características bem significativas: é representado por uma forma circular; o seu inicio e o seu término acontecem no mesmo ponto; o seu percurso abrange 360 graus e a cada período que se fecha, deixa sempre um resultado, um produto. Um sistema que volta ao seu estado inicial e se refaz com fidelidade.
A expressão bicicleta originou-se pelo fato, desse veículo ter duas rodas, cada uma formando um ciclo, que ao rodar o equivalente ao comprimento da sua circunferência, deixa como produto, a mesma medida percorrida e assim sucessivamente, formando um percurso mensurável.
O ciclo das águas significa que o manancial das águas do planeta, que  compreende as águas superiores, superficiais e inferiores, está em constante troca de espaços, mas sempre com a mesma quantidade total.
O ciclo, por ser um processo sistêmico é largamente utilizado como referência inicial e terminal em muitas áreas, como:
Botânica, Eletricidade, Biologia, Economia, Erosão, Lunar: período de 19 anos, no fim do qual as fases da Lua voltam às mesmas épocas, Solar: período de 28 anos, no fim do qual o ano recomeça com o mesmo dia da semana na mesma data do mês,
Motor de explosão, Ciclo por segundo, unidade de frequência para os fenômenos vibratórios, Vida conjunto de transformações porque podem passar os indivíduos de uma espécie para assegurar a sua continuidade.
Os ciclos são etapas que devem ser necessariamente cumpridas para a continuidade dos sistemas universais. São semelhantes aos degraus de uma escada infinita, que embora atinjam eventuais patamares, logo prosseguem no seu roteiro implacável de produção de necessários e estratégicos resultados.
“Protagonistas, coadjuvantes e figurantes da realidade fazem o espetáculo da existência, assim como ela é diariamente. Dia virá em que só haverá protagonistas agindo convergentemente no canal da perfeita harmonia. (EM).”

PLANETA TERRA


PLANETA TERRA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
1-Diâmetro equatorial: 12.756,28 km
2-Diâmetro Polar:  12.713,5 km.
3-Satélite: Lua
4-Distância do Sol: 150 milhões de km
5-Área total do planeta: 510,3 milhões km2  
6-Área das terras emersas: 149,67 milhões km2  ( 29,31% )  
7-Área dos mares e oceanos: 360,63 milhões km2 ( 70,69% )  
8-Área do Oceano Pacífico: 179,25 milhões km2,  ( 49,7% das águas )  
9-Área do Oceano Atlântico: 106,46 milhões km2,    (29,5% das águas)  
10-Área do Oceano Índico74,92 milhões km2, (20,8% das águas)  
11-Profundidade média dos oceanos: 3.795 metros  
12-Volume total das águas do planeta: 1,59 bilhões km3  
13-Circunferência da Terra no equador: 40.075 km  
14-Circunferência da Terra nos trópicos: 36.784 km  
15-Circunferência da Terra nos círculos polares: 15.992 km  
16-Circunferência da Terra nos meridianos: 40.003 km  
17-Diferença entre as circunferências equatorial e meridional: 72 km  
18-Velocidade orbital média: 29,79 km/segundo  
19-Estrutura da Terra 
·                   Atmosfera: camada gasosa que vai até  1.000 km de altura  
·                   Hidrosfera: conjunto das massas d'água, ocupando 70% da superfície  
·                   Litosfera: camada superficial sólida, cuja espessura varia de 5 a 10 km sob os oceanos e de 25 a 90 km nos continentes. 
·                   Manto: camada pastosa abaixo da litosfera ou crosta. Tem 2.900 km de espessura. Os elementos          predominantes: silício, alumínio, ferro, magnésio. A temperatura varia de 870°C junto à crosta até 2.200°C junto ao núcleo  
·                   Núcleo: região interior da Terra, composta de ferro e níquel derretidos. A temperatura varia de 2.200°C a  5.000°C no interior. A parte central é formada de níquel e ferro em estado sólido.  
