sexta-feira, 28 de setembro de 2012

METAS


METAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
A administração institucional atual requer planejamento de médio e longo prazo; capacidade de percepção antecipada de eventos, controles eficazes, estatísticas atualizadas para a tomada de  decisões e estabelecimento de METAS.
*Para atingir  as metas, elas  devem ser bem configuradas e formuladas por escrito.
*Elaborar metas que sejam factíveis, para que possam se transformar em resultado.
*As metas devem ser especificadas: o que, quando, quanto. O que se pretende alcançar, em quanto tempo, para que finalidade.
*Eleger poucas metas e monitorá-las freqüentemente.
*Quando as metas forem atingidas, ir substituindo por outras.
*As metas devem ser mensuráveis através de parâmetros como: medidas, tempo, valor, porcentagem, para permitir a sua avaliação, no tocante à sua realização.
*As metas devem ser acompanhadas para promover, quando for necessário,  ajustes ou correções.
*A concretização das metas exige: Esforço, trabalho e dedicação. Persistência para vencer  os obstáculos com perseverança. Paciência com planejamento de médio e longo prazo.
*Elaborar as metas e acreditar que é possível consecutá-las, com uma idéia sinergética.
“É necessário capturar a realidade do mercado antes que ela pouse.  Para salvaguardar a  continuidade organizacional ante os impactos adversos, que eventualmente estão embutidos no evento vindouro. (EM).” 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

