segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS


VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS
Por Ernídio Migliorini    E-mail: ernidio@hotmail.com
Tenhamos como propósito fazer com que todas as pessoas que se aproximam de nós sintam-se especiais. Aprimorando gradativamente as nossas relações pessoais e profissionais. Com simpatia e carisma e assim conquistando respeito e resultados cada vez mais satisfatórios, construindo equipes convergentes e com sucesso.
Um comportamento cativante deve ser desenvolvido e praticado conscientemente. Fazendo que sejamos o tipo de pessoa ímã e que ilumina o ambiente quando chega. Os nossos relacionamentos são tão saudáveis quanto é a nossa mente. Exercitar o ato de valorizar as pessoas, iniciando pela sua própria e sincera valorização; construindo uma personalidade saudável. A saúde emocional condiciona a nossa felicidade. Só conseguiremos levar as pessoas até onde já temos chegado; porque não podemos dar o que não temos. Só podemos levar os outros a avançar se oferecermos algo além dos que eles já possuem. Antes de tentar ajudar ao próximo devemos testar se conseguimos ajudar a nós mesmos. Uma pessoa em sucedida é aquela que compreende o seu valor pessoal e sente-se segura de quem é. Reconheçamos, aceitemos, aumentemos e acreditemos no nosso valor, resolvendo os nossos problemas e corrigindo pontualmente as nossas deficiências. Jamais perderemos o nosso  valor como seres humanos. O maior patrimônio que temos à disposição, além da existência é a pessoa que somos.
Olhemos o que há de bom nos outros e ajudemô-los a se descobrirem, incentivando-os a alcançarem o seu potencial. Obtemos sucesso sempre que ajudamos os outros a atingirem o sucesso.
Os primeiros trinta segundos de uma conversa que tivermos com os outros são decisivos. Devemos elogiá-los, encorajá-los e inflar o seu ego; todos estão lutando a sua própria batalha e precisam ouvir algo bom, estimulante e elogioso, despertando suas esperanças, valorização e sonhos. Porque atenção, afirmação e admiração fazem as pessoas se sentirem melhor. O interlocutor brilhante é aquele que eleva o  ânimo das pessoas, falando edificantemente sobre o  valor pessoal delas.
A valorização pessoal incrementa a  motivação ajudando os que sabem  fazer o que podem fazer; quais os compromissos que podem assumir, quais os hábitos que devem abandonar, quais os caminhos que devem seguir.
Devemos deixar que as pessoas saibam que precisamos delas. Perguntar às pessoas o que elas pensam e escutar as suas respostas. Dizer que não conseguiremos fazer sem a ajuda dos outros. O verdadeiro líder é aquele que percebe que precisa dos outros e   faz os seus liderados sentirem-se como o centro dos acontecimentos. Valorizando as pessoas ficamos mais valiosos. Tendo o zelo de aprender, pronunciar e escrever corretamente o nome das pessoas; ressaltando os seus pontos fortes; fazendo-as ser mais do que já são, pelo estimulo construtivo que infla o seu  ego e destaca a sua singularidade. Porque as pessoas são incentivadas pelas suas áreas mais eficientes.
Transformemos o nosso sonho em nossos sonhos.
O meu sonho me permite que eu saia do que sou para me tornar tudo o que eu posso ser. Presentir o invisível para fazer o impossível. Colocar nas mãos de Deus porque o sonho é maior do que eu posso. Prosseguir quando desencorajado. Atrair vencedores, porque não se realiza sonho solitariamente, mas sim solidariamente. Usar toda a inteligência pessoal e toda aquela que conseguir emprestada.
As pessoas precisam se sentir úteis, saber que necessitam dos outros, saber que são necessárias, saber que ajudam e ajudaram; porque o destino de cada indivíduo está conectado ao de muitos outros. Isto nos torna mais desenvolvidos, justos, considerados, respeitados, produtivos e criativos.
As boas recordações e lembranças  unem as pessoas que viveram experiências comuns.
A censura deverá ser feita  sempre em particular; mas o elogio  em público. O Elogio sincero é a maneira mais eficaz para conquistar a simpatia das pessoas; porque ressalta as suas qualidades e o seu valor. Os elogios fortalecem e afirmam o valor das pessoas.  Se estimularmos os outros  a atingir o seu potencial eles vão se tornar o que devem ser. As pessoas vão mais longe quando são respeitadas  e lhes dizemos que são capazes.