·                    Atmosfera: Formada de Nitrogênio 78,084%, Oxigênio 20,946%, Argônio 0,934%, Outros gases  0,036%  
·                   Divisão pelo critério térmico:  
·                   Troposfera: vai até 12km de altura. Temperatura de 20°C a -60°C. Gradiente térmico negativo. Estratosfera: vai de 12 a 50 km de altura. Temperatura de -60°C a -5°C. Gradiente térmico positivo. É onde fica a Camada de Ozônio. Nela também chegam os Balões Meteorológicos, Mesosfera: vai de 50 a 80 km. Temperatura de -5°C a -95°C. Gradiente térmico negativo. Nela ocorrem as reflexões das ondas de rádio  
·                   Termosfera: vai de 80 a 500 km. Temperaturas de -95°C a 1000°C. Gradiente térmico positivo. Auroras polares, Nuvens noctilucentes. Reflexão das ondas de rádio  
·                   Exosfera: vai de 500 a 800 km. É a região que antecede o espaço sideral e onde ficam muitos dos satélites artificiais. As moléculas gasosas começam a libertar-se da gravidade terrestre.  
·                   Divisão pelo critério das condições químicas:  
·                   Homosfera: até 100 km. Composição constante e regular. Predominam nitrogênio e oxigênio  
·                   Heterosfera: de 100 a 500 km. Distribuição irregular dos gases. Predominam hélio e hidrogênio  
·                   Exosfera: Acima de 500 km. Os gases começam a escapar da atração terrestre  
·                    Formação do relevo: o relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. Alguns agentes são internos e outros externos. Os principais são:  
·                   Agentes internos:  vulcanismo, tectonismo, abalos sísmicos.  
·                   Agentes externos: ventos, chuvas, insolação, marés, animais, vegetação, ação do homem.  
20-Pontos mais altos do planeta 
·                   Na Ásia: Everest, no Nepal/China (8848 m );  K2,  no Paquistão/China (8611 m );  Kangchenjunga, no Nepal/Índia (8597 m)  
·                   Na América do Sul: Aconcágua (6959 m Argentina/Chile), Ojos del Salado (6880 m Argentina/Chile)  
·                   Na América do Norte: McKinley (6194 m Alasca), Logan (5959 m Canadá)  
·                   Na África: Kilimanjaro (5895 m  Tanzânia)  
·                   Na Europa: Monte Elbrus (5642 m   Rússia),    Mont Blanc  (4807 m    França/Itália)  
21-Extremos geográficos 
·                   Local mais chuvoso: monte Waialeale (Hawai, EUA) 11.680 mm anuais (Média de 974mm por mês). Chega a chover 350 dias por ano.  
·                   Local mais seco: Deserto de Atacama, no Chile. Sem chuva durante 1571 anos (de 400 a 1971)  
·                   Local mais quente: El Azizia, na Libia, com 58°C em 13/set/1922  
·                   Local mais frio: Estação Vostok, na Antártica, com -89,2°C em 21/jul/1983  
22-Movimentos da Terra 
·                   Rotação: em torno do próprio eixo, Duração do dia: 23h 56min 4s. De Oeste para Leste. Velocidade de 1670 km/h no equador ou 0,47 km/s  
·                   Translação/Revolução: em torno do Sol, Duração do ano 365d 5h 48min.  Velocidade  de 107.000 km/h ou  29,79 km/s. Com o eixo de rotação inclinado 23°27’ em relação ao eixo da eclíptica  
·                   Precessão: O eixo da Terra faz um círculo em torno do eixo da eclíptica no período aproximado de 26 mil anos, fazendo com que mude a posição dos polos celestes. Há 4 mil anos, o polo norte estava próximo da estrela alfa Draconis. Hoje está a 1 grau da Estrela Polar ou alfa da Ursa Maior. Dentro de 12 mil anos estará próximo à estrela Vega ou alfa de Lira. Este movimento faz mudar também a posição do Ponto Gama por entre as constelações zodiacais. Hoje, o Ponto Gama está na constelação de Peixes (Era de Peixes), entrando em Aquário mais ou menos no ano 2.600  
·                   Excentricidade da órbita: o movimento de revolução da Terra às vezes é mais achatado e outras vezes mais circular. Há 108 mil anos, era 3 vezes mais achatado do que hoje. Dentro de 24 mil anos, a excentricidade atingirá o seu mínimo, quando a órbita da Terra será quase um círculo.  
·                   Deslocamento do Periélio: faz-se em 21 mil anos. Motivo: influências gerais dos planetas. O eixo maior da órbita da Terra (linha das apsides) se desloca, fazendo com que o periélio e o afélio se movam também. A passagem de um periélio retornará à mesma data a cada 21 mil anos. Atualmente ocorre a 2 de janeiro. Daqui a 6.400 anos ocorrerá no equinócio de outono; daqui a 11.500 anos, no solstício de inverno; e dentro de 21 mil anos, novamente a 2 de janeiro, no solstício de verão.  