INFORMAÇÕES DIVERSIFICADAS


INFORMAÇÕES DIVERSIFICADAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

1-DENTIÇÃO: Grupos e funções dentais.
Incisivos: 4 dentes frontais, 2 em cada arcada dentária, com a função de iniciar a mastigação alimentar, cortando os alimentos.
Caninos: 4 dentes posicionados ao lado dos incisivos, os maiores e mais fortes, com a função de dilacerar os alimentos.
Pré-molares: 8 dentes, localizados ao lado dos caninos, 4 de cada lado, com função de triturar os alimentos, para porções menores.
Molares: 12 dentes complementares, ao fundo das arcadas dentárias, com a função de execução da fase final da mastigação, moendo os alimentos para a deglutição.
2-SANGUE: Normalmente cada pessoa possui 5 litros de sangue, equivalente a 7% do seu peso. A cada minuto o sangue circula por todo o corpo. Em 15 segundos vai de uma mão à outra. Em 2 segundos desce da coxa à ponte do pé. Nas artérias ocorre a circulação de sangue vermelho. Nas veias vermelho escuro. As veias e  artérias somam 96,5 mil km. O sangue é originário, principalmente, da medula  óssea, que produz 200 ml por minuto. No coração o sangue atinge uma temperatura de 38,8º C; no fígado 40º. O sangue retirado do corpo coagula em 6 minutos.
3-HORMÔNIOS: Os hormônios do sexo feminino, humano: Hormônio folícolo estimulante – FSH: Produzido pela glândula hipótese, para maturação dos óvulos femininos visando a sua fertilização. Hormônio luteinizante – LH: Produzido pela glândula hipófise, envia os óvulos maduros do ovário para o útero, no 10º ou 14º dia ciclo de menstruação. Estrógeno: Pela ação do FSH nos ovários, dá formato ao corpo feminino: seios, cintura, quadris. Interfere no sistema nervoso, sexualidade e  no útero  para a fecundidade. Testosterona: Embora masculino, 10 vezes menor no corpo feminino, produzido nos ovários para manter a libido, interfere no crescimento dos pelos e alteração no ciclo menstrual. Androstenediona: Masculino, produzido em pequenas doses, pelos ovários e glândulas supra-renais, regula o crescimento dos pelos e pode ocasionar queda de cabelo. Progesterona: Produzido nos ovários pela ação do LH, para preparar o corpo feminino à gestação. A camada interna do útero, o endométrio, se torna espesso e repleto de vasos sanguíneos. Prolactina: produzido pela hipófise, para estimular as mamas femininas a produzir leite amamentável.
Os hormônios do sexo masculino, humano: Hormônio folículo estimulante - FSH: Produzido pela glândula hipófise para maturação dos espermatozóides presentes nos testículos. Andrógenos: com a presença de androstenediona e  testosterona, reflete-se em músculos volumosos, pelos por todo o corpo, voz grave, formação dos espermatozóides, atua na massa cinzenta e determina o impulso sexual. Hormônio luteinisante – LH: Produzido pela hipófise, as células dos testículos produzem hormônios andrógenos e testosterona.
4-NUTRIENTES:
Vitamina A: Fortalece os dentes e o sistema imunológico (rúcula, pimentão amarelo).
Vitamina C: Para cicatrização e absorção de ferro (brócolis e repolho).
Vitamina E: Protege os pulmões e os vasos capilares (alface e almeirão).
Cobre: Atua na formação das células vermelhas do sangue (Couve e tomate).
Ferro: Para o transporte do oxigênio  às células (aspargo e espinafre)
Fósforo: Manutenção óssea (abobrinha e escarola).
Magnésio: Para o metabolismo das células e proteínas (quiabo e agrião).
Potássio: Controle dos batimentos cardíacos (abobrinha e mostarda).
5-O ESPIRRO: Libera milhares de partículas, revestidas de umidade, voando rapidamente, em todas as direções, a uma distância de até 4 metros, permanecem flutuando por algum tempo. Conduzindo bactérias nocivas e contaminando os circundantes. (Espirrar de boca tapada e voltada para o chão).
6-GENÉTICA:
Ácido desoxirribonucléico – DNA: molécula em formato de escala torcida, dupla hélice, composta por pares de bases nitrogenadas, consistindo nas letras do código genético, como matéria-prima dos cromossomos.
Gene: é uma seqüência de letras: A, T, C ou G de uma proteína específica. Determina as características individuais.
Genoma: É o patrimônio genético de um  ser vivo; a coleção de genes alojada nos cromossomos do núcleo de cada célula.
7-A FOME E O ESTÔMAGO: Nos horários em que a pessoa está habituada a alimentar-se e não o faz, o estômago contrai-se e as paredes abdominais funcionam como amplificador produzindo ruídos estranhos.
8-OS SONHOS: A pessoa acordada utiliza-se da consciência para decidir e agir. No subconsciente é armazenada a memória pessoal e são produzidos os sonhos, para através da formulação de histórias, promover a comunicação do inconsciente com o consciente da pessoa.
9-INDICE DE MASSA CORPORAL – IMC: È o padrão de medida internacional para identificar o grau de obesidade pessoal; não considerando se é gordura efetivamente ou massa muscular.
Fórmula: IMC =              peso
                              _________________
                              Altura   vezes  altura
                  T A B E L A
Categoria                                    IMC
1.Abaixo do peso                   Menor de 18,5
2.Peso normal                        18,5 – 24,9
3.Sobrepeso                           25,0  - 29,9
4.Obesidade grau I                30,0  - 34,9
5.Obesidade grau II               35,0 – 39,9
6.Obesidade grau III              40,0 acima.