As pessoas diferenciadas fazem as coisas acontecerem, agarram oportunidades, influenciam, agregam valor para si e para os outros, atraem vencedores; criam condições para a liderança dos outros, dão idéias resolutivas, possuem atitudes nobres, são compromissados e responsáveis e  inabalavelmente leais.
Devemos demonstrar com ações, o juízo que fazemos das pessoas. Mais do que a reputação do passado; dar-lhes uma excelente reputação futura. Deve-se dizer às pessoas, as competências, habilidades, aptidões e capacidades que as destacam, para instigar o seu potencial. Dizer palavras certas e incentivadoras no momento adequado. Falando de coração e pensando no que gostaríamos de ouvir se estivéssemos no lugar da pessoa a quem dirigimos a palavra. Isto pode mudar completamente o dia e o ânimo de uma pessoa abalada ou desmotivada. Encorajemos os sonhos das pessoas. A nossa  maior perda é quando algo morre dentro de nós, porém os sonhos nos mantém vivos e energizados.  Devemos nos esforçar o tempo todo para sermos construtivos nas nossas relações. As pessoas precisam e querem ser reconhecidas pelas suas potencialidades, dons e talentos. Dando crédito às pessoas  estamos valorizando-as. Preferencialmente, manifeste o seu apreço pelas pessoas por escrito. Qualquer pessoa pode ser importante para nós e qualquer coisa que fazemos poder se tornar importante. Ajamos em favor da edificação da auto-estima das pessoas, sem a conotação de esperar o retorno, como condição  sine qua non.
O compartilhamento de confidências e segredos, reciprocamente, também é uma demonstração da valorização pessoal; as pessoas sentem-se importantes quando alguém lhes confia formas e modelos que o levaram  ao sucesso no trato da sua problemática. Um grande fator construtor de felicidade é o ato de aprender a servir. Percebamos as necessidades dos outros. Toda a população mundial, com uma única exceção Eu, é composta pelos outros. O nosso sucesso social está no que fazemos pelos outros. Fazendo pelos outros o que eles não podem fazer por si mesmos; principalmente por aquelas pessoas que nunca poderão nos pagar de volta. Apresentemos as pessoas a alguém que elas nunca poderiam conhecer sozinhas. Levemo-las aonde não poderiam ir por conta própria. Ofereçamos a elas oportunidades e idéias que  não teriam por si.
Aprendamos a ouvir o que não está sendo dito pelas pessoas, ouçamos com o coração; encontrando a chave para o coração das pessoas. Aceitando o fato de que as pessoas são diferentes e mudam com o passar do tempo. Perguntemos:  quais são os seus sonhos? O que lhe faz chorar? O que lhe faz feliz? Quais são seus valores e pontos fortes? Como é o seu temperamento?
Nós agregamos mais valor quando estamos na nossa zona de força, ajudados por Deus e cercados de pessoas excelentes. Porque as pessoas podem ajudar-se mutuamente a serem bem sucedidas. Devemos acreditar e dar esperança ao nosso próximo. Quem ajuda o outro a ser bem sucedido também colhe sucesso.
Em tudo o que fizermos devemos nos concentrar no processo e não apenas na vitória, esta é uma decorrência normal, se agimos adequadamente.
O sucesso da nossa realização pessoal está associado à nossa capacidade de relacionamento e à nossa integridade. Devemos nos colocar no lugar das outras pessoas, em vez de colocar as pessoas no lugar que achamos que devem ficar. Devemos levantar o moral das pessoas que estão abatidas. O individuo tem um desejo ardente de ser estimado.
As causas de insatisfação dos funcionários: quando  não são ouvidas as suas sugestões; não são corrigidas as injustiças; a falta de incentivo; as criticas feitas diante de todos; desprezo pelas suas opiniões; não informação sobre os seus desempenhos e o favoritismo.
Precisamos: incentivar, reconhecer, ouvir, perdoar e compreender. Só persuade quem convence os outros de que tal procedimento também é bom para eles. Para atingir objetivos é  necessário estabelecer o alvo com precisão sabendo o rumo que está tomando.
Fonte: 25 Maneiras de valorizar as pessoas de John Maxwell & Lês Parrott   
“De tudo o que foi abordado sou um aprendiz, pratiquei e pratico com todo o tipo de pessoas  e os resultados são gratificantes e me fazem uma pessoa mui feliz. (EM).”








quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INOVAÇÃO


INOVAÇÃO
Por Ernídio Migliorini  E-mail: ernidio@hotmail.com
Inovação é a mudança de modelo e práticas que geram soluções e criam valor.
A inovação perpassa por processos simples, práticos e de senso comum e pela compreensão da sua estrutura. Não é uma renovação de produtos, mas de modelos e práticas sistemáticas, que geram soluções; reestrutura a maneira como fazemos e  muda o que já sabemos; porque o futuro pertence àqueles que possuem imaginação e criatividade.
A inovação e a criatividade podem  ser aprendidos e aperfeiçoados e se constituem em forças  de constante mudança. É necessário educar para a inovação e desenvolver competências inovadoras. Todos podem ser criativos e inovadores. Reinovando repensamos a melhor maneira para criar valor. Inovar não é agradar o mercado é envolvê-lo.
Invenção e inovação são conceitos diferentes, a primeira só cria volume, a segunda sempre cria valor e agiliza o modo de criação. A inovação implica em resultados previsíveis partindo de experimentações imprevisíveis. Ela provoca o encurtamento da vida útil dos produtos e idéias, que circulam rapidamente pelo mercado e se defasam. O futuro é dos modelos e práticas, não dos produtos,  porque a sua inovação é insuficiente.
O ser humano tem a capacidade de encontrar aplicações para novas idéias, reagir e se adaptar às mudanças.
A inovação trata de mudanças que criam novas experiências,  comportamentos e transformações culturais; com valor mensurável,  exige investimento e desenvolvimento sustentado, que se enriquece a cada repetição e contém o princípio da incerteza. Não podendo prever o desconhecido, precisamos nos preparar para lidar com ele. Com respostas  para problemas que ainda não existem. A inovação é um processo cada vez mais inevitável. Deve ser desenvolvida, necessariamente em equipe, aberta colaborativamente interna e externamente, com obstinação e convicção, construindo novos sonhos e considerando o risco como um aliado.
A liderança é fundamental no processo de inovação, criando ambiente para o seu desenvolvimento. Porque é necessário construir uma zona de inovação, onde são identificadas, avaliadas, cultivadas e desenvolvidas idéias com capacidade para criar valor;  o pensamento é estimulado e recompensado e o estabelecido é desafiado e redefinido. Inclusive capturando e armazenando idéias ainda em desenvolvimento. Sempre aproveitando e valorizando as idéias do patrimônio humano interno, impedindo que elas escapem da organização, por falta de sensibilidade da liderança. É essencial reter o  capital humano, libertar o poder do pensamento inovador, para garantir o volume e a velocidade das inovações. Recombinando idéias e invenções já existentes e criando um novo valor. Sempre gerando e fortalecendo uma cultura de inovação organizacional, capacitando, estimulando, recompensando e refinando o processo. Criatividade, inovação,  experiência e movimento precisam coexistir e co-habitar.
A inovação dá forma ao mercado e o mercado dá forma à inovação. Toda a mudança que agrega valor é inovadora. Inovadores são aqueles que abandonam um trajetória planejada para agarrar uma  nova oportunidade; dando uma guinada com velocidade estratégica e  disposição para experimentar o novo e inesperado; deixando o que está fora entrar. O desafio não é encontrar idéias é colocá-las em prática. Criando para o desconhecido e tolerando eventuais fracassos de percurso. O mercado não sabe pedir o que ainda não existe, é necessário oferecer-lhe algo inovador. A crise é um momento estratégico para inovações.
Fonte: Inovação com resultado de Thomas M. koulopoulos
“O risco, o fracasso e o tropeço, eventualmente fazem parte da mudança e da inovação; mas com obstinação e convicção tudo pode ser superado e depois compensado pela agregação de valor. (EM).”










quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ÁGUA


ÁGUA
Por Ernídio Migliorini     E-mail: ernidio@hotmail.com
A água é composta por duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Fórmula química  H2O.
Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água,  contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras.
Sem água não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. A regulagem da temperatura do corpo depende da água.  Pelo suor é expulso parte do calor interno.

O Ciclo da Água. A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.

As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar e assim sucessivamente.
  Água potável é aquela que pode ser  consumida pelos seres humanos. A água tratada é aquela que sofre um processo de  limpeza destinado a eliminar  os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável.
Estima-se que o total de água existente no planeta seja de um quatrilhão e 380 trilhões de metros cúbicos.
97 % de água salgada
1,75 % de água congelada
1,24 % de águas subterrâneas
0,007 %  de água potável.
“Atitudes e mudanças exigem  coragem e determinação, mas geram  avanços significativos. (EM).”

 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ATITUDE


ATITUDE
Por Ernídio Migliorini   E-mail: ernidio@hotmail.com
A atitude é um sentimento interior que se expressa pelo comportamento do indivíduo.
A habilidade é a nossa capacidade para fazer; a motivação é que impulsiona o que vamos fazer e a atitude revela a decisão e   a qualidade do que fazemos.
A mudança de atitude muda o nosso desempenho nas áreas de  atuação existencial,  melhorando-as e aperfeiçoando-as; para atingirmos os nossos objetivos  combinando intelectualidade, habilidade e atitude.
A atitude pode ser demonstrada por uma simples linguagem corporal ou expressão facial. O importante é que haja atitude e esta seja positiva, proporcionando crescimento, expansão mental e progresso. Atitude e relação excelente são garantias de resultado excelente. A nossa atitude revela o que esperamos da  nossa existência e determina a nossa relação com as pessoas. Precisamos com empatia colocarmo-nos na lugar dos outros; porque 68 % das pessoas se afastam uns dos outros por causa da indiferença.
É impossível que tudo se encaixe perfeitamente, por isto devemos ter habilidade para adaptar nossas atitudes à realidade, pela aprendizagem. O crescimento da  atitude é constante, a despeito de não haver atitude perfeita. Pensamento, ação, exemplo e persistência positivos, eis a fórmula...
Conforme for a atitude o problema pode ser uma benção. Um obstáculo pode se constituir numa oportunidade. Pois, toda a oportunidade tem uma dificuldade e toda a dificuldade tem uma oportunidade. A  escola que mais ensina é a das necessidades. As dificuldades é que fazem os grandes vultos sobressaírem. Quanto nos deparamos com um grande problema, devemos dizer: o alvo é tão grande que não vou errar, vou atingi-lo.
Devemos fazer as coisas pelas razões certas, embora o nosso ambiente tente controlar o nosso vôo. As pessoas não sabem quanto sabemos, até saberem quanto nos importamos. Precisamos nos mover além das nossas limitações e fronteiras auto-impostas. Dirão é impossível, mas  se persistirmos faremos. Vencedores não desistem. Momentos difíceis, mas isto passará. A decisão certa na hora certa é sucesso assegurado. A mudança traz crescimento; a fé é maior do que o medo; até os erros são pedagógicos.
Para cada situação precisamos ter uma atitude acertada e isto se aprende e aperfeiçoa com a experiência intencionalizada.
“Que nunca me falte a coragem de mudar; a dignidade para não submeter-me ao jugo dos mesquinhos e hipócritas e a humildade para reconhecer as minhas limitações. (EM).”