·                   Variação da Obliquidade: movimento de balanço que o eixo da Terra faz, chegando a um máximo de 24°30' e mínimo de 22° . Hoje, o eixo da Terra está inclinado 23° 27’ em relação ao Eixo da Eclíptica, decrescendo 47" por século. É um movimento que ocorre por causa de perturbações provenientes da ação conjunta dos planetas e do Sol ao longo da órbita anual de nosso planeta.
·                   Movimento Pendular: A Terra está cercada por um campo eletromagnético, localizado entre o solo e a Ionosfera, com uma altura de 100 km e uma ressonância constante de  7,83 hertz/pulsações por segundo ou um ciclo por segundo.
·                   Atualmente por diversos fatores condicionantes, chegam a ocorrer 12 pulsações por segundo, um aumento de 53,25 %, cujo incremento pulsatório; pode interferir na contagem da duração do tempo dos fenômenos naturais, do sistema planetário; afetar à saúde, reprogramar o DNA, gerar novo processamento energético e implementar a capacidade telepática. Pode causar grandes alterações climáticas e naturais como: 1000 relâmpagos por momento, com cargas elétricas de 500.000 Coulombs ou Ampères, em uma altitude de 55 km, com movimento ondular gerado pelo incremento pulsatório. Este e outros fatores podem determinar o surgimento da quarta dimensão e com ela, a instantaneidade das intenções; como ocorrências de extrema importância e necessidade funcional. Daí decorrendo a uma exceção tecnológica, a seletividade, a livre energia, um novo corpo com excelência intuitiva, o naturalismo, o surgimento da quinta dimensão,  mudanças de tempo, temores diante do inusitado, menos monetarismo, mais clareza. Considerando-se matemática e numericamente a aceleração do processo de pulsações terrestres, na ordem de  33,34 %, fatalmente abreviará o tempo de duração diária. É consensual no meio científico, astrofísico, que em tempos ainda distantes, as galáxias afastar-se-ão, ocorrerão mudanças no sistema gravitacional; acontecerá um processo necessário de repulsão energética; o desfazimento do sistema solar, o gravitamento isolado dos astros; alterações no reino animal, no sistema molecular e atômico, com os seus elétrons transformando-se em órbitas; explosões e dissoluções astronômicas, o rompimento das rochas; uma reconfiguração energética e de temperatura, com uma nova relação espaço-tempo e a expansão consequente do Universo.
  
23-Eras Geológicas
  • ERA       PERÍODO     ÉPOCA
  •        Quaternário:      Holoceno, Pleistoceno, Cenozoica.   
  •        Terciário:    Plioceno, Mioceno, Oligoceno, Eoceno, Paleoceno.
  •        Cretáceo:    Mesozoica   Jurássico, Triássico, Permiano,       Carbonífero.    
  • Paleozoica: Devoniano, Siluriano, Ordoviciano, Cambriano      
  • Pré-Cambriana ou Arqueozoica.        

24-Estações do ano:
Hemisfério Norte
  • Dia 21 de março - Início da primavera
  • Dia 21 de junho - Início do verão
  • Dia 21 de setembro - Início do outono
  • Dia 21 de dezembro - Início do inverno
Hemisfério Sul
  • Dia 21 de março - Início do outono
  • Dia 21 de junho - Início do inverno
  • Dia 21 de setembro - Início da primavera
  • Dia 21 de dezembro - Início do verão
25-População Mundial de 2013: 7 bilhões e 90 milhões de habitantes.
26-Duração do dia, semana, mês e ano: Dia: dura 23h 56min 04s. Este é, o tempo que a Terra demora a fazer uma rotação completa sobre o seu eixo.
Semana: dura 7 dias, tem equivalência com a duração das fases lunares.
Mês: dura 29 dias 12 horas 44 minutos e 2,8 segundos, tem equivalência com as quatro fases lunares.
Ano:   365d 5h 48min.