10.ACORDEON: Baseado  no instrumento de sopro chinês, o Cheng com o seu mesmo sistema de palhetas. Foi desenvolvido em 1829, em Viena, por Cirilus Demian. No século XIX, passou pela Itália, foi difundido por toda a Europa. Chegou ao Brasil em 1864, trazido pelos imigrantes italianos. É Instrumento feito para a dança nos bailes de aldeias. É um instrumento capaz de executar qualquer estilo de musica, erudita, de câmara e outras. Muito utilizado no Sul do Brasil.
11.MITOS, LENDAS E ASSOMBRAÇÕES:
Bicho Papão: um monstro peludo de olhos vermelhos, que assusta as crianças quando fazem arte.
Boitatá: uma cobra gigante de fogo, vive na água e transforma-se num toco em brasa, para atacar os que queimam a matas.
Boto: um boto que se transforma em um jovem bonito para conquistar mulheres e levá-las para dentro do rio, na Amazônia.
Bruxa: a última de sete filhas não batizada pela irmã mais velha, de dia é normal, à noite se transforma em coruja e quer chupar sangue.
Caipora: com o corpo cheio de pelos montado em um porco do mato, protege os animais da floresta com uma vara.
Cuca: uma bruxa com corpo de jacaré, usada para amedrontar crianças.
Curupira: um pequeno índio protetor dos animais, com os pés voltados para trás, para confundir os seus perseguidores.
Iara: uma sereia, a mãe d’água, sobe nas pedras para se exibir, nas noites de lua cheia, penteando os cabelos com pente de ouro, para atrair homens para o seu palácio subaquático.
Lobisomem: o sétimo filho, após seis filhas, na sexta-feira de lua cheia, da meia noite às 2 horas, transforma-se em um lobo peludo.
Mula sem cabeça: uma mula que no lugar da cabeça tem uma bola de fogo, dá coices em quem encontra.
Saci-Pererê: tem apenas uma perna, com carapuça vermelha, fumando cachimbo, apronta travessuras, trança as crinas dos cavalos, esconde objeto e esconde-se no redemoinho, some e aparece.
12-ANIVERSÁRIOS  DE CASAMENTO:
1 ano: bodas de papel; 2 anos: de algodão; 3 anos: de couro; 4 anos: de linho; 5 anos:  de madeira; 6 anos: de ferro; 7 anos: de lã; 8 anos: de cobre; 9 anos: de cerâmica; 10 anos: de estanho; 11 anos: de aço; 12 anos: de seda; 13 anos: de renda; 14 anos: de marfim; 15 anos: de cristal; 20 anos: de porcelana; 25 anos: de prata;  30 anos: de pérola; 35 anos: de coral; 40 anos: de rubi; 45 anos: de safira; 50 anos: de ouro; 55 anos: de esmeralda; 60 anos: de brilhante; 75 anos: de diamante.
13-SIMBOLOGIA DAS BEBIDAS:
Vinho: bebida da elite
Destilados: bebida da colonização
Café: bebida dos filósofos e cientistas
Chá: bebida do imperialismo
Cerveja: bebida da civilização
Coca Cola: bebida da globalização.
14-GÊNEROS POÉTICOS:
Lírico: A primeira manifestação literária de um povo e os sentimentos humanos.
Ode: Versa sobre as qualidades das pessoas ilustres; uma espécie de elogio ou tributo à qualidade de uma pessoa.
Hino: Canto de forma vibrante exaltando a pátria,os  heróis e os deuses.
Canção, Trova ou Lira: Com versos que descrevem assuntos diversos.
Elegia: Em tão triste repassado de sentimento.
Cantata: Expressão que se adapta à música.
Rondó: Composição poética entrecortada por estribilho ou refrão repetido a cada estrofe.
Madrigal: Versa o amor, os galanteios, a paixão.
Balada: Poema sobre temas de saudade amorosa.
Soneto: A forma mais nobre da pessoa, com 14 versos decassílabos, dois quartetos e dois tercetos.
15-SOLUÇÕES CASEIRAS:
Tapetes: lavar com água e vinagre.
Manchas de canetas esferográficas: com álcool.
Manchas de gordura: com talco ou farinha de trigo.
Manchas de vinho: com farinha de trigo e lavagem com suco de limão quente e sal.
Manchas de café, tinta, ferrugem: várias lavagens com suco de limão quente e sal.
16-EXPRESSÕES POPULARES:
Feito nas cochas: As telhas para a cobertura das casas, feitas de argila, eram moldadas nas cochas dos escravos, vindos da África. Como a estatura de cada escravo era maior ou menor, as telhas variavam de tamanho, ficando desiguais. Daí surgiu a expressão: “Feito nas cochas”, isto é de  qualquer jeito.
Calcanhar de Aquiles: Segundo a mitologia grega, na  Guerra de  Tróia, Tétis mãe de Aquiles, para tornar seu filho indestrutível, mergulhou-o num lago mágico, segurando-o pelo calcanhar, sendo então, Aquiles atingido no  calcanhar, a única parte que não estava protegida. Passou e ser isto símbolo da parte fraca de cada pessoa.
17.FILOSÓFICAS:
*A rigor, o tempo conserta tudo.
*As grandes realizações envolvem grandes riscos.
*Os três erres: Respeite a si mesmo; respeite os outros e seja responsável em todas as suas ações.
*Às vezes não conseguir o que queremos é um grandioso golpe de sorte.
*Quem aprende as regras é capaz de quebrá-las corretamente.
*Nunca deixemos uma pequena disputa prejudicar uma grande amizade.
*Quando percebemos que cometemos um erro ou engano, tomemos providências imediatas para corrigi-los.
*Tenhamos um tempo diário para ficarmos sozinhos só conosco.
*Estejamos abertos às mudanças, mas não permitamos que elas destruam nossos valores.
*O silêncio estratégico é melhor do que as respostas.
*Vivamos uma existência boa e honrada. Quando envelhecermos  e relembramos, poderemos desfrutá-la uma segunda vez.
*Em qualquer discordância com as pessoas; só resolvamos a situação, sem ficar remexendo com o passado.
*O conhecimento socializado é uma forma de alcançar a imortalidade.
*A melhor relação de amor é aquela na qual o seu amor pelo outro excede a sua necessidade do outro.
*O nosso sucesso é julgado pelo tivermos que abrir mão para consegui-lo.
“Posso perder todos os embates; mas não posso perder as lições que cada um me deixa. (EM).”