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Por Ernídio Migliorini  E-mail: ernidio@hotmail.com
Somos dotados de duas mentes, uma que pensa e a outra que sente; formando o conhecimento que constrói a nossa  vida mental. Uma inteligência interpessoal, para conhecer os outros e uma inteligência intrapessoal para termos uma imagem adequada de nós mesmos.
A Inteligência Emocional é um subconjunto da inteligência social que nos capacita ao controle dos sentimentos e emoções próprios e alheios, com discernimento, para guiar o nosso pensamento e nossas ações.
A tomada racional de posições, aliada aos sentimentos intuitivamente, contribuem  para obtermos possibilidades superiores em nossos empreendimentos. Percorrendo o caminho adequado e realizando-o melhor.
A amígdala é um elemento chave da vida emocional, graças a ela as recordações adquirem vitalidade singular, carga significativa, valores emocionais, vibração íntima e significado vital. O neocórtex responsável pelas funções intelectuais superiores combinado com a amígdala produz uma dimensão superior à vida emocional; processa velocidade aos sinais recebidos, dando respostas imediatas, eficazes e primárias, gerando reações em cadeia.
Os sentimentos nos orientam na direção adequada, para o melhor proveito das possibilidades racionais.
A Inteligência Emocional influencia decisivamente o nosso grau de habilidade e manejo do intelecto; acionando interativamente o pensar e o sentir, como nuclearidade do conhecimento. Inteligência é conhecimento, destreza, cognição  e emprego de conteúdos emocionais. O conhecimento de si mesmo, das próprias emoções, da origem das mesmas, da sua capacidade de condicionamento e a sua adequada gestão pelo indivíduo. Auto-gerando motivações positivas, garantindo êxito e fonte de felicidade; estabelecendo empatia, como base para contatos significativos e sensibilidade para com a realidade alheia. Permitindo que o indivíduo efetue enfoques  e formulações mais eficazes em sua existência, utilizando melhor as suas potencialidades e a arte de viver. Com capacidade de perceber-se a si mesmo, reconhecer a própria realidade, limitações; exercer maior controle sobre os seus atos, prevendo e evitando situações de sentimentos negativos, criando condições emocionais gratificantes e elevando a sua dose energética.
A empatia é o fundamento das relações. É gratificante saber que outrem se coloca em nosso lugar, compreendendo a nossa situação, nossos sentimentos, inquietudes, sofrimentos e angústias.
A empatia produz no seu praticante: capacidade e contato com as próprias emoções, habilidade para diálogo com os seus próprios sentimentos, disposição para ouvir os outros, abstenção de reflexões moralistas, solidariedade, gratidão, valorização das pequenas coisas; vínculo mais eficaz nas relações, controle emocional, sensibilidade, amor e caridade.
Só se relaciona bem com os outros, aquele que se relaciona em consigo mesmo. A qualidade da nossa existência depende das nossas relações. Ser terno com os jovens, compassivo com os anciãos, solidário com os lutadores e tolerante com os fortes e os fracos. Porque os projetos pessoais se resolvem em meio a fatores humanos.  A boca amável multiplica amigos e a língua que fala bem multiplica afabilidades.
A pessoa inteligente está ligada aos seus sentimentos e disposta a reconhecer os sentimentos alheios, desenvolvendo habilidades sociais tornando as suas relações eficazes e pautadas de excelente empatia; em busca de felicidade recíproca.
O funcionamento de cada indivíduo  obedece a leis muito complexas, para as quais ainda não temos todas as respostas. Na busca da paz, equilíbrio interno, serenidade e grau satisfatório de felicidade é necessário aplicar um processo educativo; pois apenas exploramos 10 % das potencialidades vitais. È necessário desenvolver conjuntamente o cérebro racional e o emocional. Pequenas coisas são capazes de forjar mudanças muito interessantes. A felicidade, a tristeza, a indignação, o temor, o remorso são emoções que condicionam o nosso desenvolvimento; impulsionando-nos ou freando e determinando atitudes. O estado emocional marca a qualidade da nossa participação na nossa existência e outorga o sentido do nosso fazer pessoal.
Nada pode atuar sobre o que não conhece. O pior inimigo é o desconhecido, aquele que não conhecemos o rosto e o seu esconderijo.
Precisamos que prevaleça na nossa existência a claridade, a capacidade de eliminar a dificuldade mental, a humildade de reconhecer os nossos erros, os encontros com nos mesmos, nunca desistamos de compreender, nunca sucumbamos à irracionalidade, não sejamos triviais em nossas atitudes, que nunca temamos a realidade e amemos de verdade.