27-Movimentos da Lua: Satélite natural. A Lua só é menos brilhante que o Sol, que somente possui luz própria. A Lua é  iluminada pela luz do Sol e de outras estrelas refletida pela superfície dela. O contorno fraco da Lua durante as fases nova e minguante ocorre porque a luz do Sol que incide na Terra reflete na Lua. O fato de ser dia ou noite, não tem relação com a visão da Lua. A Lua cheia nasce as 18 horas e se põe às 6 horas. A Lua nova,  nasce às 6 horas e se põe às 18 horas. A Lua de quarto minguante surge à meia-noite, e a de quarto crescente, ao meio-dia.
A Lua está sempre girando em dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol, o movimento de translação da Lua, e em torno de si, o movimento de rotação. O tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor de seu eixo é o mesmo que demora para dar uma volta completa em torno da Terra. A parte da superfície da Lua voltada para a Terra é sempre a mesma.
As quatro fases - cheia, minguante, nova e crescente: a Lua gira ao redor da Terra e sempre a metade de sua superfície é iluminada pelo Sol - mas essa metade pode ou não estar voltada para a Terra. A fase da Lua é determinada pelo seu ângulo em relação à Terra e ao Sol. A parte iluminada do satélite indica as fases. Os raios solares incidem sobre a Terra e a Lua, iluminando sempre metade da superfície delas. O que muda, conforme as fases da Lua é a parcela da parte iluminada.
As Fases Crescente, Cheia, Minguante e Nova não duram uma semana, elas ocorrem apenas num dia do mês. A Lua  50% iluminada é: Lua  Crescente ou Minguante; 100% iluminada é Cheia e 0%  é Nova que duram algumas horas.
Em todos os demais dias do mês a Lua  está crescendo ou minguando, mas ainda não é Lua Crescente e nem Minguante.
28-Continentes: Continente é uma grande massa de terra cercada por água. Físicos:  qualquer massa de terra mais extensa que a Groenlândia. Políticos: conjunto de países de uma certa região do mundo que podem conter arquipélagos ou ilhas fora de seu território. Físicos: América, Eurafrásia, Austrália e Antártida. Políticos: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. Eurafrásia e a grande massa de terra subdividida em Europa, África e Ásia, a Ásia e a Europa se separam pelos montes Urais e a África se separa da Ásia pelo Canal de Suez. a Eurafrásia é o único continente físico que pode existir na região. Europa e a Ásia; por isso foi criado o termo Eurásia: Europa e Ásia. Não existe uma única forma de fixar o número de continentes. Sete continentes: Modelo convencional que se ensina habitualmente.
África: limita com a Ásia pelo canal de Suez e está separada da Europa pelo estreito de Gibraltar e se estende do sudoeste até o cabo da Boa Esperança;
América: está separada da Ásia pelo estreito de Bering, no noroeste, e está dividida em dois ou três subcontinentes;
América do Norte: localizada no hemisfério nor-ocidental;
América Central: se estende do istmo de Panamá até o istmo de Tehuantepec.
América do Sul: se estende do sul do canal até o cabo de Horns;
Ásia: separada da África pelo canal de Suez, se estende do leste e noroeste até o estreito de Bering e o oceano Índico;
Europa: separada da África pelo Mediterrâneo, se estende desde os montes Urais até a península Ibérica;
Oceania: localizada ao sudeste da Ásia, entre os oceanos Índico e Pacífico.
Antártida: rodeia o Polo Sul. Está separada da América pelo estreito de Drake, da Oceania pelo limite entre os oceanos Pacífico e Índico, e da África pelo limite entre este último e o Atlântico.
Continente área em km²:
Ásia      43 810 000
América      42 330 000       
África    30 370 000       
Antártida    13 720 000
Europa  10 180 000
Oceania       7 600 000
29-Grandeza da Terra em Relação ao Sol: A Terra é 109,35 vezes menor do que o Sol.  
30-Galáxia: Via Láctea.
31-Sistema Solar: A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior do Sistema Solar.
32-Planetas do Sistema Solar: 8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
33-Massa da Terra: 5,9742×10 .24 kg.
34-Temperatura na superfície: 15º C.
35-Campo Magnético: O campo magnético terrestre é de origem interna O eixo desse campo tem uma inclinação de onze graus com o eixo de rotação terrestre. Só as correntes elétricas, podem constituir uma fonte para o campo magnético global.
 “Nada pode ofuscar quem tem, realmente, brilho próprio. (EM).”