domingo, 23 de setembro de 2012

A SENDA DO SUCESSO

A SENDA DO SUCESSO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

          Sucesso significa alcançar o resultado desejado naquilo que se faz; análogo a êxito. Algo  resulta em sucesso quando tem como pressuposto procedimental o processo: Pensar, idealizar, querer, planejar, executar, testar, revisar, corporificar,  monitorar, reciclar, concluir, valorizar e valorar; aperfeiçoar e retomar.
Inicialmente, é importante querer e acreditar na possibilidade do intento. Depois agir e firmar-se na crença na possibilidade! É indispensável visualizar concretamente que há probabilidade! Pagar o preço, avançar não recuar, porque tudo é cíclico e o já foi feito no passado  não se desfaz é um  aprendizado. Só consegue-se agir no presente. É necessário atentar para o que começa e não o que termina.  Olhar para trás para compreender e olhar para frente para avançar.
         O processo de construção do sucesso depende decisivamente, do estabelecimento de metas inteligentes e factíveis. Sabendo que o risco é inevitável, mas a audácia é fundamental. É indispensável saber para onde se quer ir efetivamente e para conseguir o que. Requer que se domine as circunstâncias e que não se submeta a elas, por mais difíceis que sejam; sempre reconhecendo a força da adversidade e sinergeticamente superando-a. Os fracos aguardam a ocasião, os fortes a criam, pois a crítica é o tributo pago pelo sucesso. Cujo requer habilidade, oportunidade e coragem da parte do seu buscador;  aliado à força motriz mais poderosa, que é a vontade.
Ir à conquista do sucesso de forma independente, todavia nunca isoladamente. É necessário estar inserido no contexto e sempre que possível com parcerias estruturantes. 
          O sucesso neste contexto não tem conotação com fama, celebridade, obsessão vulgar ou algo que o valha, do cardápio da apelação rasteira e inculta, modista e despojada de qualquer qualidade. Refere-se ao fato de propor objetivos edificantes, pessoais ou institucionais, nos diversos campos de ação ou finalidades existenciais; alcançando-os exitosamente e concretizando metas  ousadas e de difícil colimação.
“Obter sucesso é planejar o caminho e agir oportuna e estrategicamente; encontrando na dificuldade a energia e os desafios para colher vitórias. (EM).”



