segunda-feira, 30 de abril de 2012

LEGADO DE MINHA MÃE


LEGADO DE  MINHA MÃE
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Minha querida, sábia  e saudosa  mãe LÍDIA RAVÁSIO MIGLIORINI, deixou-nos um rol de afirmações, que a seguir transcrevo:
>Seja feita a Sua vontade hoje. Hoje é um dia de realizações completas. Dou graças a Deus pelo dia de hoje. Milagres seguirão, milagres e  maravilhas nunca cessarão!
>Todo o ser humano é um elo áureo na corrente da minha prosperidade. Acho-me identificado em amor e com o espírito daqueles com quem convivo. O Espírito Santo nos defende em nossos interesses comuns!
>Expresso o meu pedido de perdão pelos meus pensamentos, palavras e atos e abençôo a todos que me causam sofrimento!
>As idéias Divinas nunca entram em conflito. Deus se serve de todas as pessoas e situações para realizar os meus desejos!
>O atraso é amigo e os obstáculos são propulsores para subir mais alto!
>Sou rodeado pela luz branca de Cristo, através da qual  nada de negativo pode penetrar!
>Não quero  o que não é meu por Direito Divino e só recebo aquilo, que me vem pela graça de Deus para o meu benefício!
>Transfiro para o meu Cristo este fardo, desassossego e sigo livremente o meu caminho!
>Todas as portas se abrem para surpresas agradáveis e o plano Divino da minha vida se realiza rapidamente pela Graça!
>Vejo agora o plano perfeito da minha vida. O entusiasmo Divino me anima e cumpro agora o meu destino supremo!
>Sou um perfeito instrumento não resistente; para Deus agir em seu plano perfeito, para eu executar e que se manifesta agora de um modo maravilhoso!
>Revelai-me o caminho e fazei-me ver claramente a benção que me concedeste. Eu sei o que devo fazer e vou executá-lo imediatamente, sob a direção de meu Cristo interno!
>Coloco toda a minha carga sobre Cristo e sigo livre e desafogadamente o meu caminho!
>Não há prejuízos na mente Divina, portanto não posso perder coisa alguma, que justamente me pertence, por isto que, o que é meu, me será restituído ou receberei o seu equivalente!
>O que é meu por Direito Divino nunca me pode ser tirado. O plano perfeito de Deus para mim se apóia numa rocha inabalável!
>Tudo o que e meu por Direito Divino, me é encaminhado agora e me chega com grandes avalanches e abundâncias, pela graça e de um modo milagroso!
>Eu sou uma idéia perfeita na mente Divina e acho-me sempre no lugar que compete, trabalhando perfeitamente e ganhando o que é justo!
>Eis que coloquei diante de ti a porta aberta e ninguém pode fechá-la!


“Que nunca me falte a humildade de ouvir e aprender a apreender, para tornar-me  mais digno da consideração do meu próximo. (EM).”






sábado, 28 de abril de 2012

CASAMENTO ESPECIAL


CASAMENTO ESPECIAL
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail:ernidiomigliorini@gmail.com

No dia 27 de abril de 2012 aconteceu o casamento de nossa Filha Andréia Migliorini com Thiago Adolfo Álvares Rosetto, ela Filha de Ernídio Migliorini e Maria da Luz Antoniolli, ele Filho de Eduardo Lari Rosetto e Márcia Regina C. Álvares Rosetto.
Andréia é uma renomada professora estadual de Educação Especial e Thiago cursa a Faculdade de Engenharia Civil, seu segundo  curso superior e destaca-se como bem sucedido empresário do ramo de alimentos.
O evento matrimonial se caracterizou pela elegância e classe dos nubentes, destacando-se a beleza da noiva e confraternização de  seus familiares, padrinhos e convivas; com uma  programação marcada pelo  bom  gosto e sociabilidade manifesta na forma de simpatia e distinção pessoal e mais de uma centena de presentes.
Os familiares e convidados do simpático e destacado casal foram recebidos no Restaurante Tabajara, para um lauto jantar e uma qualificada programação constando de: uma adequada,  elogiável e sábia mensagem aos nubentes, familiares, padrinhos e convivas proferida por nosso genro Christian Luis de Mattos, um videoclipe, cuja qualidade temática, revolveu a emoção dos presentes e  música com DJ de excelente seleção. O   registro fotográfico esteve a cargo de Amália Candiotto Foto&Arte e Barichello Eventos. Concluiu com a Valsa dos Noivos e dos pais.
Os nubentes Thiago e Andréia, que assinará   Andréia Migliorini Rosetto, vão comemorar o auspicioso evento em Buenos Aires, retornando no  próximo domingo.
Ao novel e carismático casal os votos de uma feliz, próspera, longa o suficiente, prolífera e abençoada união matrimonial, marcada pela comunhão plena de intenções e ações.
“Os ideais Divinos nunca entram em conflito. (LRM).”