A crença que temos a nosso respeito, não configura a verdade do que somos; precisamos tocar na base da nossa própria realidade. A adequação da nossa imagem à realidade é um sinal de inteligência. Precisamos edificar a nossa existência sobre a realidade, viver, sentir e projetar sobre a ótica realista. A viagem mais interessante que possamos fazer é a para o nosso próprio interior, que deve ser constante, para atuarmos com Inteligência Emocional, numa correta e eficaz relação com os demais. Podemos enganar os outros, mas não enganaremos a nós mesmos. É preciso coragem para ver o que somos e não o que gostaríamos de ser. É necessário um profundo ajuste interior e o sentimento de adequação à realidade. Não devemos fugir de nós mesmos, mas adotar uma atitude de sincera aproximação ao interior pessoal essencial, que nos define e condiciona; para alcançar uma personalidade saudável, o meu eu verdadeiro e o meu desenvolvimento.  Com honestidade e um diálogo sincero conosco mesmo isto acabará gerando um hábito cotidiano e natural. Adquirindo habilidades adequadas e treinando-nos emocionalmente, impediremos que nossos sentimentos nos condicionem e alienem.
O êxito de uma relação condiz com o fato: trate os outros como gosta de ser tratado. O real dificilmente atinge a qualidade de ideal. O encontro com nós mesmos, assumindo a própria realidade, reconhecendo e aceitando as nossas potencialidades e limitações; lutando para atingir os nossos objetivos e tudo o que se oponha à nossa realização e ser efetivamente inteligente. Esta aceitação pessoal é uma amostra de auto-estima.
Quem tem auto-estima aceita os sistemas de valores e princípios, valorizam-se e valorizam seus posicionamentos, sentem-se gratificados, confiam nas suas possibilidades, aceitam a sua realidade, reconciliam-se com os seus sentimentos, aceitam os outros,  alcançam maior plenitude existencial; são abertos à mudança,  à criatividade, à espontaneidade, são fraternos e solidários, bem humorados, realistas, tem relações significativas e profundas, tem senso ético, valorizam o recolhimento interior e sabem que nós não somos os nossos problemas.
Os rótulos são paralisadores e falseadores da realidade. O êxito e o fracasso são determinados pelas nossas crenças e atitudes. Precisamos ser acessíveis e flexíveis, rever o nosso comportamento e as bases que o sustentam; praticar a mudança, reconhecer as deficiências do nosso sistema de crenças e as suas distorções; a relatividade das nossas percepções, que atrás de cada problema existe um histórico a ser revelado para sermos eficazes quando atuamos. Para aperfeiçoar as  nossas relações devemos nos flexibilizar ante os demais; porque todo o progresso está baseado na vontade de mudar.
Diariamente temos que adquirir consciência clara de nossas emoções, para utilizá-las em prol do êxito dos resultados que almejamos; porque as emoções são os sinais para o ajuste das  nossas percepções e atitudes; porque somos capazes e podemos. Quando na vida houver um porquê acharemos o como. A felicidade não está em fazer o que ser quer, mas querer o que se faz. Os nossos impulsos necessitam de excitação e estímulo e os nossos ideais excitam e atraem a nossa atividade, como detonadores da nossa energia. Pensar nas coisas é fácil, difícil é lavá-las até o fim.
Um tempo de solidão; ouvir o que não se ouve,  são práticas que geram disciplina para o desenvolvimento emocional. Todo o encontro com uma criatura tem caráter revelador. O  nosso verdadeiro eu se revela na manifestação dos nossos sentimentos.
Podemos escolher e criticar e tomar decisões sobre os nossos próprios caminhos. A nossa existência toma a forma que nossos pensamentos projetam se avançarmos confiadamente na direção dos nossos sonhos e imaginação alcançaremos o êxito; porque somos aquilo que esculpimos com a nossa imaginação; com mudanças eficazes  encontradas nos impulsos das emoções, como uma paixão pelo possível; movendo a nossa vontade na consecução do nosso destino; mesmo sabendo que a vida e a natureza se movem por meio de leis que não podemos mudar. A sorte, o azar, a sina ou capricho, são nesta concepção mera mística; cujo fatalismo absoluto não existe. A existência é um misto de aventura e criatividade e cada um confecciona a sua própria existência, pois existe em cada um, uma base constantemente operativa. Conheçamos as nossas potencialidades e familiarizemo-nos com elas.
O passado deixou-nos recordações, nada podemos mudar apenas fazer uma avaliação das nossas atitudes. As  mudanças são parte da dinâmica existencial e não se produzem de maneira fulminante, necessitam de tempo para se enraizar.
Semeamos um  caráter e colheremos um destino. A motivação só pode partir de nós  mesmos e precisamos sentirmo-nos entusiasmados e estimulados pela existência, vivenciando posicionamentos e atitudes positivas e adequadas e isto é conseguido pela prática da Inteligência Emocional.
Fonte: Inteligência Emocional de Joaquim Campos Herrero.
“O momento magno da humanidade redimida será a Revelação da DIVINDADE e do mistério da invisibilidade. (EM.”





sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TECNOLOGIA, DADOS E OBSERVAÇÕES


TECNOLOGIA, DADOS E OBSERVAÇÕES
Por Ernídio Migliorini    E-mail: ernidio@hotmail.com
A população mundial é de 6,6 bilhões de habitantes, dos quais 20 % são Chineses e 17 % são Indianos.
Os 16 %  mais inteligentes da Índia, superam toda a população brasileira.
No instante que nascem 30 brasileiros, na Índia nascem 244 e na China 354.
A China terá a maior população do mundo/a maior quantidade de pessoas que falam o idioma inglês/ o maior exército/ o maior centro de negócios e finanças/ o melhor sistema educacional/ o maior avanço em inovação e  invenção/ o melhor padrão de vida/ o melhor modelo mundial de valor.
Nos Estados Unidos a metade dos seus trabalhadores permanece no máximo 5 anos na mesma empresa e 25 % continuam no mesmo  emprego por mais de um ano.
A juventude de hoje ocupará 10 a 14 empregos até completar  38 anos de idade.
As profissões mais essenciais de 2010, não existiam em 2004.
O inglês tem hoje 540.000 palavras, cinco vezes mais do que tinha antigamente.
A metade do que um acadêmico aprende no primeiro ano da sua faculdade já estará ultrapassado no terceiro ano do seu curso.
Um em cada oito dos casais americanos atuais conheceu-se via Internet.
2,7 bilhões de perguntas são formuladas via  Google, por mês.
My Space registra 106 milhões de usuários e Orkut 50 milhões.
São transmitidas mais de 6,6 bilhões de mensagens por dia.
3000 livros novos são publicados diariamente.
A quantidade de informações geradas em 2010 é maior do que todas as acumuladas nos últimos 5 mil anos.
A quantidade de informações  técniconológicas dobra a cada dois anos.
Em 2010 o conhecimento humano dobrou a cada 72 horas.
A informação é cada vez mais digitalizada. Fibras óticas de terceira geração conduzem 10 trilhões de Bits por segundo, nu único fio; equivalente à 1900 CDs ou 150 milhões de ligações telefônicas simultâneas por segundo. Tudo isto triplica a cada seis meses, a custos reduzidíssimos.
Em 2009 foram produzidos 47 milhoes de Laptops.
O Projeto Laptops a cem dólares, fornecerá 50 a 100 milhões de aparelhos a jovens dos países em desenvolvimento.
Até 2022 será desenvolvido um Supercomputador que excederá à capacidade  do cérebro humano.
“Devemos cuidar do terreno como se fossemos viver aqui para sempre e do espiritual como se fossemos deixar este mundo neste instante.”