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DIREITOS REAIS




DIREITOS REAIS
ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com.

       Direito real é a relação jurídica em virtude da qual o titular pode retirar da coisa, de modo exclusivo e contra todos, as utilidades que ela é capaz de produzir.


1-USO: o usuário só pode utilizá-lo limitado às suas necessidades. O usuário usará da coisa e perceberá os seus frutos, quanto o exigirem as suas necessidades.
Características: É um direito real sobre coisa alheia. É temporário, indivisível, intransmissível ou incessível,  personalíssimo.
Objeto: móveis; imóveis; corpóreos; incorpóreos.
Modos de constituição: Ato jurídico “inter vivos” ou “causa mortis”; Sentença judicial – artigo 1775, CC; Usucapião.
 Direitos e deveres do usuário: Fruir a utilidade da coisa;  Extrair do bem todos os frutos para atender às suas necessidades;  Praticar todos os atos indispensáveis à satisfação de suas necessidades; Melhorar o bem, introduzindo benfeitorias que o tornem mais cômodo ou agradável;  Administrar a coisa; Conservar a coisa com zelo e diligência;  Não retirar rendimentos ou utilidades que excedam àquela necessidade prevista em lei;  Proteger o bem;  Não dificultar ou impedir o exercício dos direitos do proprietário;  Restituir a coisa.
Extinção:  pela morte do usuário, pelo advento do termo de sua duração, pela destruição da coisa não sendo fungível, pela consolidação, pela renúncia, pelo não uso, ou não fruição, da coisa.

2-HABITAÇÃO: É o direito real temporário de ocupar gratuitamente casa alheia, para morada do titular e de sua família. O conteúdo da habitação é, assim, o habitar, não consistindo na fixação do domicílio, ou seja, não há o animus definitivo. O titular deste direito não a pode alugar, nem emprestar, mas simplesmente ocupá-la com sua família (artigo 1414).
Objeto: Bem imóvel, casa ou apartamento, com a destinação de  moradia gratuita, transcrito no registro imobiliário.
Características: direito real sobre coisa alheia; personalíssimo; temporário; indivisível, intransmissível, gratuito.

Direitos e deveres do habitador: Morar na casa com  família,  parentes e amigos,  que  não paguem hospedagem;  Exigir que o dono do imóvel respeite esse direito de moradia;  Defender sua posse;  Receber indenização pelas benfeitorias necessárias; Guardar e conservar o prédio;  Não alugar nem emprestar o imóvel;  Fazer seguro, se o título se impuser tal realização; Pagar todos os tributos;  Restituir o prédio ao proprietário ou a seus herdeiros.
 Extinção: Pelas mesmas causas do uso e do usufruto.

      
3-PROMESSA IRRETRATÁVEL DE VENDA:
       Promessa de compra e venda, sem  pacto de arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular,  registrada no Cartório de Registro de Imóveis, o promitente comprador adquire direito real à aquisição do imóvel (artigo 1417). Confere ao promissário comprador um direito real sobre a coisa vendida, direito real cujo conteúdo é a oponibilidade erga omnes e a possibilidade de alcançar a adjudicação compulsória.

       4-Oponível a terceiros: É a condição na qual,  inscrita a promessa de venda, perde o proprietário o poder de dispor da coisa prometida, recai sobre ela o direito do promissário comprador de torná-la sua,  pago o seu preço. Qualquer alienação que o proprietário  faça, fugindo à fé do contrato, é anulável por colidir com um direito preexistente do promissário.  Por seu direito ser oponível a terceiros, está ele munido da prerrogativa da seqüela, podendo o promissário comprador,  ir buscar a coisa nas mãos de quem quer que a detenha, para sobre ela exercer o seu direito real. Estatui o artigo 1418, CCB, “que o promitente comprador, titular de direito real, pode exigir do promitente vendedor, ou de terceiros, a quem os direitos deste forem cedidos, a outorga da escritura definitiva de compra e venda, conforme o disposto no instrumento preliminar; e, se houver recusa, requerer ao juiz a adjudicação do imóvel”.
        Direito à adjudicação compulsória: é uma das prerrogativas que constituem  conteúdo de direito real. Como tal,  consiste na possibilidade de obter declaração judicial, ordenando a incorporação do bem objeto do negócio ao patrimônio do adquirente; quando o alienante se recusa injustificadamente a outorgar a escritura de venda,  o comprador tem este meio compulsório para se sobrepor a tal recusa.