sexta-feira, 27 de abril de 2012

REGISTRO

REGISTRO
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com

Registramos com gratidão o comunicado de HENRIQUE DIAS, MASTER STUDENT AT PPGC-UFRGS, membro do PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO DE COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; sobre o desempenho do nosso  BLOG, a nível de Brasil e solicitando a resposta a um questionário, conforme solicitação literal:
“Estamos mapeando os principais autores do Blogspot e gostaríamos que você respondesse um questionário sobre o seu perfil no Blogspot para contribuir com nossa pesquisa e melhorar os resultados. Abaixo segue o link do questionário... “
“Os primeiros trinta segundos de um primeiro contato de alguém  são decisivos, para sermos convincentes e impactar, se isto não ocorrer, o restante do tempo de conversação será ineficaz. (EM).”


terça-feira, 24 de abril de 2012

ILHA DE PÁSCOA


 
ILHA DE PÁSCOA
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Na Ilha de Páscoa, no Chile, 887 gigantescas
 estátuas de pedra monolítica, designadas  
 Moai estão espalhadas ao longo da costa, 
Construídas por volta de 1200  a 1500 d.C. 
pelo povo Rapanui. 
São estátuas perfeitamente talhadas, que  ostentam sobre suas cabeças "pukaos": cilindros de pedra vermelha; representando um cocar de penas vermelhas. Representam um torso humano masculino, de modo estilizado, de orelhas longas, sem pernas.
A maioria mede  entre 4,5 a 6 metros de altura e pesam de 1 a 27 toneladas cada uma. A maior tem 20 metros de altura. São feitas com técnicas de construção similares, as dos incas de Cuzco.
As estátuas foram erigidas em homenagem aos líderes mortos, o que explica o fato de estarem todas de costas para o mar, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.
A Ilha de Páscoa, descoberta em 1722, num domingo de páscoa, pelo holandês Jacob Roageveen.  é um dos lugares habitados mais isolados do mundo: com 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico, 1.600 km a leste da ilha de Pitcairn e 3.700 km a oeste do Chile. O holandês Jacob Roggeveen foi o primeiro ocidental a visita-la , em 5 de abril de 1722. Encontrou polinésios e nativos de "pele clara e cabelos vermelhos", que moravam em cabanas feitas de colmo e subsistiam da escassa vegetação. Em 1956, uma outra expedição, comandada pelo norueguês Thor Heyerdahl, descobriu milhares de ferramentas usadas na execução das estátuas.
       Todas as estátuas foram derrubados de suas no século XVII. A partir de 1956 algumas delas foram restauradas.
        Existem estátuas completas e incompletas. A estátua Moái Paro, é  mais elevada entre todas as completas, está localizado na plataforma Te Pito Kura, medindo 11 metros de altura e pesando 80 toneladas. Na pedreira de Rano Raraku há uma estátua inacabada de 21 metros de altura. O Ahu Tongariki é a maior das plataformas existentes, com 200 metros de comprimento e 15 moais sobre a mesma.
       A maior destas estátuas de pedra tombadas mede 8,4 metros de altura e pesa mais de 80 toneladas.
      Estas estátuas colossais, em toda ilha do Pacifico são inexplicáveis, o seu transporte na época como pode ter ocorrido, a sua escultura, posicionamento, por que não tinham pernas? As estátuas olham para o norte e nordeste, sul, sudoeste e sudeste. A ilha toda tem 170 km de extensão, 3500 km da costa oeste da América do sul. Existem hieróglifos por toda parte da ilha.
Quem e que ferramentas foram usadas na construção destas estátuas? Mundo está repleto de enigmas do qual só temos uma resposta, ou fomos auxiliados por seres inteligentes de outras galáxias, ou tivemos uma grande catástrofe da qual esquecemos tudo e recomeçamos tudo de novo. A ilha é de formação vulcânica, de relevo moderado, com altitudes que variam de 200 à 500m. Faz parte da província de ValParaíso no Chile, e constitui a Oceania chilena. nos canteiros do vulcão, sem terminar ficaram mais de 200 estátuas.
Existem três tipos de estátuas gigantes: As primeiras estátuas estão situadas nas praias à borda do mar. Seu número é de mais ou menos 200 à 260 e algumas estão à uma distância de mais de 20 km do canteiro do vulcão onde foram modeladas. Estas estavam instalados em vários números, sobre monumentos funerários chamados "ahus"e davam as costas para o mar. Com um tipo de chapéu cilíndrico chamado "Punkao", feito com uma rocha avermelhada, tirada do vulcão "Puna Pao". O segundo grupo ao pé do "Rano Raraku". São estátuas terminadas,  diferentes das outras,  seus corpos estão cobertos por símbolos. As órbitas dos olhos não estão desenhadas e precisam de um chapéu,  são mais enigmáticas. O terceiro grupo a de  "tukuturi", que possui  pernas,  comparada a arte pré-incaica. Os obreiros abandonaram suas ferramentas e oficinas. Como se tivessem sido surpreendidos  por uma catástrofe de caráter natural,  maremoto,  invasão ou epidemia.
Maior estátua construída na ilha tem 10 metros e 90 toneladas. E ainda existe uma outra inacabada com 20 metros de altura.
Mais da metade do tamanho das estátuas estava enterrado no solo, sendo posteriormente descoberto através de escavações arqueológicas.
Uma fantástica obra e um mega enigma.
“Não atingimos ainda, nem um por cento do conhecimento que forma o contexto da ciência. (EM).”