domingo, 2 de outubro de 2011

ASPECTOS EDUCACIONAIS

ASPECTOS EDUCACIONAIS
Por Ernídio Migliorini  E:mail: ernidio@hotmail.com

Uma importante função da escola é a formação de valores.
A educação formal não está preparando o educando para decidir.
Sorrir por sorrir leva à exaustão emocional e à queda do humor.
A qualidade e universalização do aprendizado do ensino fundamental são vitais para toda a seqüência da vida escolar.
É necessário aprender todas as linguagens de forma articulada e integrada.
Um bom professor precisa querer ser um excelente professor, ter virtudes, planejar as suas atividades, ser cortês e polido, assíduo e pontual, deve conhecer cada vez mais e ter cultura geral, evitar a rotina, ser criativo, deixar os seus problemas fora da sala de aula, ser um exemplo de motivação, ser digno do nome de professor.
Precisamos mudar de estilo sem perder a identidade.
Devemos organizar o  pensamento, usar adequadamente as palavras e defender consistentemente os nossos pontos de vista, se construídos com moral, ética e lógica e se revelarem úteis socialmente.
A concisão é o rigor  da adequação da forma ao conteúdo, a clareza e objetividade, que comunica, diz e é compreendida.
Ao definir sempre se corre o risco da imprecisão ou presunção.
Argumentar é apresentar evidências convincentes para sustentar uma tese; com empatia e identificação.
O  texto tem que ter uma hierarquia, com a harmonia entre os parágrafos e as sentenças. No texto,  o  tópico é  o componente mais importante; referenciado como: discursivo, sentencial e frasal.
O tópico discursivo refere-se à introdução, onde deve constar aquilo que vai ser abordado e que não admite nada antes, apenas a intencionalidade.
O tópico Sentencial significa que sempre deve-se iniciar o parágrafo, partindo do sujeito.
O  tópico Frasal apresenta a sentença principal como uma declaração a ser justificada, desenvolvida e ampliada, com continuidade, concatenação, ordenação dos eventos, sempre iniciando o parágrafo com o sujeito.
Resumir é escolher o relevante de um texto para ser retido. O resumo apaga o irrelevante; generaliza tudo num único termo e infere, porque conclui numa síntese toda a comunicação. A operação de resumir deve ser executada de parágrafo para parágrafo.
Ler é resumir e captar os níveis de significação de um texto.
Interpretar é assumir a co-autoria de um texto, para uma determinada finalidade.
Parafrasear é repetir um texto escrito ou falado por outros, apenas trocando  palavras, mas mantendo o seu significado.
Fonte para consulta: Revista Atividades & Experiências, ano 12, nº 14 e 15 e Revista Língua.
“Eu quero ser minoria. Quero fazer parte do um terço de remidos. (EM).”