       Loteamentos e venda de terrenos:
       Os contratos, sem cláusula de arrependimento, de compromisso de compra e venda e cessão de direitos de imóveis não loteados, cujo preço tenha sido pago no ato de sua constituição ou deva sê-lo em uma ou mais prestações, desde que inscritos a qualquer tempo, atribuem aos compromissários direito real oponível a terceiros, e lhes conferem o direito de adjudicação compulsória.
       A promessa de compra e venda de imóveis loteados, regida pela Lei n.º 6766/79, pode ser feita por instrumento público ou particular. O instrumento público ou particular de promessa irretratável de venda não pode conter a cláusula de arrependimento e deverá ser inscrito no Registro da circunscrição imobiliária onde se situar o prédio. Não se pode conceder a adjudicação compulsória a um ajuste em que é lícito, para qualquer dos contratantes, retirar sua palavra.
“A qualidade da nossa existência resulta  da nossa atitude. (EM).”



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

REI DAVI


O REI DAVI  
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Transformei em algarismos aspectos da história do Rei Davi de Israel, para capturar as suas combinações e coincidências.
Transformação de palavras em algarismos:
1-Davi: valor em algarismos                     9
2-Belém                                                     1
3-Tribo de Judá                                         1
4-4ª na ordem dos filhos e Jacó               4
5-8º filho de Jessé                                     8
6-Israel                                                       1
7-Davi Rei de Israel                                   6
8-Bíblia I Samuel cap. 16 vers. 13             1
9-Estrela de Davi: símbolo de Israel        4
10-Quantidade de componentes
Geométricos da Estrela de Davi 39           3
11-Componentes geométricos da Estrela
De Davi: 2 triângulos eqüiláteros maiores,
6 menores, 1 hexágono, 24 ângulos
Internos, 6 externos                                  4
12-O escolhido                                           6
13-Rei                                                         5
Combinações Lógicas e Significativas através dos algarismos representativos:

-Belém                                                     1
      Tribo de Judá                                       1
      Quarta em Jacó                                    4
      8º filho de Jessé                                  8
      Israel                                                    1
      Soma: 2+3+4+5+6+15                       6
      Coincide com: Davi Rei de Israel        6

2ª-Davi                                                       9
      Bíblia I Sam...                                      1
      Estrela de Davi: Símbolo...                  4
      Quantidade de componentes
      Geométricos da Estrela de Davi          3               
      Soma: 1+8+9+3=                                8
      Coincide com: 8º filho de Jessé            8

3ª-Davi                                                       9                                                       
      8º de Jessé                                           8
      Belém                                                   1
      Tribo de Judá                                       1                                       
      4ª na Ordem de Jacó                           4
      Israel                                                  1
      Soma: 1+5+2+3+4+6=                     6
      Coincide com: Davi Rei de Israel       6

4ª-Bíblia I Sam...                                      1
     Estrela de Davi  e Símbolo...                4                                     
      Soma: 8+9=                                        5
      Coincide com: Rei                                5

5ª-Davi                                                      9
     O Escolhido                                           6
      Soma: 1+13=                                       6
      Coincide com: Davi Rei de Israel          6

6ª-Bíblia I Sam...                                       1
      Rei                                                        5
      Soma: 8+12=                                       6
      Coincide com: O escolhido                   6

“Quisera ter o poder de entender instantaneamente os  fatos, mas ainda não mo foi concedido. (EM). “