segunda-feira, 23 de abril de 2012

CÂIMBRAS


CÂIMBRAS
Por ERNÍDIO MIGLIORINI E-mail: ernidiomigliorini@gmail.com
Câimbra é  o espasmo  de origem nervosa ou neuromuscular, com  um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", que  permanece no estado de contração por algum tempo. São contrações involuntárias e dolorosas de um músculo. Frequentes durante a noite, ou exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado. Muinto dolorosas,   duram  alguns segundos ou vários minutos.  Podem atingir um ou mais músculos de uma vez.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar estas contrações: Panturrilhas ou gemelares (batata da perna). Músculos anteriores e posteriores da coxa. Pés. Mãos. Pescoço e Abdômen.
Causas:
      Aparecem em  condições de: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação, acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise); o excesso de eletricidade estática do corpo. Uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos causada por:
- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico).
- Desidratação (importante causa em idosos e em quem usa diuréticos).
- Alterações hidreletrolíticas,  depleção de cálcio e magnésio.
- Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio).
- Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).
- Alterações metabólicas:
diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia.
-Doenças neurológicas.
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas.
Drogas que podem ser a causa das câimbras: - Diuréticos, principalmente a furosemida .
- Donepezila (usado na
doença de Alzheimer).
- Neostigmina (usada na miastenia gravis).
- Raloxifeno (usado para
osteoporose e câncer de mama).
- Remédios para
hipertensão, principalmente a nifedipina .
- Broncodilatadores para asma como Salbutamol.
- Remédios para colesterol como o clofibrato e lovastatina.
Prevenção:
Ingestão de nutrientes a base de magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras:  couve,  rúcula,  escarola,  espinafre,  agrião,  lentilha, grão-de-bico,  feijão ,  cereais integrais;  alimentos ricos em potássio:  banana e batata não-descascada. Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma  sessão de alongamento antes e após exercícios, hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios físicos em dias muito quentes. Alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.
Atitude:
Sentindo-as,  parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Colocar os pês em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática. Contra as câimbras noturnas,  usar uma  almofada antiestática.
“A batalha mais importante é sempre a próxima. A anterior já escreveu a sua história e a próxima pode ser a decisiva. (EM).”  













sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESCALA DA TEMPO

ESCALA DO TEMPO
Por ERNIDIO MIGLIORINI e-MAIL: ernidiomigliorini@gmail.com
        A escala de tempo geológico representa a linha do tempo dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades.
        Eras: Duram em média 2.160  anos.
        Pré-História: compreende a Idade da Pedra (períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico). A Idade dos Metais (Idade do Cobre, do Bronze e do Ferro)
        Idade Antiga: Compreende a Antiguidade Oriental, Clássica e Tardia. Antiguidade é o período que se estende desde a invenção da escrita (de 4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). Europa e Oriente Próximo, povos que se desenvolveram na Idade Antiga. Os sumérios, na Mesopotâmia, a civilização que originou a escrita e a urbanização, a civilização egípcia. I milênio a. C., os persas um grande império, posteriormente Alexandre, o Grande. As civilizações clássicas a Grécia e Roma formadoras da civilização ocidental os hebreus (primeira civilização monoteísta), os fenícios (senhores do mar e do comércio e inventores do alfabeto), os celtas, etruscos. O estudo da história com Heródoto e Tucídides, gregos que questionaram o mito, a lenda e a ficção do fato histórico. Na América, a época pré-colombiana, as avançadas civilizações  astecas, maias e incas, povos ameríndios. Na China, Japão. Religiões que tiveram origem nesta época, o cristianismo, o budismo, confucionismo e judaísmo.
        Idade Média: Compreende a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média ( Idade Média Plena e Idade Média Tardia). Idade Média século XIV. Peste Negra (ou Peste Bubônica) que matou 1/3 da população européia Crise alimentar e morte de parte da população. Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França. Fortalecimento do comércio, o renascimento comercial e urbano  o surgimento da burguesia. As invasões de árabes, vikings, mongóis e húngaros dão-se entre os séculos VIII e XI. A economia medieval é de subsistência. A riqueza era agricultura e pastoreio. O comércio era escasso e a moeda era rara. A economia baseava-se no escambo. Estados criados nesta época: França, Inglaterra, Dinamarca, Portugal e reinos se fundiram na moderna Espanha. Línguas na Europa evoluíram a partir do latim, recebendo influências dos idiomas dos povos invasores. "Idade das Trevas". Florescimento no Oriente da cultura bizantina. Os castelos são um dos ícones da Idade Média. Desintegração do Império Romano do Ocidente, e do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla. Descoberta da América em 1492. Música medieval, arte medieval. Invasões bárbaras.  Bizâncio, antiga colônia grega, foi a capital do Império Romano do Oriente. No ano de 330, passou a ter o nome de Constantinopla, hoje Istambul. Expansão Islâmica.


        Idade Moderna: Compreende os séculos XVI e XVIII. É o período compreendido entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa). Transformações sócio-políticas e econômicas que mudaram o curso da história. Os movimentos: Renascimento Cultural, Reforma religiosa, Descobrimentos marítimos. As características da Idade Moderna: Capitalismo comercial, Descoberta e conquista de novos territórios, A submissão das Américas ao imperialismo europeu, A formação dos Estados nacionais unificados sob o poder do rei absolutista. A Igreja Católica, perdeu seu poder e sofre contestação.  A classe principal é a BURGUESIA. O Heliocentrismo,O sol como o centro do universo.  O Geocentrismo, A terra como o centro do universo. O Antropocentrismo, O homem como o centro das explicações. O Teocentrismo, Deus como centro das explicações. Racionalismo: toda explicação deve ser baseada na ciência e deve ser comprovada pela experiência (empírico
       A revolução industrial teve a sua partida por volta de 1780, na Inglaterra.
       A luta de classes foi a denominação dada pelo ideólogo comunista Karl Marx juntamente com Friedrich Engels, em 1848, para designar o confronto entre o que consideravam os opressores, a burguesia, e os oprimidos, o proletariado, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político. Segundo Karl Marx e  outros pensadores como Ricardo e Proudhon, a luta de classes é a força motriz  das grandes revoluções na história. Ela  começou com a criação da propriedade privada dos meios de produção. A partir  da divisão entre proprietários (burguesia) e trabalhadores (proletariado), possuidores dos meios de produção e possuidores unicamente da força de trabalho. Na sociedade capitalista, a burguesia se apodera da mercadoria produzida pelo proletariado, e o produtor desta mercadoria  um salário necessário para a sobrevivência deste. Os trabalhadores são forçados a vender seu trabalho por uma fração mísera do real valor da mercadoria que produzem, enquanto os proprietários se apoderam do restante. Capitalismo é o conceito criado por Karl Marx da mais-valia. A mais-valia consiste basicamente dessa porcentagem a mais que os capitalistas retiram da classe do proletariado. A luta de classes, segundo Karl Marx, só acabará com o fim do capitalismo e com o fim das classes sociais.
        Idade Contemporânea: Compreende os séculos XIX e XX. É o período atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa (1789 d.C.). A corrente filosófica iluminista, a importância da razão. Com o as duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo. A classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas. Compreende o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos nossos dias. A idade contemporânea está marcada pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista, pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores. No Século XVIII: Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas. No Século XIX: Unificação da Itália, Unificação da Alemanha. No Século XX: Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Crise de 1929, Modernismo, Comunismo, Fascismo, Nazismo, Segunda Guerra Mundial, Descolonização da África, e Guerra Fria. No Século XXI: Atentados de 11 de setembro,Crise econômica de 2008-2009, Primavera árabe de 2010-2011.
“Quanta sabedoria e nobreza reside na mente do humilde, que mesmo  ultrajado, recolhe-se à sua  insignificância e ainda abençoa diariamente aos seus algozes. (EM).”